quarta-feira, 21 de abril de 2010

“O PRIMEIRO GRANDE MARTIR DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL”

(1) DEZ VIDAS DARIA SE AS TIVESSE, PARA SALVAR AS DELES! Palavras do mártir TIRADENTES ao saber que a rainha concedera clemência a seus companheiros condenados a morte, excluindo ele do perdão.


JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER - TIRADENTES (* Fazenda Pombal, São João del Rei, depois Tiradentes e hoje município de Ritápolis MG, 12/12/1746 – Rio de Janeiro RJ, 21/04/1792), é considerado o grande mártir da independência do nosso país. Seu pai era um pequeno fazendeiro. Tiradentes não fez estudos das primeiras letras de modo regular. Ficou órfão aos 11 anos; foi mascate, pesquisou minerais, foi médico prático. Tornou-se também conhecido, na sua época, na então capitania, por sua habilidade com que arrancava e colocava novos dentes feitos por ele mesmo, com grande arte. Sobre sua vida militar, sabe-se que pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais. Ficou no posto de alferes, comandando uma patrulha de ronda do mato, prendendo ladrões e assassinos.

Em 1789 o Brasil - Colônia começava a apresentar algum progresso material. A população crescia, os meios de comunicação eram mais fáceis a exportação de mercadorias para a metrópole aumentava cada vez mais. Os colonos iam tendo um sentimento de autonomia cada vez maior, achando que já era tempo de o nosso país fazer a sua independência do domínio português.

Houve então em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, uma conspiração com o fim de libertar o Brasil do jugo português e proclamar a República. Uma das causas mais importantes do movimento de Vila Rica foi à independência dos Estados Unidos, que se libertara do domínio da Inglaterra em 1776, e também o entusiasmo dos filhos brasileiros que estudaram na Europa, de lá voltando com idéias de liberdade.

Ainda nessa ocasião não era boa a situação econômica da Capitania de Minas, pois as Minas já não produziam muito ouro e a cobrança dos impostos feita por Portugal era cada vez mais alta.

O governador de Minas Gerais, Visconde de Barbacena, resolveu lançar a derrama, nome que se dava à cobrança dos impostos. Por isso, os conspiradores combinaram que a revolução deveria irromper no dia em que fossem cobrados esses impostos. Desse modo, o descontentamento do povo, provocado pela derrama, tornaria vitorioso o movimento.

A conjuração começou a ser preparada. Militares, escritores de renome, poetas famosos, magistrados e sacerdotes tomaram parte nos planos de rebelião. Os conspiradores pretendiam proclamar uma república, com a abolição imediata da escravatura, procedendo à construção de uma universidade, ao desenvolvimento da educação para o povo, além de outras reformas sociais de interesse para a coletividade.

Uma das primeiras figuras da Inconfidência foi Tiradentes. O movimento revolucionário ficou apenas em teoria, pois não chegou a se realizar. Em março de 1789, o coronel Joaquim Silvério dos Reis, que se fingia amigo e companheiro, traiu-os, denunciando o movimento ao governador.

Tiradentes achava-se , nessa ocasião no Rio de Janeiro. Percebendo que estava sendo vigiado, procurou esconder-se numa casa da rua dos Latoeiros, atualmente Gonçalves Dias, sendo ali preso. O processo durou 3 anos, sendo afinal lida a sentença dos prisioneiros conjurados. No dia seguinte uma nova sentença modificava a anterior, mantendo a pena de morte somente para Tiradentes.

Frases de Tiradentes:

“Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la”

“O papel mais arriscado, quero-o para mim”

“Esta terra há de ser um dia maior que a Nova Inglaterra!”

“Dez vidas daria se as tivesse, para salvar as deles!”

Tiradentes foi enforcado a 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, arrasaram a casa em que morava e declararam infames os seus descendentes.

TIRADENTES é constitucionalmente e merecedor do titulo de “PATRONO DA NAÇÃO BRASILEIRA”, conforme a Lei nº 4.897, de 9 de dezembro de 1965 a seguir.

LEI Nº 4.897/65

Declara Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Patrono da Nação Brasileira.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é declarado patrono cívico da Nação Brasileira.

Art. 2º As Forças Armadas, os estabelecimentos de ensino, as repartições públicas e de economia mista, as sociedades anônimas em que o Poder Público for acionista e as empresas concessionárias de serviços públicos homenagearão, presentes os seus servidores na sede de seus serviços a excelsa memória desse patrono, nela inaugurando, com festividades, no próximo dia 21 de abril, efeméride comemorativa de seu holocausto, a efígie do glorioso republicano.

Parágrafo único. As festividades de que trata este artigo serão programadas anualmente.

Art. 3º Esta manifestação do povo e do Governo da República em homenagem ao Patrono da Nação Brasileira visa evidenciar que a sentença condenatória de Joaquim José da Silva Xavier não é labéu que lhe infame a memória, pois é reconhecida e proclamada oficialmente pelos seus concidadãos, como o mais alto título de glorificação do nosso maior compatriota de todos os tempos.

Art. 4º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 9 de dezembro de 1965; 144º da Independência e 77º da República. CASTELLO BRANCO

Juracy Magalhães

Hoje 21 de abril também comemora o 50º aniversário de Brasília fundada em 21/04/1960 e o aniversário de 25º da morte do Presidente Tancredo de Almeida Neves.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.

José Gilberto Alexandre Cascales, Palmital - SP, Albertina Tavares da Silva, Recife - PE, Belchior Martins Gouveia, São Joaquim da Barra - SP, Dr. Hermenegildo Lustosa, São Paulo - SP, Otoniél Pereira da Silva, Ribeirão Preto – SP, Marcello Bianchini, Campinas - SP, Eduarda de Freitas Mingoni, São Gonçalo - RJ, Edersson Rafagnin, Foz do Iguaçu – PR, Drª Monica Maria C. Camargo, Guarujá – SP, Dom Manoel José da Rocha Neto, Foz do Iguaçu – PR, Vanda Cansado, Planura – MG, Paulo Roberto Carniato, Uberlandia - MG.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

Sobre as águas ressoa a voz do Senhor! Trovejou o DEUS da majestade: Atroa o Senhor as muitas águas. (Salmos 28:3)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, realizados em Barcelona, Espanha de 25 de julho a 02 de agosto de 1992, o Brasil ganha o primeiro ouro em esportes coletivos, com a seleção masculina de voleibol, além de repetir o ouro do judô de 1988, desta vez com Rogério Sampaio nos meio-leves.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Macarrão ao forno

Ingredientes:

2 cebolas médias fatiadas

1 1/2 xícara (chá) de óleo

1 lata de molho de tomate

A mesma medida de água

25 azeitonas sem caroços

4 cubos de caldo de galinha, dissolvidos em um copo de água quente

3 colheres (sopa) de amido de milho, dissolvido em um copo de água fria

1 copo de requeijão

1 pacote de macarrão tipo spaguetti furadinho nº6).

Modo de Preparar:

Frite a cebola no óleo, até que fique bem macia e transparente.

Coloque o molho de tomate e a mesma quantidade de água. Deixe ferver. Acrescente as azeitonas, o caldo de galinha e deixe apurar.

Dissolva o amido de milho na água coloque aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Quando engrossar coloque 2/3 ou 6 colheres (sopa) do copo de requeijão. Deixe ferver e continue mexendo. Desligue o fogo.

Numa panela com água e sal a gosto, cozinhe o macarrão e deixe "al dente". Unte uma assadeira com o restante do requeijão,coloque o macarrão, acrescente o molho e leve ao forno pré aquecido, por 20 minutos.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

(LEI 8069 – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA)

Art. Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. (Consulte a Constituição Federal)

BR 277 É UMA NECESSIDADE, DUPLICAÇÃO JÁ, LUTE PELA SUA VIDA.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

ATENÇÃO: SE VOCÊ FIZER 16 ANOS ATÉ 03/10/2010, FAÇA SEU TÍTULO DE ELEITOR ATÉ 05/05/2010, USE SEU DIREITO E NÃO DEIXEM DECIDIR POR VOCÊ, DIRIJA SE A JUSTIÇA ELEITORAL DA SUA CIDADE.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com


Acesse:
http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário