quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

“O AMOR E A DEDICAÇÃO DE DONA ZILDA SALVARAM MILHÕES DE CRIANÇAS NO BRASIL E NO MUNDO”.


(1) * COMO LOS PÁJAROS, QUE CUIDAN DE SUS HIJOS AL HACER UN NIDO ALTO DE LOS ÁRBOLES Y EN LAS MONTAÑAS, LEJOS DE LOS DEPREDADORES, LAS AMENAZAS Y PELIGROS, Y MÁS CERCA DE DIOS, DEBEMOS CUIDAR DE NUESTROS NIÑOS COMO UN BIEN SAGRADO, PROMOVER EL RESPETO, SUS DERECHOS Y PROTEGERLOS. (Zilda Arns)

ZILDA ARNS NEUMANN (* 25/08/1934, Forquilhinha SC - 12/01/2010 Porto Príncipe Haiti) médica pediatra e sanitarista brasileira, especialista em Pediatria Social e Saúde Pública, é a criadora da bem-sucedida metodologia aplicada no trabalho da Pastoral da Criança, organismo da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – que ela coordena desde 1983. Com sede em Curitiba PR, a Pastoral presta atendimento básico a crianças nas áreas de saúde pública, nutrição e educação.

Aos 73 anos, ela já foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz três vezes seguidas e recebeu 19 prêmios entre 1988 e 2002. Por exemplo, uma menção especial pela UNICEF – Brasil como personalidade brasileira de destaque no trabalho em prol da saúde da criança; o Prêmio Internacional OPAS – Organização Pan-americana de Saúde, em Administração Sanitária, em 1994, e o título de Heroína da Saúde Pública das Américas, em 2002.

Todo esse reconhecimento não é por acaso. O trabalho que Dona Zilda lidera envolve mais de 83 mil voluntários e acompanha mais de 2 milhões de famílias e 3 milhões de crianças menores de 6 anos de idade em 22 mil comunidades pobres de todo o país.

Antes de começar a coordenar a Pastoral, Dona Zilda atuou em diversas outras frentes. Trabalhou como pediatra no Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba, onde lidava com bebês menores de um ano, como diretora técnica da associação filantrópica Sara Lattes e como chefe da divisão de Proteção Social do departamento da Criança da Secretaria de Saúde Pública do Paraná. Em 1980, durante a primeira epidemia de poliomielite no Estado, coordenou a campanha de vacinação Sabin. Dois anos depois, em 1982, uma comunidade de bóias-frias localizada no município de Florestópolis, no Paraná, foi escolhida para a experiência piloto da implantação do projeto de Dona Zilda, por apresentar índices alarmantes de mortalidade infantil – 127 por mil nascidos vivos. Depois de fazer um treinamento na John Hopkins University, nos EUA, ela foi convidada em 1983 pela CNBB e pela UNICEF para fazer, com a Igreja, um trabalho pela sobrevivência infantil, tornando-se coordenadora nacional da Pastoral da Criança.

O grande diferencial do trabalho de Dona Zilda Arns surge a partir da noção da importância da prevenção. A metodologia empregada para tornar eficiente o trabalho dos voluntários é a sua transformação em agentes sanitários, que atuam nas próprias comunidades onde moram – prática recomendada pelos organismos internacionais voltados à saúde pública. Treinados, eles se tornam líderes comunitários aptos a pôr em prática ações básicas de saúde e a acompanhar constantemente as famílias que estão sob sua responsabilidade. O aumento da qualidade de vida evita que surjam doenças e problemas de saúde.

Pelo seu trabalho na área social, Dona Zilda Arns recebeu condecorações tais como: Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation, em 2007; o Opus Prize, da Opus Prize Foundation EUA, pelo inovador programa de saúde pública que ajuda a milhares de famílias carentes, em 2006; Heroína da Saúde Pública das Américas - OPAS/2002; 1º Prêmio Direitos Humanos - USP/2000; Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança - UNICEF/1988; Prêmio Humanitário - Lions Club Internacional/1997; Prêmio Internacional em Administração Sanitária - OPAS/1994; títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade do Extremo-Sul Catarinente de Criciúma, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Sul de Santa Catarina. Dra. Zilda é Cidadã Honorária de 10 estados e 35 municípios; e foi homenageada por diversas outras Instituições, Universidades, Governos e Empresas.

Dona Zilda Arns morreu em 12 de janeiro de 2010 em um terremoto no Haiti, onde iria ministrar uma palestra na conferência Nacional dos Religiosos do Caribe.

Na mesma catástrofe provocada pelo terremoto no Haiti morreram também os seguintes militares brasileiros da Força de Paz da ONU: o 1º tenente Bruno Ribeiro Mário, o 2º sargento Davi Ramos de Lima, o 2º sargento Leonardo de Castro Carvalho, o cabo Douglas Pedrotti Neckel, o cabo Washington Luis de Souza Seraphin, o soldado Tiago Anaya Detimermani, o soldado Antonio José Anacleto, o cabo Arí Dirceu Fernandes Júnior, o soldado Kleber da Silva Santos, e o subtenente Raniel Batista de Camargo. Morreu ainda o coronel Emilio Carlos Torres dos Santos, do Gabinete do Comandante do Exército e que trabalhava na Minustah, a missão brasileira no Haiti ligada às Nações Unidas.

*Como os pássaros que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe dos predadores, das ameaças e do perigo e junto de DEUS, devemos cuidar dos nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito, seus direitos e protegê-los. (parte final do discurso de Dona Zilda Arns em Porto Príncipe no dia 12 de janeiro de 2010, dia de sua morte)

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.

Gisele Junkerfeuerborn – Foz do Iguaçu PR, Rene Miguel Hinterholz – Foz do Iguaçu PR, Samira Haddad Hadam – São Paulo SP, Hellen Rosa de Oliveira – São José do Rio Preto SP, Adriana dos Santos – Campos RJ, José Carlos Carvalho – Foz do Iguaçu PR, Eugenia Maria Lazzarin – Bonito, MS, Paula Giovana Pereira da Silva – Ribeirão Preto, SP, Rosa Eleonora de Freitas – Santa Maria, RS, Vaneza Cooper – Foz do Iguaçu, PR, Belchior Martins Gouveia – São Joaquim da Barra, SP, José Gilberto Alexandre Cascales – Palmital, SP, Marlei Flingner – Foz do Iguaçu, PR e Carlos Elias Tostes – Bandeirantes, PR.


(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

A Vós, Senhor, meu brado elevo; Rocha minha, não sejais surdo às minhas vozes, Não suceda, se não ouvirdes, me assemelhe aos que descem à sepultura. (Salmos 27:1)


(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984, realizados em Los Angeles nos Estados Unidos da América do Norte de 28 de julho a 12 de agosto, A Romênia foi o único país comunista da Cortina de Ferro que participou das competições em Los Angeles, conseguindo um recorde de 53 medalhas, 20 delas de ouro, na melhor apresentação olímpica de sua história até hoje.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Camarão à Grega

Ingredientes:

500 g de camarões rosa (cerca de 20)

500 g de mussarela cortada em cubos grandes (2x2 cm)

1 colher (chá) de alho picado

Suco feito de 1 limão

Pimenta branca moída na hora, a gosto

Sal a gosto

400 g de farinha de trigo para empanar

400 g de farinha de rosca para empanar

2 ovos

100 ml de leite

Orégano a gosto

Óleo para fritar.

Modo de Preparar:

Tempere os camarões com alho, limão, pimenta e sal.

Deixe descansar por 30 minutos mais ou menos.

Monte os espetos com 4 camarões e 3 cubos de queijo, de forma intercalada.

Passe os espetos pela farinha de trigo e os ovos batidos com leite e orégano, pela farinha de rosca.

Frite em óleo quente.

Acompanhamentos: arroz à grega e batata frita.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com


Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

BR 277 É UMA NECESSIDADE, DUPLICAÇÃO JÁ, LUTE PELA SUA VIDA.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

(Lei 8069 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA)

Art. Art. 48. A adoção é irrevogável.

Art. 49. A morte dos adotantes não restabelece o pátrio poder dos pais naturais.