domingo, 11 de outubro de 2009

“A DOENÇA NÃO CONSEGUIU DETE-LO, LUTOU CONTRA ELA ATÉ O DIA AS SUA MORTE.”


(1) Hemofílico desde criança, conviveu com essa dificuldade na sua saúde, mas mesmo assim não deixou de ajudar os doentes da AIDS, um homem, um brasileiro de valor que jamais poderá ser esquecido.



HERBERT JOSÉ DE SOUZA (*03/11/1935 Bocaiúva MG – † 09/08/1997 Rio de Janeiro RJ) Sociólogo brasileiro conhecido como BETINHO, "A alma da fome é política!" A afirmação de Herbert José de Sousa - o Betinho - nada tem de enigmática. Ela ilustra exemplarmente uma vida de lutas, de empenho e de trabalho pela cidadania e pela vida.

Herbert José de Sousa foi o quarto filho de uma família de oito irmãos, entre os quais o cartunista Henfil e o músico Chico Mário. Sua infância foi marcada por fatos incomuns. Já nos primeiros dias de vida, teve hemofilia, uma doença no sangue que impede a coagulação.

Passou oito anos morando numa penitenciária, onde seu pai trabalhava.

Herbert de Sousa começou a sua militância política na Juventude Católica, em Belo Horizonte. Estudou na Universidade de Minas Gerais e formou-se em sociologia em 1962. Trabalhou depois no Ministério da Educação e Cultura e na Superintendência de Reforma Agrária.

Depois do Golpe militar de 1964, Betinho engajou-se na resistência contra a ditadura. Passou sete meses no Uruguai e depois, de volta ao Brasil, foi trabalhar como operário na cidade paulista de Mauá.

Em 1971, Herbert de Sousa partiu para o exílio. Morou em diversos países. No Chile, deu aulas na Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais e assessorou o presidente Salvador Allende, deposto em 1973 pelo general Augusto Pinochet. Escapando da ditadura chilena, Betinho exilou-se no Canadá e depois no México. Fez doutorado e foi professor na Universidade Autônoma do México.

Com a anistia política, em 1979, Herbert José de Sousa retornou ao Brasil. Tornou-se um dos símbolos da resistência política. Dois anos depois, fundou o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas).

Herbert de Sousa foi um dos primeiros intelectuais a advogar em favor das organizações não-governamentais, que não dependem do estado nem da iniciativa privada. Foi também um dos fundadores da campanha nacional pela reforma agrária.

Em 1990, o movimento Terra e Democracia, que Betinho liderava, reuniu no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, milhares de pessoas para lutar pela democratização da terra.

Herbert de Sousa teve confirmado o diagnóstico de sua contaminação pelo HIV, o vírus causador da AIDS, em 1985, contraído numa de suas inúmeras transfusões de sangue no tratamento da hemofilia.

No ano seguinte, fundou a ABIA, uma associação para lutar pelos direitos das pessoas portadoras do HIV ou dos doentes com AIDS. Betinho dirigiu essa organização por onze anos.

A doença atingiu também sua família: no período de um ano, Betinho perdeu dois irmãos vítimas da AIDS. A maneira de lidar com a doença foi falar sobre ela. Herbert de Sousa iniciou uma grande campanha nos meios de comunicação para esclarecer as pessoas sobre a doença.

Em 1992, Betinho liderou o movimento pela Ética na Política, que culminou com o impeachment do então presidente Fernando Collor, em setembro do mesmo ano. Esse movimento plantou os alicerces do movimento Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida. A partir da participação de Betinho, o problema da fome e da miséria tornou-se visível e concreto para todos os brasileiros.

Herbert de Sousa abriu várias frentes de trabalho, principalmente no seu relacionamento com a mídia. Em 1993, foi considerado "homem de idéias do ano", pelo Jornal do Brasil.

Depois de muito lutar contra a doença, Betinho faleceu em 1997, aos 61 anos, em sua casa, no bairro do Botafogo.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog todos os dias:

José Gilberto Alexandre Cascales – Palmital SP, Belchior Martins Gouveia – São Joaquim da Barra SP, Jeruza da Silva - Sindelfingen Alemanha, Maria do Socorro Ferreira da Silva – Serra Talhada PE, Pedro Paulo Santana – São José do Rio Preto SP, Eduarda Célia Menghini – São José dos Campos PR, Joelton Cooper da Silva – Foz do Iguaçu PR e Mirela Perez Savedra – Salto del Guairá Paraguai.


(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

Aquele pois que quebrar um destes mínimos mandamentos, e que ensinar assim aos homens, será chamado mui pequeno no reino dos céus: mas o que os guardar, e ensinar a guardá-los, esse será reputado grande no reino dos céus”. (S. Mateus, 5: 19)


(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1964, realizados em Tóquio no Japão, a pista de atletismo sintética foi usada pela primeira vez nos Jogos.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Arroz à Brasileira

Ingredientes:

1 kg de arroz

4 colheres (de sopa) bem cheias de cebola picada

Sal ao paladar

8 colheres (de sopa) bem cheias de azeite

1 colher (de sopa) de massa de tomate

Modo de Preparar:

Põe-se num tacho o azeite e a cebola a refogar, mas sem tostar. Junta-se-lhe o arroz (sem água), que se deve deixar fritar bastante na gordura se quiser o arroz bem solto, mexendo sempre para não pegar até os grãos ficarem transparentes, e adiciona-se-lhe a massa de tomate. Deita-se água quente até cobrir o arroz todo, tempera-se de sal e leva-se a ferver. Logo que ferva um pouco, põe-se em lume brando, verifica-se a quantidade de calda e tapa-se o tacho; quando estiver quase pronto, mete-se no forno para acabar de cozer.


Abraços, até amanhã e fique com DEUS.


Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com


Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net


VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.


VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.


(Lei 8069 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA)

Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.