segunda-feira, 30 de março de 2009

"A MINHA POLITICA É DAR AMOR AO PRÓXIMO.” (Irmã Dulce)




(1) EM 1988, IRMÃ DULCE FOI INDICADA PELO ENTÃO PRESIDENTE JOSÉ SARNEY, COM O APOIO DA RAINHA BRASILEIRA SILVIA DA SUÉCIA, PARA O PRÊMIO NOBEL DA PAZ


IRMÃO DULCE
, nome como era conhecida MARIA RITA DE SOUZA BRITO LOPES PONTES ( * Salvador BA 26/05/1914 - † Salvador BA 13/03/1992, religiosa brasileira, filha do dentista Augusto Lopes Pontes e de Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes.
Aos 13 anos, depois de visitar áreas carentes, acompanhada por uma tia, ela começou a manifestar o desejo de se dedicar à vida religiosa.
Com o consentimento da família e o apoio da irmã Dulcinha, foi transformando a casa da família num centro de atendimento a pessoas necessitadas.
Em 8 de fevereiro de 1933, logo após se formar professora, Maria Rita entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. Em 15 de agosto de 1934, aos 20 anos de idade, foi ordenada freira, recebendo o nome de Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe.
Sua primeira missão como freira foi ensinar em um colégio mantido pela sua congregação, na Cidade Baixa, em Salvador, região onde também dava assistência às comunidades pobres e aonde viria a concentrar as principais atividades das Obras Sociais Irmã Dulce.
Em 1936, ela fundou a União Operária São Francisco. No ano seguinte, junto com Frei Hildebrando Kruthaup, abriu o Círculo Operário da Bahia, mantido com a arrecadação de três cinemas que ambos haviam construído através de doações. Em maio de 1939, irmã Dulce inaugurou o Colégio Santo Antônio, voltado para os operários e seus filhos.
No mesmo ano, por necessidade, Irmã Dulce invadiu cinco casas na Ilha dos Ratos, para abrigar doentes que recolhia nas ruas. Mas foi expulsa do lugar e teve que peregrinar durante uma década, instalando os doentes em vários lugares, até transformar em albergue o galinheiro do Convento Santo Antônio, que mais tarde deu origem ao Hospital Santo Antônio, centro de um complexo médico, social e educacional que continua atendendo aos pobres.
Considerada um "Anjo bom" pelo povo baiano, recebeu também o apoio de pessoas de outros estados brasileiros e de personalidades internacionais. Mesmo com a saúde frágil, ela construiu e manteve uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do país.
Em 1988, irmã Dulce foi indicada pelo então presidente José Sarney, com o apoio da rainha Silvia da Suécia, para o Prêmio Nobel da Paz. Oito anos antes, no dia 7 de julho de 1980, Irmã Dulce ouviu do Papa João Paulo 2o, na sua primeira visita ao país, o incentivo para prosseguir com a sua obra.
Os dois voltariam a se encontrar em 20 de outubro de 1991, na segunda visita do Papa ao Brasil, quando João Paulo 2o fez questão de ir ao Convento Santo Antônio visitar Irmã Dulce, já bastante enferma. Cinco meses depois, no dia 13 de março de 1992, Irmã Dulce morreu, pouco antes de completar 78 anos. No ano 2000 foi distinguida pelo papa João Paulo 2o com o título de Serva de Deus. O processo de beatificação de irmã Dulce está tramitando na Congregação das Causas dos Santos do Vaticano.

Obs: Agradeço as minhas amigas mulheres guerreiras e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:
Gisele Junkerfeuerborn – Foz do Iguaçu (PR), João Alves de Lima – Araraquara (SP), Samira Haddad Hadam – São Paulo (SP), Hellen Rosa de Oliveira – São José do Rio Preto (SP) Adriana dos Santos - Campos (RJ), Magda Rafagnin – Foz do Iguaçu (PR) e Eugenia Maria Lazzarin - Bonito (MS)

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

"A quem muito for dado, muito se exigirá, e a quem muito for confiado, mais ainda se pedirá." (Lucas 12, 48)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Além de simbolizar a paz entre os povos, os Jogos Olímpicos também significavam festa! Os jogos tinham duração de sete dias: no primeiro, oferecia-se um banquete com vinho, mel e animais sacrificados a Zeus, o deus dos deuses; nos cinco dias seguintes aconteciam as competições esportivas; no sétimo, para encerrar, mais comida e bebida, mais festa!
As olimpíadas seguiriam desse jeito por muito tempo, de acordo com os pesquisadores até o ano 394 depois de Cristo. Nesta data os jogos foram interrompidos por Teodósio, imperador romano que estendeu seus domínios até a Grécia. Ele tornou o cristianismo a religião oficial, proibindo o culto a vários deuses. As olimpíadas então foram suspensas por ser considerado um evento pagão

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Macarrão ao forno

Ingredientes:

2 cebolas médias fatiadas
1 1/2 xícara (chá) de óleo
1 lata de molho de tomate
A mesma medida de água
25 azeitonas sem caroços
4 cubos de caldo de galinha (dissolvidos em um copo de água quente)
3 colheres (sopa) de amido de milho (dissolvido em um copo de água fria)
1 copo de requeijão
1 pacote de macarrão tipo spaguetti furadinho nº6.

Modo de Preparar:

Frite a cebola no óleo, até que fique bem macia e transparente.
Coloque o molho de tomate e a mesma quantidade de água. Deixe ferver. Acrescente as azeitonas, o caldo de galinha e deixe apurar.
Dissolva o amido de milho na água coloque aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Quando engrossar coloque 2/3 ou 6 colheres (sopa) do copo de requeijão. Deixe ferver e continue mexendo. Desligue o fogo.
Numa panela com água e sal a gosto, cozinhe o macarrão e deixe "al dente". Unte uma assadeira com o restante do requeijão, coloque o macarrão, acrescente o molho e leve ao forno pré aquecido, por 20 minutos.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com
Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com/ ou http://iguassufalls.zip.net/

VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.