segunda-feira, 27 de julho de 2009

“Inúmeros músicos interpretaram suas musicas, suas composições, inclusive músicos e orquestras do exterior”.


(1) Se seguisse os conselhos dos pais poderia ser um bom padre ou um bom médico, mas jamais seria tão brilhante como foi como músico.

JOSÉ GOMES DE ABREU, conhecido mundialmente por Zequinha de Abreu (* 19/09/1880 Santa Rita do Passa Quatro, SP - † 22/01/1935 São Paulo, SP) compositor brasileiro, "Um tico-tico só/ O tico-tico lá/ Está comendo todo, todo, meu fubá/ Olha, seu Nicolau/ Que o fubá se vai/ Pego no meu Pica-pau e um tiro sai." Qual é o brasileiro que não conhece a composição "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu?, imortalizado com esta musica.

A música foi um dos maiores sucessos da década de 1940 e fez parte da trilha sonora de cinco filmes americanos: "Alô Amigos", "A Filha do Comandante", "Escola de Sereias", "Kansas City Kity" e "Copacabana", quando o choro, com letra de Eurico Barreiros, foi cantado por Carmen Miranda.

Zequinha, era o primeiro dos oito filhos do boticário José Alacrino Ramiro de Abreu e Justina Gomes Leitão. A mãe queria que ele fosse padre e o pai, que se formasse médico. Mas aos seis anos, ele já mostrava vocação musical, tirando melodias da flauta. Durante o curso primário organizou uma banda na escola, da qual era o regente. Com dez anos, tocava requinta, flauta e clarineta na banda e ensaiava suas primeiras composições.

Zequinha de Abreu estudou em Santa Rita e no Colégio São Luís de Itu. Em 1894 foi para o Seminário Episcopal de São Paulo, onde apreendeu harmonia. Aos 17 anos voltou para sua cidade e fundou sua orquestra para se apresentar em saraus, bailes, aniversários, casamentos, serestas e em cinemas, acompanhando os filmes mudos. Nessa época, fez suas primeiras composições, como "Flor da Estrada" e "Bafo de Onça".

Aos 18 anos já estava casado com Durvalina Pires Brasil, de14. O casal viveu alguns meses no Distrito de Santa Cruz da Estrela, atual Jacerandi, próximo a Santa Rita. Cuidavam de uma farmácia e de uma classe de ensino primário. De volta à sua cidade, Zequinha coordenou o trabalho da orquestra com os cargos de secretário da Câmara Municipal e de escrevente da Coletoria Estadual. A exemplo de seu pai, também teve oito filhos, todos batizados com nomes começados com a letra D: Durval, Dermeval, Dinorah, Doríval, Diva, Dirce.

No final da década de 1910 compôs de improviso a valsa "Branca", em homenagem a Branca Barreto, filha do chefe da estação ferroviária de sua cidade. Tornou-se um clássico do repertório brasileiro de então.

Em 1917, durante um baile, apresentou um choro e ficou surpreso com a reação entusiasmada dos pares de dança. Batizou a música de "Tico-Tico no Farelo", mas, como já existia um choro com o mesmo nome na época composto por Américo Jacomino, resolveu pôr "Tico-Tico no Fubá". Apesar da boa acolhida, o choro só seria gravado quatorze anos depois, pela Orquestra Colbaz, dirigida pelo maestro Gaó. Interpretada por dezenas de artistas, tornou-se um dos maiores sucessos da música brasileira no século 20, inclusive no exterior.

Zequinha mudou-se para a capital paulista em setembro de 1920, logo após o falecimento do pai. Em São Paulo, seu ritmo de trabalho aumentou. Ele se apresentava no Bar Viaduto, na Confeitaria Seleta, em clubes, cabarés, "dancings" e festas. Seu piano, conjuntos e músicas eram muito requisitados. Incansável, ainda dava aulas de piano e aproveitava para vender as partituras de suas músicas nas casas que freqüentava.

Trabalhava também na Casa Beethoven, atraindo fregueses e curiosos que passavam na Rua Direita. Mostrava no piano os últimos lançamentos musicais. Foi lá que conheceu Vicente Vitale, com quem iniciaria uma grande amizade e uma ligação importante. Os irmãos Vitale iniciavam uma editora musical que iria lançar vários de seus sucessos. Além disso, ofereceram a Zequinha um contrato de exclusividade, com a obrigação de entregar uma música nova a cada mês, em troca de um ordenado fixo.

Suas músicas foram gravadas inclusive por Lúcio Alves, que cantou "Pé de Elefante", "Rosa Desfolhada", ambas em parceria com Dino Castelo. "Aurora" com Salvador Morais e "Amor Imortal" com Braguinha.

Zequinha não possuía ambição e sempre ajudava os amigos necessitados. Falava pouco, mas sorria bastante. Na boemia, fazia-se acompanhar dos filhos Durval e Dermeval, improvisando ao piano canções durante horas, com a cervejinha do lado. "Escrevia música tão depressa como qualquer pessoa que sabia escrever ligeiro" - dizia Hermes Vieira, seu amigo e letrista, que usava o pseudônimo de Naro Demóstenes.

Dois anos antes de morrer, fundou a banda Zequinha de Abreu. Dezessete anos após sua morte, os cineastas Fernando de Barros e Adolfo Celi e a Companhia Vera Cruz homenagearam o compositor com o filme "Tico-Tico no Fubá" em 1952 com Anselmo Duarte e Tônia Carrero nos principais papéis.

Obs. Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog todos os dias:
José Gilberto Alexandre Cascales – Palmital SP, Belchior Martins Gouveia – São Joaquim da Barra SP, Jeruza da Silva Sindelfingen Alemanha, Maria do Socorro Ferreira da Silva – Serra Talhada PE, Pedro Paulo Santana – São José do Rio Preto SP, Eduarda Célia Menghini – São José dos Campos PR, Joelton Cooper da Silva – Foz do Iguaçu PR e Mirela Perez Savedra – Salto del Guairá Paraguai.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

Assim como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas sim para servir, e para dar sua vida em redenção por muitos. (Mateus 20, 28)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de 1968 realizados na Cidade do México, o homem finalmente quebra a barreira dos 10s para os 100m rasos com o atleta estadunidense Jim Hines, que ganha a medalha de ouro com a espetacular marca de 9,90s.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Sopa de Legumes


Ingredientes:

1 chávena de feijão branco

1 chávena de ervilhas

4 cenouras

1 nabo.

2 alhos franceses

1 cebola

Sal a gosto

Talos de couve portuguesa

Modo de Preparar:

Cozinha o feijão branco e as ervilhas num litro de água temperada com sal. Depois de bem cozidos junte os restantes legumes cortados grosseiramente, e deixe cozer. Bata a sopa com um "passe-vite" ou uma varinha mágica e leve de novo ao lume até levantar fervura. Nota: pode, antes de servir, forrar os pratos ou a terrina, com fatias fininhas de pão.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com


Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.


VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.