segunda-feira, 2 de março de 2009

O DR. ZEFERINO VAZ DEDICOU TODA A SUA VIDA PARA MELHORIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS.



(1) SEM O DR. ZEFERINO VAZ, COM CERTEZA A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NÃO SERIA O QUE É HOJE, COM DEDICAÇÃO, TRABALHO E AMOR ELE MOSTROU AO MUNDO O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL.

Zeferino Vaz (* São Paulo, 27 de maio de 1908 - † 19 de fevereiro de 1981 foi um cientista e grande médico brasileiro.

Conduziu a construção, estabelecimento e desenvolvimento da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, localizada na cidade do mesmo nome, no interior de São Paulo, durante as décadas de 1960 e 1970. O principal campus da universidade leva o nome de Zeferino, que lutou para reunir alguns dos melhores cientistas brasileiros para formar uma instituição de pesquisa sólida e respeitada.

Zeferino nasceu e viveu sua infância em São Paulo (SP), Cursou o primário e o secundário no Liceu Salesiano Coração de Jesus e no Ginásio Osvaldo Cruz. Ele estudou Medicina na USP e se formou em 1932, com especializações em Biologia, Genéticas, Parasitologia, Doenças Parasitárias, e Zoologia.

Logo após sua graduação, Zeferino Vaz tornou-se professor de Zoologia e Parasitologia na Escola de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo. Ele foi diretor desta escola entre 1936 e1947. De 1951 a 1964, Zeferino Vaz foi diretor-fundador da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, e durante este período, em 1963, foi secretário estadual de Saúde pública. De 1964 a 1965 ele foi o primeiro presidente do Conselho de Educação do Estado de São Paulo, e reitor da Universidade de Brasília no período de 1964 a 1965.

Em 1965 Zeferino Vaz foi designado, pelo governador Dr. Adhemar Pereira de Barros, presidente da comissão de organização para a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, Zeferino Vaz assumiu o cargo de reitor em 1966 e manteve o cargo até sua aposentadoria compulsória em 1978. Zeferino Vaz conduziu a construção do campus da universidade, que hoje leva seu nome, e que teve seu primeiro prédio inaugurado em 1968. Zeferino Vaz trouxe diversos cientistas de outras universidades, o que ajudou a Unicamp a se tornar um das mais produtivas e respeitadas instituições de pesquisa da América Latina. Ao final da administração de Zeferino Vaz, a universidade havia evoluído de uma simples faculdade de Medicina para uma universidade com sete institutos, seis faculdades, duas escolas técnicas e dez unidades de serviço.

Zeferino aposentou-se em 1978, mas manteve o cargo de presidente da Fundação para o Desenvolvimento da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (FUNCAMP) até 1981, quando morreu vítima de um aneurisma de aorta.

CRONOLOGIA:

1966 - Foi lançada a 5 de outubro a pedra fundamental do campus da Universidade, numa gleba de 30 alqueires localizada a 12 quilômetros do centro de Campinas. Foram terras doadas para o Estado por João Adhemar de Almeida Prado. O lançamento da pedra fundamental aconteceu um mês depois de Zeferino Vaz se reunir com empresários da região para definir o perfil dos cursos que seriam implantados. O governo liberou recursos para a construção dos primeiros edifícios e, através de resolução o Conselho Estadual de Educação, autorizou a instalação e o funcionamento dos Institutos de Biologia, Matemática, Física e Química e das Faculdades de Engenharia, Tecnologia de Alimentos, Ciências e Enfermagem. Em 22 de dezembro, Zeferino Vaz foi nomeado para o cargo de reitor através de decreto do governador Laudo Natel.

1967 - Em janeiro foi incorporada nova unidade, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), fundada em 1955, assim como a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, desvinculada no ano seguinte pelo governador Abreu Sodré. Ainda em janeiro foi constituído o Conselho Diretor (órgão máximo da Universidade). A primeira sessão aconteceu em 21 de fevereiro. Instalou-se o Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), que já na década de 70 realizaria importantes pesquisas, e constituído o Instituto de Química (IQ), em pouco tempo considerado centro latino-americano de excelência. A Faculdade de Tecnologia de Alimentos (FTA) foi criada a primeira da América Latina na área. Surgiu a Associação dos Servidores da Unicamp (ASSUC). Em novembro entrou em operação um símbolo da modernidade, o computador IBM 1130.

1968 - Inaugurou-se o primeiro edifício no campus, que alojou provisoriamente o Instituto de Biologia (IB) e mais tarde a Administração. Criou-se o Departamento de Planejamento Econômico e Social, que daria origem ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e, mais tarde, ao Instituto de Economia (IE), uma das principais escolas de pensamento econômico do país. Instalou-se o Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC).

1969 - Foi instalado o Instituto de Biologia (IB) que, de imediato, se destacou por suas pesquisas em Genética, Microbiologia e Zoologia. Foi criada a Faculdade de Engenharia de Campinas (FEC), abrigando os Departamentos de Engenharia Mecânica e Elétrica, acrescidos em 1975 do Departamento de Engenharia Química. Incorporou-se à Universidade a Faculdade de Engenharia de Limeira (FEL), a segunda unidade fora do campus de Campinas. Pelo decreto do Governo do Estado, nº 52.255, de 30 de julho, foram baixados os Estatutos da Unicamp.

1970 - A Unicamp foi firmada como importante pólo de produção de pesquisas e de cultura, reunindo grandes nomes no meio acadêmico, entre eles César Lattes, André Tosello, Sérgio Porto, Gleb Wataghin, Vital Brasil, Marcelo Damy, José Ellis Ripper Filho, João Manuel Cardoso de Mello, Rogério Cerqueira Leite, Giuseppe Cilento e Benito Juarez.

1971 - Foi criado o Departamento de Música, futuro Instituto de Artes (IA). Foram inaugurados os pavilhões para as áreas de Química, Matemática, Centro de Tecnologia (CT), Centro de Vivência Infantil, Restaurante Universitário, Faculdade de Engenharia, Ciclo Básico e Administração Geral da Universidade.

1972 - Iniciaram-se as atividades da Faculdade de Educação (FE), que passou a oferecer disciplinas de caráter pedagógico para os currículos de Licenciatura. Inaugurado o Centro de Tecnologia (CT), órgão de prestação de serviços e de apoio às unidades de ensino e pesquisa. Nele se estudavam modelos estratégicos, projetos avançados e soluções para a indústria dos setores mecânico e metalúrgico, na substituição da tecnologia externa pela nacional. Foram inauguradas várias outras obras de infra-estrutura e edifícios, como o Ciclo Básico, onde os alunos de diferentes cursos assistem às aulas de disciplinas básicas.

1973 - Foram inauguradas as instalações do setor de deficientes auditivos e visuais do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Gabriel Porto" (Cepre), da Faculdade de Engenharia de Limeira (FEL) e do Colégio Técnico daquela cidade.

1974 - Em setembro o Instituto de Biologia (IB) mudou-se para o novo prédio, dando novo impulso às pesquisas. Teve inicio o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE).

1975 - Instalado no Gabinete do Reitor o terminal de computação. Foi lançada a pedra fundamental do Hospital das Clínicas (HC). Iniciou-se o Programa de Pós-Graduação em Educação. A Faculdade de Tecnologia de Alimentos (FTA) passou a se denominar Faculdade de Engenharia de Alimentos e Agrícola (FEAA).

1976 - Em 10 de outubro foi registrado, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o logotipo da Universidade. No mesmo mês, o Decreto nº 78.531 do Ministério da Educação reconheceu a Unicamp como instituição. Foi constituído o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), como fruto do desmembramento do Departamento de Lingüística do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

1977 - Nasceu a Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp). A Associação dos Servidores (Assuc), hoje Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), instalou-se em sua sede.

1978 - A inauguração de vários pavilhões ampliou a estrutura física da Universidade (Cirurgia Experimental, Engenharia, Física, Química, Matemática, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Centro de Computação, Codetec, Genética, Biblioteca Central e outros). Deu-se por encerrada a implantação da Unicamp e, com ela, terminou a administração pro tempore do reitor e fundador Zeferino Vaz, que se aposentou compulsoriamente aos 70 anos. O professor Plínio Alves de Moraes, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), assumiu a Reitoria por quatro anos. Zeferino passou a presidir a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (FUNCAMP).


(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.


"Certamente todos os que são levados pelo Espírito de DEUS, estes tais são filhos de DEUS." (Romanos 8, 14)


(3) VOCÊ SABIA QUE?


A tenista inglesa Charlotte Reinagle Cooper foi a primeira mulher a receber uma medalha olímpica, nas Olimpíadas de Paris em 1900, ganhou dias medalhas de ouro, sendo um na modalidade simples e a outra em duplas mistas ao lado de Reginald Doherty.


(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?


Bobó de frango


Ingredientes:


3 colheres (sopa) de óleo

1 cebola ralada

1 kg de peito de frango, picado e temperado com alho, sal e pimenta dedo-de-moça a gosto

3 tomates sem pele e sem sementes picados

250 ml de água

1 lata de milho verde

1 colher (sopa) de farinha de trigo torrada

1 copo de requeijão cremoso cheiro verde picado a gosto

400 ml de água para o molho


Modo de Preparar:


Numa panela em fogo médio coloque o óleo e doure bem a cebola ralada. Junte o peito de frango e doure também. Acrescente os tomates e refogue bem. Adicione 250 ml de água e cozinhe o frango.

Depois do frango estar cozido, adicione 400 ml de água, milho verde e engrosse com a farinha de trigo torrada. Salpique cheiro verde picado a gosto.

Num refratário coloque o requeijão cremoso (forrando o fundo), depois coloque o frango com o molho e leve ao forno por +/- 10 minutos.

Sirva com arroz branco e batata palha..


Abraços, até amanhã e fique com DEUS.


Contatos: jpsfi@hotmail.com ou jpsfisp@gmail.com

Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com


VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRÁ O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU