domingo, 8 de novembro de 2009

“GANHOU EM 1962 A PALMA DE OURO EM CANNES, ÚNICA CONCEDIDA A UM FILME BRASILEIRO, COM O PAGADOR DE PROMESSAS, QUE TAMBÉM CONCORREU AO OSCAR "

(1) Anselmo Duarte foi o grande homem do cinema brasileiro em toda sua história, alguns o esqueceram, outros o desprezaram, mas a história reserva a ele a expoência máxima do nosso cinema.

ANSELMO DUARTE BENTO (* 21/04/1920, Salto SP - † 07/11/2009, São Paulo SP) ator, cineasta, roteirista e diretor, começou no cinema como molhador de tela, aos 10 anos de idade. No tempo das fitas mudas, o projetor ficava atrás da tela e a esquentava. Era preciso jogar água a cada dois rolos de filme para evitar incêndios.

Na infância, ele queria ser projecionista, como o irmão Alfredo. Essa experiência foi usada em um dos filmes de Anselmo Duarte, "O Crime do Zé Bigorna", ambientado em 1928. Na trama, enquanto Charles Chaplin agitava a tela, Lima Duarte e Stênio Garcia a molhavam.

Seu primeiro trabalho como ator foi no filme inacabado de Orson Welles "It's all true" 1942. Anselmo Duarte foi o maior galã do cinema brasileiro nos anos 1940 e 50, estrelando obras na Cinédia, na Atlântida e na Vera Cruz. Seu primeiro trabalho como diretor, "Absolutamente Certo" 1957, era uma comédia como aquelas que lhe deram fama como ator.

Em 1962, lançou "O Pagador de Promessas", o único filme brasileiro a receber o maior prêmio mundial do cinema, a Palma de Ouro no Festival de Cannes. O jovem diretor venceu concorrentes que pertencem à história cinematográfica, como Luis Buñuel "O anjo exterminador", Michelangelo Antonioni "O eclipse" e Robert Bresson "O julgamento de Joana d'Arc".

Na premiação em Cannes, a embaixada brasileira em Paris não emprestou a bandeira do Brasil para o Festival. Depois de alguma confusão, Anselmo Duarte teve de tomar uma bandeira emprestada, que tinha metade do tamanho oficial. Por isso, só foi hasteada a bandeira do vencedor, pois, caso as outras fossem abertas, ela destoaria.

De volta ao Brasil, os diretores do Cinema Novo moveram uma campanha que contra o "Pagador". "Fizeram de tudo para denegrir a minha conquista, que foi referendada em vários outros festivais naquele ano", conta Anselmo Duarte. Segundo ele, a campanha se manteve com o filme seguinte, "Veredas da Salvação" 1964, duramente criticado na imprensa brasileira e elogiado no exterior, em especial no Festival de Berlim.

Como ator, um de seus filmes preferidos é "Sinhá Moça" 1953, de Tom Payne, no qual ele faz um belo discurso em favor da liberdade. Anselmo contracena com Eliane Lopes nessa história do século 19 de uma jovem que se apaixona por advogado e vive um grande drama de amor, numa época em que as idéias abolicionistas ganhavam força e eram violentamente combatidas. O filme, produção da Vera Cruz, ganhou o Prêmio Especial do Júri, em Veneza. A atuação de Anselmo Duarte também foi elogiada no papel do compositor Zequinha de Abreu, em "Tico-Tico no Fubá" 1952.

Dos filmes feitos na Cinédia, o destaque é "Pinguinho de Gente" 1947. Na Atlântida, Anselmo Duarte atuou e refez o roteiro de "Carnaval no Fogo", do diretor Watson Macedo. Foi também ator em "Independência ou Morte" 1972.

Anselmo Duarte morreu devido a complicações decorrentes de um AVC - acidente vascular cerebral, o terceiro que o acometeu, no Hospital Clinicas em São Paulo a 1:30 hs do dia 07/11/2009

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog todos os dias, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.

Joel Marcelino da Silva - Foz do Iguaçu PR, Rosa Maria de Almeida Santos - Maceió, AL, Cleverson Abate - Foz do Iguaçu, PR, Paulo César Queiroz – Foz do Iguaçu, PR, Ricardo Vieira do Amaral - Porto Alegre, RS, Dr. Rene Miguel Hinterhoz – Foz do Iguaçu, PR, Humaitá Paulo Witte – Foz do Iguaçu, PR.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

“Não leveis a minha alma com a dos pecadores, Nem a minha vida com a dos sanguinários” (Salmos 25:9)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1896, realizados em Atenas na Grécia de 6 de abril a 15 de abril, não havia piscina para a disputa da natação nestes primeiros Jogos, e as provas da modalidade foram disputadas em mar aberto, nas águas salgadas e geladas da baía de Zea, junto ao porto do Pireu.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Rocambole de Morango

Ingredientes:

Massa:

5 ovos

1 xícara de chá de açúcar

1 colher de sopa de farinha de trigo

Recheio:

1 lata de leite condensado de morango

1 colher de sopa de manteiga

2 xícaras de chá de chantilly

2 caixas de morangos picados.

Modo de Preparar:

Prepare a massa. Bata as gemas com 2/3 do açúcar até clarear.Bata as claras em neve firme, junte o restante do açúcar e bata por mais 30 segundos. Misture a farinha às gemas e incorpore as claras delicadamente. Unte uma assadeira de 30x40 com manteiga, forre com papel manteiga que também deverá estar untado. Leve ao forno médio por cerca de 10 minutos ou até dourar. Depois de assado, desenforme sobre um pano úmido.

Prepare o recheio. Leve ao fogo o leite condensado e a manteiga até engrossar e deixe esfriar. Misture com o chantilly e recheie a massa. Por cima, espalhe os morangos e enrole o rocambole. Decore com chatilly e morangos picados. Sirva gelado.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com


Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

(Lei 8069 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA)

Art. 28. A colocação em família substituta far-se-á mediante guarda, tutela ou adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente, nos termos desta Lei.