sexta-feira, 11 de junho de 2010

“ESPORTE TAMBÉM É CULTURA”. (Orlando Duarte)

(1) EM ÉPOCA DE COPA TODO MUNDO SE SENTE UM TÉCNICO DE FUTEBOL. (Orlando Duarte)
Há quase exatos oitenta anos, no dia 13 de julho de 1930, começou a primeira edição da competição esportiva a nível mundial, exclusiva a modalidade futebol denominada Copa do Mundo que movimenta e mexe com todas as nações do planeta.
Mas para falar de Copa do Mundo tenho que voltar ao ano de 1914, ano em que a FIFA - International Federation of Association Football, em inglês e em francês: Fédération Internationale de Football Association), aceitou e passou a reconhecer que o país campeão olímpico da modalidade futebol fosse considerado o campeão mundial de futebol amador, pois o torneio olímpico de futebol foi reconhecido como “Campeonato Mundial de Futebol Amador, e que a FIFA se responsabilizou por organizar e comandar o futebol nos Jogos Olímpicos de 1920, 1924 e 1928, vale lembrar que Svenska Fotbollforbunted foi a organizadora das competições de futebol nos Jogos Olímpicos de 1908 e 1912.
Por não ter boa popularidade nos Estados Unidos o futebol não figurou nos Jogos Olímpicos de 1932 em Los Angeles, o COI – Comitê Olímpico Internacional e a FIFA foram divergentes no que referia os jogadores amadores, isto fez com que o futebol fosse abolido dessa edição dos Jogos Olímpicos. Na Conferencia de Amsterdã no dia 26 de maio de 1928, coincidentemente dia do inicio do torneio olímpico de futebol, o presidente Jules Rimet da FIFA anunciou a criação de um campeonato distinto, exclusivo a todos os membros da entidade e que Espanha, Itália, Países Baixos, Suécia e Uruguai já demonstrara vontade de se inscrever para ser a sede do evento, que seria realizado em 1930 e ficou estabelecido que a cada quatro anos fosse disputada a competição escolhendo um país para sediar o Campeonato.
Mesmo com forte descontentamento e protestos dos países europeus o Uruguai foi escolhido para receber a Copa do Mundo 1930 por ter sido sagrado bicampeão olímpico Uruguai e também porque celebraria o centenário de sua independência. A longa viagem transatlântica assustou os Europeus, que foram representados por apenas quatro seleções: Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia, muitas nações boicotaram o evento o que tornou quase num campeonato Pan-americano, no total apenas treze países participaram da Copa do Mundo 1930.
Duas taças foram colocadas em disputas, a primeira de nome Jules Rimet e a segunda Copa do Mundo FIFA conforme a seguir;
Entre a primeira edição em 1930 e a nona edição em 1970 a Taça Jules Rimet era dada aos campeões de cada edição, que no inicio tinha o nome de Taça do Mundo ou em francês Coupe du Monde, no ano de 1946 em homenagem ao presidente da FIFA responsável pela primeira edição do torneio, em 1930 foi renomeada então pelo nome de Jules Rimet. No ano de 1970, com a terceira vitória do Brasil o mesmo ganhou o direito ter a posse definitiva e permanentemente da taça que em 1983 este troféu foi roubado da sede da CBF – Confederação Brasileira de Futebol no Rio de Janeiro e jamais foi encontrado, muitos acreditam que tenha sido derretido.
Como Brasil conquistou definitiva do Brasil em 1970 a FIFA colocou um novo troféu em disputa denominado Troféu da Copa do Mundo FIFA ou em inglês FIFA World Cup Trophy. Esta Taça não ficará de posse definitiva com nenhum país vencedor independentemente do números de conquistas, diferentemente da Taça Jules Rimet. Ela só será trocada no ano de 2030 quando a placa em seu pé estiver totalmente preenchida com os nomes dos campeões de cada edição.

ANO SEDE CAMPEÃO
VICE CAMPEÃO
1930 URUGUAI URUGUAI ARGENTINA
1934 ITÁLIA ITÁLIA TCHECOSLOVÁQUIA
1938 FRANÇA ITÁLIA HUNGRIA
1942 CANCELADA SEGUNDA MUNDIAL
1946 CANCELADA SEGUNDA MUNDIAL
1950 BRASIL URUGUAI BRASIL
1954 SUIÇA ALEMANHA OC (1) HUNGRIA
1958 SUÉCIA BRASIL SUÉCIA
1962 CHILE BRASIL TCHECOSLOVÁQUIA
1966 INGLATERRA INGLATERRA ALEMANHA OC
1970 MÉXICO BRASIL ITÁLIA
1974 ALEMANHA ALEMANHA OC HOLANDA
1978 ARGENTINA ARGENTINA HOLANDA
1982 ESPANHA ITÁLIA ALEMANHA OC
1986 MÉXICO ARGENTINA ALEMANHA OC
1990 ITÁLIA ALEMANHA OC ARGENTINA
1994 ESTADOS UNIDOS BRASIL ITÁLIA
1998 FRANÇA FRANÇA BRASIL
2002 COREIA DO SUL/JAPÃO BRASIL ALEMANHA
2006 ALEMANHA ITÁLIA FRANÇA
2010 AFRICA DO SUL
2014 BRASIL

Obs: (1) de 23/05/1949 a 03/10/1990 por motivos politicos devido a 2ª Guerra mundial a Alemanha foi dividida em duas, Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental e neste período a Ocidental conquistou três campeonatos mundiais.
Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.
Pedro Luiz Trevisan – Foz do Iguaçu PR, Edersson Rafagnin – Foz do Iguaçu PR, Geralda Crawford – São Paulo SP, Djalma Pastorello – Foz do Iguaçu PR, José Carlos Carvalho – Foz do Iguaçu PR, Otoniel Pereira da Silva – Ribeirão Preto SP, Paula Giovana Pereira da Silva – Ribeirão Preto, SP, Maria Helena Dias Ferreia – Santa Monica, California USA RS, Vaneza Cooper – Foz do Iguaçu, PR, Belchior Martins Gouveia – São Joaquim da Barra, SP, José Gilberto Alexandre Cascales – Palmital, SP, Joelton Cooper da Silva – Foz do Iguaçu, PR e Carlos Elias Tostes – Bandeirantes, PR.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.
A voz do Senhor abala o deserto. O Senhor abala o deserto de Cades. (Salmos 28:8)

(3) VOCÊ SABIA QUE?
Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1996, realizados em Atlanta, Estados Unidos da América do Norte de 19 de julho a 04 de agosto de 1996, Carl Lewis despediu-se dos Jogos Olímpicos, após quatro participações, ganhando pela quarta vez o salto em distância e colecionando um total de nove medalhas de ouro.
(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?
Geleia de Uva
Ingredientes:
1 kg de uvas (de preferência as mais escuras)
1 kg ou quanto baste de açúcar
1 maçã
Água até cobrir as uvas na panela.
Modo de Preparar:
Retirar as uvas do cacho e lavar.
Em uma panela, colocar para ferver com água o suficiente para cobrí–las.
Quando estiver um caldo escuro, desligar e deixar esfriar.
Passar no liquidificador juntamente com uma maçã em pedaços e coar.
Voltar a ferver em fogo baixo, mexa de vez em quando.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

(LEI 8069 – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA)
Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

BR 277 É UMA NECESSIDADE, DUPLICAÇÃO JÁ, LUTE PELA SUA VIDA.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

Contatos:
jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com
Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net