segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

CARMEN MIRANDA, PORTUGUESA OU BRASILEIRA? CLARO BRASILEIRISSIMA.



CARMEN MIRANDA! REALMENTE MOSTROU O QUE A BAIANA TEM.


Carmen Miranda, apelido e nome artístico de Maria do Carmo Miranda da Cunha, atriz e cantora luso brasileira, nasceu em Marco de Canavezes, Portugal, em 9 de fevereiro de 1909, e morreu em Beverly Hills nos EUA, em 5 de agosto de 1955, marcou tanto com seu jeito de cantar, revirando os olhos, mexendo as mãos e gingando, com seu sorriso contagiante e a graça de seus trajes cheios de balangandãs, que até hoje, mais de 40 anos após sua morte, é o símbolo brasileiro mais conhecido no mundo. Mais do que uma voz, foi um fenômeno do show business norte-americano. Aportando nos Estados Unidos no início da Segunda Guerra Mundial, representou vivamente a terra desconhecida e exótica, cheia de coqueiros, bananas, abacaxis, atendendo às necessidades fantasiosas e consumistas do povo norte-americano e alcançando a glória e a fortuna. De volta ao Brasil, depois de um ano ausente, foi recebida sob vaias em um show no Cassino da Urca, que abriu cantando South American Way. Em resposta bem-humorada ao público, lançou logo em seguida novo show, Disseram que Voltei Americanizada, de Vicente Paiva e Luiz Peixoto. Nascida Maria do Carmo Miranda da Cunha, em Marco de Canavezes, em Portugal, veio com 1 ano para o Rio de Janeiro. Depois de apresentar-se em bares cariocas interpretando Carlos Gardel, aos 20 anos gravou seu primeiro disco, com músicas como Não Vá Sim'bora e Se o Samba É Moda, de Josué de Barros, e se apresentou pela primeira vez no rádio, com Iaiá Ioiô, também de Josué de Barros. Tornou-se famosa ao gravar a marcha carnavalesca Pra Você Gostar de Mim (Taí, 1931), de Jubert de Carvalho, que vendeu mais de 35 mil discos. Em meio aos foliões, participou, em 1933, de seu primeiro longa-metragem, o documentário A Voz do Carnaval, de Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro. Seu último filme no Brasil foi lançado às vésperas do Carnaval de 1938: Bananas da Terra, de João de Barro, no qual interpretou pela primeira vez a música O Que É Que a Baiana Tem?, de Dorival Caymmi, lançando definitivamente para o sucesso tanto o compositor como sua baiana estilizada. A convite do empresário norte-americano Lee Schubert, embarcou com o grupo Bando da Lua para os Estados Unidos, em 1939. Estreou na Broadway, cativando de imediato a crítica e o público norte-americanos. Quatro anos depois, fez seu melhor filme, The Gang's All Here (1943), dirigido por Busby Berkeley, no qual faz o número mais famoso: The Lady in the Tutti-Frutti Hat, cantando num cenário tropicalíssimo, com bananas gigantescas se movendo. Foram ao todo 14 filmes no exterior, rodados de 1940 a 1953.


(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.


"O que crê no Filho, tem a vida eterna: o que porém não crê no Filho, não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de DEUS" (João 3, 36)


(3) VOCÊ SABIA QUE?

Os gregos faziam como juramento uma oração no templo de Zeus para que as competições fossem justas. Atualmente, os atletas prometem, no juramento, honra, boa vontade e esportividade. Com o objetivo de diminuir sentimentos nacionalistas, em 1920 a expressão "honrar o nosso país" foi trocada por "honrar a nossa equipe".


(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?


Assado colorido.

Ingredientes:

1/2 kg de carne moída;

1/2 cebola picada;

1 dente de alho picado;

1/2 xícara (chá) de leite;

2 colheres (sopa) de cheiro verde picado;

1 xícara (chá) de aveia;

Sal e pimenta do reino a gosto;

Óleo para untar;

Recheio

1 xícara (chá) de espinafre cozido e bem picado;

Ricota amassada;

2 ovos cozidos, picados;

2 cenouras raladas.

Modo de Preparar:

Preaqueça o forno, junte a carne moída com todos os ingredientes e mistura bem. Numa forma de bolo untada e forrada com papel-manteiga, faça camadas de1/3 da carne, espinafre, ricota, ovo cozido, mais 1/3 de carne e a cenoura. Cubra com o restante da carne, apertando ligeiramente. Asse por unas 55 minutos ou até que a superfície esteja dourada. Deixe descansar um pouco e desenforme.

Se quiser, decore com folhas de espinafre e um pouco de carne moída refogada, douradinha.

Sirva quente ou frio

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com ou jpsfisp@gmail.com


VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRÁ O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU