domingo, 12 de julho de 2009

“O apostolo do Brasil e primeiro catequizador brasileiro”


(1) Beatificado em 1980 pelo Papa João Paulo 2º, com certeza um futuro santo brasileiro, está em processo de canonização.

JOSÉ DE ANCHIETA (Ilhas Canárias - Portugal, * 19/03/1534 – Reritiba, hoje Anchieta, ES † 09/07/1597) Padre Jesuíta hispano-brasileiro, nasceu em família rica, numa das sete ilhas Canárias, de onde avistava os navios que se abasteciam no porto de Tenerife para seguir rumo ao Oriente ou ao Novo Mundo. O pai era um nobre basco, e a mãe, uma judia conversa. Aos 14 anos, foi estudar em Coimbra em Portugal. Sentia a vocação religiosa e, em 1551, foi admitido como noviço no colégio jesuíta da Universidade de Coimbra.

Em 1553, com 19 anos, foi convidado a vir para o Brasil como missionário, acompanhando Duarte da Costa, 2º Governador-Geral nomeado pela Coroa Portuguesa. No início de 1554, chegou a São Vicente, a primeira vila fundada no Brasil por Martim Afonso de Sousa. Lá, teve o primeiro contato com os índios.

No mesmo ano, junto com o jesuíta português Manoel da Nóbrega, subiu a serra do Mar até o planalto que os índios denominavam Piratininga, ao longo do rio Tietê. Os dois missionários estabeleceram um pequeno colégio, e no dia 25 de janeiro de 1554, celebrou-se ali a primeira missa. José de Anchieta começou o trabalho de conversão, batismo e catequese.

Para os índios, foi médico, sacerdote e educador: cuidava do corpo, da alma e da mente. Na catequese, usava o teatro e a poesia, tornando a aprendizagem um processo prazeroso. Ensinou latim aos índios, aprendeu tupi-guarani com eles e (seguindo a tradição missionária, que mandava assimilar e registrar os idiomas) escreveu a "Arte da Gramática da Língua Mais Falada na Costa do Brasil", publicada em Coimbra em 1595.

O colégio de São Paulo de Piratininga, como era chamado, logo expandiu seu núcleo. Mas, ao longo do litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, as tribos formaram uma aliança (conhecida como Confederação dos Tamoios) que atacou São Paulo diversas vezes entre 1562 e 1564.

Anchieta e Nóbrega tiveram um conflito com Duarte da Costa e decidiram iniciar as negociações de paz com os tamoios em Iperoig, atual Ubatuba. Anchieta, falando tupi-guarani e viajando por toda aquela costa, foi crucial para ganhar a confiança dos índios, e, após muitos incidentes, estabeleceu-se a paz entre tamoios, tupinambás e portugueses. Nessa época, Anchieta escreveu o "Poema em Louvor à Virgem Maria", com exatamente 5.732 versos, alguns dos quais traçados nas areias das praias.

Em 1565, entrou com Estácio de Sá na baía de Guanabara, onde estabeleceram os fundamentos do que viria a ser a cidade de São Sebastião de São Sebastião do Rio de Janeiro. Dali, Anchieta seguiu para Salvador, onde foi ordenado sacerdote. Por ocasião dessa viagem, novamente pisou em terras capixabas. Em 1567, voltou para o Rio e para São Vicente. Nessa última, permaneceu dez anos, quando foi nomeado provincial, supervisor dos jesuítas no Brasil.

Em 1585, fundou a aldeia de Guaraparim, hoje Guarapari, no Espírito Santo. Morreu aos 63 anos em Reritiba, atualmente Anchieta. Os índios levaram seu corpo numa viagem de 80 quilômetros até Vitória, onde foi sepultado.

No dia 22 de junho de 1980, José Anchieta, chamado o Apóstolo do Brasil, foi beatificado pelo papa João Paulo 2º.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:

José Antonio Pardinho - Piracicaba SP, Renato Constantino – Teófilo Otoni MG, Maria Helena Mingoni – Morro Agudo SP, Paulo Roberto Borges – Ituverava SP, Humberto Moreira dos Santos – São Paulo SP, João Barbosa de Castro – Araxá MG, Adelina do Carmo Bezerra – Natal RN e João Antonio da Silva Ferreira – Campo Grande MS.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

"E Jesus disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo, que um rico dificultosamente entrará no reino dos céus”. (Matheus 19:23,24)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912, a extenuante maratona fez uma vítima fatal na Suécia. O português Francisco Lázaro caiu desmaiado no quilômetro 30 devido a uma insolação e morreu no dia seguinte no hospital. Ele, que estava com a 1ª delegação portuguesa da história, foi o primeiro a morrer em Jogos.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Suspiro (Merengue)

Ingredientes:

5 claras, de ovo

15 colheres (sopa) de açúcar

Raspas de 1 limão

Papel-manteiga, farinha de trigo e manteiga, o quanto baste para untar

Modo de Preparar:

Pré-aqueça as claras em banho-maria, quando às claras estiverem esbranquiçadas coloque-as na batedeira e comece a bater.

Acrescente o açúcar aos poucos e bata até que todo açúcar esteja dissolvido junte as gotas de limão.

Em formas de pizza coloque papel manteiga e espalhe a massa do suspiro.

Leve ao forno baixo mas coloque um pregador na porta do forno para que esse fique entreaberto (esse é o segredo) quando começar a dourar retire do forno e espere esfriar.

O segredo é bater bem quanto mais bater corre-se menos risco de virar puxa.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com

Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.

ACESSE: www.votenascataratas.com E VAMOS ELEGAR AS MARAVILHOSAS CATARATAS DO IGUAÇU COMO UMA DAS SETE MARAVILHAS DA NATUREZA.