terça-feira, 21 de abril de 2009

“TIRADENTES, HERÓI BRASILEIRO, TANCREDO POLITICO DA PAZ E BRASILIA A CAPITAL DA ESPERANÇA”.




TIRADENTES MORREU PELO BRASIL, TANCREDO SOBREVIVEU A DITADURA E BRASILIA A ESPERANÇA QUE AINDA ESPERAMOS .

JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER
(* Fazenda Pombal, São João del Rei, atual Tiradentes MG 1746, dia e mês ignorado - † Rio de Janeiro RJ 21/4/1792), soldado mineiro é considerado o principal líder da Inconfidência Mineira, movimento do século XVII pela independência do Brasil, que tem origem em Minas Gerais.
Órfão de mãe desde os 9 anos e de pai a partir dos 11, é criado pelo padrinho em Vila Rica. Exerce os ofícios de tropeiro, minerador e dentista - de onde vem o apelido Tiradentes. Entra na conspiração depois de se tornar alferes (o equivalente a soldado na época) do Regimento dos Dragões de Minas Gerais.
Como não tem ligação familiar com a aristocracia local, é sistematicamente preterido nas promoções. Passa a fazer parte da Inconfidência Mineira após conhecer Domingos Barbosa e José Álvares Maciel, dois outros integrantes do movimento, no Rio de Janeiro. Adere a ele com energia e vigor e se torna figura central desde o início.
Hábil na comunicação, ajuda a organizá-lo, até ser preso, em 1789, data em que a conspiração é descoberta.
O processo contra os inconfidentes arrasta-se até 1792 e termina com a condenação à forca de 11 dos réus e à prisão perpétua e ao açoite dos demais em praça pública. De todos os condenados à morte, somente Tiradentes é executado. Enforcado no Rio de Janeiro em 21 de abril de 1792, seu corpo é esquartejado e a cabeça exposta na praça central de Vila Rica.
Tiradentes, Mártir da Inconfidência Mineira, Promártir da Independência do Brasil e Patrono Cívico da nação brasileira em virtude da Lei 4.897 de 9 de dezembro de 1965.


TANCREDO DE ALMEIDA NEVES (* São João Del Rei MG 04/03/1910 - † São Paulo SP 21/04/1985), Político mineiro, Advogado, ingressou na política pelo PP - Partido Progressista, pelo qual foi eleito vereador em São João del Rei em 1935, cargo que exerceu até 1937.
Sua eleição para a Presidência da República pelo Colégio Eleitoral, em 1985, marca o fim do Regime Militar de 1964. Em 1933 começa a carreira política como vereador em São João del Rei, sua cidade natal.
Elege-se deputado estadual em 1945 e federal em 1950. Nomeado ministro da Justiça do governo Getúlio Vargas, em 1953, deixa o cargo no dia da morte do presidente. Com a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, convence o vice João Goulart a aceitar a Presidência sob regime parlamentarista.
Nomeado primeiro-ministro, fica no cargo até 1962. Filia-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e elege-se para a Câmara em 1966, 1970 e 1974, e para o Senado em 1978. Quatro anos depois é eleito governador de Minas Gerais. Sua candidatura a presidente surge como alternativa quando a emenda Dante de Oliveira, que previa o restabelecimento das eleições diretas para a Presidência, é derrotada.
Elege-se em 1985. Na véspera da posse é internado no Hospital de Base de Brasília com dores no abdome. Dias depois é transferido para o Instituto do Coração, em São Paulo. Após sofrer sete cirurgias, morre, no dia 21 de abril, de infecção generalizada.

BRASÍLIA - DF é a capital da República Federativa do Brasil e sua quarta maior cidade. Na última contagem realizada pelo IBGE – Instutito Brasileiro de Geografoa e Estatisica em 2008, sua população foi estimada em 2.557.158 de habitantes. Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil (34.510,00 reais) entre as capitais, superada apenas por Vitória ES (47.855,00 reais). Está situada na Região Centro Oeste.
Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após São Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.
O plano urbanístico da capital, conhecido como " Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do Lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:

Ariolete Todesco – Curitiba PR, Marilu Brizamolin – Curitiba PR, Edir Rafagnin – Foz do Iguaçu PR, Sérgio Leonel Beltrame – Foz do Iguaçu PR, Salete Palmieri – Porto Alegre RS, Maria do Socorro Ferreira da Silva – Caruaru PE, Neide Santa Clara – Ribeirão Preto SP, Horácio Gomes da Silva – Sertãozinho SP e Dra. Helena Alves Cortez – São José dos Campos SP.

Aos amigos Geraldo Osmar Saconatto e Nivaldo Martins Gouveia, parabéns e felicidades pelos seus aniversários.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós." (Mateus 7: 1, 2)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

O Dia Olímpico é em comemorado em 23 de junho. Nesta data, no ano de 1894, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional, na Universidade de Sorbonne, em Paris. A data também marca o renascimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Mojica de Jacaré

Ingredientes:

400 g de carne de jacaré, em cubos (filé de cauda)
200 g de mandioca fresca, em cubos
200 g de tomate em cubos (sem pele)
50 g de cebola em cubos
30 g de alho laminado
20 ml de azeite extra-virgem
20 ml de leite de coco
30 g de cheiro-verde
1 limão pequeno
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparar:

Tempere a carne de jacaré com sal, pimenta-do-reino e limão.
Reserve.
Refogue, em azeite, o alho laminado, a cebola e a mandioca.
Junte ao refogado, a carne de jacaré e, em seguida, o tomate.
Vá acrescentando água, aos poucos, até a carne de jacaré estar cozida.
Finalize com o leite de coco.
Despeje na terrina e polvilhe com cheiro-verde.
Obs.:Mojica é uma palavra de origem indígena que significa "engrossar o caldo”

* Rendimento 8 porções.

Abraços, que DEUS esteja sempre com você.

Contatos:
jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.comAcesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.