sábado, 15 de outubro de 2011

“O ALUNO COMPARA-SE AO PROFESSOR, ASSIM COMO O FILHO SE COMPARA AO PAI” (Renato A. S. Freitas)

(1) “Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro” (D. Pedro II)

Aqui no Brasil o dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. O primeiro Professor do Brasil foi o Padre José de Anchieta, a partir de 25 de janeiro de 1554, passou a ensinar catecismo e as primeiras letras aos indígenas e filhos de colonos. Depois de José de Anchieta, milhões de outros Professores e professoras juntaram seus esforços aos pais de milhões de crianças, para colaborarem na formação intelectual e moral de todas elas. Porque os Professores não se limitam a ensinar, a ministrar instrução, também ajudam crianças e adolescentes a desenvolverem suas potencialidades, aquilo que tem dentro de si mesmos e que se expande pela educação.

Ensinar é transmitir conhecimentos, educar é contribuir para que o educando tire de si mesmo aquilo que Deus lhe deu quando o formou. Por isso, neste dia 15 de outubro homenageamos o Professor e a Professora que não medem esforços para bem cumprirem sua missão. Que os alunos, que os educandos de todos os graus do ensino reconheçam esses esforços, e dediquem aos abnegados mestres um pensamento de gratidão, uma vibração de amor, um desejo ardente de que Deus os abençoe para que eles possam continuar a sua tarefa extraordinária de ensinar e educar.

Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827, dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila, D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos Professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os Professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima, caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro Professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O Professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os Professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Bom, não precisa dizer aqui que o Professor é a pessoa mais importante na vida de um ser humano depois dos pais.

O professor é talvez o único profissional que no seu trabalho ultrapassa os limites do profissionalismo e procura algo fora dele para desempenhar a sua função com total plenitude, o Professor é o profissional que substitui a mãe ou o pai da criança dentro e fora do seu horário de trabalho, muitas vezes deixa até seu próprio filho para aparar, apoiar e dar amor ao filho dos outros que é nada mais nada menos que o seu aluno, o aluno ao chegar à escola ele trás a sua vida e ai quem está ao seu lado para dar continuação no seu dia é ao Professor e mais ninguém, o Professor esta ali, sempre, para ensiná-lo e dar carinho como se fosse o pai ou a mãe.

Será que a sociedade e o governo sabem realmente a importância é o que representa o Professor? Será que a sociedade e o governo valorizam o Professor como ele deve ser valorizado? Será que o Professor como profissional é reconhecido pelo salário que ele ganha em todo o Brasil? Será que hoje em qualquer cidade do nosso país o Professor se sente seguro para dar aulas dentro da sala de trabalho? Quero deixar estas perguntas no ar para a sociedade e para o governo, reflitam e pense mais no Professor, dia 12 de outubro foi o dia da criança e dar condições de trabalho ao Professor é investir nas nossas esquecidas crianças por todos os rincões do Brasil.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.

Ivone Ap. Perez Muller – Foz do Iguaçu PR, Margarida Monteiro Lopes – Ribeirão Preto SP, Amarilis Josefa de Araujo Fernandes – Foz do Iguaçu PR, Paulo Cezar Muller – Foz do Iguaçu PR, Natalino Ribas – Foz do Iguaçu PR, Emilia Golin – Foz do Iguaçu PR, Marlene Rodrigues de Souza – Ribeirão Preto SP, Juraci Silva Santos – Foz do Iguaçu PR.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em tesouros. (Salmos 33:7)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1900, realizados em Paris, França, 14 de maio a 28 de outubro, Apesar do fracasso, estes Jogos se eternizaram como os da estréia das mulheres nos Jogos Olímpicos, com um total de 22 atletas nas modalidades de croquet, equitação, golfe, tênis e vela.

(4) (LEI 8069 – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA)

Art. 104. São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às medidas previstas nesta Lei.

RODOVIA DAS CATARATAS (BR 469) É UMA NECESSIDADE, DUPLICAÇÃO JÁ, LUTE PELA SUA VIDA.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com

Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.