domingo, 27 de setembro de 2009

“Um brasileiro rico de musicalidade que só trouxe alegria com vida sua música”


(1) Desde menino viveu a musica e fez da vida uma composição de sucesso.



PIXINGUINHA - Alfredo da Rocha Vianna Filho (* 23-4-1897, Rio de Janeiro RJ - † 23-4-1897, Rio de Janeiro RJ) compositor, instrumentista e arranjador brasileiro, Pixinguinha nome que mistura o dialeto africano "Pizin Din" que significa menino bom, dado por uma prima, com "Bexiguinha", por ter contraído bexiga, foi um dos músicos mais importantes da fase inicial da Música Popular Brasileira (MPB). Com um domínio técnico e um dom de improvisação encontrados nos grandes músicos de jazz, é considerado o maior flautista brasileiro de todos os tempos, além de um irreverente arranjador e compositor. Entre suas composições de maior sucesso estão Carinhoso (1923), Lamento e Rosa. Neto de africanos começou a tocar primeiro cavaquinho, depois uma flautinha de folha, acompanhando o pai que tocava flauta. Aos 12 anos, compôs sua primeira obra, o choro Lata de Leite. Aos 13, gravou seus primeiros discos como componente do conjunto Choro Carioca: São João Debaixo D'Água, Nhonhô em Sarilho e Salve (A Princesa de Cristal). Aos 14, estreou como diretor de harmonia do rancho Paladinos Japoneses e passou a fazer parte do conjunto Trio Suburbano. Aos 15, já tocava profissionalmente em casas noturnas, cassinos, cabarés e teatros. Em 1917, gravou a primeira música de sua autoria, a Valsa Rosa, e, em 1918, o choro Sofres Porque Queres. Nessa época, desenvolveu um estilo próprio, que mesclava seu conhecimento teórico com sua origem musical africana e com as polcas, os maxixes e os tanguinhos. Aos 20 anos formou o conjunto Os Oito Batutas, flauta, viola, violão, piano, bandolim, cavaquinho, pandeiro e reco-reco. Além de ter sido pioneiro na divulgação da música brasileira no exterior, adaptando para a técnica dos instrumentos europeus a variedade rítmica produzida por frigideiras, tamborins, cuícas e agogôs, o grupo popularizou instrumentos afro-brasileiros, até então conhecidos apenas nos morros e terreiros de umbanda, e abriu novas possibilidades para os músicos populares. Na década de 1940, sem a mesma embocadura para o uso da flauta e com as mãos trêmulas devido à sua devoção ao uísque, Pixinguinha trocou a flauta pelo saxofone, formando uma dupla com o flautista Benedito Lacerda. Fez uma parceria famosa com Vinícius de Moraes, na trilha sonora do filme Sol sobre a Lama, em 1962.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog todos os dias:

Julia do Nascimento de Souza, Brasília - DF, Maria do Socorro Guerra, Caruaru - PE, Paulino Moreira, São Joaquim da Barra - SP, Jorge Dias da Silva, Cobtagem - MG, Sonia Regina Damasceno, São Paulo - SP, Lúcia Galeano Santana, Rio de Janeiro RJ, Otivir Tadeu Bobato, Foz do Iguaçu - PR e Drª Silvia Maria Feltin, Rio de Janeiro - RJ.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

Bem aventurados os padecem perseguição por amor a justiça: porque deles é o reino dos céus”. (S. Mateus, 5: 10)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olimpicos de 1904, realizado em Saint Louis, Estados Unidos, na prova da maratona, o estadunidense Fred Lorz foi desclassificado após cruzar em primeiro a linha de chegada, quando se descobriu que ele havia percorrido mais de dezoito quilômetros da prova no carro de um amigo. A medalha de ouro então foi dada ao seu compatriota, Thomas Hicks, que durante a prova foi várias vezes reanimado para prosseguir à base de ovos crus, conhaque e estricnina, por seu técnico e pela equipe de apoio. Hicks cruzou a linha de chegada bêbado e delirando e nunca mais correu outra maratona.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Abóbora Crocante - entrada

Ingredientes:

1 Quilo de abóbora cortada em cubos

2 Xicara de folhas de espinafre cru picado

3 Colher (sopa) de óleo

1 Copo de requeijão cremoso

Sal a gosto

Modo de Preparar:

Aquecer o óleo com o sal e acrescentar os cubos de abóbora. Refogar por 10 minutos ou até que estejam macias, porém crocante. Em um refratário colocar as abóboras e o espinafre, mexer bem. Espalhar por cima, em colheradas, o requeijão. Levar ao forno preaquecido para gratinar levemente.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com


Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net


VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.


VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.


(Lei 8069 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA)

Art. 12. Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.