terça-feira, 8 de março de 2011

"PARA MIM, A MULHER NÃO É PARA EXIBIR, É PARA DAR ATENÇÃO E PARA AMAR." (AYRTON SENNA)

(1) O CORAÇÃO DE UMA MULHER MANTÉM ESTE MUNDO A ANDAR, ELAS TRAZEM ALEGRIA, ESPERANÇA E AMOR, DÃO APOIO MORAL À SUA FAMÍLIA E AMIGOS, AS MULHERES TÊM COISAS VITAIS A DIZER E TUDO PRA DAR.

Todos os anos no dia 8 de março o mundo inteiro comemora o Dia Internacional da Mulher, data que poderia ser muito mais significativa para a mulher, pois, ela merece muito mais que a lembrança de uma simples data, vejo e sinto que a mulher em quase todo o mundo ainda continua sendo discriminada, sem valor e desvalorizada, a não ser em menor escala nos países ricos e desenvolvidos, contudo mesmo nestes a mulher ainda não é tratada, valorizada como ela merece, no mínimo tem que ter a mesma valorização que o homem tem, sem nenhuma diferença.

Deixamos de lado o mundo e vamos falar da mulher aqui no Brasil, onde todos, mulheres e homens tem o direito de ir e vir, veja o que diz nossa Constituição Federal.

Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

Será que é isto que acontece quando se refere a homem e mulher? Será que socialmente a mulher tem de fato os mesmos direito dos homens? Sabemos e temos a certeza que no texto constitucional sim, mas, e na pratica, no dia a dia, no trabalho de forma geral, principalmente no salário, será que a mulher é reconhecida e valorizada quanto ao homem? Para finalizar, no lar, como estão os diretos e a valorização da mulher.

Bom é claro que as respostas a estas perguntas com certeza não são favoráveis a mulher, pois, é comum ouvir e ver noticia da pratica de violência contra a mulher, assassinatos e espancamentos contra a mulher infelizmente é comum, é coisa corriqueira no nosso país, existem leis, mas o difícil é o cumprimento das mesmas, vejam o que diz a linda introdução da Lei 11340 de 7 de agosto de 2006, “LEI MARIA DA PENHA”.

“Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências”.

Esta introdução é nada mais nada menos que o Artigo 1º da lei, ai eu me pergunto o que falta então para que a violência contra a mulher deixe de existir, deixa de ser noticia que mancha e freie o nosso desenvolvimento social e familiar? Quando é que “homens” que cometem este tipo de barbarismo vão ser punidos para que a mulher tenha realmente o direto de ser um ser humano como o homem? Infelizmente eu não tenho a esperança que em um curto prazo a mulher brasileira terá a tranqüilidade de dizer que vive num país onde a mulher “também” é gente e é realmente tratada como gente, quando é que vamos deixar de ler, ouvir e assistir noticia contra a mulher como nestes dois casos a seguir?

1º) - O corpo da coordenadora de vendas Vanessa Duarte foi encontrado no domingo, dia 13 de fevereiro, na Rodovia Raposo Tavares, km 41,5 no município em Cotia, Grande São Paulo. A moça estava desaparecida desde sábado dia 12, quando saiu da casa do seu noivo entre 8 e 9 horas, em Barueri, para encontrar suas amigas e irem juntas a um curso de maquiagem, mas não chegou ao local combinado. O corpo foi achado no meio da mata, seminu e apresentando sinais de violência. Próximo ao corpo foram encontrados um preservativo e duas embalagens vazias.

2º) - Luciene Reis Santana confessa que assassinou a menor de 6 anos Lavínia Azevedo de Oliveira, disse ao delegado substituto da delegacia de Campos Elíseos, 60ª DP, Luciano Zahar, que usou um travesseiro, uma toalha e o cadarço do tênis da garota para sufocá-la até a morte no dia 2 de março num quarto do Hotel Municipal, em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro.

Bom, mas felizmente as mulheres independentemente de tudo são por demais capazes, inteligentes e com todo amor, peculiar que só a mulher possui elas sempre lutaram contra tudo e contra todos para que o mundo melhore sempre, leia a seguir: As mulheres brasileiras fazem a história e suas lutas.

1822 - A arquiduquesa da Áustria e imperatriz do Brasil, Maria Leopoldina Josefa Carolina, exerce a regência, na ausência de D. Pedro I, que se encontrava em São Paulo. A imperatriz envia-lhe uma carta, juntamente com outra de José Bonifácio, além de comentários de Portugal criticando a atuação do marido e de dom João VI. Ela exige que D. Pedro proclame a independência do Brasil e, na carta, adverte: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece".

1827 - Surge a primeira lei sobre educação das mulheres, permitindo que freqüentassem as escolas elementares; as instituições de ensino mais adiantado eram proibidas a elas.

1879 - As mulheres têm autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior; mesmo assim as que seguiam este caminho infelizmente e injustiçadamente eram criticadas pela sociedade.

1885 - A compositora e pianista Chiquinha Gonzaga estréia como maestrina, ao reger a opereta "A Corte na Roça". É a primeira mulher no Brasil a estar à frente de uma orquestra. Precursora do chorinho, Chiquinha compôs mais de duas mil canções populares, entre elas, a primeira marcha carnavalesca do país: "Ô Abre Alas". Escreveu ainda 77 peças teatrais.

1887 - Formou-se a primeira médica no Brasil: Rita Lobato Velho. As pioneiras tiveram muitas dificuldades em se afirmar profissionalmente e algumas foram ridicularizadas.

1917 - A professora Deolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino em 1910, lidera uma passeata exigindo a extensão do voto às mulheres.

1927 - O Governador do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, consegue uma alteração da lei eleitoral dando o direito de voto às mulheres. O primeiro voto feminino no Brasil e na América Latina foi em 25 de novembro, no Rio Grande do Norte. Quinze mulheres votaram, mas seus votos foram anulados no ano seguinte. No entanto, foi eleita a primeira prefeita da História do Brasil: Alzira Soriano de Souza, no município de Lages - RN.

1928 - O Governador do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, consegue uma alteração da lei eleitoral dando o direito de voto às mulheres. Elas foram às ruas, mas seus votos foram anulados. No entanto, foi eleita a primeira prefeita da História do Brasil: Alzira Soriano de Souza, no município de Lages - RN.

1932 - Getúlio Vargas promulga o novo Código Eleitoral, garantindo finalmente o direito de voto às mulheres brasileiras.

A primeira atleta brasileira a participar de uma Olimpíada, a nadadora Maria Lenk, de 17 anos, embarca para Los Angeles. É a única mulher da delegação olímpica.

1933 - Nas eleições para a Assembléia Constituinte, são eleitos 214 deputados e uma única mulher: a paulista Carlota Pereira de Queiroz.

1937/1945 - O Estado Novo criou o Decreto 3199 que proibia às mulheres a prática dos esportes que considerava incompatíveis com as condições femininas tais como: "luta de qualquer natureza, futebol de salão, futebol de praia, pólo, pólo aquático, halterofilismo e beisebol". O Decreto só foi regulamentado em 1965.

1945 - A igualdade de direitos entre homens e mulheres é reconhecida em documento internacional, através da Carta das Nações Unidas.

1960 - Grande tenista brasileira, a paulista Maria Esther Andion Bueno torna-se a primeira mulher a vencer os quatros torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open). Conquistou, no total, 589 títulos em sua carreira.

1979 - Eunice Michilles, então representante do PSD/AM, torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Senadora, por falecimento do titular da vaga. A equipe feminina de judô inscreve-se com nomes de homens no campeonato sul-americano da Argentina. Esse fato motivaria a revogação do Decreto 3.199.

1980 - Recomendada a criação de centros de autodefesa, para coibir a violência contra a mulher. Surge o lema: "Quem ama não mata".

1983 - Surgem os primeiros conselhos estaduais da condição feminina, em Minas Gerais e São Paulo, para traçar políticas públicas para as mulheres. O Ministério da Saúde cria o PAISM - Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, em resposta à forte mobilização dos movimentos feministas, baseando sua assistência nos princípios da integralidade do corpo, da mente e da sexualidade de cada mulher.

1985 – Surge em São Paulo a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher - DEAM e muitas são implantadas em outros estados brasileiros. Ainda neste ano, com a Nova República, a Câmara dos Deputados aprova o Projeto de Lei que criou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

1987 - Criação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro - CEDIM/RJ, a partir da reivindicação dos movimentos de mulheres, para assessorar, formular e estimular políticas públicas para a valorização e a promoção feminina.

1988 - Através do lobby do batom, liderado por feministas e pelas 26 deputadas federais constituintes, as mulheres obtêm importantes avanços na Constituição Federal, garantindo igualdade a direitos e obrigações entre homens e mulheres perante a lei.

1990 - Eleita a primeira mulher para o cargo de senadora: Júnia Marise, do PDT/MG.

1993 - Assassinada Edméia da Silva Euzébia, líder das Mães de Acari, o grupo de nove mães que ainda hoje procuram seus filhos, 11 jovens da Favela de Acari (RJ), seqüestrados e desaparecidos em 1990.

Zélia Cardoso de Mello é a primeira ministra do Brasil. Ela assume a pasta da Economia no governo de Fernando Collor (1990-92).

1994 - Roseana Sarney é a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro: o Maranhão. Foi reeleita em 1998.

Campeão Mundial de Basquetebol Feminino, Hotência, Paula e outras

1995 - O Brasil sagra-se Campeão Mundial de Vôlei Feminino

1996 – No Brasil o Congresso Nacional inclui o sistema de cotas, na Legislação Eleitoral, obrigando os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais.

A escritora Nélida Piñon é a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras. Exerce o cargo até 1997 e é membro da ABL desde 1990.

Conquista da medalha de prata basquetebol feminino, Jogos Olimpicos de Atlanta USA.

Jacque Silva e Sandra Pires, vôlei de praia foram as primeiras brasileiras a conquistar um ouro olímpico, em Atlanta-1996

Conquista da medalha de prata vôlei de praia

1997 - As mulheres já ocupam 7% das cadeiras da Câmara dos Deputados; 7,4% do Senado Federal; 6% das prefeituras brasileiras (302). O índice de vereadoras eleitas aumentou de 5,5%, em 92, para 12%, em 96.

1998 - A Senadora Benedita da Silva é a primeira mulher a presidir a sessão do Congresso Nacional.

2000 - Conquista da medalha de bronze basquetebol feminino Jogos Olímpicos de Sydney, Austrália, Janeth Aracain, Alessandra Oliveira, Adriana Ap. dos Santos, Cintia Tuiú, Zaine, Lilian Cristina Gonçalves, Silvinha, Hellen Cristina Luz, Claudinha, Adrianinha, Kelly Santos e Marta Sobral.

Conquista da medalha de Bronze Vôlei Feminino, Leila Barros, Virna Dias, Leila Barros, Erika Coimbra, Janaína Conceição, Kelly Fraga, Ricarda Lima, Kátia, Walewska Oliveira, Elisangela Oliveira, Karin Rodrigues, Raquel Silva Hélia Souza (Fofão)

Conquista da medalha de prata Vôlei de Praia Feminino, Adriana Behar e Shelda Bede.

Conquista da medalha de Bronze Vôlei de Praia Feminino, Adriana Samuel e Sandra Pires.

2003- Daiane dos Santos foi campeã mundial dinástica de solo em 2003, ergueu a modalidade ao som de "Brasileirinho"

2004 - Conquista da medalha de prata do futebol feminino do Jogos Olimpicos de 2004

Conquista da medalha de prata do vôlei de praia feminino do Jogos Olimpicos de 2004

2006 – E aprovada a Lei 11340/2006, Lei Maria da Penha: Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.

2008 - Fernanda Oliveira e Isabel Swan, atletas da modalidade vela, dupla foi responsável pela primeira medalha feminina da vela brasileira em Olimpíadas, em Pequim-2008.

Ketleyn Quadros do judô com apenas 20 anos, ela foi a primeira brasileira a obter medalha olímpica em esportes individuais com o bronze em Pequim-2008.

Maurren Maggi do atletismo, a saltadora em distância foi responsável pelo primeiro ouro individual feminino da história brasileira em Pequim-2008

Natália Falavigna do taekwondo foi a primeira medalhista olímpica da história da modalidade no Brasil com o bronze em Pequim-2008.

Conquista da medalha de prata do futebol feminino dos Jogos Olímpicos de 2008.

Conquista da medalha de ouro do vôlei feminino dos Jogos Olímpicos de 2008

2010 - Fabiana Murer também do atletismo, campeã mundial indoor e da Liga de Diamante em 2010

2011 – Toma posse no dia 1º de janeiro Dilma Rousseff a primeira mulher eleita Presidente da República Federativa do Brasil.

Marta jogadora de futebol, a camisa 10 da seleção brasileira foi eleita pela quinta vez consecutiva a melhor jogadora do mundo em prêmio dado pela FIFA, 2010 em cerimônia realizada em janeiro de 2011, após já ter sido vencedora nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009.

Terezinha Guilhermina atleta paraolímpica, maior campeã do Mundial de atletismo com quatro outros.

Aqui eu pude elencar um pouco das conquistas das mulheres brasileiras, mas, aqui apresentei uma pequeníssima parte do que a nossas mulheres são capazes, imaginem quanto tempo eu demoraria pra descrever as conquistas das mulheres donas de casas? As conquistas de uma mãe? As Conquistas de uma empregada doméstica? As conquistas de uma coletora de lixo ou de lixo reciclável? As conquistas de uma lavradora. Mas tem mais, a médica, a bancária, a vendedora, a política e muitas outras profissões onde a mulher se destaca, mas finalizamos com a mulher que é a nossa segunda mãe, a professora, imagina como são importantes todas estas mulheres, ah! e não podemos deixar de salientar aqui que nós homens viemos ao mundo através delas, tudo abençoado por Nossa Senhora mãe de Jesus.

MARTA VIEIRA DA SILVA, mais conhecida como Marta, nasceu na cidade de Dois Riachos em 19 de fevereiro de 1986, no Estado de Alagoas, jogadora de futebol feminino, sua posição é atacante, seu passe pertence atualmente ao Western New York Flash da cidade de Rochester, NY, USA que disputa a Liga de Futebol Feminino dos Estados Unidos.

Marta já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, um recorde entre mulheres e homens. Foi considerada pela mídia brasileira um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Após as grandes exibições recentes e, principalmente, nos Jogos Pan-americanos de 2007, realizados no Rio de Janeiro, Marta chegou a ser comparada a Pelé, sendo chamada pelo mesmo de o "Pelé de Saias". A alagoana declarou que se emocionou ao saber que o Edson Arantes do Nascimento, Pelé, o rei do futebol acompanhou os jogos da seleção feminina. Além disso, entrou na calçada da fama do Estádio do Maracanã, sendo a primeira e, até agora, a única mulher a deixar a marca dos pés neste local.

Para finalizar quero render minha homenagens a toda as mulheres do Brasil em especial a minha esposa Jussara, a minha filha Julieth, minhas irmãs, Ínima, Egmar, Madalena e Geralda, além das minha amigas e minhas vizinhas.

Bom mas dia de hoje também podemos falar de boas noticias e de um pouquinho de que as mulheres são capazes de fazer, prestem atenção a seguir:

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.

Jussara Cooper da Silva - Foz do Iguaçu PR, Julieth C. S. Dalla Valle - Foz do Iguaçu PR, Profa. Ivone Muller – Foz do Iguaçu PR, Magda C. S. Rafagnin – Foz do Iguaçu PR, Julia do Nascimento – Foz do Iguaçu PR, Maria Bruna Comarelli – São Paulo SP, Roseani de Almeida – Matelândia PR, Dra. Monica Maria C. Camargo – Guarujá SP, Vaneza Cooper – Foz do Iguaçu PR, Rosecler Obregon – Foz do Iguaçu PR, Maria Raquel Pereira da Silva – Ribeirão Preto, SP, Paula Giovana Araujo da Silva – Ribeirão Preto SP. Iracema Maria Hinterholz – Foz do Iguaçu PR, Uilza Constâncio - Foz do Iguaçu PR, Michellen Schiitt de Camargo - Foz do Iguaçu PR, Geralda P. S. Crawford – São Paulo SP, Melina Pereira da Silva – São Joaquim da Barra SP, Maria Andreia Mlaker – Foz do Iguaçu PR, Maria Albertina Ferreira – Recife PR, Liduina Maria Araujo – Fortaleza CE e Mitha Elena Contreras – San Alberto Paraguai.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

“Manifestai-vos o meu pecado, não escondi a minha culpa; Disse: Confesso ao Senhor as minhas faltas. E Vós perdoastes a culpa de meu pecado”. (Salmos 31:5)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1996, realizados em Atlanta, capital do Estado da Geórgia, USA, np vôlei de praia feminino, dominado pelo Brasil com ouro e prata, Jacqueline Silva e Sandra Pires se tornam as primeiras brasileiras campeãs olímpicas em 76 anos de participação do país nos Jogos e que na última rotação, a ginasta Kerri Strug, enfaixada no tornozelo após queda em prova, realizou seu último salto e assegurou a vitória das estadunidenses pela primeira vez na história, o que as tornou heroínas nacionais da ginástica artística.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Suco energético de uva

Ingredientes:

½ carambola, 25 ml de suco de uva concentrado, 25 g de beterraba crua, 100 ml de guaraná light, 1 colher (sopa) de açúcar light, Gelo quanto baste

Modo de Preparar:

Bata no liquidificador todos os ingredientes exceto o gelo.

Coe bem.

Em um copo, coloque o gelo e em seguida o suco.

Enfeite com uma fatia de carambola

(LEI 8069 – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA)

Art. 92. As entidades que desenvolvam programas de acolhimento familiar ou institucional deverão adotar os seguintes princípios: . (incluindo pela Lei nº 12.010 de 2009) Vigência

I - preservação dos vínculos familiares e promoção da reintegração familiar; . (incluindo pela Lei nº 12.010 de 2009) Vigência

II - integração em família substituta, quando esgotados os recursos de manutenção na família natural ou extensa; . (incluindo pela Lei nº 12.010 de 2009) Vigência

III - atendimento personalizado e em pequenos grupos;

IV - desenvolvimento de atividades em regime de co-educação;

V - não desmembramento de grupos de irmãos;

VI - evitar, sempre que possível, a transferência para outras entidades de crianças e adolescentes abrigados;

VII - participação na vida da comunidade local;

VIII - preparação gradativa para o desligamento;

IX - participação de pessoas da comunidade no processo educativo.

Parágrafo único. O dirigente de entidade de abrigo e equiparado ao guardião, para todos os efeitos de direito.

§ 1o O dirigente de entidade que desenvolve programa de acolhimento institucional é equiparado ao guardião, para todos os efeitos de direito. (incluindo pela Lei nº 12.010 de 2009) Vigência

§ 2o Os dirigentes de entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional remeterão à autoridade judiciária, no máximo a cada 6 (seis) meses, relatório circunstanciado acerca da situação de cada criança ou adolescente acolhido e sua família, para fins da reavaliação prevista no § 1o do art. 19 desta Lei. (incluindo pela Lei nº 12.010 de 2009) Vigência

§ 3o Os entes federados, por intermédio dos Poderes Executivo e Judiciário, promoverão conjuntamente a permanente qualificação dos profissionais que atuam direta ou indiretamente em programas de acolhimento institucional e destinados à colocação familiar de crianças e adolescentes, incluindo membros do Poder Judiciário, Ministério Público e Conselho Tutelar. (incluindo pela Lei nº 12.010 de 2009) Vigência

§ 4o Salvo determinação em contrário da autoridade judiciária competente, as entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional, se necessário com o auxílio do Conselho Tutelar e dos órgãos de assistência social, estimularão o contato da criança ou adolescente com seus pais e parentes, em cumprimento ao disposto nos incisos I e VIII do caput deste artigo. (incluindo pela Lei nº 12.010 de 2009) Vigência

§ 5o As entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional somente poderão receber recursos públicos se comprovado o atendimento dos princípios, exigências e finalidades desta Lei. (incluindo pela Lei nº 12.010 de 2009) Vigência

§ 6o O descumprimento das disposições desta Lei pelo dirigente de entidade que desenvolva programas de acolhimento familiar ou institucional é causa de sua destituição, sem prejuízo da apuração de sua responsabilidade administrativa, civil e criminal. (incluindo pela Lei nº 12.010 de 2009) Vigência

BR 277 É UMA NECESSIDADE, DUPLICAÇÃO JÁ, LUTE PELA SUA VIDA.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com

Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.