segunda-feira, 13 de abril de 2009

“TAUNAY CONSIDERA-O HOMEM DE GÊNIO: O PRIMEIRO AMERICANO A REALIZAR, NO CENÁRIO MUNDIAL, UMA INVENÇÃO NOTÁVEL”.




O POVO COGNOMINOU O APARELHO PASSAROLA E O GUSMÃO, VOADOR.

BARTOLOMEU LOURENÇO DE GUSMÃO,
(*Santos, SP – 19/12/1685 - † Toledo, Espanha - 19/11/1724) sacerdote brasileiro, precursor da aviação, cognominado de Padre Voador, filho de Francisco Lourenço, cirurgião-mor do Presídio da Vila de Santos, litoral paulista, e de sua mulher Maria Álvares, o jovem Bartolomeu Lourenço de Gusmão. Rapaz brilhante, de idéias avançadas para sua época, logo se destacou. Fez os estudos primários em Santos, seguiu para o Seminário de Belém na Bahia, a fim de completar o Curso de Humanidades, vindo a filiar-se à Companhia de Jesus, sob a orientação do grande amigo de seu pai e fundador daquele Seminário, Padre Alexandre de Gusmão. Em 1705, com apenas 20 anos de idade, requereu à Câmara da Bahia, o privilégio para o seu primeiro invento. Era um aparelho que fazia subir a água de um riacho até uma altura de cerca de 100 metros. A água não precisaria mais ser transportada morro acima nas costas de homens ou em lombo de animais.
Bartolomeu de Gusmão se incorporou à série das figuras que pertencem à história da Humanidade, no campo das ciências com sua invenção notabilíssima, integrando a galeria das nossas glórias nacionais e nas do Mundo, com o primacial relevo que assumiu na prioridade da navegação aérea.
Entre 1708 e 1709, Bartolomeu de Gusmão, já ingresso no sacerdócio, embarcou para Lisboa, capital do Impér
io, onde aprofundaria seus conhecimentos.
Na Universidade de Coimbra realizou profundos estudos da Ciência Matemática, além das Ciências de Astronomia, Mecânica, Física, Química e Filologia, isto sem falar no exercício da Diplomacia e da Criptografia, atendendo designação de D. João V, tendo se bacharelado aos 5 de maio de 1720 e completado o Curso de Doutoramento da Faculdade de Canones, da Universidade de Coimbra, em 16 de junho de 1720. Foi uma bolha de sabão elevando-se ao se aproximar do ar quente ao redor da chama de uma vela que acendeu o intelecto de Gusmão para a diferença entre as densidades do ar. Um objeto mais leve que o ar poderia então voar! Em 1709, anunciou à corte que apresentaria uma "Máquina de Voar". Em 19 de abril daquele ano, recebeu autorização do Rei D. João V para demonstrar seu invento perante a Casa Real.
Em 3 de agosto de 1709 foi realizada a primeira tentativa na Sala de Audiências do Palácio. No entanto, o pequeno balão de papel aquecido por uma chama incendiou-se antes ainda de alçar vôo. Dois dias mais tarde, uma nova tentativa deu resultado: o balão subiu cerca de 20 palmos, para verdadeiro espanto dos presentes. Assustados com a possibilidade de um incêndio, os criados do palácio se lançaram contra o engenho antes que este chegasse ao teto.
Três dias mais tarde, exatamente no dia 8 de agosto de 1709, foi feita a terceira experiência, agora no Pátio da Casa da Índia perante D. João V, a rainha D. Maria Anad e Habsburgo, o Núncio Cardeal Conti, o Infante D. Francisco de Portugal, o Marquês de Fonte, fidalgos e damas da Corte e outros personagens. Desta vez, sucesso absoluto. O balão ergue-se lentamente, indo cair, uma vez esgotada sua chama, no Terreiro do Paço. Havia sido construído o primeiro engenho mais leve que o ar. O Rei ficou tão impressionado com o engenho que concedeu a Gusmão o direito sobre toda e qualquer nave voadora desde então. E para todos aqueles que ousassem interferir ou copiar-lhe as idéias, a pena seria a morte.
O invento do Padre chamou-se Passarola, em razão de ter a forma de pássaro, crivado de multiplicados tubos, pelos quais coava o vento e a encher um bojo que lhe dava a ascensão; e, se o evento minguasse conseguia-se o mesmo efeito, mediante uma série de foles dispostos dentro da tramóia.
A concepção e realização do aeróstato por Bartolomeu de Gusmão, mostrou o passo gigantesco que representou sua invenção, idealização e objetivação do flutuador aerostático, donde deveria sair à aeronave, sendo corretamente considerado o Pai da Aerostação, tendo precedido em 74 anos os irmãos Montgolfier, que voaram em um balão de ar quente em 1783.
Bartolomeu de Gusmão foi uma figura singular, na qual o homem, o sacerdote e o bem dotado se fundiam numa personalidade complexa, que enxergava muito à frente de seu tempo, sofrendo as naturais e inevitáveis conseqüências dessa excepcionalidade.
O Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão faleceu como indigente e com o nome falso, em 19 de novembro de 1724, em Toledo, na Espanha, sendo considerado pelos seus feitos a primeira e a mais bela página da Aeronáutica.
Obs. Não se sabe o dia da data correta do seu nascimento, 19 de dezembro de 1685, é a data da seu batizado na Igreja Paroquial da Vila de Santos pelo padre Antônio Correa Peres.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:

Rubens Gaglione – Campinas SP, Geralda Novelli – Contagem MG, Marilda Bido Ortiz – Assunção Paraguai, Eugenia Bigolin – Cascavel PR, José Roberto de Freitas – São Paulo SP, Vilma Rodrigues – Montes Claros MG, Abertina do Socorro Dos Santos – Serra Talhada PE, Maria Helena de Almeida – Oruro Bolívia

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

“Aproximai-vos de minha alma, livrai-me de meus inimigos. Bem vedes minha vergonha, confusão e ignomínia. Ante vossos olhos estão os que me perseguem”. (Salmos 68:19-20)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Paris na França em 1924, o fanatismo dos parisienses desembocou em vários escândalos, incluindo vaias durante a execução dos hinos nacionais de outros países e numerosos incidentes durante os torneios de boxe e esgrima. Os franceses estavam particularmente irritados com os EUA, depois que o governo norte-americano tinha criticado a ocupação francesa da região do Ruhr..

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Frango assado com batatas

Ingredientes:

1 kg de sobrecoxa de frango;
1 kg de batata em rodelas;
3 unidades de tomate em rodelas;
3 unidades de cebola em rodelas;
Orégano a gosto;
Sal a gosto;
Azeite a gosto;

Modo de Preparar:

Lave bem os pedaços de frango e arrume-os numa assadeira.
Por cima, coloque as batatas, os tomates e a cebola.
Espalhe bastante orégano, tempere com o sal, azeite e despeje meio copo de água, aproximadamente.
Leve ao forno até que fique bem assado e dourado.
Sirva com arroz branco e salada.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos:
jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.comAcesse: http://jpsfisp.blogspot.com/ ou http://iguassufalls.zip.net/

VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.