segunda-feira, 6 de abril de 2009

“NEM A DOENÇA DE LEPRA O DESANIMOU E ESTA SUCUMBIU DIANTE DO SEU INESGOTÁVEL TALENTO”


NO MEU PONTO DE VISTA O MAIOR ENTALHADOR E ESCULTOR BRASILEIRO, SUAS OBRAS PROVAM ISTO.

ALEIJADINHO
apelido de ANTÔNIO FRANCISCO DA COSTA LISBOA (* Ouro Preto, antiga Vila Rica – MG, 29/08/1730 e † Mariana – MG, 18/11/1814) escultor e arquiteto brasileiro, filho natural de Manoel Francisco Lisboa, entalhador português e uma escrava africana que se chamava Isabel, e sobrinho de Antônio Francisco Pombal, afamado entalhador de Vila Rica. De educação escolar primária, iniciou seu trabalho como escultor e entalhador ainda criança, seguindo os passos do pai e trabalhando na oficina do tio. Seu aprimoramento profissional veio de seus contatos com o abridor de cunhos João Gomes Batista e o escultor e entalhador José Coelho de Noronha, autor de muitas obras em igrejas da região. Desde cedo começou sua carreira artística graças as influências, por acompanhar o seu pai ao Ribeirão do Carmo, e lá deve ter-se extasiado diante das vastas dimensões da catedral, admirando o seu retábulo ornado de flores, os altares dourados, os anjos e os castiçais, suntuosos paramentos. Aos 40 anos de idade foi atacado por uma forte doença que talvez fosse a lepra, que o impede de andar, e deixa-lhe os dedos atrofiados. Aos poucos Aleijadinho foi impossibilitado de trabalhar. Nem por isso se sente desanimado, e segue avante com a sua vocação de artista. Foi realmente um líder da arte de seu tempo. Conta-se que ao perder os dedos dos pés ele passou a andar de joelhos, protegendo-os com dispositivos de couro, ou a se fazer carregar e ao perder os dedos das mãos, passou a esculpir com o cinzel e o martelo amarrados aos punhos pelos ajudantes e já tinha mais de sessenta anos quando realizou suas obras-primas. Suas mais famosas obras são o Conjunto do Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo, com 66 imagens esculpidas em madeira de cedro (1796-1799) e os 12 majestosos profetas em pedra-sabão (1800-1805). Suas obras apresentam inspiração religiosa e desviam-se do estilo barroco português. Além de influência religiosa, receberam estilo próprio com alguma influência bizantina e gótica. Suas estátuas dos doze profetas, no átrio da igreja de Congonhas do Campo, representam hoje um motivo de atração. Suas obras são encontradas em Ouro Preto, Congonhas do Campo, Sabará e outras cidades mineiras. Observando-se os traços, as expressões das esculturas do Aleijadinho, é impossível evitar-se o sentimento de emoção e respeito que elas despertam.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:
Carlos Cezar Raggio – São Paulo SP, Ricardo Oliveira do Amaral – Porto Alegre RS, Rene Miguel Hinterholz – Foz do Iguaçu PR, Eduarda Lourente – Brasília DF, Shirley Tomazzete – Sorocaba SP, Hélio Eduardo Lucas (liguaditrapo) – Foz do Iguaçu PR e Roberto Prado de Oliveira – Osasco SP.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

"Mas o meu justo vive da fé: porém se ele se apartar, não agradará a minha alma.” (Hebreus 10:38)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México em 1968 foram os primeiros da história a contar com o controle antidoping. O primeiro caso flagrado foi o do sueco Hans-Gunnar Liljenvall, por uso de álcool. A equipe da Suécia, terceira na prova do pentatlo, foi desclassificada. A ingestão de bebida alcoólica entre os atletas do pentatlo é comum para acalmar antes das provas de tiro. Liljenvall, porém, tinha uma concentração da substância muito superior ao limite aceitável. Ao falar sobre a bebedeira, porém, ele disse que só havia bebido duas cervejinhas.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Suspiro (Merengue)

Ingredientes:

5 claras, de ovo
15 colheres (sopa) de açúcar
Raspas de 1 limão
Papel-manteiga, farinha de trigo e manteiga, o quanto baste para untar

Modo de Preparar:

Pré aqueça as claras em banho maria, quando às claras estiverem esbranquiçadas coloque-as na batedeira e comece a bater.
Acrescente o açúcar aos poucos e bata até que todo açúcar esteja dissolvido junte as gotas de limão.
Em formas de pizza coloque papel manteiga e espalhe a massa do suspiro.
Leve ao forno baixo mas coloque um pregador na porta do forno para que esse fique entreaberto (esse é o segredo) quando começar a dourar retire do forno e espere esfriar.
O segredo é bater bem quanto mais bater corre-se menos risco de virar puxa.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.comAcesse: http://jpsfisp.blogspot.com/ ou http://iguassufalls.zip.net/VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM


A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.