segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

DR. EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI, UM CORAÇÃO PELA VIDA, O OPERÁRIO DO CORAÇÃO




(1) DR. ZERBINI: O HOMEM QUE DOOU SEU CORAÇÃO A VIDA INTEIRA PARA BATER FORTE O CORAÇÃO DA HUMANIDADE.


Dr. EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI (*Guaratinguetá, 10 de maio de 1912 - † São Paulo, 23 de outubro de 1993), foi um médico cardiologista brasileiro. Tornou-se internacionalmente conhecido por ter realizado o primeiro transplante de coração no Brasil.

Iniciou seus estudos preliminares em São Paulo, concluindo o Secundário em Campinas; terminou pela Universidade de Medicina de São Paulo, com apenas 23 anos de idade. Iniciou seus estudos preliminares em São Paulo, concluindo o Secundário em Campinas, terminou pela Universidade de Medicina de São Paulo, onde se formou médico em 1935, especialista em cirurgia geral. Ao realizar o primeiro transplante brasileiro de coração, o Dr. Zerbini e sua equipe tornaram-se reconhecidos em todo o país e no exterior.

Professor da USP – Universidade de São Paulo, criou o Centro de Ensino de Cirurgia Cardíaca, semente do futuro Instituto do Coração. No dia 25 de maio de 1968, tornou-se o primeiro médico brasileiro a realizar um transplante de coração, seis meses após o transplante pioneiro, realizado em dezembro de 1967 pelo seu colega, o cirurgião sul-africano Christian Barnard. Na noite desse dia, no centro cirúrgico do Hospital das Clínicas de São Paulo, ele transplantou o coração de Luis Ferreira de Barros, morto por atropelamento, para o peito do lavrador João Ferreira de Cunha, conhecido como João Boiadeiro. João viveria apenas 28 dias com seu novo coração - e Zerbini realizaria mais dois transplantes ainda nos anos 60. Um dos transplantados, o empresário Ugo Orlandi, viveu 15 meses após a cirurgia. Em 1985, aos 73 anos de idade, o Dr. Zerbini voltou aos transplantes cardíacos, já na fase dos medicamentos anti-rejeição, e novamente foi pioneiro - ao realizar, dia 3 de junho daquele ano, o primeiro transplante de coração num paciente portador do mal de Chagas, Manoel Amorim da Silva. Em 58 anos de carreira, o Dr. Zerbini recebeu 125 títulos honoríficos e inúmeras homenagens de governos de todo o mundo. Participou de 314 congressos médicos. Realizou, pessoalmente ou através de sua equipe, mais de quarenta mil cirurgias cardíacas, trabalhando incessantemente até poucos meses antes de morrer. Ele costumava dizer que morreria operando - e quase cumpriu essa profecia. Faleceu de câncer, aos 81 anos, no próprio hospital que criou, inaugurou e dirigiu - o Instituto do Coração

Em 1988, foi objeto de uma biografia, escrita pelo jornalista Celso Arnaldo Araujo e intitulada "Dr. Zerbini - O Operário do Coração", na qual é descrita toda a sua trajetória profissional e a própria história da cirurgia cardíaca brasileira, que teve em Zerbini seu fio condutor.


(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.


"Respondeu-lhe Jesus: Nenhum que mete a sua mão no arado, e olha para trás, é apto para o Reino de Deus.” (Lucas 9, 62)


(3) VOCÊ SABIA QUE?


O principal destaque dos Jogos Olímpicos de 1928 foi o nadador Johnny Weissmuller, (* Timisoara, Romênia, 2 de junho de 1904 - † Acapulco, México, 20 de janeiro de 1984), norte-americano que havia conquistado três medalhas de ouro em Paris e que ganhou mais duas em Amsterdã. Filho de um pobre mineiro de carvão que morreu quando ele tinha 14 anos, Johnny Weissmuller foi o maior nadador da época e aproveitou para ganhar muito dinheiro como ator de cinema no papel de Tarzan. Ele começou fazendo publicidade de maiôs em revistas. O cinema veio depois. Precisando de dinheiro, ele se submeteu a teste para Tarzan. Houve 150 candidatos e ele venceu. Em Hollywood, ele fez 11 filmes de Tarzan em 16 anos. Quando morreu em Acapulco, México, há 16 anos, estava arruinado.


(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?


Salada Paulista


Ingredientes:


800 g de batata bolinha

3 ovos

1 xícara (chá) de Azeite de Oliva (200 ml)

2 colheres (sopa) de mostarda em grãos

Sal a gosto

Pimenta-do-reino moída na hora

4 talos de cebolinha verdes lavados e picados

4 talos de salsa lavados e picados

1 embalagem de Salsicha Hot Dog (500 g)


Modo de Preparar:


Corte as batatas ao meio e cozinhe-as por 10 minutos em água salgada até ficarem "al dente" ou até que ao toque de um garfo o centro da batata ainda esteja um pouco firme. Escorra-as e deixe esfriar. À parte, coloque os ovos na água fria e cozinhe-os em fogo alto por 5 minutos. Quebre a casca dos ovos e separe as gemas em uma tigela. Bata com um batedor de arame ou um garfo as gemas, 1 colher (sopa) de água, e vá acrescentando o azeite em fio até formar um molho levemente espesso e homogêneo. Junte a mostarda, o sal, a pimenta e as ervas mexendo bem.

Cozinhe as salsichas por 3 minutos em água fervente e deixe-as esfriar. Corte-as em rodelas de 1 cm e misture-as com as batatas e o molho.

Leve à geladeira até o momento de servir.


Abraços, até amanhã e fique com DEUS.


Contatos: jpsfi@hotmail.com ou jpsfisp@gmail.com

Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com


VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRÁ O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU