segunda-feira, 26 de outubro de 2009

“O PIONEIRO E PAI DA TV NA AMÉRICA LATINA”

(1) Criador e fundador da primeira estação de TV da América Latina, a TV Tupi, retirada do ar pelo Governo da Ditadura Militar por interesses escusos.


FRANCISCO DE ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELO (* 05/10/1892 Umbuzeiro PR - † 04/04/1968 São Paulo SP) empresário, mecenas, político e jornalista brasileiro mais conhecido por Assis Chateaubriand ou por Chatô, depois da biografia de Fernando Morais, foi um dos homens mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 e 50.

Dono de um império jornalístico - os Diários Associados -, que chegou a reunir dezenas de jornais, revistas e estações de rádio, foi também pioneiro da televisão no Brasil, criando a TV Tupi em 1950.

Assis Chateaubriand estudou no Ginásio Pernambucano, em Recife, e aos 15 anos entrou para a Faculdade de Direito, aonde viria a se tornar professor de filosofia do direito. Iniciou sua carreira jornalística escrevendo para a "Gazeta do Norte", o "Jornal Pequeno" e o "Diário de Pernambuco".

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1915 e colaborou com o "Correio da Manhã". Em 1924, assumiu a direção de "O Jornal", embrião da maior cadeia de imprensa do país, os Diários Associados: 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, uma agência de notícias, uma revista semanal ("O Cruzeiro"), uma mensal ("A Cigarra"), revistas infantis e uma editora.

Com a Aliança Liberal, Chateaubriand apoiou o movimento revolucionário de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder. Durante o Estado Novo, conseguiu de Getúlio a promulgação de um decreto que lhe deu direito à guarda de uma filha, após a separação da mulher.

Agia social e empresarialmente com uma ética própria: chantageou empresas, publicou poesias de anunciantes e irritou inimigos. Apesar disso, Chatô teve relações cordiais (e interesseiras) com pessoas influentes, como o conde Francisco Matarazzo, Alexander Mackenzie (presidente da Light & Power), o empresário americano Percival Farquhar e o próprio Getúlio Vargas.

Em 1941 promoveu a Campanha Nacional de Aviação, com o lema "Dêem asas ao Brasil". Embora fosse um dos representantes da emergente burguesia nacional, não deixou de assumir posições favoráveis ao capital estrangeiro.

Chatô deu oportunidades a escritores e artistas desconhecidos em sua época. Entre eles, podem-se citar Graça Aranha, Millôr Fernandes, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Cândido Portinari.

Com seu espírito inquieto e empreendedor, fundou o Museu de Arte de São Paulo (Masp), em 1947, com uma coleção de obras de grandes artistas, adquiridas na Europa do pós-guerra graças à colaboração de Pietro Maria Bardi.

Em 1952 foi eleito senador pela Paraíba e, em 1955, pelo Maranhão. Renunciou ao mandato para assumir a embaixada do Brasil na Inglaterra. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1954 ocupou a cadeira deixada por Getúlio Vargas.

Com o tempo, Chateaubriand foi dando menos importância aos jornais e voltando sua atenção para o rádio e a televisão, sempre investindo em novas tecnologias. Na década de 1960, porém, o maior império das telecomunicações no país estava endividado. Chatô sofreu uma trombose que o deixou paralisado e o fez comunicar-se através de uma máquina de escrever adaptada.

Em 10 de agosto de 1967, entregou à Fundação Universidade Regional do Nordeste (hoje UEPB) o primeiro acervo do Museu Regional de Campina Grande (PB). O acervo foi chamado de "Coleção Assis Chateaubriand" e o museu de artes recebeu o seu nome.

Chateaubriand morreu em 1968 e foi velado ao lado de duas pinturas: um cardeal de Velázquez e um nu de Renoir, simbolizando, segundo Bardi, as três coisas que mais amou: o poder, a arte e a mulher.



Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog todos os dias:

Dr. Junior Rafagnin – Foz do Iguaçu PR, Dr. Rene Miguel Hinterholz - Foz do Iguaçu PR, Candido Martins Ferreira – São Paulo SP, Belchior Martins Gouveia – São Joaquim da Barra SP, Raquel Pereira da Silva – Ribeirão Preto SP, José Paulo de Castro – São Paulo SP, Vaneza Cooper – Foz do Iguaçu PR, Regina Célia de Almeida – Batatais SP – Maria Joana Zamboninni – São Paulo SP.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

“No tempo da fome Ele te salvará da morte, e no tempo da guerra do poder da espada”. (Jó, 5:20)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, realizados em Paris na França de 20 de abril a 27 de julho, A prova dos 100 metros rasos foi ganha por um inglês, Horold Abrahams, pondo fim a uma longa invencibilidade norte-americana na mais popular das provas do atletismo. A história desta prova e de seu campeão foi levada aos cinemas em 1981 no filme Chariots of fire, Momentos de Glória em Portugal e Carruagens de Fogo no Brasil, que conquistou quatro Oscars, entre eles o de melhor filme, e transformou a música tema, do grego Vangelis, no hino de todos os corredores do mundo.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Creme do Céu (sorvete)

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 lata de leite

1 caixa de gelatina em pó (qualquer sabor)

1 lata de creme de leite sem soro

Modo de Preparar:

Dissolva a gelatina em água morna e coloque no liquidificador todos os ingredientes. Bata bem. Despeje a mistura em um pote com tampa e leve ao congelador por aproximadamente 2 horas.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com


Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net


VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.


VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.


(Lei 8069 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA)

Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.