sexta-feira, 10 de abril de 2009

“NAQUELA ÉPOCA OS FILHOS SEMPRE ACOMPANHAVAM OS PAIS AS IGREJAS PARA VIVEREM JUNTOS A MENSAGEM DA PAIXÃO DE CRISTO”.


QUANDO EU ERA GAROTO, A SEMANA SANTA ERA MUITO RESPEITADA, COM FORTE UM CLIMA RELIGIOSO E COM A MENTE VOLTADA PARA O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, BEM DIFERENTE DE HOJE.

A Semana Santa na época de minha infância tinha um significado todo especial, de muito respeito, penitencia e de muita meditação, começava na verdade há pelo menos quarenta dias, o período da Quaresma. De um velho arquivo de jornal, notei uma propaganda especial de um antigo supermercado anunciando "produtos para Quaresma", quase tudo a base de peixe, a dieta católica para aquele tipo de celebração. As Sextas-Feiras a recomendação alimentar era rigorosamente cumprida.
Chegava então a Semana Santa que além dos "Ovos" de Páscoa pendurados em panificadoras e armazéns era anunciada também pela programação dos cinemas, onde destaco o Cine Esmeralda nas Perdizes, sempre com a exibição do "Jesus de Nazaré" marcada na tarde da grande Sexta. E interessante era a peregrinação às igrejas com a Adoração ao Cristo, cuja morte era solenemente anunciada.
É certo também que não destaquei a cerimônia do Lavapés da Quinta-Feira, sem o significado político de hoje.
De volta às tardes de Sexta, cito a visitação às Igrejas do Centro Velho, onde fiéis trocavam suas moedas pelos tostões do "Senhor Morto" e guardavam-nos em suas carteiras para que nada lhes faltasse.
Mas o que mais me tocava nessa época era o respeito que existia no meio da população. "Ouvia-se um silêncio ensurdecedor" nas ruas da cidade...
E à noite minha família tinha o hábito de seguir a Procissão do Enterro sempre na Igreja de Santo Agostinho, na Liberdade.
Lembro-me do silêncio durante o percurso com a multidão acompanhando o cortejo, algumas vezes quebrado pelo dramático canto da Verônica, que exibia numa tela a imagem de Jesus. Após essa intervenção, a procissão seguia pelas ruas geladas do bairro fazendo com que o trânsito fosse interrompido causando uma imensa fileira de bondes parados na Rua Vergueiro. Passageiros aguardavam a passagem contritos e no mais profundo respeito. Esperávamos com ansiedade o Sábado da Aleluia e a Malhação do grande "culpado" por toda essa "tragédia" anunciada: O JUDAS!
Hoje infelizmente essa tradição é apenas e tão somente véspera de um acontecimento comercial: As Vendas de Chocolate. Mas o doce mais saboroso mesmo eram aquelas lembranças de nossa vida.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:

Breno Dias – Diadema SP, Rosa Maria de Oliveira – Pelotas RS, Carlos Juliano Budel – Foz do Iguaçu PR, Elvira Frasson – Uberlândia MG, Carlos Roberto Ferreira – Frutal MG, Mauro Gork – São Paulo SP - e Antonio Martins dos Santos – Barrinha SP.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

“ A paz vos deixo, a minha paz vos dou; e eu não vo-la dou, como a dá o mundo”. Não se turbe o vosso coração, nem fique sobressaltado
”. (João, 14:27)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Berlim na Alemanha em 1936, o Presidente da Fifa por 24 anos (1974-1998), o então nadador brasileiro João Havelange competiu em Berlim nos 400m e nos 1.500m livre, além de integrar a seleção de pólo aquático.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Bacalhau desfiado à Semana Santa

Ingredientes:
1 kg de bacalhau cozido e desfiado
800 g de batatas cozidas e espremidas
200 g de presunto picadinho em cubos pequenos
1 cebola picada
1 copo de purê de tomates
4 dentes de alho picados
1/2 xícara de chá de salsinha
1/2 xícara de chá de azeitonas pretas picadas
1 colher de sopa de margarina
Azeite de Oliva
Queijo ralado
Azeite; azeitonas pretas; salsinha para decorar.

Modo de Preparar:

Refogue a cebola no azeite, acrescente o presunto.
Coloque o bacalhau, mexendo sempre.
Acrescente a batata palha e depois regue com o ovo batido.
Deixe cozinhar para que os ingredientes fiquem unidos e o ovo cozido.
Por fim, coloque as azeitonas pretas.
Ao servir, decore com salsinha.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.comAcesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net
VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.