domingo, 29 de março de 2009

"MOSTROU AO MUNDO INTEIRO QUE O BRASIL NÃO SE DESTACA SOMENTE PELO FUTEBOL, MAS NAS PESQUISAR E DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO TAMBÉM”


PELO QUE FEZ PELA CIÊNCIA MUNDIAL FOI GRANDE INJUSTIÇA NÃO SER CONTEMPLADO PELA ACADEMIA COM UM PREMIO NOBEL.


CESARE MONSUETO GIULIO LATTES, (* Curitiba – PR 11/07/1924 Ϯ Campinas – SP 08/03/2005 um dos mais famosos físicos e cientistas brasileiros de todos os tempos, revolucionou o estudo da física no país. Pesquisador que confirmou a existência da partícula conhecida como méson pi, começou a crescer profissionalmente quando foi morar em Londres e passou a trabalhar no Laboratório H. H. Wills, na Universidade de Bristol, que era comandado pelo físico Cecil Powell.

Extremamente curioso, César Lattes, embora com apenas 23 anos quando foi morar em Londres, percebeu que praticamente todos os funcionários do laboratório tentavam capturar os estilhaços produzidos pelo choque de partículas ultraenergéticas, mais conhecidos como raios cósmicos. Com uma ótima formação teórica (teve aulas na USP com integrantes da equipe de Powell), o brasileiro solicitou da Kodac que colocasse um pouco mais do elemento químico boro na composição das chapas, e deu algumas delas para funcionários do laboratório que pretendiam esquiar na França.

Ao retornar para a capital inglesa, um dos funcionários notou as primeiras evidências de uma partícula que muitos pesquisadores da Europa e dos Estados Unidos tentavam identificar: o méson pi ou píon. Então, ao ser comunicado do que tinha acontecido, César Lattes, sem contar nada a ninguém, escreveu um artigo científico e o encaminhou para publicação. A descoberta revelava a partícula responsável pelo comportamento das forças nucleares.

Começava ali a fama internacional do cientista brasileiro. Em seguida, César Lattes calculou a massa do méson pi e foi trabalhar em Berkeley, Califórnia. Nos Estados Unidos, ao lado do seu colega norte-americano Eugene Gardner, Lattes identificou as trajetórias dos píons produzidos no acelerador de partículas da Universidade da Califórnia.

Antes de morar em São Paulo, Lattes estudou em Curitiba. Ingressou no Departamento de Física da Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras da USP, concluindo o bacharelado em 1943. Foi professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Estadual de Campinas.

No final dos anos 40 idealiza em La Paz, Bolívia, um laboratório de Física Cósmica, que, em pouco tempo, se transforma em centro científico internacional, abrigando pesquisadores de quase todos os continentes. Membro da Academia Brasileira de Ciências, da União Internacional de Física Pura e Aplicada, do Conselho Latino-Americano de Raios Cósmicos, das Sociedades Brasileira, Americana, Alemã, Italiana e Japonesa de Física, entre outras associações, César Lattes recebeu muitas homenagens no Brasil e no exterior.

Lattes é um dos mais distintos e condecorados físicos brasileiros, e seu trabalho foi fundamental no desenvolvimento da física atômica. Ele também foi um grande líder científico dos Físicos Brasileiros e foi uma das principais personalidades por trás da criação de várias instituições importantes como Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico. Ele figura como um dos poucos brasileiros na Biographical Encyclopedia of Science and Technology de Isaac Asimov, como também na Enciclopédia Britânica. Embora ele tenha sido o principal pesquisador e primeiro autor do histórico artigo da Nature descrevendo méson pi, Cecil Powell foi o único agraciado com o Premio Nobel de Física em 1950 pelo "seu desenvolvimento de um método fotográfico de estudo dos processos nucleares e sua descoberta que levou ao descobrimento dos mésons". A razão para esta aparente negligência é que a política do Comitê do Nobel até 1960 era dar o premio para o líder do grupo de pesquisa, somente.

Entre prêmios, medalhas e comendas, recebeu, no Brasil, o Prêmio Einstein de 1950, o Prêmio Fonseca Costa, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), em 1958, a Medalha Santos Dumont em 1989, a Medalha comemorativa dos 25 anos da SBPC e placa comemorativa dos 40 anos dessa sociedade, o símbolo do Município de Campinas, em 1992.


Obs: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:

Geralda P. Crawford – São Paulo SP, Roselene Kohls – Santa Rosa RS, Cecilia Bortoli – Pato Branco PR, Maria do Socorro Cardoso – Ilhéus BA, Cristina Alves de Oliveira – Ibaiti PR, Vaneza Cooper – Foz do Iguaçu PR e Maria Nazaré de Azevedo – Volta Redonda RJ.


(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.


"Tudo posso naquele que me conforta.". (Felipenses 4:13)


(3) VOCÊ SABIA QUE?


A ginasta húngara Agnes Keleti, aos 35 anos, chegou a dez medalhas nos Jogos Olímpicos de Melbourne - Austrália. O feito foi conquistado poucos dias depois de uma tragédia pessoal: seu pai foi assassinado por soldados soviéticos, na invasão à Budapeste.


(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?


Almôndegas de bacalhau


Ingredientes:


500 gramas de bacalhau demolhado, limpo e desfiado

1 e ½ xícara (chá) de molho de tomate refogado

2 colher (sopa) de queijo parmesão

2 colher (sopa) de farinha de trigo

½ pacote de sopa de cebola

2 gemas


Modo de Preparar:


Passar o bacalhau no processador e misturar com a sopa de cebola, as gemas e a farinha. Formar almôndegas com essa massa e colocar num refratário. Despejar o molho de tomate sobre elas, tampar e levar ao microondas por 10 minutos em potencia alta. Aguardar mais 10 minutos antes de retirar a tampa. Polvilhar com o queijo e servir.


Abraços, até amanhã e fique com DEUS.


Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com

Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net


VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.