segunda-feira, 14 de setembro de 2009

“Exilado de guerra, adotou o Brasil como sua verdadeira Pátria”.

(1) Acreditou, amou o Brasil e através da sua arte tornou brasileiro como um bom brasileiro.

LASAR SEGALL (* Vilna, Lituânia - 23/07/1891 - São Paulo, SP – 02/08/1957) Pintor, gravador e escultor, naturalizado brasileiro, alimentou sua arte com as lembranças de sua juventude, representando a figura do imigrante, do rapaz vagabundo, da família pobre, do operário, do apaixonado e do sofredor, já que, como judeu exilado, nunca esqueceu os horrores da guerra. Ao deixar sua terra natal, Segall passou a residir na Alemanha. Durante os anos de 1906 a 1909, cursou a Academia Imperial de Belas-Artes de Berlim. Em 1910, mudou-se para Dresden, onde freqüentou a Academia de Belas-Artes, participou da vida artística da cidade e realizou sua primeira exposição individual. Diretamente influenciado pelo expressionismo alemão, suas telas pintadas nessa época (1912-1923) definem-se por sua construção geométrica e pelo colorido sóbrio. Veio pela primeira vez ao Brasil em 1913, realizando as duas primeiras exposições de arte moderna do país, uma em São Paulo e outra em Campinas. Retornando à Alemanha, iniciou seus trabalhos em gravura em metal, litografia e xilogravura. Realizou exposições individuais em Hagen (1920), Frankfurt (1921) e Leipzig (1923). Fixou-se no Brasil em 1923, naturalizando-se brasileiro. Conheceu Mário de Andrade e integrou-se ao movimento modernista. Nessa fase, sua pintura modificou-se: recebeu cores mais vivas e passou a representar temas tipicamente brasileiros. Na segunda metade dos anos de 1920, desenvolveu as séries de gravuras Mangue e Imigrantes. Expôs seus trabalhos feitos no Brasil em várias cidades da Alemanha, em 1926. Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, compôs a série de pinturas sobre os grandes dramas da humanidade, como Progom, Navio de Imigrantes e Guerra. Em 1949, principiou sua última fase, na qual elaborou Floresta (1950-1955). Ritmada por longas linhas verticais, essa série de aquarelas embebidas de ingenuidade popular é notável pela utilização máxima dos recursos que esse tipo de pintura oferece e pelo belo resultado obtido.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog todos os dias:

Maria Célia Coimbra, Brasília - DF, Hermes Galiano Ferreira, Araçatuba - SP, Edna S. Marcon, São Joaquim da Barra - SP, João Carlos Boabosa, Uberaba - MG, Geralda P. Crawford, São Paulo - SP, Antonio Osmar Machado, Foz do Iguaçu PR, Djalma Pastorello, Foz do Iguaçu - PR e Mirella Suarez Vasquez – Cidade do Leste - Paraguai.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

Bem aventurados os limpos de coração: porque eles verão a DEUS”. (S. Mateus, 5: 8)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olimpicos de 1908, realizado em Londres, Capital do Reino Unido, pela primeira vez, na cerimónia de abertura os atletas desfilaram por nações, visto que a maioria dos países enviou equipes nacionais.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Arroz à Crioula

Ingredientes:

500 gramas de arroz agulha

Água fervente

Sal e manteiga

Modo de Preparar:

Colocar água temperada de sal numa panela; logo que levante fervura, juntar o arroz preparado (a água deve ser abundante para o arroz cozer bem), e deixar ao fogo até o arroz ficar bem cozido (quem preferir pode levar um pouco ao forno, a secar). No momento de servir, incorporar um pouco de manteiga e mexer levemente com um garfo. Este arroz é usado só para acompanhar pratos muito picantes, com caril, etc.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com


Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

(Lei 8069 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA)

Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos;

II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;

III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;

IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;

V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário