quarta-feira, 13 de maio de 2009

“ZUMBI, LIDER, GUERREIRO, IDEALISTA QUE SEMPRE ACREDITOU NA LIBERDADE E PARA DAR ELA SEU POVO ENTREGOU A SUA VIDA”.




(1) A sociedade civil tem por base primeira a justiça, e por fim principal a felicidade dos homens; mas que justiça tem um homem para roubar a liberdade de outro homem, e o que é pior, dos filhos deste homem, e dos filhos destes filhos?” (José Bonifácio)

No periodo que compreende o seculo XVI, mais ou menos 1530 até o final do seculo XIX, exatamente no dia 13 de maio de 1888 o Brasil escreveu a sua pagina mais “negra” da sua história dos seus 509 anos anos de existencia.
O incio desse periodo desse periodo coincidiu com o descobrimento do Brasil e o inicio da sua colonização por Portugal, os portugueses que para cá vieram tiveram aidéia em escravisar o povo que aqui residam, os indios, mas estes não aceitaram tal pervesidade, então os portugueses começaram a importar os africanos da Africa, lá eles eram comprados e para cá eram trasidos para trabalharem de modo cativos sem nada receberem dos colonizadores (exploradores).
Acredito que essa história todos os brasileiros sabem, ou quase todos sabem, mas o que temos que saber realmente é que essa história não foi simplesmente uma historia como aquelas historiazinhas que contamos para fazerem nossos filhos dormirem, esta história é “negra”, suja, melancolica, maldita, funesta, lutuosa e qualquer outro adjetivo que podemso pensar não reflete a covardia que alguem passa a fazer com uma outra pessoa, não reflete a covadia que um governo correto, humano possa usar contra pessoas inocentes e indefesas para trabalhar produzindo riquesa para uma sociedade e consequentemente para um país perverso como nunca visto.
Não tem nenhuma explicação para fazer isso, escravisar uma povo tão somente pela sua cor não é coisa de gente, não podemso fazer isso nem com uma animal racional, mas podem ter certeza que naquela em que no nosso país a escravidão era legal, os escravos eram muito mesnos valorizados do que um aanimal irracional.
Eu não consigo imaginar tanta perversidade, tanta covardia tanta ignorancia em detrimento do sofrimento daquele povo trazido de tão longe para serem aqui explorado, juduiado, humilhado, sofrido e martizado por uma elite soberba, ignorante que se dizia ser civilizada e bem formada no sentido intelectual e cultural.
Nestes quase 400 anos, de escravidão, que com certeza é maior vergonha da nossa vida brasileira foram trazidos 3.600.000 pessoas negras da Africa, juntando aos nascidos aqui no Brasil filhos destes chegou quantidade astronomica de 10.000.000 de escravos e no dia da assinatira da Lei Aurea tinhamos no nosso país segundos dados da epoca 723.719 escravos.
Fico pensando o que aqueles pobres fizerma? O que eles deviaam? O que eles tinham que passa rpor tudo aquilo? Não não podiam, mas a ganancia dos endinheirados era tanta que chegou a cometer esse grande erro da nossa história, manchando a para sempre, mas mesmo sebre ferro cicotes, trabalhos forçados sempre tinham aqueles que se rebelavam, muitos morreram, mas todos que isso fazim eram torturados no minimo e flelizes aquelas que não pagaram com a vida a sua rebeldia, mas em qualquer tempo e em qualquer situação existem homens que enfrentam todas as adversidades e para essa cruel adivesidades tiveram muitos, muitos como ZUMBI.

ZUMBI DOS PALMARES (* Palmares AL, 1655 - † Visosa AL, 20/11/1695), líder, escravo alagoano, símbolo da resistência negra contra a escravidão, é o último chefe do Quilombo dos Palmares, foi levado ainda criança para Pernambuco, por uma das primeiras expedições enviadas a Palmares com o intuito de destruir o quilombo, pelo então governador de Pernambuco Francisco Barreto. O padre português Antônio Melo foi o responsável pela guarda e educação do jovem e o batizou com o nome de Francisco, que aos 15 anos fugiu do distrito de Porto Calvo e foi para Palmares. Algumas dúvidas sobre a naturalidade de Zumbi constantemente surgem, seja de Alagoas ou Pernambuco, mas não podemos esquecer que no século XVII a Capitania de Pernambuco abrangia o que hoje se conhece como Rio Grande do Norte até Alagoas.
O nome Zumbi suscita várias interpretações. Alguns historiadores acreditam que o nome signifique Deus da Guerra, que se remete as palavras de origem quibundo - língua angolana - N´Zambiapongo, N´Zambi e N´Zumbi - todas significando Deus, o que pode estar relacionado ao sentido de Zumbi como uma variação ortográfica destas palavras. Outras correntes interpretativas apontam o nome Zumbi como um posto dentro da hierarquia Palmarina.
A ausência de dados históricos mais consistentes sobre Palmares é uma prática já conhecida nacionalmente, como forma de diluir politicamente o episódio na memória dos brasileiros em geral e, especialmente, os negros. Mas segundo o historiador Décio Freitas, o Quilombo dos Palmares resistiu a 120 anos de luta contra várias incursões sem sucesso promovidas pelo governo de Pernambuco. Sua destruição foi comandada pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, que como outras tantas expedições fracassou na primeira tentativa em 1692. A guerra continuou por mais 2 anos, até que em 1694 um exército de 9 mil homens - comparado somente ao episódio da Invasão Holandesa, em termos de relevância para a Cora Portuguesa. Este exército era composto de soldados, penitenciários, índios, negros e voluntários de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba. Todos muito determinados a destruir Palmares, matar Zumbi e ganhar lotes em terras Palmarinas.
Apesar da destruição do Quilombo e sua comemoração pelas autoridades locais, Zumbi fugiu, se escondeu no mato e iniciou uma guerrilha contra Domingos Jorge Velho. Traído por um de seus homens de confiança, Antônio Soares, que depois de capturado e torturado conduziu Domingos Jorge Velho ao esconderijo de Zumbi, que morreu supostamente aos 40 anos, com tiros e inúmeros ferimentos de arma branca.
Como o 21 de abril se propõe a celebrar as idéias de um suposto libertário, o 20 de novembro deve, cada vez mais, deixar de ser o dia da Consciência Negra, em homenagem a memória do líder negro Zumbi dos Palmares, para se fortalecer no imaginário nacional como uma data de comemoração e reivindicação para todos os brasileiros. Muitos deles, ainda precisam ter sua existência e direitos reconhecidos.
Segue aqui o texto da lei 3353 de 13 de maio de 1888, assinada pela Princesa Isabel.

LEI nº. 3.353, de 13 de maio de 1888

LEI ÁUREA

Declara extinta a escravidão no Brasil


A princesa Imperial, Regente em Nome de Sua Majestade o Imperador o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral Decretou e Ela sancionou a Lei seguinte:

Art. 1º É declarada extinta desde a data desta Lei a escravidão no Brasil.
Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.

Manda portanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém.

O Secretário de Estado dos Negócios d'Agricultura, Comércio e Obras Públicas e Interino dos Negócios Estrangeiros, Bacharel Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de Sua Majestade o Imperador, o faça imprimir, publicar e correr.

67º do Independência e do Império.
Princesa Imperial Regente
Rodrigo A. da Silva

Carta de Lei, pela qual Vossa Alteza Imperial Manda executar o Decreto da Assembléia Geral que Houve por bem sancionar declarando extinta a escravidão no Brasil, como nela se declara.
Para Vossa Alteza Imperial ver.


Observação: Agradeço as minhas amigas, mulheres guerreiras que lêem meu Blog todos os dias:
Professora Tatiana, minha professora de Inglês – USA, Rosiani Almeida, minha amiga de Matelândia – PR, Eliza Calderon (Castellón de la Plana, Espanha), Misako Nakamura – (Kagoshima, Japão), Noêmia Scarelli – (São Paulo SP), Abertina Bezerra (Petrolina PE), Alice Ferreira de Mattos (Rondonópolis MT)

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

E assim mesmo o Espírito ajuda também a nossa fraqueza: porque não sabemos o que havemos de pedir, como convém; mas o mesmo Espírito ora por nós com gemidos inexplicáveis. Romanos 8,26

(3) VOCÊ SABIA QUE?

A cerimônia de inauguração Jogos Olímpicos de Verão de 1896 acabou acontecendo em um domingo de Páscoa, com o discurso de abertura proferido diante de mais de cem mil espectadores pelo próprio Rei Jorge I, da Grécia, após a inauguração de uma estátua que existe até os dias de hoje na entrada do Estádio Panathinaiko, principal palco das competições e uma maravilha arquitetônica toda de mármore, em homenagem ao rico financista ateniense Georgius Averoff, responsável pela restauração e modernização do estádio e financiador da organização do evento, o que impediu seu cancelamento antes mesmo de iniciado, devido às penosas condições do cenário real grego.
Nove modalidades esportivas foram então disputadas: Atletismo, Ciclismo, Esgrima, Ginástica, Halterofilismo, Luta, Natação, Tênis e Tiro.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Peixe grelhado com requeijão

Ingredientes:

1 piava ou carpa capim 3 a 4 kg (pode ser um peixe de sua preferência)
1/2 litro de suco de limão
300g sal
5 dentes de alho
Pimenta branca a gosto.
Orégano.
1 kg de tomates.
500g de cebola.
500g de pimentão.
3 copos de requeijão.
500g queijo mussarela fatiado

Modo de Preparar:

Limpe bem o peixe tirando as entranhas e as escamas deixe o peixe por 1 hora na salmoura com o sal e o suco de limão adicione água para cobrir o peixe por completo, vire a cada 15 minutos.
Pique e amasse o alho com sal e pimenta e orégano.
Tempere a parte de dentro do peixe com o alho amassado.
Coloque o peixe aberto em uma grelha dupla.
Leve a brasa com a pele do peixe virada para baixo.
Após 10 minutos vire a grelha para que a parte de dentro do peixe fique virada para a brasa. Quando começar a dourar vire novamente para que a pele do peixe fique virada para a brasa.
Pique e misture a cebola, o pimentão e o tomate e reserve.
Após 50 minutos retire o espinhaço do peixe e as espinhas espalhe o requeijão sobre o peixe.
Quando o requeijão começar a derreter espalhe a mistura de tomate, pimentão e cebola.
Cubra tudo com fatias de queijo mussarela.
Após 30 minutos é só servir.

Tempo: 2 horas e 30 minutos Rendimento: 6 porções Dificuldade: Fácil

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com

Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com/ ou http://iguassufalls.zip.net/


VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário