segunda-feira, 24 de agosto de 2009

“Que a paz de DEUS esteja com todos nós.” (Jesus Cristo)


(1) Existem homens que lutam e vivem pela paz, outros lutam vivem e morrem pela paz.

SÉRGIO VIEIRA DE MELLO (* 15/03/1948 Rio de Janeiro RJ – † 19/08/2003 Bagdá Iraque) Diplomata brasileiro funcionário da Organização das Nações Unidas por 34 anos, embora não tenha feito carreira no Itamaraty, tornou-se o brasileiro mais bem sucedido dentro da hierarquia da ONU, um grande administrador de conflitos, sempre sendo escalado para missões difíceis, principalmente a reconstrução de países devastados por guerras. Filho do embaixador Vieira de Mello e de Gilda dos Santos, 83 anos, estudou no Liceu Franco-Brasileiro onde obteve o bacharelado (1966).

Seguiu para Paris onde cursou Licence d'enseignement en philosophie, Faculté des Lettres, Université de Paris (1966-1969), Maitrise d'enseignement en philosophie, Faculté des Lettres, Université de Paris (1969-1970) e o Doctorat de Troisième Cycle en Philosophie, Université de Paris I, Panthéon-Sorbonne (1970-1974). Além do português e do francês, falava inglês, espanhol e italiano. Em Paris conheceu sua esposa, com quem teve dois filhos, Laurent e Adrian, que moram em Genebra e Paris, respectivamente. Ainda estudante foi editor-júnior das publicações do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, em Genebra, Suíça (1969-1971), o conhecido ACNUR ou UNHCR. Ascendendo na hierarquia do Acnur, foi indicado para coordenar as operações de ajuda humanitária no Paquistão (1971-1972), Sudão (1973-1974), Chipre (1974-1975), Moçambique (1975-1977), Peru (1978-1980) e Líbano (1981-1983). Voltando à Genebra foi Deputy Head (1983-1985), Chefe de Gabinete da Secretaria do Alto Comissariado (1986-1987) e Diretor do Bureau Regional para Asia e Oceania (1988-1990), da UNHCR.

Como Diretor da Divisão de Relações Externas (1990-1993), UNHCR., coordenou as negociações multilaterais no conflito de Ruanda (1990-1991) e o êxodo de albaneses do país após a queda do comunismo (1991). Esteve como enviado especial do Alto Comissariado no Cambodja (991-1992). Foi enviado para a Bósnia-Herzegovina (1993), onde assumiu a chefia de assuntos civis das forças da ONU (1993-1994) que tentavam intervir no conflito iugoslavo. Tornou-se alto-comissário-assistente para Refugiados (1995-1996). Assistant Secretary-General da United Nations Assistant High Commissioner for Refugees (1996-1997), foi levado pelo secretário-geral Kofi Annan para Nova York (1998), onde lhe aguardava o cargo de subsecretário-geral para Assuntos Humanitários. Passou uma breve temporada na província de Kosovo (1999), então Iugoslávia, antes de receber a maior tarefa da sua carreira: o governo interino de Timor Leste, durante seu processo de independência (1999-2002).

Em um país devastado pelos tumultos que se seguiram à retirada Indonésia daquela ex-colônia portuguesa, sua atuação foi vital para que aquele povo finalmente se tornasse independente (2002). Conhecido pela competência e inegável simpatia com que atuava em suas missões de alto risco, em setembro do mesmo ano ele foi nomeado para o Alto-Comissariado de Direitos Humanos, uma decisão muito elogiada pelas ONGs do setor. Por esses motivos, ele foi a primeira opção de Annan para assumir a missão no Iraque, depois da polêmica ação militar anglo-americana que derrubou Saddam Hussein. Infelizmente este talentoso brasileiro foi vítima do maior ataque a uma instalação da ONU da história, que o matou em Bagdá, juntamente com mais 19 pessoas, aos 55 anos completos.

Também morreram no mesmo atentado com Sérgio Vieira de Mello, chefe da missão das Nações Unidas:

Nádia Younes, egípcia, chefe da equipe de Vieira de Mello

Renam Al-Farra, jordaniano, trabalhava para o gabinete de coordenação humanitária das Nações Unidas.

Ranillo Buenaventura, filipino, trabalhava para o gabinete de coordenação humanitária das Nações Unidas.

Arthur Helton, advogado de imigração, estadunidense, e integrante da organização não-governamental Council on Foreign Relations, sediada em Nova Iorque, que visitava Vieira de Mello no momento da explosão.

Rick Hooper, estadunidense, trabalhava no Departamento de Assuntos Políticos. Atuou pelas Nações Unidas em Gaza.

Jean-Sélim Kanaan, de nacionalidade francesa, italiana e egípcia, funcionário do gabinete de Vieira de Mello.

Chris Klein-Beckman, canadense, trabalhava como coordenador do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.

Alya Souza, iraquiana, trabalhava para o Banco Mundial.

Martha Teas, estadunidense, gerente de projeto para o centro de informação humanitária do Iraque.

Fiona Watson, britanica, funcionária do gabinete de Vieira de Mello, no programa de petróleo por alimento.

Omar Kahtan Mohamed al-Orfali, iraquiano que trabalhava como motorista para uma organização não governamental que não foi identificada.

Raid Shaker Mustafa al Mahdawi, eletricista iraquiano, que trabalhava para a unidade de inspeção de armas, UNMOVIC.

Leen Assad al Qadi, funcionário iraquiano do gabinete de coordenação humanitária.

Alyawi Bassem, iraquiano, também conhecido como Mahmoud u Taiwi Basim.

Gillian Clark, 47, de Toronto, canadense, ajudante do projeto Fundo das Crianças Cristãs.

Reza Hosseini, de Mashhad, norte do Irã, iraniano, funcionário do gabinete da ONU de Coordenação Humanitária no Iraque.

Manuel Martin Ora, 57, capitão naval espanhol, que atuava como ligação das forças ocupantes com a ONU.

Khidir Saleem Sahir, iraquiano, identificado apenas como funcionário da ONU.

Emaad Ahmed Salman, funcionário iraquiano, do gabinete de Vieira de Mello.

Ihsan Taha Husein, funcionário iraquiano, do gabinete da ONU.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog todos os dias:

Gisele Junkerfeuerborn – Foz do Iguaçu (PR), João Alves de Lima – Araraquara (SP), Samira Haddad Hadam – São Paulo (SP), Hellen Rosa de Oliveira – São José do Rio Preto (SP) Adriana dos Santos - Campos (RJ), Magda Rafagnin – Foz do Iguaçu (PR) e Eugenia Maria Lazzarini - Bonito (MS), Cássio Cominetti – Foz do Iguaçu (PR).

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

"E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-se sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. (II Timóteo 3.15)".

(3) VOCÊ SABIA QUE?


As notas obtidas pela ginasta romena Nadia Elena Comaneci (12 de novembro de 1961) nas barras assimétricas, na Olimpíada de Montreal, em 1976, tiveram que ser anunciadas pelo microfone, e não pelo placar eletrônico, como se fazia normalmente. O problema é que o placar estava programado para exibir uma nota máxima de 9,99 e a romena de 14 anos foi a primeira atleta olímpica a ganhar nota 10 na ginástica artística. E essa foi apenas à primeira de sete notas 10 que Nadia Comaneci receberia em Montreal.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Musse de Maracujá

Ingredientes:

Uma lata (395 g) de creme de leite;

Uma lata (395 g) de leite condensado;

1/2 copo (200 ml) de suco puro de maracujá

Modo de Preparar:

Coloque e bata tudo no liquidificador, por alguns minutos, coloque em uma vasilha (tigela) e coloque no congelador ou mesmo no freezer por algumas horas até que adquira uma consistência tipo sorvete.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com


Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. (Lei 8069 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário