segunda-feira, 20 de julho de 2009

“Arthur Friedenreich foi Primeiro craque do futebol brasileiro. (1892 – 1969)”





(1) Arthur Friedenreich fundou o São Paulo da Floresta que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube e que quando faleceu em 06/09/1969 não saiu da vida pra entrar pra história e sim pra se tornar uma lenda.




ARTHUR FRIEDENREICH (* São Paulo SP, 1807/1892 - São Paulo SP, 06/07/1969) foi um futebolista e o primeiro grande craque brasileiro, apelidado por "El Tigre" ou "Fried", realmente a primeira grande estrela do futebol brasileiro na época amadora, que durou até 1933.

Friedenreich participou da excursão do Clube Atlético Paulistano pelo continente europeu em 1925 onde disputou dez jogos e voltou invicto. Teve importante participação no campeonato sul-americano de seleções, atual Copa América de 1919. Ele marcou o gol da vitória contra os uruguaios na decisão e, ao lado de Neco, foi o artilheiro da competição. Após o feito, suas chuteiras ficaram em exposição na vitrine de um loja de jóias raras na Cidade Maravilhosa.

Filho de um comerciante alemão e de uma lavadeira negra brasileira, Arthur Friedenreich nasceu no bairro da Luz em São Paulo e aprendeu a jogar bola com bexiga de boi. Poucos anos depois de Charles Miller chegar ao país, em 1894, trazendo o futebol como novidade, o Brasil revelou seu primeiro ídolo. Hoje em dia, são poucos aqueles que viram Friedenreich brilhar do ano de 1909 até o dia 23 de fevereiro de 1935 num jogo entre a Seleção Brasileira e o Club Atletico River Plate da Argentina, encerrando sua carreira em julho deste mesmo ano.

Jogador de futebol paulista, "Fried" começa a jogar futebol ainda adolescente na capital paulista, nos clubes Germânia atual Pinheiros, Mackenzie, Ypiranga e o Paulistano, que hoje são apenas clubes sociais e já não atuam no futebol profissional. Começa a se destacar pela imaginação, técnica, estilo e pela capacidade de improvisar. O apelido de "El Tigre" foi dado pelos uruguaios após a conquista do Campeonato Sul-Americano de 1919.

A sua posição de origem foi a de centroavante. "El Tigre" acabou introduzindo novas jogadas no ainda menino futebol brasileiro, na época ainda amador, como o drible curto, o chute de efeito e a finta de corpo. Foi campeão paulista em diversas oportunidades pelo clube Paulistano. Também atuou pelo São Paulo Futebol Clube da Floresta, precursor do atual São Paulo Futebol Clube, conquistando mais um campeonato paulista em 1931. O time do São Paulo campeão naquele ano ficou conhecido por "Esquadrão de Aço", e era formado por Nestor; Clodô e Bartô; Mílton, Bino e Fabio; Luizinho, Siriri, Araken e Junqueirinha.

Depois de ter jogado em 1917 no Clube de Regatas Flamengo Arthur Friedenreich volta ao Rio na década de 30 para novamente jogar no Flamengo. Clube onde ele afirmava ter orgulho de jogar e onde fez seu gol mil até o 1.046.

Era considerado pelos cronistas da época um jogador inteligente dentro de campo. Friedenreich talvez tenha sido o jogador mais objetivo e um dos mais corajosos de sua época. Parecia conhecer todos os segredos do futebol e sabia quando e como ia marcar um gol.

Nos dias atuais, ainda é considerado um dos maiores centroavantes que o Brasil já teve. No ano de 1925, voltou da Europa como um dos "melhores do mundo", depois de vencer, pelo Paulistano, nove dos dez jogos disputados. Um de seus mais incríveis feitos, ocorrido em 1928, foi a marca de sete gols numa única partida contra o União da Lapa, batendo o recorde da época. Ele jogava pelo Paulistano e o resultado final foi de 9 a 0, no dia 16 de setembro, a curiosidade fica por conta do pênalti perdido por Fried. Encerrou a carreira no Flamengo, em julho de 1935, aos 43 anos de idade. Depois de abandonar os gramados, viveu na pobreza um bom tempo até morrer em 6 de setembro de 1969, em uma casa cedida pelo São Paulo.

Na Seleção Brasileira sua estréia na seleção se deu no ano de 1912 em um amistoso contra a seleção paulista, quando o escreve brasileiro venceu por 7 a 0 com dois gols de "Fried". Sua despedida aconteceu em 1935, em um jogo contra o Club Atletico River Plate no dia 23 de fevereiro, no qual o Brasil ganhou por 2 a 1. Friedenreich fez pela seleção principal 23 jogos e marcou 12 gols. Já na seleção de veteranos, em 1935, disputou 2 jogos e marcou 2 gols. No ano de 1914 ganhou o primeiro título do Brasil na história: a Copa Roca, taça amistosa realizada para melhorar as relações diplomáticas entre Brasil e Argentina. Outras conquistas importantes que conseguiu foram os sul-americanos de 1919, marcando o gol do título na prorrogação contra os uruguaios, e 1922, primeiras conquistas relevantes da Seleção Brasileira.


Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:

Antônio Mantovani – São Paulo SP, Walter Oliveira do Amaral – Porto Alegre RS, Miguel Ângelo Dalla Valle – Foz do Iguaçu PR, Eliane Moreira dos Santos – Brasília DF, Maria Socorro de Oliveira Cavalcante – Olinda PE, Antônio Osmar Machado – Foz do Iguaçu PR e Marcio Rollenberg – São Paulo SP, Francisco Sócrates de Azevedo – Uruguaiana - Maria RS.


(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.


"Queremos por ventura irritar com zelos ao Senhor? Acaso somos nós mais fortes do que ele? Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. Tudo me é permitido, mas nem tudo edifica." (I Coríntios 10: 22, 23)


(3) VOCÊ SABIA QUE?


Em maio de 1912 o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolheu a cidade alemã de Berlim para sede dos VI Jogos Olímpicos, a serem realizados em 1916. Berlim venceu as oponentes Alexandria (Egito) e Budapeste (Hungria).

O advento da I Guerra Mundial em 1914 não intimidou os organizadores, que esperavam um conflito passageiro na Europa. Antes da Guerra os alemães haviam construído um estádio para os Jogos Olímpicos, entre 1912 e 1913. O prolongamento da Grande Guerra tornou inevitável o cancelamento desta edição dos Jogos Olímpicos.


(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?


Mousse de Jabuticaba


Ingredientes:


1 litro de água

1 lata (395) g de leite condensado.1 pacote de gelatina sem sabor.

1 copo (200) ml de suco de jabuticaba 2 ovos


Preparo: Suco Leve um litro de jabuticaba, com casca e polpa, ao fogo com água para esquentar. Espere esfriar, esprema as jabuticabas e coe.


Musse: Bata no liquidificador, o leite condensado, a gelatina dissolvida em meia xícara de chá de água fervendo, e o suco da jabuticaba. Separe as claras, bata-as até ficarem em neve, e misture-as com o resto dos ingredientes. Despeje em um pires ou tacinhas individuais. Leve para gelar.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.



Contatos: jpsfi@hotmail.com , jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com


Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net



VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.



DIA 3 DE OUTUBRO DE 2010 HAVERÁ ELEIÇÕES NO BRASIL, VOCÊ ELEITOR TERÁ MUITO TEMPO PARA PENSAR E ANALISAR, PENSE, ANELISE E VOTE CONSCIENTE EM UM CANDIDATO DESCENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário