(1) A sua morte deve se a tinta, matéria prima que usava para se tornar o maior pintor da história do Brasil.
CANDIDO PORTINARI (* 29/12/1903 Brodósqui SP - † 06/02/1962 Rio de Janeiro RJ). Pintor brasileiro, filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instrução primária de desde criança manifestou sua vocação artística, quando tinha nove anos, 1912, surgiram em sua cidade alguns pintores amadores, sem fama para fazer pintura e decoração na igreja local, Portinari fez questão de ajudar no trabalho e esta foi a primeira vez na sua vida que pegou em um pincel. Aos quinze anos de idade foi para o Rio de Janeiro em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes, tendo como professores Lucílio de Albuquerque e Rodolfo Amoedo, em 1917 pinta seu primeiro trabalho denominado Um baile na roça, expõe pela primeira vez em 1922 no salão oficial e no ano seguinte recebe sua primeira honraria, uma medalha de bronze, até 1925 sua pintura é acadêmica, inspiradas nas pinturas do pintor espanhol Zuloaga. Em 1928 conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Vai para Paris, onde permanece durante todo o ano de 1930. Longe de sua pátria, saudoso de sua gente, Portinari decide, ao voltar para o Brasil em 1931, retratar nas suas telas o povo brasileiro, superando aos poucos sua formação acadêmica e fundindo a ciência antiga da pintura a uma personalidade experimentalista a antiacadêmica moderna. Em 1935 obtém seu primeiro reconhecimento no exterior, a Segunda menção honrosa na exposição internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, Estados Unidos, com uma tela de grandes proporções intitulada CAFÉ, retratando uma cena de colheita típica de sua região de origem.
A inclinação muralista de Portinari revela-se com vigor nos painéis executados no Monumento Rodoviário situado no Eixo Rio de Janeiro – São Paulo (na hoje “Via Dutra”), em 1936, e nos afrescos do novo edifício do Ministério da Educação e Saúde, realizados entre 1936 e 1944. Estes trabalhos, como conjunto e como concepção artística, representam um marco na evolução da arte de Portinari, afirmando a opção pela temática social, que será o fio condutor de toda a sua obra a partir de então. Companheiro de poetas, escritores, jornalistas, diplomatas, Portinari participa da elite intelectual brasileira numa época em que se verificava uma notável mudança da atitude estética e na cultura do país: tempos de Arte Moderna e apoio do mecenas Getúlio Vargas que, dentre outras qualidades soube cercar-se da nata da intelectualidade brasileira de seu tempo.
No final da década de trinta consolida-se a projeção de Portinari nos Estados Unidos. Em 1939 executa três grandes painéis para o pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York. Neste mesmo ano o Museu de Arte Moderna de Nova York adquire sua tela O MORRO. Em 1940, participa de uma mostra de arte latino-americana no Riverside Museum de Nova York e expõe individualmente no Instituto de Artes de Detroit e no Museu de Arte Moderna de Nova York, com grande sucesso de público, de crítica e mesmo de venda (menor das preocupações do Artista...).
Em dezembro deste ano a Universidade e Chicago publica o primeiro livro sobre o pintor, Portinari, his life and art, com introdução do artista Rockwell Kent e inúmeras reproduções de suas obras. Em 1941, Portinari executa quatro grandes murais na Fundação Hispânica da Biblioteca do Congresso em Washington, com temas referentes à história latino-americana. De volta ao Brasil, realiza em 1943 oito painéis conhecidos como Série Bíblica, fortemente influenciado pela visão picassiana de Guernica e sob o impacto da 2ª Guerra Mundial. Em
O final da década de quarenta assinala o início da exploração dos temas históricos através da afirmação do muralismo. Em 1948, Portinari exila-se no Uruguai, por motivos políticos, onde pinta o painel A primeira missa no Brasil, encomendado pelo banco Boavista do Brasil. Em 1949 executa o grande painel Tiradentes, narrando episódios do julgamento e execução do herói brasileiro que lutou contra o domínio colonial português. Por este trabalho Portinari recebeu, em
Em 1952, atendendo a encomenda do Banco da Bahia, realiza outro painel com temática histórica, A chegada da família Real Portuguesa á Bahia e inicia os estudos para os painéis Guerra e Paz, oferecidos pelo governo brasileiro à nova sede da Organização das Nações Unidas. Concluídos em 1956, os painéis, medindo cerca de 14x10 m cada - os maiores pintados por Portinari - encontram-se no "hall" de entrada dos delgados de edifício-sede da ONU,
Expõe em Paris e Munique em 1957. É o único artista brasileiro a participar da exposição 50 Anos de Arte Moderna, no Palais des Beaux Arts, em Bruxelas, em 1958. Como convidado de honra, expõe 39 obras em sala especial na I Bienal de Artes Plásticas da Cidade do México, em 1958. No mesmo ano ainda, expõe
Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog todos os dias:
Elvio Seibert – Foz do Iguaçu PR, Brígida Elvira Moreira – Santa Maria RS, Carla Benedetti – Maringá PR, Gilson da Silva Nunes – São Paulo SP, Raquel Pereira da Silva SP, Patrícia da Silveira - Foz do Iguaçu PR, João Carlos de Andrade – Diadema SP, Lélia Maria Gomes – Cascavel PR.
(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.
“Não digas: Darei mal por mal: espera pelo Senhor, e Ele te livrará". (Provérbios 20:22).
(3) VOCÊ SABIA QUE?
Nos Jogos Olimpicos de Verão de 1960, realizado em Roma, Itália, A estadunidense Wilma Rudolph, portadora de poliomielite na infância, conquista três medalhas de ouro no atletismo feminino, nos 100, 200 e revezamento 4X100m.
(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?
Bolo de Soja
Ingredientes:
1 xícara de leite ou 1 xícara de leite de coco
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres de manteiga
1 colher (chá) de sal
8 colheres de açúcar
2 ovos
Modo de Preparar:
Bater a manteiga com o açúcar e as gemas. Bater em separado, às claras
Abraços, até amanhã e fique com DEUS.
Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com
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Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. (Lei 8069 – ECA)
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