quinta-feira, 13 de maio de 2010

“ZUMBI, LIDER, GUERREIRO, IDEALISTA QUE SEMPRE ACREDITOU NA LIBERDADE E PARA DAR ELA SEU POVO ENTREGOU A SUA VIDA”.


(1) A sociedade civil tem por base primeira a justiça, e por fim principal a felicidade dos homens; mas que justiça tem um homem para roubar a liberdade de outro homem, e o que é pior, dos filhos deste homem, e dos filhos destes filhos?(José Bonifácio)
No período que compreende o século XVI, mais ou menos 1530 até o final do século XIX, exatamente no dia 13 de maio de 1888 o Brasil escreveu a sua pagina mais “negra” da sua história dos seus 510 anos de existência.
O inicio desse período coincidiu com o descobrimento do Brasil e o inicio da sua colonização por Portugal, os portugueses que para cá vieram tiveram a idéia em escravizar o povo que aqui residam, os índios, mas estes não aceitaram tal perversidade, então os portugueses começaram a importar os africanos da África, lá eles eram comprados e para cá eram trazidos para trabalharem de modo cativos sem nada receberem dos colonizadores que na realidade eram nada mais nada menos que exploradores.
Acredito que essa história todos os brasileiros sabem, ou quase todos sabem, mas o que temos que saber realmente é que essa história não foi simplesmente uma historia como aquelas historiazinhas que contamos para fazerem nossos filhos dormirem, esta história é “negra”, suja, melancólica, maldita, funesta, lutuosa e qualquer outro adjetivo que podemos pensar não reflete a covardia que alguém passa a fazer com uma outra pessoa, não reflete a covardia que um governo correto, humano possa usar contra pessoas inocentes e indefesas para trabalhar produzindo riqueza para uma sociedade e consequentemente para um país perverso como nunca visto.
Não tem nenhuma explicação para fazer isso, escravizar uma povo tão somente pela sua cor não é coisa de gente, não podemos fazer isso nem com um animal, mas podem ter certeza que naquela época em que no nosso país a escravidão era legal, os escravos eram muito menos valorizados do que um animal irracional.
Eu não consigo imaginar tanta perversidade, tanta covardia tanta ignorância em detrimento do sofrimento daquele povo trazido de tão longe para serem aqui explorado, judiado, humilhado, sofrido e martirizado por uma elite soberba, ignorante que se dizia ser civilizada e bem formada no sentido intelectual e cultural.
Nestes quase 400 anos, de escravidão, que com certeza é maior vergonha da nossa vida brasileira foram trazidos 3.600.000 pessoas negras da África, juntando aos nascidos aqui no Brasil filhos destes chegou quantidade astronômica de 10.000.000 de escravos e no dia da assinatura da Lei Áurea tínhamos no nosso país segundos dados da época 723.719 escravos.
Fico pensando o que aqueles pobres fizeram? O que eles deviam? O que eles tinham que passar por tudo aquilo? Não podiam, mas a ganância dos endinheirados era tanta que chegou a cometer esse grande erro da nossa história, manchando a para sempre, mas mesmo sobre ferro chicotes, trabalhos forçados sempre tinham aqueles que se rebelavam, muitos morreram, mas todos que isso faziam eram torturados no mínimo e felizes aquelas que não pagaram com a vida a sua rebeldia, mas em qualquer tempo e em qualquer situação existem homens que enfrentam todas as adversidades e para essa cruel adversidades tiveram muitos, muitos como ZUMBI.

ZUMBI DOS PALMARES (* Palmares AL, 1655 - † Visosa AL, 20/11/1695), líder, escravo alagoano, símbolo da resistência negra contra a escravidão, é o último chefe do Quilombo dos Palmares, foi levado ainda criança para Pernambuco, por uma das primeiras expedições enviadas a Palmares com o intuito de destruir o quilombo, pelo então governador de Pernambuco Francisco Barreto. O padre português Antônio Melo foi o responsável pela guarda e educação do jovem e o batizou com o nome de Francisco, que aos 15 anos fugiu do distrito de Porto Calvo e foi para Palmares. Algumas dúvidas sobre a naturalidade de Zumbi constantemente surgem, seja de Alagoas ou Pernambuco, mas não podemos esquecer que no século XVII a Capitania de Pernambuco abrangia o que hoje se conhece como Rio Grande do Norte até Alagoas.
O nome Zumbi suscita várias interpretações. Alguns historiadores acreditam que o nome signifique Deus da Guerra, que se remete as palavras de origem quibundo - língua angolana - N´Zambiapongo, N´Zambi e N´Zumbi - todas significando Deus, o que pode estar relacionado ao sentido de Zumbi como uma variação ortográfica destas palavras.

Outras correntes interpretativas apontam o nome Zumbi como um posto dentro da hierarquia Palmarina.
A ausência de dados históricos mais consistentes sobre Palmares é uma prática já conhecida nacionalmente, como forma de diluir politicamente o episódio na memória dos brasileiros em geral e, especialmente, os negros. Mas segundo o historiador Décio Freitas, o Quilombo dos Palmares resistiu a 120 anos de luta contra várias incursões sem sucesso promovidas pelo governo de Pernambuco. Sua destruição foi comandada pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, que como outras tantas expedições fracassou na primeira tentativa em 1692. A guerra continuou por mais 2 anos, até que em 1694 um exército de 9 mil homens - comparado somente ao episódio da Invasão Holandesa, em termos de relevância para a Cora Portuguesa. Este exército era composto de soldados, penitenciários, índios, negros e voluntários de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba. Todos muito determinados a destruir Palmares, matar Zumbi e ganhar lotes em terras Palmarinas.
Apesar da destruição do Quilombo e sua comemoração pelas autoridades locais, Zumbi fugiu, se escondeu no mato e iniciou uma guerrilha contra Domingos Jorge Velho. Traído por um de seus homens de confiança, Antônio Soares, que depois de capturado e torturado conduziu Domingos Jorge Velho ao esconderijo de Zumbi, que morreu supostamente aos 40 anos, com tiros e inúmeros ferimentos de arma branca.
Como o 21 de abril se propõe a celebrar as idéias de um suposto libertário, o 20 de novembro deve, cada vez mais, deixar de ser o dia da Consciência Negra, em homenagem a memória do líder negro Zumbi dos Palmares, para se fortalecer no imaginário nacional como uma data de comemoração e reivindicação para todos os brasileiros. Muitos deles, ainda precisam ter sua existência e direitos reconhecidos.
Segue aqui o texto da lei 3353 de 13 de maio de 1888, assinada pela Princesa Isabel.
LEI nº. 3.353, de 13 de maio de 1888

LEI ÁUREA

Declara extinta a escravidão no Brasil

A princesa Imperial, Regente em Nome de Sua Majestade o Imperador o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral Decretou e Ela sancionou a Lei seguinte:
Art. 1º É declarada extinta desde a data desta Lei a escravidão no Brasil.
Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.
Manda portanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém.O Secretário de Estado dos Negócios d'Agricultura, Comércio e Obras Públicas e Interino dos Negócios Estrangeiros, Bacharel Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de Sua Majestade o Imperador, o faça imprimir, publicar e correr.
67º do Independência e do Império.
Princesa Imperial Regente
Rodrigo A. da Silva
Carta de Lei, pela qual Vossa Alteza Imperial Manda executar o Decreto da Assembléia Geral que Houve por bem sancionar declarando extinta a escravidão no Brasil, como nela se declara.
Para Vossa Alteza Imperial ver.
Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.
Regina Célia da Silva – Foz do Iguaçu PR, Joana D’arc Santana – Curitiba PR, Carlos Ferreira dos Santos – Curitiba PR, Edir Rafagnin – Foz do Iguaçu PR, Sérgio Leonel Beltrame – Foz do Iguaçu PR, Salete Palmieri – Porto Alegre RS, Maria do Socorro Ferreira da Silva – Caruaru PE, Neide Santa Clara – Ribeirão Preto SP, Horácio Gomes da Silva – Sertãozinho SP e Dra. Helena Alves Cortez – São José dos Campos SP.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.
Faz saltar o Líbano, como um bezerro! E o Sarion, como um novilho de búfalo! . (Salmos 28:6)

(3) VOCÊ SABIA QUE?
Nos Jogos Olímpicos de 1936, realizados em Belim, Alemanha de 1 a 16 de agosto, foram organizadas com um cuidado inigualável em toda a história do esporte. É que elas deveriam provar, como desejavam os nazistas, a superioridade de uma raça sobre as outras. Os nazistas pretendiam mostrar nos Jogos Olímpicos de Berlim, que pertenciam a uma raça superior. Por isso pensavam que iriam ganhar o maior número de medalhas.Assim, pela primeira vez, as olimpíadas se transformaram num evento político. Um incrível atleta negro, Jesse Owens, conquistou quatro medalhas de ouro nas olimpíadas de Berlim, quando ele recebeu a quarta medalha, Adolf Hitler, chefe dos nazistas, levantou-se e saiu irritado do estádio.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?
Bolo de Fubá
Ingredientes:
2 copos de fubá;
1 copo de farinha de trigo;
1 copo de óleo;
2 copos de leite;
1 1/2 copo de açúcar;
3 ovos;
1 colher (sopa) de fermento em pó.
Modo de Preparar:
Bater tudo no liquidificador, exceto o fermento.
Acrescentar o fermento e mexer até dissolver completamente.
Untar uma assadeira grande com buraco no meio e polvilhar com farinha de trigo.
Levar ao forno recém ligado, quando começar a esquentar.
Manter a temperatura do forno fogo em temperatura média.
Assar aproximadamente 20 minutos.

(LEI 8069 – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA)
Art. 63. A formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes princípios:
I - garantia de acesso e freqüência obrigatória ao ensino regular;
II - atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente;
III - horário especial para o exercício das atividades.

BR 277 É UMA NECESSIDADE, DUPLICAÇÃO JÁ, LUTE PELA SUA VIDA.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

Abraços, até outro dia e fique com DEUS.

Contatos:
jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com
Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net