"INFELIZMENTE TEMOS UM POVO NA SUA MAIORIA SEM EDUCAÇÃO, SEM MORAL E SEM ÉTICA, MAS A CULPA NÃO É TOTALMENTE DELE, 90% DA CULPA É DOS GOVERNOS, MAS FELIZMENTE É UM POVO BOM”
Diz o artigo 205 da Constituição Federal de 1988: " A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".
EDUCAÇÃO MORAL SOCIAL E CÍVICA: O ser humano é racional, portanto, é capaz de pensar e refletir sobre os seus atos e suas conseqüências. Mesmo assim, inúmeras reportagens noticiam de maneira estrondosa os crimes contra a natureza (o tráfico de animais silvestres, o desmatamento da mata nativa e a poluição das águas); crimes contra a infância (trabalho escravo infantil e abusos sexuais); violência nas ruas e nos estádios de futebol e a precariedade do sistema público de saúde. Estes são apenas alguns exemplos! Infelizmente, tais assuntos se tornaram freqüentes em nosso dia-a-dia. Devemos ter em mente que fazemos parte de uma sociedade, portanto, nossas ações devem favorecer o bem-estar de todos. Não estamos tratando de um comportamento altruísta, mas sim, de respeito para com o próximo.
Então, por que sofremos com tantas atrocidades? Por que as sociedades estão cada vez mais presenciando cenas que não deveriam fazer parte do cotidiano? Seria uma questão de inversão de valores? Para todas as perguntas acima, consigo pensar em uma única resposta: falta de valores morais.
Anos atrás, tínhamos no currículo escolar a disciplina de “Educação Moral e Cívica”. A aula trabalhava questões relativas à sociedade. Naquela época, a Lei 869 de 12 de setembro de 1969, estabeleceu, em caráter obrigatório, como disciplina e, também, como prática educativa, a “Educação Moral e Cívica” em todos os sistemas de ensino no Brasil. A disciplina tinha muitas finalidades, dentre elas o fortalecimento da unidade nacional e do sentimento de solidariedade humana, o aprimoramento do caráter, com apoio na moral, na dedicação à família e à comunidade e o preparo do cidadão para o exercício das atividades cívicas com fundamento na moral, no patriotismo e na ação construtiva, visando o bem comum. Mas, os anos passaram e a disciplina foi extinta de maneira equivocada do currículo escolar.
A disciplina retratada acima não queria nem adestrar nem catequizar as pessoas, mas sim, estimular a reflexão do pensamento voltado aos valores éticos e morais. É evidente que a escola não é a única responsável. Ela é parte de um todo que contribui para a formação e informação das pessoas. Neste processo, a família exerce papel fundamental, uma vez que ela é o primeiro grupo social de qualquer indivíduo. Com isso, na família construímos nossos valores morais e éticos. Com o tempo, tais valores são lapidados de acordo com o fluxo das influências, que podem ser positivas ou negativas.
Para os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1998), moral é sinônimo de saber viver relações justas e cooperativas. Nos PCNs, a Ética é tratada como um tema transversal que deve ser pensado pelos professores, sendo que a formação dos docentes e dos alunos acontece também na prática do convívio social em todos os setores da sociedade.
A Ética abordada pelos PCNs não deve ser tratada como disciplina isolada, uma vez que ela busca contribuir para formar cidadãos mais responsáveis. Uma solução para trabalharmos cidadania e civismo nas escolas seria agregar a cada uma das disciplinas da grade curricular pontos de convergência com a formação moral e cívica dos alunos. Questionando e instigando o pensamento crítico dos alunos, nós, professores, cumprimos nosso dever de cidadãos
Obs: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:
Maria Cristina Rossi – São Paulo SP, Carlos Roberto Félix – Porto Alegre RS, Kamila Lindenberg – Santos SP, Marcos Raupp – Brasília DF, José de Oliveira Cavalcante – Olinda PE, Humaita Paulo Witt – Foz do Iguaçu PR e Aline Godofredo Venzel – São Paulo SP.
(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.
"Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus." (Felipenses 1:6)
(3) VOCÊ SABIA QUE?
Aos 72 anos de idade, com a medalha de prata conquistada no tiro nos Jogos Olímpicos da Antuérpia 1920, Oscar Swahn tornou-se o atleta mais velho da história a subir em um pódio nas Olimpíadas. Swahn fazia parte da equipe sueca na prova de alvo móvel e competiu ao lado do filho, Alfred.
(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?
Almôndegas de bacalhau
Ingredientes:
2 batatas médias
1 tablete de caldo de galinha
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de sal
5 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de couve manteiga cortada em tiras
1 lingüiça calabresa defumada cortada em rodelas
Modo de Preparar:
Na panela de pressão, coloque a batata, caldo de galinha, óleo, água e sal.
Cozinhe por cerca de 10 minutos até a batata desmanchar.
Em seguida, bata tudo no liquidificador.
Acrescente as rodelas de calabresa e ferva.
Desligue o fogo e adicione a couve manteiga.
Na hora de servir, coloque um fio de azeite.
Abraços, até amanhã e fique com DEUS.
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