sábado, 21 de novembro de 2009

“ZUMBI, LIDER, GUERREIRO, IDEALISTA QUE SEMPRE ACREDITOU NA LIBERDADE E PARA DAR ELA SEU POVO ENTREGOU A SUA VIDA”.



(1) A sociedade civil tem por base primeira a justiça, e por fim principal a felicidade dos homens; mas que justiça tem um homem para roubar a liberdade de outro homem, e o que é pior, dos filhos deste homem, e dos filhos destes filhos? (José Bonifácio)

Obs.: Texto publicado no meu blog em 13 de maio de 2009, (* até **)


* No período que compreende o século XVI, mais ou menos 1530 até o final do século XIX, exatamente no dia 13 de maio de 1888 o Brasil escreveu a sua pagina mais “negra” da sua história dos seus 509 anos de existência.

O inicio desse período coincidiu com o descobrimento do Brasil e o inicio da sua colonização por Portugal, os portugueses que para cá vieram tiveram a idéia em escravizar o povo que aqui residam, os índios, mas estes não aceitaram tal perversidade, então os portugueses começaram a importar os africanos da África, lá eles eram comprados e para cá eram trazidos para trabalharem de modo cativos sem nada receberem dos colonizadores (exploradores).

Acredito que essa história todos os brasileiros sabem, ou quase todos sabem, mas o que temos que saber realmente é que essa história não foi simplesmente uma historia como aquelas historiazinhas que contamos para fazerem nossos filhos dormirem, esta história é “negra”, suja, melancólica, maldita, funesta, lutuosa e qualquer outro adjetivo que podemos pensar não reflete a covardia que alguém passa a fazer com outra pessoa, não reflete a covardia que um governo correto, humano possa usar contra pessoas inocentes e indefesas para trabalhar produzindo riqueza para uma sociedade e consequentemente para um país perverso como nunca visto.

Não tem nenhuma explicação para fazer isso, escravizar uma povo tão somente pela sua cor não é coisa de gente, não podemos fazer isso nem com uma animal racional, mas podem ter certeza que naquela em que no nosso país a escravidão era legal, os escravos eram muito mesmos valorizados do que um animal irracional.

Eu não consigo imaginar tanta perversidade, tanta covardia tanta ignorância em detrimento do sofrimento daquele povo trazido de tão longe para serem aqui explorado, judiado, humilhado, sofrido e martirizado por uma elite soberba, ignorante que se dizia ser civilizada e bem formada no sentido intelectual e cultural.

Nestes quase 400 anos, de escravidão, que com certeza é maior vergonha da nossa vida brasileira foram trazidos 3.600.000 pessoas negras da África, juntando aos nascidos aqui no Brasil filhos destes chegou quantidade astronômica de 10.000.000 de escravos e no dia da assinatura da Lei Áurea tínhamos no nosso país segundos dados da época 723.719 escravos.

Fico pensando o que aqueles pobres fizeram? O que eles deviam? O que eles tinham que passar por tudo aquilo? Não podiam, mas a ganância dos endinheirados era tanta que chegou a cometer esse grande erro da nossa história, manchando a para sempre, mas mesmo sobre ferro chicotes, trabalhos forçados sempre tinham aqueles que se rebelavam, muitos morreram, mas todos que isso faziam eram torturados no mínimo e felizes aquelas que não pagaram com a vida a sua rebeldia, mas em qualquer tempo e em qualquer situação existem homens que enfrentam todas as adversidades e para essa cruel adversidades tiveram muitos, muitos como ZUMBI.

ZUMBI DOS PALMARES (* Palmares AL, 1655 - † Visosa AL, 20/11/1695), líder, escravo alagoano, símbolo da resistência negra contra a escravidão, é o último chefe do Quilombo dos Palmares, foi levado ainda criança para Pernambuco, por uma das primeiras expedições enviadas a Palmares com o intuito de destruir o quilombo, pelo então governador de Pernambuco Francisco Barreto. O padre português Antônio Melo foi o responsável pela guarda e educação do jovem e o batizou com o nome de Francisco, que aos 15 anos fugiu do distrito de Porto Calvo e foi para Palmares. Algumas dúvidas sobre a naturalidade de Zumbi constantemente surgem, seja de Alagoas ou Pernambuco, mas não podemos esquecer que no século XVII a Capitania de Pernambuco abrangia o que hoje se conhece como Rio Grande do Norte até Alagoas.

O nome Zumbi suscita várias interpretações. Alguns historiadores acreditam que o nome signifique Deus da Guerra, que se remete as palavras de origem quibundo - língua angolana - N´Zambiapongo, N´Zambi e N´Zumbi - todas significando Deus, o que pode estar relacionado ao sentido de Zumbi como uma variação ortográfica destas palavras. Outras correntes interpretativas apontam o nome Zumbi como um posto dentro da hierarquia Palmarina.

A ausência de dados históricos mais consistentes sobre Palmares é uma prática já conhecida nacionalmente, como forma de diluir politicamente o episódio na memória dos brasileiros em geral e, especialmente, os negros. Mas segundo o historiador Décio Freitas, o Quilombo dos Palmares resistiu a 120 anos de luta contra várias incursões sem sucesso promovidas pelo governo de Pernambuco. Sua destruição foi comandada pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, que como outras tantas expedições fracassou na primeira tentativa em 1692. A guerra continuou por mais 2 anos, até que em 1694 um exército de 9 mil homens - comparado somente ao episódio da Invasão Holandesa, em termos de relevância para a Cora Portuguesa. Este exército era composto de soldados, penitenciários, índios, negros e voluntários de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba. Todos muito determinados a destruir Palmares, matar Zumbi e ganhar lotes em terras Palmarinas.

Apesar da destruição do Quilombo e sua comemoração pelas autoridades locais, Zumbi fugiu, se escondeu no mato e iniciou uma guerrilha contra Domingos Jorge Velho. Traído por um de seus homens de confiança, Antônio Soares, que depois de capturado e torturado conduziu Domingos Jorge Velho ao esconderijo de Zumbi, que morreu supostamente aos 40 anos, com tiros e inúmeros ferimentos de arma branca.

Como o 21 de abril se propõe a celebrar as idéias de um suposto libertário, o 20 de novembro deve, cada vez mais, deixar de ser o dia da Consciência Negra, em homenagem a memória do líder negro Zumbi dos Palmares, para se fortalecer no imaginário nacional como uma data de comemoração e reivindicação para todos os brasileiros. Muitos deles, ainda precisam ter sua existência e direitos reconhecidos.

Segue aqui o texto da lei 3353 de 13 de maio de 1888, assinada pela Princesa Isabel.**

Diante disso tudo entendo que nossos governantes e nossa sociedade tem uma divida impagável com as pessoas de cor de pele negra, e o pior de tudo é que essa divida aumenta a cada dia, acho que não seria necessário ter um dia “especial” para comemorar o DIA NACIONAL DA CONCIÊCIA NEGRA, também acho que não seria necessário uma Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e acho que não seria necessário quotas especiais para que as pessoas negras entrem nas Universidades Públicas, eu particularmente acho tudo isso desnecessário, e porque acho? Porque acho que tudo isso aumenta ainda mais o racismo e o preconceito, acho, porque não posso aceitar e não aceito que uma pessoa seja mais ou menos que outra simplesmente pela cor da sua pele, não posso aceitar que as pessoas de pele brancas são superiores as de pele negra, eu detesto a pratica do racismo, para mim não existe diferença nenhuma entre as pessoas só por causa da cor da pele, e me dedico e sempre me dedicarei para que o racismo e o preconceito ao negro sejam abolidos e que os homens e mulheres que exercem esta prática sejam punidos severamente, não punição como prestação de serviços ou pagamento de cesta básicas e sim com cadeia, prisão independentemente da condição financeira e intelectual de quem comete esse crime que tanto mutila a pessoa de cor negra.

Continuando eu não posso concordar e aceitar que uma pessoa só por questão de cor de pele possa ser desvalorizada, ridicularizada e diminuída, esquecem as pessoas racistas e preconceituosa a importância no negro no desenvolvimento do Brasil, será que estes racistas e preconceituosos já imaginaram a agricultura, a indústria, a construção civil, a arte, a musica, o cinema, a televisão e literatura brasileira sem o negro? Será que estes racistas e preconceituosos já imaginaram o futebol, o basquetebol, o boxe, o voleibol e outros esportes brasileiros sem o negro? É fica muito difícil imaginar mesmo, ou será que estes racistas e preconceituosos acham que se o Pelé fosse branco ele seria melhor que foi? Será que a nossa literatura seria mais rica sem Machado de Assis, sem Lima Barreto, sem Cruz e Souza, sem Carolina Maria de Jesus e outros? Afinal não eram todos negros?.

Por isso e com tudo isso eu não sou muito favorável que tenha um dia “especial” para a consciência negra, acho que o negro é tão importante quanto às outras raças que é muito pouco uma só dia e sim todos o dias são dedicados a consciência negra, afinal de contas acho que alguns brancos que ainda não tem a devida consciência de que o negro merece respeito, dignidade e igualdade e que acima de tudo são humanos e filhos de DEUS como qualquer outra pessoa sobre a face da terra independentemente de onde nasceu ou de onde morreu. Quero deixar bem claro aqui que eu não vejo nas pessoas qualidade, competência, capacidade, caráter e outros adjetivos somente pela cor da pele, sei que isso independe de raça, de cor e posição financeira, a raça humana é igual em qualquer parte, em qualquer continente, eu acho que todo esse racismo e preconceito acabarão quando todas as raças tiverem consciência que todos somos iguais, filhos do mesmo pai e do mesmo DEUS, não aprovo um dia nacional para a comemoração da consciência negra e sim todos os dias para a comemoração da consciência da raça humana, abaixo o racismo e o preconceito conta negros e contra todos, ah! Só para me lembrar, eu tive uma professora e um professor negros, com certeza os dois eram tão competentes, capacitados e dignos quanto aos professores brancos que eu tive.

Obs.: Fiz questão de publicar esse meu blog hoje dia 21 de novembro porque não quero cooperar com a idéia de que o negro tenha um dia para comemorar, sou a favor que a comemoração deverá ser todos os dias, pois o negro é muito importante para ter um só dia, ainda mais quando este dia foi instituído de forma demagógica no meu entender, causando mais separação, segregação, racismo e preconceito.


Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog todos os dias, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.

Rosiani Almeida - Matelândia PR, José Carlos de Carvalho - Foz do Iguaçu PR, Djalma Pastorello - Foz do Iguaçu, PR, Bispo Manoel José da Rocha Neto - Foz do Iguaçu, PR, Cesar Berger – Medianeira, PR, Maria Rosilda de Almeida - Contagem, MG, Jorge Antonio Capaz – São Paulo, SP, Humaitá Paulo Witte – Foz do Iguaçu, PR.


(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.


“DEUS é minha luz e minha salvação; A quem temerei? DEUS é o baluarte da minha vida; De quem terei medo?” (Salmos 26:1)


(3) VOCÊ SABIA QUE?


Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1964, realizados em Tóquio no Japão de 10 a 24 de outubro, a nadadora australiana Dawn Frazer conquistou a terceira medalha de ouro consecutiva nos 100m livres emMelbourne 1956, Roma 1960 e Tóquio 1964, enquanto que o grande nome da natação foi o do estadunidense Don Schollander, com quatro medalhas de ouro.


(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?


Arroz à Brasileira


Ingredientes:

1 kg de arroz

4 colheres (de sopa) bem cheias de cebola picada

Sal ao paladar

8 colheres (de sopa) bem cheias de azeite

1 colher (de sopa) de massa de tomate


Modo de Preparar:

Põe-se num tacho o azeite e a cebola a refogar, mas sem tostar. Junta-se o arroz, sem água, que se deve deixar fritar bastante na gordura se quiser o arroz bem solto, mexendo sempre para não pegar até os grãos ficarem transparentes, e adiciona-se a massa de tomate. Deita-se água quente até cobrir o arroz todo, tempera-se de sal e leva-se a ferver. Logo que ferva um pouco, põe-se em lume brando, verifica-se a quantidade de calda e tapa-se o tacho; quando estiver quase pronto, mete-se no forno para acabar de cozinhar.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com


Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

(Lei 8069 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA)

Art. 31. A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.