domingo, 15 de março de 2009

"MULHER LUTADORA, GUERREIRA E CORAJOSA EMPRESTOU SEUS SERVIÇOS A NAÇÃO MOSTRANDO O VALOR DA MULHER BRASILEIRA.”



(1) ENFERMEIRA BRASILEIRA, DE TANTO AMOR A PATRIA SE INSCREVEU COMO VOLUNTARIA NA GUERRA DO PARAGUAI.


ANA JUSTINA FERREIRA NÉRI (* Vila de Cachoeira de Paraguaçu BA, 13-12-1814 - † Rio de Janeiro RJ 20-05-1880), Enfermeira e primeira profissional a se dedicar à enfermagem no Brasil, serve como voluntária na Guerra do Paraguai. Como homenagem, em 1926, Carlos Chagas dá seu nome à primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão.
Viúva do capitão-de-fragata Isidoro Antônio Néri, não se conforma em ver os três filhos o cadete Pedro Antônio Néri e os médicos Isidoro Antônio Néri Filho e Justiniano de Castro Rebelo e mais dois irmãos, ambos oficiais do Exército, serem convocados para a Guerra do Paraguai.
Decide escrever ao presidente da província uma carta na qual oferece seus serviços como enfermeira durante todo o tempo em que durasse o conflito. Deixa a Bahia, pela primeira vez na vida, em 1865 e vai auxiliar o corpo de saúde do Exército. Trabalha no hospital de Corrientes, onde conta com a ajuda de poucas freiras vicentinas para cuidar de mais de 6 mil soldados internados. Parte algum tempo depois, atuando em Salto, Humaitá, Curupaiti e Assunção.
Na capital paraguaia, então ocupada e sitiada pelo Exército brasileiro, monta uma enfermaria-modelo, utilizando para isso recursos financeiros pessoais, herdados da família. Volta ao Brasil em 1870, recebendo várias homenagens, entre elas as condecorações com as medalhas de prata humanitária e de campanha. Recebe do imperador dom Pedro II uma pensão vitalícia, com a qual educa quatro órfãos recolhidos no Paraguai. Morre no Rio de Janeiro. Seu retrato, pintado por Vítor Meireles, ocupa até hoje lugar de honra no Paço Municipal de Salvador.
Em sua homenagem foi denominada, em 1923, Ana Néri, a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão.
Em 1938, Getúlio Vargas, assinou o decreto nº 2.956, que instituía o "Dia do Enfermeiro", a ser celebrado a 12 de maio, devendo nesta data ser prestadas homenagens especiais à memória de Ana Néri, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do País.

Obs: Agradeço as minhas amigas, mulheres guerreiras que lêem meu Blog todos os dias:
Maria Helena Soprano – São Paulo SP
Márcia Flek – Curitiba PR
Maria Eleonora Marques - Brasília DF
Ivone da Conceição Lira – Rio de Janeiro
Silvana Spindola – Sorocaba SP
Edna Maria Puzzi - Campinas SP
Gloria Maria Dias - Tucuruí PA

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

A paz vos deixo, a minha paz vos dou; e eu não vo-la dou, como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem fique sobressaltado. (João 14:27)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Desse heroísmo, por vezes levado ao exagero, temos o exemplo do português Francisco Lázaro, que, ao partir para Estocolmo, onde participou nos Jogos de 1912, teve uma frase que ficou célebre: «Ou ganho ou morro.» Morreu a meio do percurso, vítima de insolação, num dos episódios mais dramáticos do nosso desporto. Podemos admirar o brio e a tenacidade desse atleta, mas temos de reconhecer que tal obstinação não é forma sensata de encarar o desporto. Por maior que seja a vontade de ganhar, não se deve ir além de outra e mais sã determinação: «Ou ganho ou perco.»

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Bolo de milho especial

Ingredientes:

2 latas de milho verde escorrido
2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de fermento em pó
6 ovos
2 pacotes de coco ralado em flocos (200 g)

Modo de Preparar:

Num liquidificador, bata 2 latas de milho verde escorrido, 2 atas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente, 2 colheres (sopa) de fermento em pó e 6 ovos.
Bata até que o milho esteja bem batido.
Transfira para uma tigela e acrescente 2 pacotes de coco ralado em flocos (200 g) e misture com uma espátula.
Numa forma redonda (25 cm diâmetro x 6,5 cm de altura), untada e forrada com papel manteiga, despeje a mistura.
Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 min até ficar corado.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com
Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com/ ou http://iguassufalls.zip.net/

VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.