(1) Manuel Bandeira foi um precursor do Modernismo, além de um dos maiores poetas brasileiros
MANUEL CARNEIRO DE SOUZA BANDEIRA FILHO (* Recife PE, 19/04/1886 - † Rio de Janeiro RJ, 13/10/1968) poeta brasileiro, mudou-se ainda jovem para o Rio de Janeiro. Em 1903, transferiu-se para São Paulo, onde iniciou o curso de engenharia na Escola Politécnica. No ano seguinte, abandonou os estudos por causa da tuberculose e retornou para o Rio, onde escreveu poesia e prosa, fez crítica literária e deu aulas na Faculdade Nacional de Filosofia. Por causa da doença, passou longos períodos em estações climáticas no Brasil e na Europa. Entre 1916 e 1920, perdeu a mãe, a irmã e o pai.
Em 1917, publicou "A Cinza das Horas", de nítida influência parnasiana e simbolista. Dois anos depois, lançou "Carnaval", fazendo uso do verso livre. Já se mostrava um dos precursores da linha modernista, e Mário de Andrade o chamaria de "São João Batista do modernismo brasileiro". Apesar disso, em 1922, por não concordar com a intensidade dos ataques feitos aos parnasianos e simbolistas, não participou diretamente da Semana da Arte Moderna, nem sequer viajou para São Paulo.
No entanto, seu poema "Os Sapos", lido por Ronald de Carvalho na segunda noite do acontecimento, provocou muitas reações. Nele, Bandeira se vale mais uma vez do verso livre, principal característica de sua obra:
"Enfunando os papos, Saem da penumbra, Aos pulos, os sapos. A luz os deslumbra. Em ronco que aterra, Berra o sapo-boi: 'Meu pai foi à guerra! ' 'Não foi!' - 'Foi!' - 'Não foi!'"
Com "O Ritmo Dissoluto" 1924 e "Libertinagem" 1930, temos um poeta totalmente integrado no espírito modernista. "Libertinagem" apresenta alguns poemas fundamentais para entender a poesia de Bandeira: "Vou-me embora pra Pasárgada", "Poética", "Evocação do Recife" e outros. Aparecem ali seus grandes temas: a família, a morte, a infância no Recife, os indivíduos que compõem as camadas mais baixas da sociedade.
Apesar dos amigos e das reuniões na Academia Brasileira de Letras, para a qual foi eleito em 1940, Bandeira viveu solitariamente. Mesmo sendo um apaixonado pelas mulheres, nunca casou: dizia que "perdeu a vez".
Morreu aos 82 anos, de parada cardíaca -e não de tuberculose, a doença que o acompanhara durante parte tão grande de sua vida.
Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog todos os dias, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.
Carlos Juliano Budel – Foz do Iguaçu PR, Antonio Osmar Machado - Foz do Iguaçu PR, Andréia Mlaker - Foz do Iguaçu, PR, Bispo Manoel José da Rocha Neto - Foz do Iguaçu, PR, Maria Helena Sepikes – Curitiba, PR, José Carlos de Almeida - Contagem, MG, Jorge Antonio Capaz – São Paulo, SP, Rosana Rodrigues Chemon – Foz do Iguaçu, PR.
(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.
“Quando contra mim se precipitam os malvados, Para devorar as minhas carnes, São eles, os meus adversários e meus inimigos, que vacilam e baqueiam” (Salmos 26:2)
(3) VOCÊ SABIA QUE?
Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1976, realizados em Montreal no Canadá de 17 de julho a 01 de agosto, A ginasta soviética de ascendência mongol Nellie Kim também conquistou três medalhas de ouro, também nestes Jogos foram introduzidos nesses Jogos as modalidades femininas do basquetebol, handebol e remo.
(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?
Torta de Sardinha Com Purê de Batatas
Ingredientes:
3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento
1 lata de sardinha em molho de tomate
1 tomate picado
Cebola a gosto
Cheiro-verde a gosto
1/2 lata de ervilhas em conserva
1 xícara (chá) de azeitonas picadas
Orégano a gosto
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1/2 xícara (chá) de óleo
4 batatas grandes cozidas
Leite o suficiente
Sal e pimenta a gosto
1 envelope de tempero
Modo de Preparar:
Junte todos os ingredientes numa vasilha, exceto a batata, o leite e o tempero. Misture bem. Vá acrescentando o leite até que se forme uma massa homogênea e reserve. Para o purê, amasse as batatas cozidas e acrescente o leite até que chegue a consistência de um purê cremoso. Tempere. Unte a forma com manteiga e despejar a mistura homogênea. Em seguida, cubra com o purê de batatas. Se desejar, espalhe um pouco de queijo parmesão ralado por cima. Em seguida, leve ao forno alto por cerca de 20 a 30 minutos. Para finalizar, decore com rodelas de tomate.
Abraços, até amanhã e fique com DEUS.
Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com
Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net
VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.
VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.
(Lei 8069 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA)
Art. 32. Ao assumir a guarda ou a tutela, o responsável prestará compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo, mediante termo nos autos.