segunda-feira, 20 de abril de 2009

“UMA OVERDOSE DE COCAINA CALOU UMA DAS MAIORES CATORAS DO BRASIL, QUE PENA, MESMO NA DITADURA MILITAR DEIXOU SUA MENSAGEM DE LIBERDADE”.



ELA FOI INCOMPARAVEL, DE GARRA, DE FIBRA, VENCEU TUDO, MAS INFELIZMENTE NÃO VENCEU O VICIO DAS DROGAS .

ELIS REGINA CARVALHO DA COSTA
(* Porto Alegre RS 17/3/1945 - † São Paulo SP 19/1/1982). Cantora gaúcha, uma das mais importantes intérpretes da geração pós-bossa nova, aos 11 anos, apresenta-se na Rádio Farroupilha, cantando no programa Clube do Guri.
Para muitos, Elis foi a maior cantora brasileira de todos os tempos. Incomparável em técnica e garra, a "Pimentinha", o "Furacão Elis", como era chamada, lançou compositores como João Bosco e Aldir Blanc, Renato Teixeira, Fátima Guedes. A primogênita do casal Romeu Costa e Ercy Carvalho Costa foi a primeira pessoa a inscrever sua voz como instrumento na Ordem dos Músicos.
Em 1956, passou a integrar o elenco fixo do programa, Clube do Guri, da Rádio Farroupilha de Porto Alegre. Em 1959, assinou seu primeiro contrato profissional com a Rádio Gaúcha também de sua cidade natal. Vai para o Rio de Janeiro no início da década de 60, onde, depois de apresentações na televisão, grava o LP Vivo a Brotolândia. Regressa a Porto Alegre, mas logo viaja para o Rio para gravar mais dois discos.
Muda-se de novo para o Rio em 1964, apresentando-se em boates. Projeta-se nacionalmente como cantora,em 1965, venceu o 1º Festival Nacional de Música Popular Brasileira na TV Excelsior, com "Arrastão" Edu Lobo e Vinicius de Morais. Dois dias depois, estreou no Teatro Paramount em São Paulo o show "Elis, Jair e Jongo Trio", que, gravado ao vivo, se tornou o LP "Dois na Bossa". Com sucesso do disco, ela e Jair Rodrigues estrelaram o histórico programa semanal "O Fino da Bossa".
O programa saiu do ar em junho de 1967, em janeiro de 1968, grava Upa, Neguinho, de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri.
porém, Elis continuou ao lado de Jair Rodrigues nos três programas da série "Frente Única - Noite da MPB" na TV Record. Em dezembro, aos 22 de idade, casou-se com Ronaldo Bôscoli, 16 anos mais velho. Logo, nasceu seu primeiro filho, João Marcelo.
O casamento terminou em 1972 e, em 1974, casou-se com o pianista César Camargo Mariano. Viveu em São Paulo, onde nasceram: Pedro, em 1975; e Maria Rita, em 1977. Em 1981, separou-se de César.
Sua carreira internacional ficou mais importante a partir de 1968, quando cantou nas TVs inglesa, holandesa, belga, suíça e sueca. De volta à TV Record, em 1969, fez a série de programas "Elis Studio", dirigida por Miéle e Bôscoli. Em maio, viajou para Londres, onde gravou um LP com o maestro inglês Peter Knight. Em junho, na Suécia, gravou um LP com o gaitista Toots Thielemans.
"Elis & Tom", disco com Tom Jobim, saiu em 1974. Na inauguração do Teatro Bandeirante (SP), cantou ao lado de Chico Buarque, Maria Bethânia, Tim Maia e Rita Lee. No ano seguinte, lançou "Falso Brilhante", em disco e nos palcos, show que foi assistido por 280 mil pessoas.
Pela TV Bandeirante, em 1979, demonstrou a sua intimidade com São Paulo em um programa no qual passeava pela cidade com Adoniran Barbosa e visitava Rita Lee. E participou do Show de Maio, com renda revertida para o fundo de greve dos metalúrgicos de São Paulo, no estúdio da Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, para 5 mil pessoas.
Naquele ano, gravou "O Bêbado e a Equilibrista", imediatamente apelidado de "Hino da Anistia no fim do Regime Militar de 1964". No 13º Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, foi aplaudida por 11 minutos. Para agradecer a platéia, fez uma jam session com Hermeto Pascoal.
Em 1980, o show "Saudade do Brasil" reuniu no palco 24 músicos e bailarinos. No ano seguinte, fez o espetáculo "Trem Azul", com cenário de Elifas Andreato. Morre em São Paulo, de overdose de cocaína, no auge da carreira no dia 19 de janeiro de 1982. Foi velada no Teatro Bandeirante, e vestia a camiseta proibida pela ditadura militar no show "Saudade do Brasil": a bandeira brasileira, com seu nome escrito no lugar de "Ordem e Progresso".

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:

Zulmira e Wilson – Mogi das Cruzes SP, J. Paulo – Foz do Iguaçu PR, Marcelo Knapp – Foz do Iguaçu PR, Brígida Freitas Moreira – Santa Maria RS, Juarez Silva dos Santos – Maceió AL, Otoniel Pereira da Silva – Ribeirão Preto SP, Sebastião Bonetti – Orlândia SP e Inês Mirna Villamayor – Mingua Guaçu Paraguai.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

"E Jesus disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo, que um rico dificultosamente entrará no reino dos céus”. (Matheus 19:23,24)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos do México 1968, na Cidade do México pela primeira vez atletas da Alemanha Ocidental e da Alemanha Oriental competiram em equipes separadas. Norma Enriqueta Basílio se tornou a primeira mulher a acender a Tocha Olímpica nos Jogos Olímpicos de Verão.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Macarrão ao forno

Ingredientes:

2 cebolas médias fatiadas
1 1/2 xícara chá de óleo
1 lata de molho de tomate
A mesma medida de água
25 azeitonas sem caroços
4 cubos de caldo de galinha, dissolvidos em um copo de água quente.
3 colheres de sopa de amido de milho, dissolvido em um copo de água fria.
1 copo de requeijão
1 pacote de macarrão tipo spaguetti furadinho nº6

Modo de Preparar:

Frite a cebola no óleo, até que fique bem macia e transparente.
Coloque o molho de tomate e a mesma quantidade de água.
Deixe ferver. Acrescente as azeitonas, o caldo de galinha e deixe apurar.
Dissolva o amido de milho na água coloque aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Quando engrossar coloque 2/3 ou 6 colheres (sopa) do copo de requeijão. Deixe ferver e continue mexendo. Desligue o fogo.
Numa panela com água e sal a gosto, cozinhe o macarrão e deixe "al dente".
Unte uma assadeira com o restante do requeijão, coloque o macarrão, acrescente o molho e leve ao forno pré-aquecido, por 20 minutos.
* Rendimento 6 porções.

Abraços, que DEUS esteja sempre com você.

Contatos:
jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.comAcesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net


VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.