(1) OS REGIMES DITATORIAIS ACABAM COM A LIBERDADE FISICA DO HOMEM, COLOCANDO OS NA PRISÃO, MAS SEU IDEAL DE LIBERDADE FLORECE NESTES MOMENTOS E TRANSFERE A LIBERDADE A UMA NAÇÃO INTEIRA.
Seus primeiros estudos se deram na Europa, voltando ao Brasil para cursar a então Faculdade de Direito de São Paulo, no Largo de São Francisco.
Estréia como jornalista na edição vespertina do "Estado", editada no transcurso da Primeira Guerra Mundial.
Afilia-se em 1917 à Liga Nacionalista, organização liderada por Frederico Steidel e Olavo Bilac, com vistas a democratizar os costumes políticos de um Brasil ainda oligárquico. Torna-se um dos mais jovens fundadores do Partido Democrático, em 1926, grupo formado por intelectuais e membros de uma nova elite urbana e liberal que combatia as práticas do velho PRP - Partido Republicano Paulista.
Sucede a seu pai em 1927 e engaja-se ao término do governo Washington Luís na candidatura de Getúlio Vargas, que
Derrotado Vargas, Mesquita Filho apóia a Revolução de 1930, mas decepciona-se com o descumprimento das promessas iniciais de Getúlio Vargas. Organiza dois anos depois o movimento conhecido por Revolução Constitucionalista de 1932 que exigia do governo provisório o estabelecimento de uma nova Carta ao País e o resgate das promessas perdidas de 1930.
Exilado pela primeira vez após a derrota da Revolução, Mesquita Filho volta ao Brasil ainda a tempo de fundar, com seu cunhado Armando Salles de Oliveira, então interventor de São Paulo, a Universidade de São Paulo, vista pelo jornalista como essencial para a formação de uma nova elite política e cultural para o Brasil.
A partir do golpe do Estado Novo, em 1938, Julio de Mesquita Filho é preso 17 vezes e levado ao exílio pela ditadura. "O Estado de S. Paulo" é expropriado da família em 1940 e, somente em 1945, ante uma decisão do STF – Supremo Tribunal Federal, é devolvido a seus legítimos proprietários.
Nos anos da República Nova (1946-1964), Mesquita Filho lidera seu diário nas lutas contra Vargas e seus seguidores, perfilando-se, ainda que assumindo uma postura crítica, à UDN - União Democrática Nacional.
Em 1964 apóia o golpe militar que derrubou João Goulart, mas rompe com o "partido fardado" logo após a edição do Ato Institucional nº 2, de
Desgostoso com a censura imposta ao diário, o velho jornalista deixa de redigir as "Notas e Informações". Após submeter-se a uma cirurgia no aparelho gástrico, falece em julho de 1969, aos 77 anos,
(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.
Porque eu estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as virtudes, nem as coisas presentes, nem as futuras, nem a violência, nem a altura, nem a profundidade, nem outra criatura alguma nos poderá apartar do amor de Deus, que está
(3) VOCÊ SABIA QUE?
Depois de 1920, o Brasil só voltou a ganhar medalhas em 1948, com um bronze do basquete masculino. Na edição seguinte, 1952, voltou a ganhar um ouro com Adhemar Ferreira da Silva no atletismo. Desde então, o país tem conseguido medalhas em todas as edições.
(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?
Galinha mourisca
Ingredientes:
1 galinha em pedaços
2 colheres (sopa) de manteiga
1 fatia de toucinho defumado ou bacon
1 colher (sopa) de colorau
1 cebola média cortada em rodelas
1 maço de cheiro verde
Folhas de hortelã e coentro a gosto
Suco de 1 limão
Sal a gosto
Fatias de pão
4 gemas
Canela em pó a gosto
Modo de Preparar:
Prepare um refogado com manteiga, toucinho ou bacon e o colorau.
Acrescente os pedaços de galinha, cobrindo com água suficiente para cozinhar durante 30 minutos.
Quando a carne estiver quase pronta, acrescentar a cebola, o cheiro verde, o hortelã, o coentro, o limão e o sal.
Termine o cozimento por mais 10 minutos aproximadamente.
Coloque então as fatias de pão no fundo da travessa e sobre elas os pedaços de galinha e os temperos do refogado.
Escalde as gemas em água fervendo, colocar sobre a galinha e polvilhar com canela.
Abraços, até amanhã e fique com DEUS.
Contatos: jpsfi@hotmail.com ou jpsfisp@gmail.com
Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com
VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRÁ O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU