domingo, 19 de julho de 2009

“Um brasileiro nascido na França que o Brasil jamais o esquecerá”


(1) Sua principal obra é Brasilia que o tornou imortal na história da arquitetura mundial.

LÚCIO COSTA (* Toulon – França, 22/02/1902 - † Rio de Janeiro RJ, 13/07/1998), Arquiteto e Urbanista franco-brasileiro, um dos maiores arquitetos brasileiros, forjou um legado de modéstia e inteligência, precisão e talento. Brasília, sua obra mais conhecida, foi concebida com estas quatro escalas: monumental, residencial, gregária e bucólica.
Filho de brasileiros em serviço no exterior, ele nasceu na França. Devido às atividades do pai, o almirante Joaquim Ribeiro da Costa, estudou em Newcastle na Inglaterra e Montreux na Suíça.

Em 1917, voltou para o Brasil. Estudou pintura e arquitetura na Escola Nacional de Belas-Artes, formando-se em 1924 e sendo nomeado diretor da mesma instituição em 1930.
O arquiteto casou-se com Julieta Guimarães em 1928 (ela morreria num acidente automobilístico sofrido pelo casal em 1954).

Em 1936, Lucio Costa convidou o arquiteto suíço Le Corbusier para vir avaliar o projeto do edifício-sede do Ministério da Educação, no Rio de Janeiro. Em 1938, projetou junto com Oscar Niemeyer o pavilhão brasileiro da Feira Universal de Nova York.
Em 1957, venceu o concurso nacional para a elaboração do Plano-Piloto de Brasília, o que o tornou conhecido no mundo inteiro. Passou então a receber convites para projetar diversos planos urbanísticos.

Em 1960, recebeu o título de professor "honoris causa" da Harvard University - EUA. Quatro anos depois, foi convidado a integrar a equipe de reconstrução da cidade de Florença, atingida por uma inundação.

Lucio Costa escreveu os livros "Documentação Necessária", "Notas Sobre a Evolução do Mobiliário Luso-Brasileiro" e "Arquitetura Jesuítica no Brasil".

Pela obra de toda uma vida, recebeu diversas honrarias, entre os quais a Legião de Honra na França e o Prêmio Calouste Gulbenkian em Portugal. Morreu em casa, aos 96 anos. Deixou uma filha, Ana Elisa Costa, também arquiteta.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:

Julieth Cooper da Silva – Foz do Iguaçu (PR), Melina Pereira da Silva – São Joaquim da Barra (SP), Maria Antonia Jardim – Recife (PE), José Gilberto Alexandre Cascales – Palmital (SP), José Roberto de Freitas - Rio Claro (SP), Edersson Rafagnin – Foz do Iguaçu (PR) e Amábilis, Casa do Oficio - Foz do Iguaçu (PR)

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

"O que crê no Filho, tem a vida eterna: o que porém não crê no Filho, não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de DEUS" (João 3, 36)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Os gregos faziam como juramento uma oração no templo de Zeus para que as competições fossem justas. Atualmente, os atletas prometem, no juramento, honra, boa vontade e esportividade. Com o objetivo de diminuir sentimentos nacionalistas, em 1920 a expressão "honrar o nosso país" foi trocada por "honrar a nossa equipe".

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Salada Paulista

Ingredientes:


800 g de batata bolinha

3 ovos

1 xícara (chá) de Azeite de Oliva (200 ml)

2 colheres (sopa) de mostarda em grãos

Sal a gosto

Pimenta-do-reino moída na hora

4 talos de cebolinha verdes lavados e picados

4 talos de salsa lavados e picados

1 embalagem de Salsicha (Hot Dog) (500 g)

Modo de Preparar:

Corte as batatas ao meio e cozinhe-as por 10 minutos em água salgada até ficarem "al dente" ou até que ao toque de um garfo o centro da batata ainda esteja um pouco firme. Escorra-as e deixe esfriar. À parte, coloque os ovos na água fria e cozinhe-os em fogo alto por 5 minutos. Quebre a casca dos ovos e separe as gemas em uma tigela. Bata com um batedor de arame ou um garfo as gemas, 1 colher (sopa) de água, e vá acrescentando o azeite em fio até formar um molho levemente espesso e homogêneo. Junte a mostarda, o sal, a pimenta e as ervas mexendo bem.

Cozinhe as salsichas por 3 minutos em água fervente e deixe-as esfriar. Corte-as em rodelas de 1 cm e misture-as com as batatas e o molho.

Leve à geladeira até o momento de servir.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com , jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com

Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.

DIA 3 DE OUTUBRO DE 2010 HAVERÁ ELEIÇÕES NO BRASIL, VOCÊ ELEITOR TERÁ MUITO TEMPO PARA PENSAR E ANALISAR, PENSE, ANELISE E VOTE CONSCIENTE EM UM CADIDATO DESCENTE.