domingo, 18 de julho de 2010

“EM 2002 A DIABETES CALA O ÍNDIO DEPUTADO FEDERAL”.

(1) JURUNA UM ÍNDIO QUE TEVE A CORAGEM DE DENUNCIAR PAULO MALUF QUE QUIS SUBORNÁ-LO NA ELEIÇÃO INDIRETA PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
MÁRIO JURUNA (Barra do Garças MT, 03/09/1942 – Brasília DF, 18/07/2002) foi o primeiro Deputado Federal no Brasil pertencente a uma etnia indígena.
Nasceu na aldeia xavante Namurunjá, próxima a Barra do Garças, no estado de Mato Grosso e era filho do cacique Apoenã. Viveu na floresta, sem contato com a civilização, até os 17 anos, quando se tornou cacique.
Nos anos 70 ficou famoso ao percorrer os gabinetes da FUNAI, em Brasília, lutando pela demarcação da terra para os índios, portando sempre um gravador para registrar tudo o que o branco diz e constatar que as autoridades, na maioria das vezes, não cumpriam a palavra.
Elegeu deputado federa pelo PDT (1983-1987), representando o Rio de Janeiro. Sua eleição teve uma grande repercussão no país e no mundo. Foi o responsável pela criação da Comissão Permanente do Índio, que levou o problema indígena ao reconhecimento formal. Em 1984 denunciou o empresário Calim Eid por tentar suborná-lo para votar em Paulo Maluf, candidato dos militares à presidência da República no colégio eleitoral. Votou em Tancredo Neves, candidato da oposição democrática.
Candidatou novamente em 1986, não conseguiu se reeleger, mas continuou ativo na política por vários anos. Findo o mandato, e abandonado pela tribo, ficou na miséria, vindo a falecer em decorrência de diabetes.
Casado três vezes, pai de 14 filhos, Juruna morava no Guará, cidade-satélite de Brasília, e recebia do PDT uma ajuda de custo de cerca de R$ 3 mil. Recentemente, pleiteava uma pensão junto ao governo federal, similar a que recebe Orlando Villas-Bôas.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.
José Carlos de Carvalho - Foz do Iguaçu PR, Juarez Silva dos Santos - Foz do Iguaçu, PR, Dr. Junior Rafagnin - Foz do Iguaçu, PR, Paulo Cézar Quentais – São Bernardo do Campo, SP, Walter Vieira do Amaral - Porto Alegre, RS, Romano Capponi – Foz do Iguaçu, PR.
(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.
Mas eu em Vós, Senhor, confio; Digo: sois Vós o meu Deus. (Salmos 30:15)
(3) VOCÊ SABIA QUE?
Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920, realizados em Antuérpia, Bélgica, de 20 de abril a 12 de setembro. Numa homenagem do COI ao sofrimento infligido ao povo belga durante a I Guerra Mundial, que inclusive impediu a realização dos Jogos de 1916, anteriormente marcados para Berlin. Atletas de 29 países, num total de 2.561 homens e 65 mulheres participaram de 24 esportes num total de 154 modalidades, que foram abertos pelo Rei Alberto.
(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?
Geleia de morango.
Ingredientes:
1 kg de morango; 800 gr de açúcar.
* Pode ser feito com qualquer quantidade de morangos, mas sempre colocando 200 gr de açúcar a menos do peso da fruta.
Modo de Preparar:
Lavar os morangos e tirar o cabinho.
Amassar num prato os morangos grosseiramente.
Levar ao fogo os morangos e o açúcar e ir desmanchando com um garfo e mexer até ficar no ponto de geléia.
Se não tiver certeza do ponto, ir dando aos poucos, pois quando esfria dá para ver se ele está mole ou não, colocar em frasco esterilizado.
(5) LEI 8069 – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA
Art. 87. São linhas de ação da política de atendimento:
I - políticas sociais básicas;
II - políticas e programas de assistência social, em caráter supletivo, para aqueles que deles necessitem;
III - serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão;
IV - serviço de identificação e localização de pais, responsável, crianças e adolescentes desaparecidos;
V - proteção jurídico-social por entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

BR 277 É UMA NECESSIDADE, DUPLICAÇÃO JÁ, LUTE PELA SUA VIDA.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.


Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com
Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.