terça-feira, 28 de abril de 2009

A COPA DO MUNDO DE 2014 SERÁ UMA FESTA, MAS PODERÁ SER UMA GRANDE DOR DE CABEÇA.


(1) 2014 A COPA DO MUNDO SERÁ NO BRASIL, PRESTIGIE COM MODERAÇÃO.
Nos dias atuais o assunto do momento é a Copa do Mundo de 2014 a se realizar no Brasil, a imprensa brasileira de qualquer veiculo e tipo de comunicação além de estar atenta, até por interesse financeiro ou por interesse particular do profissional, todos estão perdidos no sentido de saber se a Copa do Mundo é benéfica ou maléfica para o nosso país, em alguns programas das diversas emissora de rádio e de televisão, entre os locutores, comentaristas, apresentadores e jornalista em geral não há uma unanimidade se são a favor ou contra realização do grande evento esportivo no Brasil, eu entendo porque uns dizem que o Brasil não tem condições para bancar o evento dessa magnitude, mas não dizem claramente porque, outros dizem que nossa infra-estrutura de forma geral é péssima, dizem que nossos estádios são obsoletos, péssimos sem as mínimas condições de receber jogos, mal acomodações para o público, outros dizem que nossa rede hoteleira esta muito inferior a aquilo que o evento exige, outros dizem que o transporte é ruim, aeroportos e metrôs então nem se falam, pra muitos críticos nem existem e assim por diante, mas tem aqueles que dizem também que é totalmente a favor da realização da Copa acredito que para o povo brasileiro que respira, que vive futebol será uma grande, uma enorme festa, uma confraternização nacional.
Bom eu sou totalmente favorável a realização dos jogos, primeiramente porque eu adoro quase todas as modalidades de esportes e em especial o futebol, acredito e confio no Brasil, torço pra que os responsáveis de forma geral cumpram o que prometeram a FIFA para que toda a estrutura esteja em condições no prazo estipulado pela ela, também sou tenho um opinião que a Copa do Mundo será realizada no Brasil e para o povo brasileiros e não para o pessoal do estrangeiro, respeitamos todos que aqui vierem, para assistir, para trabalhar e para jogar o campeonato, respeitamos os dirigentes os trabalhadores profissionais do exterior que aqui virão para transmitir os jogos, respeitamos muito de forma carinhosa em especial os atletas e os torcedores de qualquer parte do mundo, sei com certeza absoluta que o povo brasileiros os receberão com aquela cordialidade e simpatia singular da nossa gente, afinal eles merecem.
Diante de tudo isso eu também tenho certo medo, eu também fico com o pé atrás em certas situações, olha em um país que falta serviços prioritários como educação, saúde, transportes, segurança e outros, fica muito difícil explicar tanto gasto com uma evento esportivo deste quilate, eu confesso tenho muito medo, mas o meu maior medo é que se todas essas promessas prometidas a FIFA como estádios, infra-estrutura e outras não ficarem prontas até o prazo estipulado, ai a coisa fica feia, feia porque como quem assume, quem autoriza, quem da aval para a FIFA realizar a Copa do Mundo aqui no Brasil se não me falhe a memória é o Governo Federal e neste caso o Governo para não passar vergonha, não passar por vexames e constrangimentos terá que fazer tudo correndo tudo no afogadilho como já ocorreu no Pananericano do Rio de Janeiro, ai coisa fica feia pois terá o Governos de fazer obras e mais obras às vezes até sem licitação por não terá mais tempo hábil para fazê-las, e neste caso as empreiteiras e os espertalhões deitam e rolam se locupletando como o dinheiro publico, superfaturando tudo, elevando os preços muito além daqueles preços práticos pelo mercado ficando a conta muito caro não só para os cofres públicos, mas muito mais para o bolso do já sofrido e espoliado povo brasileiro, temos que ficar atentos, e de olho bem abertos para não sermos lesados mais uma vez como já aconteceram inúmeras vezes.
Obs: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:
Antônio Mantovani – São Paulo SP, Walter Oliveira do Amaral – Porto Alegre RS, Miguel Ângelo Dalla Valle – Foz do Iguaçu PR, Eliane Moreira dos Santos – Brasília DF, Maria Socorro de Oliveira Cavalcante – Olinda PE, Antônio Osmar Machado – Foz do Iguaçu PR e Marcio Rollenberg – São Paulo SP.
(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.
"Mas Deus faz brilhar a sua caridade em nós: porque ainda quando éramos pecadores em seu tempo, morreu Cristo por nós: pois muito mais agora, que somos justificados pelo seu sangue, seremos salvos da ira por ele mesmo." (Romanos 5, 8:9)
(3) VOCÊ SABIA QUE?
Desde a sua criação, cujos primeiros registros datam de 776 a.C, por alguns historiadores, até os dias atuais, cerca de 100 mil atletas já disputaram os Jogos Olímpicos que é considerado o ápice para todo e qualquer esportista. Os atletas brasileiros participam do evento desde a edição realizada em Antuérpia, na Bélgica, em 1920, totalizando 20 participações. Nem todos os esportes, porém, podem integrar o programa dos Jogos Olímpicos de Verão, como também é conhecido o principal evento esportivo do planeta. A decisão de quem entra ou sai do programa dos Jogos Olímpicos é tomada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), a partir de análises técnicas do esporte, modalidade ou prova.
(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?
Matriz Flower Salad
Ingredientes:
6 folhas de alface roxa
6 folhas de alface crespa
6 folhas de alface lisa
6 folhas de alface romana
4 folhas de alface frisée
6 folhas de rúcula
3 rodelas de tomate caqui
6 rodelas de carpaccio de palmito pupunha
8 tiras de erva-doce
3 barcas de endívia amarelas
15 grãos de croutons
4 unidades de flores comestíveis
Ingredientes para o Molho Francês:
50g de vinagre branco
70g de azeite de oliva
10g de ervas naturais (como tomilho e alecrim)
gotas de limão
sal a gosto
Modo de Preparar:
Bata todos os ingredientes do molho com uma espátula. Em seguida, em um prato gelado, coloque a mistura de molho, as rodelas de tomate caqui nas pontas do prato, alface roxa, alface crespa. Intercale as barcas de endívia, alface lisa, alface romana, as folhas de rúcula, alface frisée, as tiras de erva-doce e rodelas de carpaccio pupunha. Finalize com pétalas de flores comestíveis e os croutons. Entre uma alface e outra, coloque o molho francês
Abraços, até amanhã e fique com DEUS.
VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRÁ O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

“A NAÇÃO E A NOSSA MARINHA JAMAIS PODERÃO ESQUECER UM VALENTE JOVEM COMO MARCILIO DIAS, UM HEROI BRASILEIRO”.


(1) COM CORAGEM E BRAVURA, QUALIDADE NATA QUE POSSUIA, TORNOU HEROI DE GUERRA BRASILEIRO, DANDO SUA VIDA NA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO, NA GUERRA CONTRA O PARAGUAI.

MARCILIO DIAS (* Rio Grande RS, 1838 - † Rio Paraná, Perto de Corrientes Argentina, 12/06/1865), Militar brasileiro, herói da batalha naval do Riachuelo, decisiva para a derrota do Paraguai na guerra contra o Brasil. De origem humilde, era filho de Manuel Fagundes Dias e da à lavadeira Palcena Dias, era pardo escuro e assentou praça como grumete (1855, aos 17 anos de idade, tendo praça no Corpo de Imperiais Marinheiros. Embarcou na corveta Constituição em 1856 e logo após no navio Tocantins que tinha o Almirante Barroso, como seu comandante. Recebeu sua primeira promoção (1861) como marinheiro de 3a. classe e no ano seguinte foi promovido para marinheiro de 2a classe. Entrou para a Escola Prática de Artilharia (1863) como marinheiro a fim de se habilitar na manipulação de artefatos bélicos, indispensáveis ao serviço de bordo, e recebeu a classificação de Praça Distinta, passando a usar o distintivo de marinheiro-artilheiro. Embarcou na corveta Imperial Parnaíba (1864), em expedição ao Rio Prata e na volta foi promovido a Marinheiro de 1ª classe (1864). Deflagrada a guerra do Paraguai ( 1864), distinguiu-se nos ataques da esquadra brasileira a Paissandu, sob as ordens de Mariz e Barros. Na corveta Parnaíba, participou da batalha naval do Riachuelo, travada em águas do rio Paraná (1865). Ferido mortalmente, morreu no dia seguinte, 12 de junho, nas proximidades de Corrientes, Argentina, com apenas 27 anos de idade. Seu corpo foi lançado nas águas do rio Paraná e seu nome passou a ser cultuado como modelo de dedicação à pátria e bravura, inclusive ainda hoje seu retrato costuma figurar com destaque nos quartéis e navios da Marinha brasileira.

Obs: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:Cleverson Abate – Foz do Iguaçu PR, João Carlos Gumieiro – São Paulo SP, Salete Farinon – Caxias do Sul RS, Maria Alda Calicchio – Foz do Iguaçu PR, Antonio dos Santos Ferreira – Goiânia GO, José Gilberto Barros – Belém PR, Joelton Cooper da Silva – Foz do Iguaçu PR e Marina Ortiz Oviedo – San Alberto Paraguai.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

"Porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;". (1 Coríntios 13:9)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nestes anos e nestas cidades já foram realizados os Jogos Olímpicos da Era Moderna?:
1896 - I Olimpíada - Atenas, Grécia, 1900 - II Olimpíada - Paris, França, 1904 - III Olimpíada - Saint Louis, Estados Unidos, 1906 - Edição comemorativa - Atenas, Grécia, 1908 - IV Olimpíada - Londres, Reino Unido, 1912 - V Olimpíada - Estocolmo, Suécia, 1916 - VI Olimpíada - 1ª Guerra mundial, não realizada, 1920 - VII Olimpíada - Antuérpia, Bélgica, 1924 - VIII Olimpíada - Paris, França, 1928 - IX Olimpíada - Amsterdã, Holanda, 1932 - X Olimpíada - Los Angeles, Estados Unidos, 1936 - XI Olimpíada - Berlim, Alemanha, 1940 - XII Olimpíada – 2ª Guerra Mundial, não realizada, 1944 - XIII Olimpíada - 2ª Guerra Mundial, não realizada, não realizada, 1948 - XIV Olimpíada - Londres, Reino Unido, 1952 - XV Olimpíada - Helsínque, Finlândia, 1956 - XVI Olimpíada - Melbourne, Austrália, 1960 - XVII Olimpíada - Roma, Itália, 1964 - XVIII Olimpíada - Tóquio, Japão, 1968 - XIX Olimpíada - Cidade do México, México, 1972 - XX Olimpíada - Munique, Alemanha Ocidental, 1976 - XXI Olimpíada - Montreal, Canadá, 1980 - XXII Olimpíada - Moscou, União Soviética, 1984 - XXIII Olimpíada - Los Angeles, Estados Unidos, 1988 - XXIV Olimpíada - Seul, Coreia do Sul, 1992 - XXV Olimpíada - Barcelona, Espanha, 1996 - XXVI Olimpíada - Atlanta, Estados Unidos, 2000 - XXVII Olimpíada - Sydney, Austrália, 2004 - XXVIII Olimpíada - Atenas, Grécia, 2008 - XXIX Olimpíada - Pequim, China e 2012 - XXX Olimpíada, a se realizar em Londres, Reino Unido

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Bolo de Fubá


Ingredientes:

3 gemas
3 claras
3 colheres de sopa de manteiga
3 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de fubá
1 xícara de chá de leite
1 colher de sobremesa de erva doce
1 colher de sopa de fermento em pó
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de Preparar:

Bata as claras em neve. Reserve. Bata bem o açúcar, a manteiga, as gemas e a erva doce. Junte a farinha e o fubá. Acrescente o leite aos poucos e o queijo ralado. Bata bastante. Adicione as claras em neve mexa delicadamente. Coloque o fermento. Leve para assar em forno pré-aquecido em uma assadeira untada com manteiga e farinha.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos:
jpsfi@hotmail.com ou jpsfisp@gmail.com
Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com

VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.

domingo, 26 de abril de 2009

“QUERO SER A PINTORA DA MINHA TERRA, DESTA FORMA ELA DEFINIU SUA AMBIÇÃO PELA ARTE E AMOR PELO BRASIL”





(1) NENHUMA OUTRA PINTORA AMOU E DEDICOU A PINTRURA MAIS QUE ELA, ASSIM SE TORNOU A PINTORA DO BRASIL.



TARSILA DO AMARAL (* Capivari SP, 01/09/1886 – † São Paulo SP, 17/01/1973), "Quero ser uma pintora da minha terra". Foi assim que Tarsila do Amaral definiu, certa vez, sua ambição nas artes. Essa pintora modernista brasileira nasceu numa propriedade rural no interior de São Paulo, de família tradicional e rica, estudou na capital do estado de São Paulo, no Colégio Sion e a partir de 1902, em Barcelona, Espanha, no Colégio del Sagrado Corazón, nesta cidade, aos 16 anos, pintou "Sagrado Coração de Jesus", seu primeiro quadro conhecido.
Quatro anos depois, casou com André Teixeira Pinto, pai de sua única filha, Dulce. Separou-se dele e, em São Paulo, começou a estudar escultura com Zadig Mantovani e depois, desenho e pintura com Pedro Alexandrino.
Em 1920, embarcou novamente para a Europa, com a filha, que ficou num colégio em Londres. Tarsila se fixou em Paris, onde ingressou na Académie Julian e freqüentou o ateliê de Émile Renard. Em 1922, teve uma de suas telas admitida no Salão dos Artistas Franceses. No mesmo ano, regressou para o Brasil e se juntou aos intelectuais modernistas, embora não tenha participado da Semana de 1922.
Juntamente com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Pcchia, formou o "Grupo dos Cinco". Nessa época, iniciou o romance com Oswald de Andrade.
Um ano depois, voltou para a Europa e a convivência com intelectuais, pintores e poetas de lá. Em 1926, expôs em Paris com muito êxito e alcançando grande sucesso e se casou com Oswald.
Suas obras, de cores intensas e temas regionais, seguiam o conceito nacionalista do modernismo.
Abaporu. Com essa célebre tela, Tarsila do Amaral deu impulso ao Movimento Antropofágico e propiciou o momento mais criativo e original do modernismo brasileiro no âmbito das artes plásticas. Dado de presente de aniversário a Oswald de Andrade, o artista, entusiasmado com a originalidade da obra, entrou em contato com Raul Bopp e tratou de organizar um movimento em torno dele. Primeiro procurou no vocabulário tupi-guarani o nome que daria à inusitada obra: Aba,homem e poru, que come ou antropófago. Mesmo tornando-se figura marcante no movimento modernista, Tarsila não participou da Semana de Arte Moderna. Nessa época, estava em Paris estudando na Académie Julien. Entrou em contato com o grupo modernista só quando retornou a São Paulo, no final de 1922, formando, com Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia, o Grupo dos Cinco. Novamente em Paris em 1923, conheceu Léger e Cendrars, entre outros artistas vanguardistas. De volta ao Brasil em 1924, percorreu as cidades históricas mineiras com o poeta francês Blaise Cendrars, Oswald de Andrade e Mário de Andrade numa viagem de descoberta do Brasil. Sua obra pode ser dividida em três fases. Na primeira, denominada Pau-Brasil, Tarsila, influenciada pela construção geométrica de Léger, integra à sua pintura temas brasileiros e as cores caipiras das cidades barrocas mineiras, dos subúrbios das grandes cidades em especial São Paulo e do universo rural. Alguns dos quadros dessa fase: A Negra (1923), Rio de Janeiro (1923), São Paulo (1924), O Mamoeiro (1925), O Vendedor de Frutas (1925) e Palmeiras (1925) . Com o Abaporu (1928), iniciou a segunda fase, a Antropofágica. Rompendo sua relação tranqüila com o mundo real e usando cores telúricas, uniu o onírico e o fantástico a temas primitivistas e nativistas, que se deformam e se confundem com o sonho. Outras obras da fase: O Ovo (1928), O Lago (1928), Boi na Floresta (1928), O Sono (1928) e Antropofagia (1929). Tarsila e Oswald se separaram em 1930, em 1933, com o quadro "Operários", ela deu início à pintura social no Brasil. No ano seguinte, participou do Primeiro Salão Paulista de Belas-Artes, De meados dos anos 1930 a meados dos anos 1950, ela viveu com o escritor Luís Martins. De 1936 a 1952, foi colunista da rede Diários Associados.
após viagem à União Soviética. Tarsila participou de coletivas no exterior e das primeiras Bienais de São Paulo de 1951 e 1953, merecendo uma sala especial em 1963. Em 1964, apresentou-se na 32ª Bienal de Veneza.

Obs: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:
Dilva Delinsk – Foz do Iguaçu PR, Maria Cecília Costez – São Paulo SP, Carlos Cezar Martins – Porto Alegre RS, Luana Camargo Almeida – Foz do Iguaçu PR, Fabrício Constâncio da Luz – Brasília DF, Joaquim Oliveira Cavalcante – Ipubi PE, Antônio Osmar Machado – Foz do Iguaçu PR e Maria Amélia Sartoratto – Oldhan Inglaterra (UK).

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

"Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo sofre." (1 Coríntios 13:8)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Que nos Jogos Olímpicos de Roma em 1960, Barbados, Jamaica e Trinidad e Tobago competiram sob a bandeira das Índias Britânicas Ocidentais.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Carnes - Vitela à russa

Ingredientes:

800 gramas de pimentões doces, verdes e vermelhos
1 colherinha (café) de salsa picadinha
800 gramas de carne magra de vitela
1 colherinha (café) de alcaparra
1 pitada de páprica
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 cenoura
1 talo de aipo
4 tomates
sal

Modo de Preparar:

Amarrar a carne como um assado comum e colocar numa panela com 2 litros de água fervente com sal, cebolas, alho, cenoura, aipo e cozinhar em fogo brando durante 1 hora e ½ mais ou menos. Enquanto isso, lavar e enxugar os pimentões, retirar os cabinhos e as sementes e colocar numa tigela. Quando a carne estiver pronta, retirar a panela do fogo, deixe-a esfriar no caldo e desamarrar. A seguir, retirar a carne do caldo, cortar em fatias e arrumar sobrepostas, numa travessa oval. Apure o caldo, até reduzi-lo a meio litro.
Juntar os pimentões e os tomates picados, ferver durante uns 20 minutos e passar tudo numa peneira. Lavar ao fogo e apurar até ficar como um creme. Adicionar então a páprica, salsa picada, alcaparras, despejar o molho sobre as fatias de carne e deixar repousar 1 hora antes de servir.

* Receita para Regime - 275 Calorias, para 4 pessoas

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com ou jpsfisp@gmail.com
Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com/



VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.

sábado, 25 de abril de 2009

AS RODOVIAS BRASILEIRAS PRECISAM URGENTEMENTE DE RECUPERAÇÃO E MANUTENÇÃO, O GOVERNO TEM QUE ABRIR OS OLHOS OU TRABALHAR UM POUQUINHO MAIS.

(1) AS ESTRADAS BRASILEIRAS COM POUQUÍSSIMAS EXCEÇÕES SÃO LASTIMÁVEIS, PRINCIPALMENTE AS FAMOSAS RODOVIAS FEDERAIS (BRs)


Toda a nação brasileira sabe qual é o estado de conservação das estradas em todo o território nacional, a nossa estrutura rodoviária se divide em rodovias federais, estaduais e municipais, as rodovias federais geralmente interestaduais, ligam um ou mais estados são mantidas pelo DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes), órgão do Governo Federal brasileiro e são identificadas pela sigla BR, as rodovias estaduais são mantidas pelos governos dos respectivos Estados geralmente pelos órgãos denominados DER – Departamentos de Estradas de Rodagem, mas não obrigatoriamente, no Rio Grande do Sul o órgão se denomina por DAER – Departamentos Autônomo de Estradas de Rodagem, nunca ultrapassam as fronteiras estaduais suas siglas de identificações são as mesmas dos estados, ex. (AC, BA, MG, RJ, RS e SP), finalmente as rodovias municipais, os exemplos mais comuns são as rodovias vicinais mantidas pelos municípios, quase sempre em terra e sem pavimentação.
Senhores e senhoras existe algo muito comum entre estas estradas, claro existem excessos, todas elas na sua maioria são mal conservadas, muitas são péssimas, existem algumas estradas muito bem conservadas, das 20 (vinte) melhores do Brasil, 18 (dezoito) estão no Estado de São Paulo, destas 16 (dezesseis) são estaduais, as famosas SP e apenas 1 (uma) é federal BR, a BR 116, Rodovia Presidente Dutra que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, 1 (uma) entre RJ/MG a BR 040 ligando o Rio de Janeiro a Juiz de Fora, 1 (uma) no Paraná a BR 277/376, Rodovia do Café que liga Paranaguá a Ponta Grossa e 1 (uma) no RS, a BR 290 (Freeway) que liga Osório a Porto Alegre, todas são duplicadas.
Toda esta explanação acima é para ficar bem claro que eu não falo só nas coisas ruins que existe, falo das boas também, mas viajando pela BR 469, em Foz do Iguaçu, PR importante rodovia federal brasileira que liga o aeroporto internacional ao cento da cidade, muito usada por turistas não só do Brasil, mas também por turistas do exterior, notamos seu péssimo estado de conservação, pavimentação toda deteriorada, sem acostamento, sinalização praticamente inexistente e o mato tomando conta das duas margens, inclusive há pouco mais de dois anos foi elaborado pelo DNIT um processo licitatório para a duplicação da rodovia, as obras foram iniciadas porem as mesmas foram interrompidas com muito pouco tempo de trabalho, com a interrupção das obras ficaram inúmeros buracos causados pela escavação onde seria construída a outra pista para a duplicação, o resultado disso é que com a água das chuvas formam verdadeiros piscinões criadouros de insetos, acredito eu, inclusive até o mosquito da dengue Aedes Aegypti.
A paralisação oficialmente não sabemos, mas tudo indica que a licitação foi fraudulenta, com pelos superfaturados e o que restou foi mais uma obra inacabada, prejudicando toda a população da cidade de Foz do Iguaçu, a grande quantidade de turistas que aqui venham maciçamente para visitarem importantes pontos turísticos de uma bela tríplice fronteira como as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves, o Parque Nacional, o Refugio Biológico de Itaipu, a Usina Hidrelétrica de Itaipu e para fazerem compras em Cidade do Leste no Paraguai e Porto Iguaçu na Argentina.
Diante desse quadro todo não podemos deixar de lembrar a todo o descaso dos governos, principalmente o federal como toda a sociedade brasileira, uma rodovia super importante se encontra neste estado deplorável de conservação, e tem mais, este é o real retrato das demais rodovias do Brasil, inclusive que as outras na sua grande quantidade em estado muito pior que a BR 469, fora aquelas exceções que já falamos no inicio a situação esta feia, com esse “esquecimento” do Governo Federal com as suas estradas não podemos aqui elogiá-lo, temos que aqui falar a verdade, e esta é a verdade nua e crua mostrando a incompetência, a falta de vontade política e o desmazelo do Governo José Inácio da Silva o Lula com as estradas brasileiras, creditamos parte desta incapacidade, esta negligencia aos governos municipal de Foz do Iguaçu e estadual do Paraná por cruzarem os braços diante da caótica situação e achando por desculpa o fato de a rodovia se federal dizendo que a responsabilidade é de exclusividade da União, omitindo assim até o direito de pressionar os órgãos responsáveis por este patrimônio público, enquanto isso a nação brasileira sofre muito e em especial os Iguaçuenses que convivem 24 horas por dia com mais esta falta de vergonha de um governo que dificilmente sabe das coisas.

Obs: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:


Dilva Delinsk – Foz do Iguaçu PR, Antônio Mantovani – São Paulo SP, Walter Oliveira do Amaral – Porto Alegre RS, Miguel Ângelo Dalla Valle – Foz do Iguaçu PR, Eliane Moreira dos Santos – Brasília DF, Maria Socorro de Oliveira Cavalcante – Olinda PE, Antônio Osmar Machado – Foz do Iguaçu PR e Marcio Rollenberg – São Paulo SP.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

Porque eu estou certo que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as virtudes, nem as coisas presente, nem as futuras, nem a violência, nem a altura, nem a profundidade, nem outra criatura alguma nos poderá apartar do amor de Deus, que está em Jesus Cristo Senhor nosso. (Romanos 8:38-39)

(3) VOCÊ SABIA QUE?


A prova da maratona é uma homenagem perpétua dos jogos à Grécia. A corrida de fundo tem distância de 42 quilômetros e 195 metros, a mesma percorrida por um soldado grego chamado Pheidíppides (*530 AC - †490 AC), que correndo levou até Atenas a notícia da vitória de seu exército na batalha de Maratona, cidade da Ática, onde se combatiam os persas. Dada a notícia, caiu morto, tornando-se sinônimo da tenacidade humana.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Carne de panela diferente

Ingredientes:

Tempero:

1 peça de lagarto (2 a 2,6kg)
2 cenouras,
150g de peito de peru fatiado
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
1 maço de cheiro verde
2 folhas de louro
3 cubos de caldo de carne
1 garrafa (600ml) de cerveja branca
Sal a gosto

Para o cozimento:

Farinha de trigo o suficiente para selar a carne
1 xícara (chá) de óleo
1 garrafa de cerveja preta (600 ml)
Caldo do tempero

Modo de Preparar:


Tempero:

Limpe a carne, faça um furo no centro da peça com uma faca, coloque a cenoura e o peito de peru fatiado. A parte, coloque no liquidificador: as cebolas, os dentes de alho, o cheiro verde, as folhas de louro, os cubos de caldo de carne, a cerveja e o sal.
Bata e coloque sobre a carne.
Deixe marinar de um dia para o outro.

Para o cozimento:

Retire a carne do tempero e passe na farinha de trigo. Na panela de pressão com o óleo, deixe esquentar, coloque a carne selada na farinha de trigo e deixe dourar por uns 7 minutos aproximadamente. Junte o caldo do tempero, a cerveja preta e deixe na pressão por 1 hora mais ou menos. Sirva com batatas

Busca por Itens Relacionados

Carne de Panela – Lagarto – Cerveja branca – Cheiro verde – Alho – Cebola

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos:
jpsfi@hotmail.com ou jpsfisp@gmail.com
Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com

VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.

terça-feira, 21 de abril de 2009

“TIRADENTES, HERÓI BRASILEIRO, TANCREDO POLITICO DA PAZ E BRASILIA A CAPITAL DA ESPERANÇA”.




TIRADENTES MORREU PELO BRASIL, TANCREDO SOBREVIVEU A DITADURA E BRASILIA A ESPERANÇA QUE AINDA ESPERAMOS .

JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER
(* Fazenda Pombal, São João del Rei, atual Tiradentes MG 1746, dia e mês ignorado - † Rio de Janeiro RJ 21/4/1792), soldado mineiro é considerado o principal líder da Inconfidência Mineira, movimento do século XVII pela independência do Brasil, que tem origem em Minas Gerais.
Órfão de mãe desde os 9 anos e de pai a partir dos 11, é criado pelo padrinho em Vila Rica. Exerce os ofícios de tropeiro, minerador e dentista - de onde vem o apelido Tiradentes. Entra na conspiração depois de se tornar alferes (o equivalente a soldado na época) do Regimento dos Dragões de Minas Gerais.
Como não tem ligação familiar com a aristocracia local, é sistematicamente preterido nas promoções. Passa a fazer parte da Inconfidência Mineira após conhecer Domingos Barbosa e José Álvares Maciel, dois outros integrantes do movimento, no Rio de Janeiro. Adere a ele com energia e vigor e se torna figura central desde o início.
Hábil na comunicação, ajuda a organizá-lo, até ser preso, em 1789, data em que a conspiração é descoberta.
O processo contra os inconfidentes arrasta-se até 1792 e termina com a condenação à forca de 11 dos réus e à prisão perpétua e ao açoite dos demais em praça pública. De todos os condenados à morte, somente Tiradentes é executado. Enforcado no Rio de Janeiro em 21 de abril de 1792, seu corpo é esquartejado e a cabeça exposta na praça central de Vila Rica.
Tiradentes, Mártir da Inconfidência Mineira, Promártir da Independência do Brasil e Patrono Cívico da nação brasileira em virtude da Lei 4.897 de 9 de dezembro de 1965.


TANCREDO DE ALMEIDA NEVES (* São João Del Rei MG 04/03/1910 - † São Paulo SP 21/04/1985), Político mineiro, Advogado, ingressou na política pelo PP - Partido Progressista, pelo qual foi eleito vereador em São João del Rei em 1935, cargo que exerceu até 1937.
Sua eleição para a Presidência da República pelo Colégio Eleitoral, em 1985, marca o fim do Regime Militar de 1964. Em 1933 começa a carreira política como vereador em São João del Rei, sua cidade natal.
Elege-se deputado estadual em 1945 e federal em 1950. Nomeado ministro da Justiça do governo Getúlio Vargas, em 1953, deixa o cargo no dia da morte do presidente. Com a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, convence o vice João Goulart a aceitar a Presidência sob regime parlamentarista.
Nomeado primeiro-ministro, fica no cargo até 1962. Filia-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e elege-se para a Câmara em 1966, 1970 e 1974, e para o Senado em 1978. Quatro anos depois é eleito governador de Minas Gerais. Sua candidatura a presidente surge como alternativa quando a emenda Dante de Oliveira, que previa o restabelecimento das eleições diretas para a Presidência, é derrotada.
Elege-se em 1985. Na véspera da posse é internado no Hospital de Base de Brasília com dores no abdome. Dias depois é transferido para o Instituto do Coração, em São Paulo. Após sofrer sete cirurgias, morre, no dia 21 de abril, de infecção generalizada.

BRASÍLIA - DF é a capital da República Federativa do Brasil e sua quarta maior cidade. Na última contagem realizada pelo IBGE – Instutito Brasileiro de Geografoa e Estatisica em 2008, sua população foi estimada em 2.557.158 de habitantes. Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil (34.510,00 reais) entre as capitais, superada apenas por Vitória ES (47.855,00 reais). Está situada na Região Centro Oeste.
Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após São Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.
O plano urbanístico da capital, conhecido como " Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do Lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:

Ariolete Todesco – Curitiba PR, Marilu Brizamolin – Curitiba PR, Edir Rafagnin – Foz do Iguaçu PR, Sérgio Leonel Beltrame – Foz do Iguaçu PR, Salete Palmieri – Porto Alegre RS, Maria do Socorro Ferreira da Silva – Caruaru PE, Neide Santa Clara – Ribeirão Preto SP, Horácio Gomes da Silva – Sertãozinho SP e Dra. Helena Alves Cortez – São José dos Campos SP.

Aos amigos Geraldo Osmar Saconatto e Nivaldo Martins Gouveia, parabéns e felicidades pelos seus aniversários.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós." (Mateus 7: 1, 2)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

O Dia Olímpico é em comemorado em 23 de junho. Nesta data, no ano de 1894, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional, na Universidade de Sorbonne, em Paris. A data também marca o renascimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Mojica de Jacaré

Ingredientes:

400 g de carne de jacaré, em cubos (filé de cauda)
200 g de mandioca fresca, em cubos
200 g de tomate em cubos (sem pele)
50 g de cebola em cubos
30 g de alho laminado
20 ml de azeite extra-virgem
20 ml de leite de coco
30 g de cheiro-verde
1 limão pequeno
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparar:

Tempere a carne de jacaré com sal, pimenta-do-reino e limão.
Reserve.
Refogue, em azeite, o alho laminado, a cebola e a mandioca.
Junte ao refogado, a carne de jacaré e, em seguida, o tomate.
Vá acrescentando água, aos poucos, até a carne de jacaré estar cozida.
Finalize com o leite de coco.
Despeje na terrina e polvilhe com cheiro-verde.
Obs.:Mojica é uma palavra de origem indígena que significa "engrossar o caldo”

* Rendimento 8 porções.

Abraços, que DEUS esteja sempre com você.

Contatos:
jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.comAcesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

“UMA OVERDOSE DE COCAINA CALOU UMA DAS MAIORES CATORAS DO BRASIL, QUE PENA, MESMO NA DITADURA MILITAR DEIXOU SUA MENSAGEM DE LIBERDADE”.



ELA FOI INCOMPARAVEL, DE GARRA, DE FIBRA, VENCEU TUDO, MAS INFELIZMENTE NÃO VENCEU O VICIO DAS DROGAS .

ELIS REGINA CARVALHO DA COSTA
(* Porto Alegre RS 17/3/1945 - † São Paulo SP 19/1/1982). Cantora gaúcha, uma das mais importantes intérpretes da geração pós-bossa nova, aos 11 anos, apresenta-se na Rádio Farroupilha, cantando no programa Clube do Guri.
Para muitos, Elis foi a maior cantora brasileira de todos os tempos. Incomparável em técnica e garra, a "Pimentinha", o "Furacão Elis", como era chamada, lançou compositores como João Bosco e Aldir Blanc, Renato Teixeira, Fátima Guedes. A primogênita do casal Romeu Costa e Ercy Carvalho Costa foi a primeira pessoa a inscrever sua voz como instrumento na Ordem dos Músicos.
Em 1956, passou a integrar o elenco fixo do programa, Clube do Guri, da Rádio Farroupilha de Porto Alegre. Em 1959, assinou seu primeiro contrato profissional com a Rádio Gaúcha também de sua cidade natal. Vai para o Rio de Janeiro no início da década de 60, onde, depois de apresentações na televisão, grava o LP Vivo a Brotolândia. Regressa a Porto Alegre, mas logo viaja para o Rio para gravar mais dois discos.
Muda-se de novo para o Rio em 1964, apresentando-se em boates. Projeta-se nacionalmente como cantora,em 1965, venceu o 1º Festival Nacional de Música Popular Brasileira na TV Excelsior, com "Arrastão" Edu Lobo e Vinicius de Morais. Dois dias depois, estreou no Teatro Paramount em São Paulo o show "Elis, Jair e Jongo Trio", que, gravado ao vivo, se tornou o LP "Dois na Bossa". Com sucesso do disco, ela e Jair Rodrigues estrelaram o histórico programa semanal "O Fino da Bossa".
O programa saiu do ar em junho de 1967, em janeiro de 1968, grava Upa, Neguinho, de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri.
porém, Elis continuou ao lado de Jair Rodrigues nos três programas da série "Frente Única - Noite da MPB" na TV Record. Em dezembro, aos 22 de idade, casou-se com Ronaldo Bôscoli, 16 anos mais velho. Logo, nasceu seu primeiro filho, João Marcelo.
O casamento terminou em 1972 e, em 1974, casou-se com o pianista César Camargo Mariano. Viveu em São Paulo, onde nasceram: Pedro, em 1975; e Maria Rita, em 1977. Em 1981, separou-se de César.
Sua carreira internacional ficou mais importante a partir de 1968, quando cantou nas TVs inglesa, holandesa, belga, suíça e sueca. De volta à TV Record, em 1969, fez a série de programas "Elis Studio", dirigida por Miéle e Bôscoli. Em maio, viajou para Londres, onde gravou um LP com o maestro inglês Peter Knight. Em junho, na Suécia, gravou um LP com o gaitista Toots Thielemans.
"Elis & Tom", disco com Tom Jobim, saiu em 1974. Na inauguração do Teatro Bandeirante (SP), cantou ao lado de Chico Buarque, Maria Bethânia, Tim Maia e Rita Lee. No ano seguinte, lançou "Falso Brilhante", em disco e nos palcos, show que foi assistido por 280 mil pessoas.
Pela TV Bandeirante, em 1979, demonstrou a sua intimidade com São Paulo em um programa no qual passeava pela cidade com Adoniran Barbosa e visitava Rita Lee. E participou do Show de Maio, com renda revertida para o fundo de greve dos metalúrgicos de São Paulo, no estúdio da Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, para 5 mil pessoas.
Naquele ano, gravou "O Bêbado e a Equilibrista", imediatamente apelidado de "Hino da Anistia no fim do Regime Militar de 1964". No 13º Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, foi aplaudida por 11 minutos. Para agradecer a platéia, fez uma jam session com Hermeto Pascoal.
Em 1980, o show "Saudade do Brasil" reuniu no palco 24 músicos e bailarinos. No ano seguinte, fez o espetáculo "Trem Azul", com cenário de Elifas Andreato. Morre em São Paulo, de overdose de cocaína, no auge da carreira no dia 19 de janeiro de 1982. Foi velada no Teatro Bandeirante, e vestia a camiseta proibida pela ditadura militar no show "Saudade do Brasil": a bandeira brasileira, com seu nome escrito no lugar de "Ordem e Progresso".

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:

Zulmira e Wilson – Mogi das Cruzes SP, J. Paulo – Foz do Iguaçu PR, Marcelo Knapp – Foz do Iguaçu PR, Brígida Freitas Moreira – Santa Maria RS, Juarez Silva dos Santos – Maceió AL, Otoniel Pereira da Silva – Ribeirão Preto SP, Sebastião Bonetti – Orlândia SP e Inês Mirna Villamayor – Mingua Guaçu Paraguai.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

"E Jesus disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo, que um rico dificultosamente entrará no reino dos céus”. (Matheus 19:23,24)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos do México 1968, na Cidade do México pela primeira vez atletas da Alemanha Ocidental e da Alemanha Oriental competiram em equipes separadas. Norma Enriqueta Basílio se tornou a primeira mulher a acender a Tocha Olímpica nos Jogos Olímpicos de Verão.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Macarrão ao forno

Ingredientes:

2 cebolas médias fatiadas
1 1/2 xícara chá de óleo
1 lata de molho de tomate
A mesma medida de água
25 azeitonas sem caroços
4 cubos de caldo de galinha, dissolvidos em um copo de água quente.
3 colheres de sopa de amido de milho, dissolvido em um copo de água fria.
1 copo de requeijão
1 pacote de macarrão tipo spaguetti furadinho nº6

Modo de Preparar:

Frite a cebola no óleo, até que fique bem macia e transparente.
Coloque o molho de tomate e a mesma quantidade de água.
Deixe ferver. Acrescente as azeitonas, o caldo de galinha e deixe apurar.
Dissolva o amido de milho na água coloque aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Quando engrossar coloque 2/3 ou 6 colheres (sopa) do copo de requeijão. Deixe ferver e continue mexendo. Desligue o fogo.
Numa panela com água e sal a gosto, cozinhe o macarrão e deixe "al dente".
Unte uma assadeira com o restante do requeijão, coloque o macarrão, acrescente o molho e leve ao forno pré-aquecido, por 20 minutos.
* Rendimento 6 porções.

Abraços, que DEUS esteja sempre com você.

Contatos:
jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.comAcesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net


VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.

domingo, 19 de abril de 2009

“SE UM DIA ACABAR A RAÇA INDIGENA BRASILEIRA, COM CERTEZA ACABA SE A ORIGEM DO BRASIL”.


O HOMEM NÃO SE TORNA IMPORTANTE PELA RAÇA, PELA COR OU PELO QUE POSSUI, MAS O HOMEM SE TORNA IMPORTANTE PELA SUA HISTORIA E SUA OBRA.

Hoje dia 19 de abril de 2009, dia muito importante para a vida nacional, diversas pessoas importantes e de muita influencia na vida do país fazem aniversários hoje, aqui podemos citar dois destes: o Presidente do Brasil por duas vezes, Getúlio Dornelles Vargas e o maior ídolo da musica brasileira, o cantor Roberto Carlos, além de outros também importantes, mas não quero falar deles porque Roberto Carlos felizmente ainda completando 68 anos hoje e sobe o Presidente Getúlio prefiro não falar nada, pois apesar de até hoje ser admirado por muitos eu não gosto de ditadores, eu o respeito como ser humano e como Presidente, respeito às pessoas que o idolatram, mas eu o considero como o maior ditador da história brasileira por isso eu pessoalmente não o valorizo em nada, tanto que seu primeiro mandato iniciou por um golpe em 03/11/1930 e terminou em 29/10/1945, acreditem, nesse período não teve Vice Presidente, ditadura mesmo, seu segundo mandato de 21/01/1951 a 24/08/1954, interrompido por suicídio.
Então como hoje é dia 19 de abril, dia em que comemoramos o dia do Índio Brasileiro, vamos falar de um importante homem brasileiro e INDIO, preste atenção a seguir;
ARARIBÓIA ou ARARIGBÓIA em tupi, "cobra feroz" ou "cobra da tempestade") foi cacique da tribo dos Temiminós, do grupo indigina Tupi, em meados do século XVI. O seu domínio era a ilha de Paranapuã, hoje Ilha do Governador, na baia de Guanabara, no litoral brasileiro.
Arariboia quando os franceses, com o apoio dos Tamoios, tomaram o controle da Guanabara, na então Capitania do Rio de Janeiro, em 1555.
Tendo perdido as suas terras, o cacique e sua tribo seguiram para a então Capitania do Espirito Santo, onde reorganizaram a sua aldeia e expulsaram alguns holandeses.
Quando a Coroa de Portugal enviou para o Brail o seu terceiro Governador-geral, Mem de Sá, com um contingente de soldados bem armados para retomar a Guanabara aos franceses, os portugueses estabeleceram aliança com Arariboia, conseguindo desse modo reforçar os seus efetivos em cerca de oito mil homens, indígenas conhecedores do território e inimigos dos Tamoios.
A esquadra francesa se instalara na Guanabara em 1556, ocupando uma ilha e ali erguendo um forte. Para se contrapor às forças portuguesas, o comandante dos invasores, Nicolau Durand de Villegainon, firmou uma aliança com os índios tamoios, cerca de 70 mil homens naquela faixa do litoral. O acordo permitiu que as forças enviadas de São Salvador na Bahia por, governador-geral do Brasil, fossem rechaçadas. Com a unidade da colônia correndo perigo, Mem de Sá mandou vir do reino seu sobrinho Estácio de Sá e o incumbiu de adotar a mesma estratégia dos franceses: arregimentar apoio indígena.
O confronto mais violento ocorreu em Uruçumirim, onde os invasores estavam aquartelados. Galgando penhascos, Arariboia foi o primeiro a entrar no baluarte inimigo. Empunhava uma tocha, com a qual explodiu o paiol de pólvora e abriu caminho para o ataque. Durante a luta, uma flecha envenenada raspou o rosto de Estácio de Sá, que morreu posteriormente, vítima de infecção. O ataque derradeiro, seguiu-se em uma matança noturna. O vitorioso Arariboia amanheceu banhado de sangue francês e tamoio.
Em episódio como uma lenda, teria atravessado as águas da baía a nado para liderar o assalto ao Forte Coligny, feito decisivo na derrota aos franceses.
O fato é que, com o seu apoio, a operação portuguesa contra os franceses foi coroada de sucesso, tendo os portugueses recuperado o controle sobre a baía de Guanabara, fundando mais tarde a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Após a derrota dos Tamois, como recompensa pelos seus feitos, Arariboia recebeu da Coroa Portuguesa a sesmaria de Niterói, que na língua tupi significa, "água escondida"). Converteu-se ao cristianismo e adotou o nome de Martim Afonso, em homenagem a Martina Afonso de Sousa.
Terminou os seus dias em conflito com o novo Governador-geral da Repartição Sul do Estado do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, o Dr. Antônio de Salema de 1575 a 1577. Na cerimônia oficial de posse, tendo Arariboia se deslocado de Niterói até ao Rio de Janeiro, sentou-se à moda indígena (com o tronco sobre as pernas cruzadas). O fato veio a desagradar o Governador, que o repreendeu. Arariboia rebateu tal repreensão retrucando: "Minhas pernas estão cansadas de tanto lutar pelo seu Rei, por isto eu as cruzo ao sentar-me, se assim o incomodo, não mais virei aqui!"
O idoso cacique voltou para a sesmaria de Niterói não mais tendo retornado ao Rio de Janeiro. Por incrível que pareça, segundo informa o "Dicionário de curiosidades do Rio de Janeiro", morreu afogado nas proximidades da ilha de Mocanguê-mirim, ainda em 1574.
É considerado o fundador da cidade de Niterói, e uma estátua sua pode ser vista no centro da cidade, fronteira à estação das barcas, com os olhos voltados para a baía de Guanabara e a cidade do Niterói sob sua proteção.
Senhor de grande personalidade, serviu de inspiração ao grande escritor brasileiro José de Alencar na criação de sua grande obra “O Guarani”.
Agora um pouquinho mais de atenção, faça uma boa reflexão no dia de hoje sobre o indio brasileiro!
Estima-se entre um milhão e cinco milhões o número de índios que viviam no Brasil em 1500, na época do descobrimento. Outra estimativa é a de que esses nativos estavam distribuídos em 1.400 tribos, que falavam 1.300 línguas diferentes. Infelizmente, devido à precariedade de dados históricos, torna-se impossível precisar a totalidade da população indígena do Brasil em 1500.
Vamos ver como está à situação do índio hoje no Brasil através das estatísticas:
População indígena: só 358.000, Etnias: 215, Línguas indígenas 180, e somente 0,2 %, preste atenção, 0,2 % da população brasileira, eu pergunto, será que os governos do Brasil e a sociedade brasileira olharam pelos índios nestes 509 anos de Brasil?, acreditem a Constituição Brasileira dispõe de um Capítulo (Capítulo VIII do Título VIII, Art. 231 a 232) inteirinho para os índios, vejam a situação no índio brasileiro, será que cumprimos a Constituição? Será que não somos preconceituosos e não temos preconceito racial, será que efetivamente temos políticas para o bem do índio, me respondem para que serve a FUNAI.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:

Suely Mantovani – Franca SP, Cassiano Cominetti – Foz do Iguaçu PR, Marlon Webber – Foz do Iguaçu PR, Rosa Eleonora Freitas Moreira – Santa Maria RS, Paulo Ricardo Rocha – Foz do Iguaçu PR, Raquel Pereira da Silva – Ribeirão Preto SP, José Victor de Oliveira – Sorocaba SP e Dra. Martha da Silva Fernandes – Montevidéu Uruguai

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

"Quando eu era menino, falava como menino, julgava como menino, discorria como menino. Mas depois que eu cheguei a ser homem, dei de mão às coisas que eram de menino." (1 Coríntios 13:11)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Moscou na URSS em 1980, eram 5.179 atletas - 4.064 homens e 1.115 mulheres.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Caruru à Jussara e Pereira
Ingredientes:

3 dúzias de quiabos, de bom tamanho, picados
5 cebolas brancas, médias, picadas
250 g de camarão seco, sem casca
50 ml de azeite de dendê
50 g de castanha de caju, sem casca
50 g de amendoim torrado, também sem casca
50 g de gergelim
1/2 colher de sopa de gengibre descascado
1 litro de água
Uma pitada de sal

Modo de Preparar:

Primeiro, coloque todos os ingredientes, menos o azeite de dendê, no liquidificador. Adiciona um pouco da água e bata tudo.
A mistura vai para a panela e, depois, para o fogo.
Mexa devagar, sem intervalos.
Quando o caruru ficar consistente, coloque o restante da água.
Mais alguns minutos e chega a vez do azeite de dendê.
Mexa por mais 10 ou 15 min.
Quando borbulhar, retire do fogo.
Está pronto o Caruru à Jussara e Pereira

Abraços, que DEUS esteja sempre com você.

Contatos:
jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.comAcesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM
.

sábado, 18 de abril de 2009

“ESCREVEU DE TUDO E PARA TODOS, MAS SE TORNOU O MAIOR ESCRITOR INFANTIL DO BRASIL”.




UM HOMEM, UM BRASILEIRO, CORAJOSO, PATRIOTA, AMOU O BRASIL COMO POUCOS E DIDICOU QUASE TODA A SUA OBRA LITERÁRIA AS CRIANÇAS.

JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO (* Taubaté SP 18/04/1882 - † São Paulo SP 04/07/1948), romancista, jornalista e escritor brasileiro. Após os primeiros estudos em sua cidade natal, matricula-se, em 1900, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, tornando-se um dos integrantes do grupo literário do Minarete. Nessa época, inicia suas atividades junto à imprensa. Formado, exerce a promotoria pública em Areias, na região do Vale do Paraíba.
Em 1911, herda de seu avô uma fazenda, passando a dedicar-se à agricultura. Três anos depois, um acontecimento definiria a carreira literária de Lobato: durante o inverno seco daquele ano, cansado de enfrentar as constantes queimadas praticadas pelos caboclos, o fazendeiro escreve uma "indignação" intitulada "Velha praga" e a envia para a seção Queixas e Reclamações do jornal O Estado de S. Paulo.
O jornal, percebendo o valor daquela carta, publica-a fora da seção destinada aos leitores, no que acerta, pois a carta provoca polêmica, estimulando Lobato a escrever outros artigos, como por exemplo, "Urupês", e a criar seu famoso personagem Jeca Tatu. A partir daí, os fatos se sucedem: Lobato vende a fazenda, publica Urupês, seu primeiro livro, funda a Editora Monteiro Lobato & Cia., a primeira editora nacional, e, mais tarde, a Companhia Editora Nacional e a Editora Brasiliense, esta em 1944. De 1927 a 1931, Lobato viveu em Nova York, nos Estados Unidos, como adido comercial.
Admirado com a exploração dos recursos minerais, ao retornar ao Brasil fundou o Sindicato do Ferro e a Cia. Petróleos do Brasil, passando a enfrentar a fúria das grandes empresas multinacionais e os "obstáculos" impostos pelo governo brasileiro. Dessa situação resultou outra "indignação" de Lobato: o livro-denúncia O escândalo do petróleo, publicado em 1936, em que o autor afirma:
"O petróleo está hoje praticamente monopolizado por dois imensos trusts, a Standard Oil e a Royal Dutch & Shell - Rockefeller e Deterding. Como dominaram o petróleo, dominaram também as finanças, os bancos, o mercado do dinheiro; e como dominaram o dinheiro, dominaram também os governos e as máquinas administrativas. Essa rede de dominação constitui o que chamamos os Interesses Ocultos."
Nesse livro expõe ao leitor como a máquina do calamitoso Ministério da Agricultura "trabalhou" e "trabalha bem" dentro do espírito de "não tirar petróleo, nem deixar que o tirem", para concluir com a famosa frase de Shakespeare: "Há algo de podre no reino da Dinamarca". Sua luta prosseguiria até 1941, quando foi condenado pela ditadura de Vargas a seis meses de detenção.
Nos últimos anos de sua vida, colaborou com artigos em jornais brasileiros e argentinos. Monteiro Lobato é estudado aqui como um pré-modernista por duas características fundamentais de sua obra de ficção: o regionalismo e a denúncia da realidade brasileira. No entanto, no plano puramente estético, Lobato assumiu posições antimodernistas, como bem atesta seu artigo sobre a exposição de Anita Malfatti em 1917, intitulado "Paranóia ou mistificação?", por meio do qual critica a pintura "caricatural" da artista.
Esse artigo desempenhou importante papel na história do Modernismo brasileiro, ao reunir, na defesa de Anita, alguns nomes novos, como Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Di Cavalcanti, revoltados com o conservadorismo de Lobato, avesso à verdadeira revolução artística que se iniciava em terras paulistas e resultaria na Semana de Arte Moderna. Lobato confessa que durante a Semana isolou-se jogando xadrez nas praias do Guarujá. A partir de 1915, seus artigos na imprensa aumentam-lhe a popularidade e o prestígio, que se solidificam entre 1918 e 1921 com a publicação dos livros de contos Urupês, Idéias de Jeca Tatu, Cidades mortas e Negrinha.
A partir de 1921, dedica-se à tarefa de editor, preocupado em lançar novos autores; de 1930 em diante volta-se para possíveis soluções econômicas para o Brasil, relacionadas à exploração de nossos recursos minerais. Como regionalista, o autor nos dá a dimensão exata do Vale do Paraíba no início do século XX, sua decadência após a passagem da economia cafeeira, seus costumes e sua gente, tão bem retratados nos contos de Cidades mortas. E nesse aspecto - a gente do Vale do Paraíba - está o traço mais importante da ficção lobatiana: a descrição e a análise do tipo humano característico da região, o caboclo Jeca Tatu, a princípio chamado de vagabundo e indolente.
Só mais tarde, o autor toma consciência da realidade daquela população subnutrida, socialmente marginalizada, sem acesso à cultura, acometida de toda a sorte de doenças endêmicas. O preconceito racial e a situação dos negros após a abolição foi outro tema abordado pelo autor de Negrinha. As personagens são gordas senhoras que, num falso gesto de bondade, "adotavam" menininhas negras para `, escravizá-las em trabalhos caseiros. Ao lado da chamada literatura adulta, Monteiro Lobato deixou extensa obra voltada para o público infantil, justamente um campo até então mal explorado em nossas letras.
Seu primeiro livro para crianças foi publicado em 1921, com o título A menina do narizinho arrebitado, mais tarde rebatizado como Reinações de Narizinho. A literatura infantil lobatiana, além do caráter moralista e pedagógico, não abandona a luta pelos interesses nacionais empreendida pelo autor, com personagens representativos das várias facetas de nosso povo e o Sítio do Pica-pau Amarelo, que é a imagem do próprio Brasil. Leia-se, por exemplo, O poço do visconde, em que a ficção e a realidade se misturam em torno do problema do petróleo, sua obra compreende 30 volumes, sendo 13 de assuntos gerais e 17 dedicados à literatura infantil.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:

Nelson de Oliveira – Franca SP, Diogo Brum do Amaral – Foz do Iguaçu PR, Adriana Cristina de Oliveira – Foz do Iguaçu PR, Marli Antonia Saconatto – Londrina PR, Antonio Carlos Marangoni – Osasco SP, Paulo Roberto Scandiuzzi – Ribeirão Preto SP, Francisco Louzada – Tucurui PR e Rosa Maria Gouveia – Loanda Angola

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

"Ninguém tem maior amor do que este, de dar um a própria vida por seus amigos." (João 15.13)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles USA em 1984 ficam marcados pela imagem de uma derrota, a da maratonista suíça Gabrielle Andersen-Schiess. A instrutora de esqui de 39 anos conclui a prova em último lugar, mas foi exemplo de perseverança. Mal conseguindo equilibrar o corpo, com o rosto completamente transfigurado, completou a volta olímpica aplaudida pelo público, 23 minutos depois da vencedora, a americana Joan Benoit. Hoje, os atletas já podem ser socorridos durante a competição sem o risco de ser desclassificado.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Cupim Assado

Ingredientes:

1 cupim com mais ou menos 600 g, limpo.
Água, quantidade suficiente para cobrir o cupim, misturada com sal refinado.
Saco de celofane para assados, exclusivo para assar carnes.

Modo de Preparar:

Numa tigela, coloque a peça de cupim e despeje a água. Tampe a tigela e deixe o cupim nesta mistura por aproximadamente 4 horas.
Transfira o cupim para um saco específico para assados, coloque numa fôrma e leve ao forno a gás a 150ºC por 8 horas ou forno a lenha a 180ºC por 8 horas.
Retire do forno e do saco, despreze a gordura.
Fatie e sirva imediatamente.


Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos:
jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.comAcesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

“QUANDO NASCE UM BOM VEREADOR, PODEMOS TER NO FUTURO UM GRANDE DEPUTADO OU SENADOR QUEM SABE UM OTIMO GOVERNANTE”.

POR CAUSA DA PROXIMIDADE DO VEREADOR COM O SEU ELEITOR E COM A SOCIEDADE, COM CERTEZA ELE É O PARLAMENTAR E O POLITICO QUE MAIS SENTE O POVO.

Na primeira quarta feira do mês de abril de 2009, dia primeiro, acreditem, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o relatório do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) favorável à promulgação do aumento imediato do número de vereadores no País - dos atuais 51.748 para 59.791, conforme prevê a chamada PEC dos Vereadores 333/04. O parecer da comissão será submetido ao Plenário, podendo ser aprovado por maioria simples, metade mais um dos presentes, nesse caso, a Câmara Federal ficaria obrigada a promulgar a PEC 333/04.
Entretanto, um acordo entre as direções das duas Casas legislativas prevê que esse assunto só será levado ao Plenário da Câmara depois que o Senado se manifestar sobre os gastos das câmaras municipais. Em dezembro passado, o Senado aprovou a PEC 333/04, originária da Câmara, mas retirou do texto o limite de gastos com as câmaras municipais. A Mesa Diretora da Câmara decidiu então não promulgar a proposta, por entender que o texto havia sido modificado de forma substancial. Essa decisão da Mesa foi questionada pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que apresentou recurso para que a CCJ se manifestasse.
Depois da aprovação pela CCJ polemicas tomaram contas dos assuntos políticos em todo o pais, a primeira delas surge nos seios da maioria das Câmara de Vereadores Municipais de todo o Brasil onde o orçamento pode ser reduzido drasticamente, existem Câmaras de Vereadores que se quase que inviável seu funcionamento, em muitas delas a redução Orçamentária poderá chegar a quase 50%, com essa redução e o aumento de despesas com o números de aumentos de Vereadores dificilmente terão condições normais de funcionamento diante dos minguados recursos.
A outra grande polemica que corre nas ruas brasileiras e que esta na boca do povo é que o gasto será muito grande e muito oneroso para a sociedade, diante destas situações eu não me preocupo e não perco meu tempo com nenhuma destas polemicas que não nos levarão a nada, eu sou mais objetivo, não discuto o gasto, não discuto o salário dos Vereadores e seus assessores, e também não discuto a redução ou não redução dos recursos, pois sei que politicamente isso tudo se acerta, e é bom mesmo que se acerte para o bom andamento dos necessários e importante trabalhos legislativos, o que tempos que pensar, discutir, rediscutir e cobrar é o trabalho que eles nos prestam, pois nós pagamos bem e em muitos municípios muito bem, são muito poucos os municípios onde o salário não atente as necessidades do Vereador, então se pagamos queremos que os senhores Vereadores de todo o Brasil trabalhe, pois não podemos concordar que esses Servidores Públicos na maioria das cidades tão bem pagos por toda a sociedade não tenha um fiscalização e uma cobrança de que os elegeram no sentido de qualidade, assiduidade e respeito ao povo, não podemos admitir que na sua grande maioria eles tenha o trabalho na Câmara como bicos, pois o tempo que eles ficam nas Câmaras em comparação com os outros trabalhadores é um tempo mínimo, irrisório, sem comprometimento de horário, de atendimento e atenção à sociedade, não queremos que os Vereadores sejam comparados a qualquer um, mas queremos que eles trabalhem que eles sejam responsáveis e que eles justifiquem os salários que ganham, por isso não discuto o números de Vereadores, não discuto o que ganham, mas não posso deixar de cobrá-los por qualidade de serviços, assiduidade no trabalho, dedicação e responsabilidade, é claro que existem Vereadores que são exemplos, dedicados, responsáveis e ótimos prestadores de serviços, ótimos representante do povo mas a maioria em todas as Câmaras Municipais do Brasil fica muito longe destes requisitos, longe do que no mínimo é aceitável e necessário.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:

Maria Girardelli - Piracicaba SP, Renato Constantino – Teófilo Otoni MG, Maria Helena Mingoni – Morro Agudo SP, José Roberto Scarpelini – Londrina PR, Humberto Moreira dos Santos – São Paulo SP, João Barbosa de Castro – Araxá MG, Adelina do Carmo Bezerra – Natal RN e José Gilberto Cartário – Maringá PR

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

"Bem-aventurado o homem que sofre com paciência a tentação: porque, depois que ele tiver sido provado, receberá a coroa da vida, que Deus tem prometido aos que o amam." (Tiago 1:12)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912, a extenuante maratona fez uma vítima fatal na Suécia. O português Francisco Lázaro caiu desmaiado no quilômetro 30 devido a uma insolação e morreu no dia seguinte no hospital. Ele, que estava com a 1ª delegação portuguesa da história, foi o primeiro a morrer em Jogos.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Frango assado com batatas

Ingredientes:

1 peito de frango cortado em pedaços
Sal e pimenta do reino à gosto
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola picada
2 latas de molho de tomate
1 pitada de açúcar
1 xícara (chá) de água
1/2 pacote de macarrão de sua preferência
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de Preparar:

Tempere o frango com sal e pimenta do reino.
Aqueça o óleo em fogo baixo e refogue a cebola e o frango, mexendo bem, até que os pedaços fiquem dourados (cerca de 10 minutos).
Adicione o molho de tomate, o açúcar e a água.
Tampe a panela e cozinhe por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando.
Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem e escorra.
Coloque em um refratário, despeje o frango com o molho, misture delicadamente e, se desejar, polvilhe com o queijo ralado antes de servir.
Aproveite as sobras de frango ou partes do frango sem osso para executar a receita.
Rendimento para 4 pessoas.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos:
jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.comAcesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net
VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

“TAUNAY CONSIDERA-O HOMEM DE GÊNIO: O PRIMEIRO AMERICANO A REALIZAR, NO CENÁRIO MUNDIAL, UMA INVENÇÃO NOTÁVEL”.




O POVO COGNOMINOU O APARELHO PASSAROLA E O GUSMÃO, VOADOR.

BARTOLOMEU LOURENÇO DE GUSMÃO,
(*Santos, SP – 19/12/1685 - † Toledo, Espanha - 19/11/1724) sacerdote brasileiro, precursor da aviação, cognominado de Padre Voador, filho de Francisco Lourenço, cirurgião-mor do Presídio da Vila de Santos, litoral paulista, e de sua mulher Maria Álvares, o jovem Bartolomeu Lourenço de Gusmão. Rapaz brilhante, de idéias avançadas para sua época, logo se destacou. Fez os estudos primários em Santos, seguiu para o Seminário de Belém na Bahia, a fim de completar o Curso de Humanidades, vindo a filiar-se à Companhia de Jesus, sob a orientação do grande amigo de seu pai e fundador daquele Seminário, Padre Alexandre de Gusmão. Em 1705, com apenas 20 anos de idade, requereu à Câmara da Bahia, o privilégio para o seu primeiro invento. Era um aparelho que fazia subir a água de um riacho até uma altura de cerca de 100 metros. A água não precisaria mais ser transportada morro acima nas costas de homens ou em lombo de animais.
Bartolomeu de Gusmão se incorporou à série das figuras que pertencem à história da Humanidade, no campo das ciências com sua invenção notabilíssima, integrando a galeria das nossas glórias nacionais e nas do Mundo, com o primacial relevo que assumiu na prioridade da navegação aérea.
Entre 1708 e 1709, Bartolomeu de Gusmão, já ingresso no sacerdócio, embarcou para Lisboa, capital do Impér
io, onde aprofundaria seus conhecimentos.
Na Universidade de Coimbra realizou profundos estudos da Ciência Matemática, além das Ciências de Astronomia, Mecânica, Física, Química e Filologia, isto sem falar no exercício da Diplomacia e da Criptografia, atendendo designação de D. João V, tendo se bacharelado aos 5 de maio de 1720 e completado o Curso de Doutoramento da Faculdade de Canones, da Universidade de Coimbra, em 16 de junho de 1720. Foi uma bolha de sabão elevando-se ao se aproximar do ar quente ao redor da chama de uma vela que acendeu o intelecto de Gusmão para a diferença entre as densidades do ar. Um objeto mais leve que o ar poderia então voar! Em 1709, anunciou à corte que apresentaria uma "Máquina de Voar". Em 19 de abril daquele ano, recebeu autorização do Rei D. João V para demonstrar seu invento perante a Casa Real.
Em 3 de agosto de 1709 foi realizada a primeira tentativa na Sala de Audiências do Palácio. No entanto, o pequeno balão de papel aquecido por uma chama incendiou-se antes ainda de alçar vôo. Dois dias mais tarde, uma nova tentativa deu resultado: o balão subiu cerca de 20 palmos, para verdadeiro espanto dos presentes. Assustados com a possibilidade de um incêndio, os criados do palácio se lançaram contra o engenho antes que este chegasse ao teto.
Três dias mais tarde, exatamente no dia 8 de agosto de 1709, foi feita a terceira experiência, agora no Pátio da Casa da Índia perante D. João V, a rainha D. Maria Anad e Habsburgo, o Núncio Cardeal Conti, o Infante D. Francisco de Portugal, o Marquês de Fonte, fidalgos e damas da Corte e outros personagens. Desta vez, sucesso absoluto. O balão ergue-se lentamente, indo cair, uma vez esgotada sua chama, no Terreiro do Paço. Havia sido construído o primeiro engenho mais leve que o ar. O Rei ficou tão impressionado com o engenho que concedeu a Gusmão o direito sobre toda e qualquer nave voadora desde então. E para todos aqueles que ousassem interferir ou copiar-lhe as idéias, a pena seria a morte.
O invento do Padre chamou-se Passarola, em razão de ter a forma de pássaro, crivado de multiplicados tubos, pelos quais coava o vento e a encher um bojo que lhe dava a ascensão; e, se o evento minguasse conseguia-se o mesmo efeito, mediante uma série de foles dispostos dentro da tramóia.
A concepção e realização do aeróstato por Bartolomeu de Gusmão, mostrou o passo gigantesco que representou sua invenção, idealização e objetivação do flutuador aerostático, donde deveria sair à aeronave, sendo corretamente considerado o Pai da Aerostação, tendo precedido em 74 anos os irmãos Montgolfier, que voaram em um balão de ar quente em 1783.
Bartolomeu de Gusmão foi uma figura singular, na qual o homem, o sacerdote e o bem dotado se fundiam numa personalidade complexa, que enxergava muito à frente de seu tempo, sofrendo as naturais e inevitáveis conseqüências dessa excepcionalidade.
O Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão faleceu como indigente e com o nome falso, em 19 de novembro de 1724, em Toledo, na Espanha, sendo considerado pelos seus feitos a primeira e a mais bela página da Aeronáutica.
Obs. Não se sabe o dia da data correta do seu nascimento, 19 de dezembro de 1685, é a data da seu batizado na Igreja Paroquial da Vila de Santos pelo padre Antônio Correa Peres.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:

Rubens Gaglione – Campinas SP, Geralda Novelli – Contagem MG, Marilda Bido Ortiz – Assunção Paraguai, Eugenia Bigolin – Cascavel PR, José Roberto de Freitas – São Paulo SP, Vilma Rodrigues – Montes Claros MG, Abertina do Socorro Dos Santos – Serra Talhada PE, Maria Helena de Almeida – Oruro Bolívia

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

“Aproximai-vos de minha alma, livrai-me de meus inimigos. Bem vedes minha vergonha, confusão e ignomínia. Ante vossos olhos estão os que me perseguem”. (Salmos 68:19-20)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Paris na França em 1924, o fanatismo dos parisienses desembocou em vários escândalos, incluindo vaias durante a execução dos hinos nacionais de outros países e numerosos incidentes durante os torneios de boxe e esgrima. Os franceses estavam particularmente irritados com os EUA, depois que o governo norte-americano tinha criticado a ocupação francesa da região do Ruhr..

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Frango assado com batatas

Ingredientes:

1 kg de sobrecoxa de frango;
1 kg de batata em rodelas;
3 unidades de tomate em rodelas;
3 unidades de cebola em rodelas;
Orégano a gosto;
Sal a gosto;
Azeite a gosto;

Modo de Preparar:

Lave bem os pedaços de frango e arrume-os numa assadeira.
Por cima, coloque as batatas, os tomates e a cebola.
Espalhe bastante orégano, tempere com o sal, azeite e despeje meio copo de água, aproximadamente.
Leve ao forno até que fique bem assado e dourado.
Sirva com arroz branco e salada.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos:
jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.comAcesse: http://jpsfisp.blogspot.com/ ou http://iguassufalls.zip.net/

VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.

domingo, 12 de abril de 2009

“NA PASCOA JESUS MOSTRA COMO A VIDA É ETERNA, POIS ELE PASSOU DA MORTE PARA A VIDA NOS MOSTRANDO A ETERNIDADE”.


A PASCOA É A FESTA ANUAL DOS CRISTÃOS, QUE COMEMORA A GLORIFICAÇÃO DE JESUS CRISTO COM A RESSUREIÇÃO.

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É a data mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica.
É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas. Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".
De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano, a titulo de informação a páscoa em 2010 será no dia 4 de abril.
Alguns símbolos da Páscoa:
PEIXE: Peixe é um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, ao se referirem a Jesus Ressuscitado. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador: ICTYS: Jesus Christus Teós Yiós Soter. Assim, nas casas, nas roupas, nas conversas e nos túmulos, a figura e a palavra peixe passaram a ocupar um lugar de destaque. Na multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus se torna presente (Mt 14,17).
A relação com a Páscoa se acha no fato de as aparições de Jesus, após a Ressurreição, estarem sempre ligadas à presença do peixe (Jo 21,9) e (Lc 24,42-43).
COELHINHO DA PÁSCOA: Tradicional e popularmente costuma-se dizer que é o coelhinho quem traz os ovos da Páscoa.
Por isso, todos os anos, as crianças vão dormir na véspera do Domingo de Páscoa pensando nos lugares em que poderão procurar seus ovos.
Coelho é um dos primeiros animais que saem das tocas ao chegar à primavera, após um longo inverno de recolhimento. Ora, no hemisfério norte, a Páscoa ocorre nos primeiros dias da primavera (para nós que habitamos no hemisfério sul, a Páscoa é no outono) e os coelhos logo se põem a correr pelos campos verdes, repletos de flores, dando, portanto, a idéia de renovação da vida, que parecia estar morta durante o inverno.
O que mais interessa religiosamente, é que os coelhos são animais que reproduzem com extrema facilidade e em grande quantidade. Vem daí a identificação com uma vida abundante, um processo de restauração, um ciclo que se renova todos os anos.
E é isto exatamente que se relembra na Páscoa: a Ressurreição de Jesus, que traz consigo um novo tempo de paz e de esperança a toda a humanidade.
COMO SURGIU A TRADIÇÃO DO COELHO?: A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertilidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!
COMO SURGIU O CHOCOLATE: Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico deste alimento delicioso chamado chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.
Mas depois de falar tanto em ovinhos deu vontade de comer um, mas só se for de chocolate!
Feliz Páscoa!! Que a luz de Jesus Ressuscitado ilumine sua vida!

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que lêem meu Blog todos os dias:

Professora Tatiana, minha professora de Inglês – USA, Rosiani Almeida, minha amiga de Matelândia – PR, Eliza Calderon (Castellón de la Plana, Espanha), Misako Nakamura – (Kagoshima, Japão) Noêmia Scarelli – (São Paulo SP) Abertina Bezerra (Petrolina PE) Alice Ferreira de Mattos (Rondonópolis MT)

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

“Assim mesmo o Espírito ajuda também a nossa fraqueza: porque não sabemos o que havemos de pedir, como convém; mas o mesmo Espírito ora por nós com gemidos inexplicáveis”. (Romanos 8:26)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Depois de 1920 nos Jogos Olímpicos da Antuérpia na Bélgica, o Brasil só voltou a ganhar medalhas em 1948 em Londres, com um bronze do basquete masculino. Na edição seguinte, 1952 em Helsinque, voltou a ganhar um ouro com Adhemar Ferreira da Silva no atletismo. Desde então, o país tem conseguido medalhas em todas as edições.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Espaguete à putanesca

Ingredientes:

400 g de espaguete
1/2 kg de tomates maduros
125 g de azeitonas pretas sem caroço
6 filés de anchovas picados
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 dentes de alho bem picados
1 pimenta malagueta vermelha picada
1 colher (sopa) de alcaparras
Sal a gosto

Modo de Preparar:

Refogue, no azeite, o alho e a pimenta malagueta até o alho começar a dourar, acrescente os filés de anchova e amasse-os com um garfo.
Junte os tomates, sem pele e picados, as azeitonas, as alcaparras e o sal; mexa bem, corrija o sal, se necessário e deixe cozinhar por 10 minutos.
Cozinhe o espaguete, coloque-o numa tigela aquecida e despeje o molho por cima.
Sirva imediatamente.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos:
jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.comAcesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net
VISITEM FOZ DO IGUAÇU E VEJAM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCAM.