quinta-feira, 13 de maio de 2010

“ZUMBI, LIDER, GUERREIRO, IDEALISTA QUE SEMPRE ACREDITOU NA LIBERDADE E PARA DAR ELA SEU POVO ENTREGOU A SUA VIDA”.


(1) A sociedade civil tem por base primeira a justiça, e por fim principal a felicidade dos homens; mas que justiça tem um homem para roubar a liberdade de outro homem, e o que é pior, dos filhos deste homem, e dos filhos destes filhos?(José Bonifácio)
No período que compreende o século XVI, mais ou menos 1530 até o final do século XIX, exatamente no dia 13 de maio de 1888 o Brasil escreveu a sua pagina mais “negra” da sua história dos seus 510 anos de existência.
O inicio desse período coincidiu com o descobrimento do Brasil e o inicio da sua colonização por Portugal, os portugueses que para cá vieram tiveram a idéia em escravizar o povo que aqui residam, os índios, mas estes não aceitaram tal perversidade, então os portugueses começaram a importar os africanos da África, lá eles eram comprados e para cá eram trazidos para trabalharem de modo cativos sem nada receberem dos colonizadores que na realidade eram nada mais nada menos que exploradores.
Acredito que essa história todos os brasileiros sabem, ou quase todos sabem, mas o que temos que saber realmente é que essa história não foi simplesmente uma historia como aquelas historiazinhas que contamos para fazerem nossos filhos dormirem, esta história é “negra”, suja, melancólica, maldita, funesta, lutuosa e qualquer outro adjetivo que podemos pensar não reflete a covardia que alguém passa a fazer com uma outra pessoa, não reflete a covardia que um governo correto, humano possa usar contra pessoas inocentes e indefesas para trabalhar produzindo riqueza para uma sociedade e consequentemente para um país perverso como nunca visto.
Não tem nenhuma explicação para fazer isso, escravizar uma povo tão somente pela sua cor não é coisa de gente, não podemos fazer isso nem com um animal, mas podem ter certeza que naquela época em que no nosso país a escravidão era legal, os escravos eram muito menos valorizados do que um animal irracional.
Eu não consigo imaginar tanta perversidade, tanta covardia tanta ignorância em detrimento do sofrimento daquele povo trazido de tão longe para serem aqui explorado, judiado, humilhado, sofrido e martirizado por uma elite soberba, ignorante que se dizia ser civilizada e bem formada no sentido intelectual e cultural.
Nestes quase 400 anos, de escravidão, que com certeza é maior vergonha da nossa vida brasileira foram trazidos 3.600.000 pessoas negras da África, juntando aos nascidos aqui no Brasil filhos destes chegou quantidade astronômica de 10.000.000 de escravos e no dia da assinatura da Lei Áurea tínhamos no nosso país segundos dados da época 723.719 escravos.
Fico pensando o que aqueles pobres fizeram? O que eles deviam? O que eles tinham que passar por tudo aquilo? Não podiam, mas a ganância dos endinheirados era tanta que chegou a cometer esse grande erro da nossa história, manchando a para sempre, mas mesmo sobre ferro chicotes, trabalhos forçados sempre tinham aqueles que se rebelavam, muitos morreram, mas todos que isso faziam eram torturados no mínimo e felizes aquelas que não pagaram com a vida a sua rebeldia, mas em qualquer tempo e em qualquer situação existem homens que enfrentam todas as adversidades e para essa cruel adversidades tiveram muitos, muitos como ZUMBI.

ZUMBI DOS PALMARES (* Palmares AL, 1655 - † Visosa AL, 20/11/1695), líder, escravo alagoano, símbolo da resistência negra contra a escravidão, é o último chefe do Quilombo dos Palmares, foi levado ainda criança para Pernambuco, por uma das primeiras expedições enviadas a Palmares com o intuito de destruir o quilombo, pelo então governador de Pernambuco Francisco Barreto. O padre português Antônio Melo foi o responsável pela guarda e educação do jovem e o batizou com o nome de Francisco, que aos 15 anos fugiu do distrito de Porto Calvo e foi para Palmares. Algumas dúvidas sobre a naturalidade de Zumbi constantemente surgem, seja de Alagoas ou Pernambuco, mas não podemos esquecer que no século XVII a Capitania de Pernambuco abrangia o que hoje se conhece como Rio Grande do Norte até Alagoas.
O nome Zumbi suscita várias interpretações. Alguns historiadores acreditam que o nome signifique Deus da Guerra, que se remete as palavras de origem quibundo - língua angolana - N´Zambiapongo, N´Zambi e N´Zumbi - todas significando Deus, o que pode estar relacionado ao sentido de Zumbi como uma variação ortográfica destas palavras.

Outras correntes interpretativas apontam o nome Zumbi como um posto dentro da hierarquia Palmarina.
A ausência de dados históricos mais consistentes sobre Palmares é uma prática já conhecida nacionalmente, como forma de diluir politicamente o episódio na memória dos brasileiros em geral e, especialmente, os negros. Mas segundo o historiador Décio Freitas, o Quilombo dos Palmares resistiu a 120 anos de luta contra várias incursões sem sucesso promovidas pelo governo de Pernambuco. Sua destruição foi comandada pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, que como outras tantas expedições fracassou na primeira tentativa em 1692. A guerra continuou por mais 2 anos, até que em 1694 um exército de 9 mil homens - comparado somente ao episódio da Invasão Holandesa, em termos de relevância para a Cora Portuguesa. Este exército era composto de soldados, penitenciários, índios, negros e voluntários de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba. Todos muito determinados a destruir Palmares, matar Zumbi e ganhar lotes em terras Palmarinas.
Apesar da destruição do Quilombo e sua comemoração pelas autoridades locais, Zumbi fugiu, se escondeu no mato e iniciou uma guerrilha contra Domingos Jorge Velho. Traído por um de seus homens de confiança, Antônio Soares, que depois de capturado e torturado conduziu Domingos Jorge Velho ao esconderijo de Zumbi, que morreu supostamente aos 40 anos, com tiros e inúmeros ferimentos de arma branca.
Como o 21 de abril se propõe a celebrar as idéias de um suposto libertário, o 20 de novembro deve, cada vez mais, deixar de ser o dia da Consciência Negra, em homenagem a memória do líder negro Zumbi dos Palmares, para se fortalecer no imaginário nacional como uma data de comemoração e reivindicação para todos os brasileiros. Muitos deles, ainda precisam ter sua existência e direitos reconhecidos.
Segue aqui o texto da lei 3353 de 13 de maio de 1888, assinada pela Princesa Isabel.
LEI nº. 3.353, de 13 de maio de 1888

LEI ÁUREA

Declara extinta a escravidão no Brasil

A princesa Imperial, Regente em Nome de Sua Majestade o Imperador o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral Decretou e Ela sancionou a Lei seguinte:
Art. 1º É declarada extinta desde a data desta Lei a escravidão no Brasil.
Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.
Manda portanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém.O Secretário de Estado dos Negócios d'Agricultura, Comércio e Obras Públicas e Interino dos Negócios Estrangeiros, Bacharel Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de Sua Majestade o Imperador, o faça imprimir, publicar e correr.
67º do Independência e do Império.
Princesa Imperial Regente
Rodrigo A. da Silva
Carta de Lei, pela qual Vossa Alteza Imperial Manda executar o Decreto da Assembléia Geral que Houve por bem sancionar declarando extinta a escravidão no Brasil, como nela se declara.
Para Vossa Alteza Imperial ver.
Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.
Regina Célia da Silva – Foz do Iguaçu PR, Joana D’arc Santana – Curitiba PR, Carlos Ferreira dos Santos – Curitiba PR, Edir Rafagnin – Foz do Iguaçu PR, Sérgio Leonel Beltrame – Foz do Iguaçu PR, Salete Palmieri – Porto Alegre RS, Maria do Socorro Ferreira da Silva – Caruaru PE, Neide Santa Clara – Ribeirão Preto SP, Horácio Gomes da Silva – Sertãozinho SP e Dra. Helena Alves Cortez – São José dos Campos SP.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.
Faz saltar o Líbano, como um bezerro! E o Sarion, como um novilho de búfalo! . (Salmos 28:6)

(3) VOCÊ SABIA QUE?
Nos Jogos Olímpicos de 1936, realizados em Belim, Alemanha de 1 a 16 de agosto, foram organizadas com um cuidado inigualável em toda a história do esporte. É que elas deveriam provar, como desejavam os nazistas, a superioridade de uma raça sobre as outras. Os nazistas pretendiam mostrar nos Jogos Olímpicos de Berlim, que pertenciam a uma raça superior. Por isso pensavam que iriam ganhar o maior número de medalhas.Assim, pela primeira vez, as olimpíadas se transformaram num evento político. Um incrível atleta negro, Jesse Owens, conquistou quatro medalhas de ouro nas olimpíadas de Berlim, quando ele recebeu a quarta medalha, Adolf Hitler, chefe dos nazistas, levantou-se e saiu irritado do estádio.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?
Bolo de Fubá
Ingredientes:
2 copos de fubá;
1 copo de farinha de trigo;
1 copo de óleo;
2 copos de leite;
1 1/2 copo de açúcar;
3 ovos;
1 colher (sopa) de fermento em pó.
Modo de Preparar:
Bater tudo no liquidificador, exceto o fermento.
Acrescentar o fermento e mexer até dissolver completamente.
Untar uma assadeira grande com buraco no meio e polvilhar com farinha de trigo.
Levar ao forno recém ligado, quando começar a esquentar.
Manter a temperatura do forno fogo em temperatura média.
Assar aproximadamente 20 minutos.

(LEI 8069 – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA)
Art. 63. A formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes princípios:
I - garantia de acesso e freqüência obrigatória ao ensino regular;
II - atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente;
III - horário especial para o exercício das atividades.

BR 277 É UMA NECESSIDADE, DUPLICAÇÃO JÁ, LUTE PELA SUA VIDA.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

Abraços, até outro dia e fique com DEUS.

Contatos:
jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com
Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

domingo, 9 de maio de 2010

“NEM UMA LINGUA É CAPAZ DE EXPRESSAR A FORÇA, A BELEZA, A DEDICAÇÃO E O AMOR DE UMA MÃE”.



(1) DE TODOS OS DIREITO DE UMA MULHER, O MAIOR DELES É SER MÃE.
Sempre no segundo domingo do mês de maio o povo brasileiro comemora o dia das MÃES, talvez a homenagem mais merecida entre todas as que comemoramos e homenageamos. A figura da MÃE com certeza é a mais importante na vida do ser humano, o que ela representa e influêncía na vida do filho, da filha e da família é incomensurável, impossível algum outro ser substituí-la, eu mesmo por ter perdido minha mãe ainda quando era criança, na minha adolescência, eu tenho certeza que a MÃE é coisa mais importante e mais gostosa que acontece na vida do filho ou da filha, só ela é capaz de ensinar, educar e amar seu filho ou filha como ela ama, mas ninguém tem essa capacidade, essa experiência, essa influência, essa dedicação e esse amor inesgotável sem medir qualquer esforço ou dificuldade que ela venha encontrar para fazer tudo isso e muito mais pelo seu filho ou sua filha, MÃE é MÃE e resto pode até parecer, mas MÃE, só a MÃE mesmo.
A MÃE desde a concepção do filho ou da filha ela já se coloca como MÃE, já se cuida como MÃE e já se prepara como MÃE e para ser MÃE, infelizmente nem sempre é respeitada e tratada como MÃE.
Não temos a capacidade mínima de medir o que uma MÃE passa para defender sei filho ou filha, a MÃE enfrenta o que tiver que enfrentar, mesmo sendo ela pequena e frágil, mas ela não tem nenhum medo para a defesa do seu filho ou filha, somente a MÃE é capaz de superar a dor, o desconforto, o desespero a humilhação e até mesmo a morte para defender seus filhos e suas filhas, o amor que a MÃE sente e dedica somente outra MÃE pode saber e medir a sua profundidade, a MÃE aguenta tudo quietinha sem reclamação, mas é ela quem sempre esta ao lado do filho e da filha a qualquer hora do dia ou da noite, para a MÃE independentemente da idade dos filhos eles são sempre crianças e ela sempre os amam como ninguém, ninguém sabe educar e ensinar tão bem como a MÃE.
As mais antigas celebrações do Dia das MÃES remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e MÃE dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia das MÃES eram dedicadas a Cybele, a MÃE dos Deuses romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma, 40 dias antes da Páscoa, um dia chamado “Domingo das MÃES”, que pretendia homenagear todas as MÃES inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo das MÃES, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.
À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo das MÃES. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas MÃES como a Igreja.
Em 1872 nos Estados Unidos Júlia Howe e outras pessoas suas amigas pela primeira vez começou a comemorar e homenagear as MÃES dedicando especialmente um dia a elas, dia esse aproveitaram para lutar contra a guerra e a favor da paz.
A maioria das fontes é unânime acerca da idéia da criação de um Dia das MÃES. A idéia partiu da Senhora Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua MÃE morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as MÃES. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia das MÃES, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a Senhora. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das MÃES.
Segundo a Senhora Anna Jarvis seria objetivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais ativo sobre as nossas MÃES. Através de palavras, presentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia das MÃES.
Face à aceitação geral, a Senhora Jarvis e os seus amigos apoiadores começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um dia dedicado exclusivamente a MÃES a nível nacional, o que daria às MÃES o justo estatuto de suporte da família e da nação.
A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia das MÃES.
Atualmente muitos de nós celebramos esse dia tão importante com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados pela Senhora Anna Jarvis há 106 anos.
Na nossa pátria mãe, Portugal, o dia das MÃES era comemorado a 8 de Dezembro, mas atualmente o Dia das MÃES é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Virgem Maria, MÃE de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Aqui no Brasil a introdução a primeira vês que se comemorou esta data deu se no Rio Grande do Sul no dia 12 de maio de 1918 e em São Paulo a primeira comemoração se deu em 1921.
Através do Decreto nº 21.366 assinado pelo Presidente Getulio Dorneles Vargas em 5 de maio de 1932 deu se a oficialização do dia das MÃES no Brasil.
Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro incluiu em 1947 no calendário oficial da Igreja Católica o doa das MÃES
Apesar de muitas pessoas, muitos filhos, filhas e até alguns governantes influenciados pelos seus regimes de governos além de não reconhecerem a importância da pessoa “MÃE”, o mundo inteiro em quase toda a sua totalidade, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial, e é o mínimo que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.
Hoje, domingo, 9 de maio de 2010, dia das MÃES, quero aqui agradecer e a minha esposa Jussara, a MÃE do meu lindo filho Joelton e da minha linda filha Julieth, agrade-la por ter me dado a imensa satisfação e oportunidade de ser pai, agrade-la por ela ter gerado, cuidado, educado, ensinado, dedicado e amado muito meus filhos, agradecê-la por ser um exemplo de MÃE. Agradecendo e homenageando minha esposa Jussara quero na pessoa dela agradecer e homenagear todas as MÃES do Brasil e do mundo, em especial as minhas irmãs, minhas amigas, as minhas vizinhas e as todas as MÃES que lutam com toda as dificuldades para alimentar e criar seus filhos e que a Virgem Maria, MÃE de Nosso Senhor Jesus Cristo, a maior exemplo MÃE do mundo abençoe a todas.
Frases de MÃE:
O amor de MÃE é o combustível que lhe permite a um ser humano fazer o impossível. (Marion C. Garretty).
Uma MÃE é uma pessoa que ao ver que só ficam quatro pedaços de torta de chocolate tendo cinco filhos, é a primeira em dizer que nunca lhe gostou de torta de chocolate.
MÃE é o nome de DEUS que vive nos lábios e o coração de todos os meninos.
O amor de uma MÃE não contempla o impossível.
Nenhuma língua é capaz de expressar a força, a beleza, dedicação e o amor de uma MÃE.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.
Jussara Cooper da Silva – Foz do Iguaçu PR, Lúcia P. Cominetti – Foz do Iguaçu PR, Márcia Mayer – Curitiba PR, Ínima Pereira da Silva – São Joaquim da Barra SP, Maria Witte – Foz do Iguaçu PR, Egmar Pereira da Silva – São Joaquim da Barra SP, Jandira Cordeiro de Jesus Pastorello – Foz do Iguaçu PR, Madalena Pereira da Silva – Ribeirão Preto SP, Geralda P. Crawford – São Paulo SP, Magda Cristina da Silveira Rafagnin – Foz do Iguaçu PR, Cleusa P. da Silva – Ribeirão Preto SP, Rosangela P. da Silva – Ribeirão Preto SP, Vanda Cançado – Planura MG e Vaneza Cooper – Foz do Iguaçu PR.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.
Voz do Senhor espedaça os cedros, O Senhor espedaça os cedros do Líbano! . (Salmos 28:5)

(3) VOCÊ SABIA QUE?
Nos Jogos Olímpicos de 2008, realizados em Pequim, capital da Chima de 6 a 24 de agosto, O Brasil conseguiu outros dois feitos nos Jogos: a judoca Ketleyn Quadros conquistou a primeira medalha individual feminina do país, na categoria até 57 quilos e Maurren Maggi conquistou o primeiro ouro individual feminino, na prova do Salto a distância do atletismo, o fato curioso e que quando Maurren chegou ao Brasil com a medalho de ouro sua filha disse a ela que queria a de prata, talvez pela sua inocência de menina em achá-la mais bonita

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?
Arroz temperado da MAMÃE
Ingredientes:
4 xícaras (chá) de arroz;
2 cenouras;
2 tomates;
1 lata de milho verde;
1/2 abobrinha;
Sal
2 colheres (sopa) de óleo;
1 dente de alho;
cebola a gosto;
1/2 pimentão.
Modo de Preparar:
Prepare o arroz como de comum.
Molho
Em uma panela coloque o óleo e o alho deixe fritar até dourar, coloque a cebola, mexa e
coloque todos os outros ingredientes e deixe no fogo alto por alguns minutos após baixe o fogo e deixe cozinhar.
Se precisar acrescente um pouquinho de água.
Após o molho pronto coloque um pouco em uma tigela e misture bem com o arroz e o restante acrescente aos poucos até tudo ficar temperado
Rende 5 porções.

(LEI 8069 – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA)
Art. 63. A formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes princípios:
I - garantia de acesso e freqüência obrigatória ao ensino regular;
II - atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente;
III - horário especial para o exercício das atividades.

BR 277 É UMA NECESSIDADE, DUPLICAÇÃO JÁ, LUTE PELA SUA VIDA.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

Abraços, até outro dia e fique com DEUS.

Contatos:
jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.comAcesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net