(1) SE EU TIVER QUE SOFRER UM ACIDENTE QUE EVENTUALMENTE CUSTE MINHA VIDA, EU ESPERO QUE SEJA DE UMA VEZ. EU NÃO QUERO FICAR NUMA CADEIRA DE RODAS. NÃO QUERO FICAR NUM HOSPITAL SOFRENDO COM OS FERIMENTOS. SE EU TIVER QUE VIVER, EU QUERO VIVER PLENAMENTE, INTENSAMENTE, PORQUE EU SOU UMA PESSOA INTENSA. EU ARRUINARIA MINHA VIDA SE TIVESSE QUE VIVER PARCIALMENTE. (Ayrton Senna, janeiro de 1994)
Hoje dia 21 de março de 2010 é o aniversário de meio século de Ayrton Senna da Silva, esportista brasileiro de primeiríssima grandeza, na minha modesta opinião nos mesmos níveis de Pelé, sem dúvida o maior do mundo.
Como Senna morreu em 1994, naquele fatídico Grande Premio de São Marino no autódromo Dino e Enzo Ferrari, em primeiro de maio daquele ano hoje ela faria cinqüenta anos de vida, mas não quero aqui falar de tristeza de sempre alegre automobilista que para mim foi é e sempre será o maior do mundo em todos os tempos, por isso vamos aqui esquecer da sua trágica morte e sim falar pouco, mas pouco mesmo, só de algumas lembranças e frases deste ídolo brasileiro que sempre nos orgulhou.
AYRTON SENNA DA SILVA (* São Paulo SP, 23/03/1960 – † Bologna Itália, 01/05/1994) piloto brasileiro de Formula 1, três vezes campeão do mundo, em 1988, 1990 e 1991, vice-campeão em 1989 e 1993.
Sua bela e vitoriosa carreira começou oficialmente nas provas de kart aos treze anos. Depois de terminar como segundo colocado em várias ocasiões, em 1977 ganhou o Campeonato Sul-Americano de Kart e também em 1980, o Brasileiro em 1977, 1978 e 1980, mas no Kart não venceu o campeonato Paulista e nem o Mundial. Ele sentiu-se frustrado por não ter alcançado o título de melhor piloto do mundo; tentou quatro vezes, sendo vice em 1979 e 1980. Como ele dizia, é o primeiro lugar ou nada, mas seu excelente desempenho nas fórmulas anteriores, especialmente na Fórmula 3 da Inglaterra em 1983 o credenciou e o levou a estrear na Fórmula 1 no GP Brasil de 1984 pela inexpressiva e pequena escuderia Toleman Hart. Logo na sua primeira temporada na categoria máxima, Senna demonstrou rapidamente um talento excepcional levando a pequena equipe inglesa à exaustão e a obter resultados jamais alcançados. É considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo brasileiro e mundial. Com muita alegria segue aqui a relação de suas vitórias na Formula 1.
1985 - Equipe Lotus:
21/04 - GP de Portugal, circuito do Estoril, 15/09 - GP da Bélgica, circuito de Spa-Francorchamps.
1986 - Equipe Lotus;
13/04 - GP da Espanha, circuito de Jerez de la Frontera, 22/06 - GP dos EUA, circuito de Detroit.
1987 - Equipe Lotus:
31/05 - GP de Mônaco, circuito de Monte Carlo, 21/06 - GP dos EUA, circuito de Detroit.
1988 - Equipe McLaren:
01/05 - GP de San Marino, circuito de Ímola, 12/06 - GP do Canadá, circuito Gilles Villeneuve, 19/06 - GP dos EUA, circuito de Detroit, 10/07 - GP da Inglaterra, circuito de Silverstone, 24/07 - GP da Alemanha, circuito de Hockenheim, 07/08 - GP da Hungria, circuito de Hungaroring, 28/08 - GP da Bélgica, circuito de Spa-Francorchamps, 30/10 - GP do Japão, circuito de Suzuka.
1989 - Equipe McLaren:
23/04 - GP de San Marino, circuito de Ímola, 07/05 - GP de Mônaco, circuito de Monte Carlo, 28/05 - GP do México, circuito de Hermanos Rodriguez, 30/07 - GP da Alemanha, circuito de Hochenheim, 27/08 - GP da Bélgica, circuito de Spa-Francorchamps, 01/10 - GP da Espanha, circuito de Jerez de la Frontera.
1990 - Equipe McLaren:
11/03 - GP dos EUA, circuito de Phoenix, 27/05 - GP de Mônaco, circuito de Monte Carlo, 10/06 - GP do Canadá, circuito Gilles Villeneuve, 27/07 - GP da Alemanha, circuito de Hochenheim, 26/08 - GP da Bélgica, circuito de Spa-Francorchamps, 09/09 - GP da Itália, circuito de Monza.
1991 - Equipe McLaren:
10/03 - GP dos EUA, circuito de Phoenix, 24/03 - GP do Brasil, circuito de Interlagos, 28/04 - GP de San Marino, circuito de Ímola, 12/05 - GP de Mônaco, circuito de Monte Carlo, 11/08 - GP da Hungria, circuito de Hungaroring, 25/08 - GP da Bélgica, circuito de Spa-Francorchamps, 03/11 - GP da Austrália, circuito de Adelaide.
1992 - Equipe McLaren:
31/05 - GP do Mônaco, circuito de Monte Carlo, 16/08 - GP da Hungria, circuito de Hungaroring, 13/09 - GP da Itália, circuito de Monza.
1993 - Equipe McLaren:
28/03 - GP do Brasil, circuito de Interlagos, 11/04 - GP da Europa, circuito de Donington Park, 23/05 - GP de Mônaco, circuito de Monte Carlo, 25/10 - GP do Japão, circuito de Suzuka, 08/11 - GP da Austrália, circuito de Adelaide.
Segue algumas de suas inúmeras frases:
"Quando Deus quer, não tem quem não queira."
"Se você quer ser bem sucedido tem que ter dedicação total, buscar o seu último limite e dar o melhor de si mesmo."
"Vencer é como uma droga. Eu não posso justificar, sob nenhuma circunstância, ser o segundo ou terceiro."
"Ser o segundo é o mesmo que ser o primeiro dos perdedores."
"Não existem acidentes pequenos nesta pista." (falando sobre Ímola, pouco antes do acidente fatal).
"Esta será uma temporada com muitos acidentes, e eu arrisco dizer que teremos sorte se nada sério acontecer".
"Eu procuro continuamente aprender mais sobre mim, minhas próprias limitações, as limitações de meu corpo e as limitações psicológicas. É o meu estilo de vida."
"É claro que existem momentos que você pensa quanto tempo ainda você conseguirá fazer isso porque existem outros aspectos não tão bons nesse estilo de vida. Mas eu adoro vencer."
"Correr, competir, está no meu sangue; faz parte de mim, faz parte da minha vida".
"Eu sei que é impossível vencer sempre. Eu só espero que a derrota não venha neste fim de semana".
"Eu não sei dirigir de outra forma senão arriscando. Cada um tem o seu limite. O meu limite está um pouco além do dos outros".
"Se eu tiver que sofrer um acidente que eventualmente custe minha vida, eu espero que seja de uma vez. Eu não quero ficar numa cadeira de rodas. Não quero ficar num hospital sofrendo com os ferimentos. Se eu tiver que viver, eu quero viver plenamente, intensamente, porque eu sou uma pessoa intensa. Eu arruinaria minha vida se tivesse que viver parcialmente."
"O impossível não existe quando se acredita verdadeiramente nos sonhos".
"O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho."
“Ele, Deus, é o dono de tudo. Devo a Ele a oportunidade que tive de chegar onde cheguei. Muitas pessoas têm essa capacidade, mas não têm a oportunidade. Ele a deu prá mim, não sei porque. Só sei que não posso desperdiçá-la”.
“Os ricos não podem mais viver numa ilha rodeada por um mar de pobreza. Nós respiramos, todos, o mesmo ar. Devemos dar a cada um, uma chance, ao menos uma chance fundamental”.
"Para mim, a mulher não é para exibir, é para dar atenção e para amar."
Assim com certeza o Ayrton Senna foi um brasileiro que gostava e tinha orgulho de ter nascido no Brasil, pois ele nos demonstrava que não se envergonhava como outros de ser brasileiro, pelo contrário em suas entrevistas ele fazia questão de dizer que era brasileiro e se orgulhava disso.
Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.
José Gilberto Alexandre Cascales, Palmital - SP, Sebastião Alves Ferreira, Recife - PE, Belchior Martins Gouveia, São Joaquim da Barra - SP, Jorge Dias da Silva, Contagem - MG, Luzia Cardoso Santana, São Paulo - SP, Roberto Gomes Lemos, Rio de Janeiro RJ, Edersson Rafagnin, Foz do Iguaçu – PR, Drª Monica Maria C. Camargo, Guarujá – SP, Dom Manoel José da Rocha Neto, Foz do Iguaçu – PR, Vanda Cansado, Planura - MG.
(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.
Rendei ao Senhor a glória de seu nome, Adorei ao Senhor em sagrados ornamentos. (Salmos 28:2)
(3) VOCÊ SABIA QUE?
Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1996, realizados em Atlanta, Estados Unidos da América do Norte de 19 de julho a 04 de agosto de 1996, no vôlei de praia feminino, dominado pelo Brasil com ouro e prata, Jacqueline Silva e Sandra Pires se tornam as primeiras brasileiras campeãs olímpicas em 76 anos de participação do país nos Jogos Olímpicos de Verão.
(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?
Geleia de Uva
Ingredientes:
1 kg de uvas (de preferência as mais escuras)
1 kg ou quanto baste de açúcar
1 maçã
Água até cobrir as uvas na panela.
Modo de Preparar:
Retirar as uvas do cacho e lavar.
Em uma panela, colocar para ferver com água o suficiente para cobrí–las.
Quando estiver um caldo escuro, desligar e deixar esfriar.
Passar no liquidificador juntamente com uma maçã em pedaços e coar.
Voltar a ferver em fogo baixo, mexa de vez em quando.
Abraços, até amanhã e fique com DEUS.
(LEI 8069 – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA)
Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.
BR 277 É UMA NECESSIDADE, DUPLICAÇÃO JÁ, LUTE PELA SUA VIDA.
VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.
VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.
ATENÇÃO: SE VOCÊ FIZER 16 ANOS ATÉ 03/10/2010, FAÇA SEU TÍTULO DE ELEITOR ATÉ 05/05/2010, USE SEU DIREITO E NÃO DEIXEM DECIDIR POR VOCÊ.
Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com
Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net
domingo, 21 de março de 2010
“QUANDO DEUS QUER, NÃO TEM QUEM NÃO QUEIRA” (Ayrton Senna)
domingo, 14 de março de 2010
“SE É MINEIRO NÃO É RADICAL, SE É RADICAL NÃO É MINEIRO” (Tancredo Neves)
(1) LAMENTO INFORMAR QUE EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA, TANCREDO DE ALMEIDA NEVES, FALECEU ESTA NOITE NO INSTITUDO DO CORAÇÃO, ÀS 10 HORAS E 23 MINUTOS (Antônio Britto)
TANCREDO DE ALMEIDA NEVES (* São João del Rei MG, 04/03/1910 – † São Paulo SP, 21/04/1985) foi um advogado, empresário e político brasileiro, filho de Francisco de Paula Neves e Antonina de Almeida Neves, transferiu-se para Belo Horizonte, após concluir os estudos em sua cidade natal e na capital mineira. Ingressou na Faculdade de Direito onde, simpatizante da Aliança Liberal que levou Getúlio Vargas ao poder com a eclosão da Revolução de 1930. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, tendo exercido o cargo de promotor-público.
Em 15 de janeiro de 1985 foi eleito Presidente do Brasil pelo voto indireto de um colégio eleitoral, mas adoeceu gravemente, em 14 de março de 1985, véspera da posse, morrendo sem ter sido oficialmente empossado. Na época de sua morte, surgiram rumores sobre a real causa de sua morte, divergindo da versão oficial de complicações decorrentes de diverticulite. Porém, por lei, seu nome deve figurar em todas as galerias de presidentes do Brasil. Tancredo foi o último mineiro a ser eleito presidente do Brasil. Foi casado com Risoleta Guimarães Tolentino, com quem teve três filhos. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra pela. Era chamado por seus próximos por "Doutor Tancredo".
Tancredo: Político à mineira.
Durante a República Velha fez oposição a Artur Bernardes, sendo um antibernadista. São João del Rei era uma das poucas cidades em que Bernardes não ganhava.
Foi lançado na política pelo líder político municipal de São João del Rei, Augusto Viegas, pelo qual sempre guardou gratidão.
Quando perguntado, pela revista Pasquim, sobre os partidos políticos ao qual pertenceu, explicou que escolheu partido político, como todos fazem em Minas Gerais, por questões municipais.
Filiou-se ao "Partido Progressista", um partido surgido após a revolução de 1930, formado por membros do Partido Republicano Mineiro que apoiaram a Revolução de 1930, e depois se filiou ao Partido Nacionalista Mineiro (PNM) quando foi extinto o Partido Progressista.
Tancredo não pôde viabilizar sua candidatura a deputado estadual, em1934, mas, em 1935, foi eleito Vereador na sua cidade natal chegando à presidência da Câmara Municipal, quando chegou a assumir a prefeitura municipal interinamente. Quando as câmaras municipais foram fechadas, com o advento do Estado Novo, em 10 de novembro de 1937, Tancredo era o presidente da Câmara de vereadores de São João del Rei.
Extinto seu mandato de vereador, retornou à advocacia. Exerceu, também, por algum tempo, a profissão de empresário do setor têxtil.
Tancredo: Deputado e ministro - A redemocratização do Brasil em 1945.
Pressionado pela conjuntura internacional ditada pela iminente vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial e cada vez mais suscetível a pressões e contestações internas, Getúlio Vargas põe em marcha um estratagema de liberalização do regime e com isso um quadro político erigido sob os auspícios democráticos viu nascer novas agremiações políticas.
Assim em 8 de abril de 1945 foi criado o PSD – Partido Social Democrático, que, em Minas Gerais estava sob o controle de Benedito Valadares, empossado governador em 15 de dezembro de 1933, e nomeado interventor estadual em 4 de abril de 1935.
A deposição de Getúlio Vargas em 29 de outubro de 1945 abriu caminho para as eleições de 2 de dezembro de 1945 onde foram escolhidos o Presidente da República e os membros da Assembleia Nacional Constituinte, que promulgaria a nova Carta Magna brasileira em 18 de setembro de 1946. Sob a vigência da Constituição de 1946, foram realizadas eleições, em 19 de janeiro de 1947, para governador de estado, para eleger os membros do Congresso Nacional e também os que comporiam os legislativos estaduais.
Nesse cenário Tancredo Neves foi eleito deputado estadual pelo PSD de Benedito Valadares, sendo designado relator da constituição estadual mineiro e uma vez findos os trabalhos constituintes assumiu a liderança de sua bancada e comandou a oposição ao governo de Milton Campos, da UDN – União Democrática Nacional, que havia chegado ao Palácio da Liberdade após uma cisão no PSD mineiro.
Em 1950, Tancredo Neves foi eleito deputado federal e viu o aliado Juscelino Kubitschek de Oliveira ser eleito governador ao derrotar o situacionista Gabriel Passos. Em 1953, havendo a vaga de ministro da Justiça que caberia a um deputado do PSD mineiro, JK e Getúlio Vargas acordaram na indicação do nome de Tancredo. Tancredo licenciou-se do mandato e exerceu o cargo de Ministro da Justiça a partir de 25 de junho de 1953.
Entregou o cargo de ministro quando do suicídio de Getúlio Vargas semanas após o início da crise política que culminou com um atentado contra o jornalista Carlos Lacerda e resultou na morte do major da Aeronáutica Rubem Florentino Vaz.
Segundo consta nos arquivos da FGV – Fundação Getúlio Vargas, Tancredo recebeu das mãos do próprio Getúlio Vargas a carta-testamento que seria divulgada por ocasião da morte do político gaúcho. Esta carta foi lida por João Belchior Marques Goulart no enterro de Getúlio Vargas, em São Borja, no qual Tancredo estava presente. De Getúlio, Tancredo ganhou uma caneta-tinteiro Parker 21, que atualmente pertence a Aécio Neves.
Benedito Valadares, JK, e Getúlio foram os principais mestres de Tancredo na política.
Fiel à memória do antigo mandatário da nação fez-se opositor do governo de Café Filho e articulador da candidatura de JK à Presidência da República em 1955, Tancredo Neves não disputou a reeleição para deputado federal, em 1954 ,por não ter se desligado do ministério em tempo hábil. Foi nomeado presidente do Bando de Crédito Real de Minas Gerais pelo governador Clóvis Salgado da Gama, substituto legal de JK quando este renunciou para concorrer à Presidência da República em 31 de março de 1955.
No ano seguinte Juscelino Kubitschek nomeou Tancredo para uma diretoria do banco do Brasil, cargo que deixou, em 1958, ao ser nomeado Secretário de Fazenda do governo de José Francisco Bias Fortes, fato que o impediu de disputar as eleições legislativas daquele ano.
Em 1960 foi derrotado por José de Magalhães Pinto na disputa pelo governo de Minas Gerais. Pouco mais de um mês após a eleição foi nomeado presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico - BNDE precursor do atual BNDES, sendo demitido nos primeiros meses do governo Jânio da Silva Quadros.
Tancredo: Primeiro ministro de João Goulart
Após a renúncia do Presidente Jânio da Silva Quadros em 25 de agosto de 1961 articulou a instalação do regime parlamentarista evitando que João Goulart fosse impedido de assumir a presidência por um Golpe Militar. Como Primeiro Ministro entre 7 de setembro de 1961 a 26 de junho de 1962 logrou êxito parcial na sua meta para pacificar os ânimos políticos nacionais. Foi obrigado a renunciar, junto com vários ministros para poder se candidatar as eleições seguintes ao Congresso Nacional.
Duas curiosidades marcaram sua passagem como primeiro-ministro: a primeira reside no fato de que entre 8 de setembro a 12 de outubro de 1961 ocupou interinamente o cargo de Ministro da Justiça e a segunda é que dentre os membros de gabinete estava o médico pernambucano Estácio Gonçalves Souto Maior, Ministro da Saúde e pai do piloto tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet. Tancredo Neves renunciou ao cargo para concorrer às eleições de 1962 sendo eleito para o segundo mandato de deputado federal.
Tancredo: Oposição ao regime militar.
De volta à Câmara dos Deputados manteve o apoio ao governo João Goulart até que o mesmo fosse deposto por um golpe militar em 31 de março de 1964. Tancredo foi um dos poucos políticos que foram se despedir de João Goulart no aeroporto Salgado Filho, na capital gaucha, quando este partiu para o exílio no vizinho Uruguai.
Extinto o pluripartidarismo foi convidado a ingressar na ARENA – Aliança Renovadora Nacional, oferta recusada em razão da presença de adversários seus da UDN, especialmente Magalhães Pinto, na agremiação situacionista, a ARENA.
Opositor moderado ao Regime Militar de 1964 logo procurou abrigo sob a legenda do MDB – Movimento Democrático Brasileiro sendo reeleito deputado federal em 1966, 1970 e 1974. Em sua atuação parlamentar evitou sobremaneira criar atritos com o Governo Militar e personificou uma vertente moderada da oposição não se negando, inclusive, ao diálogo com as forças situacionistas, postura contrária àquela adotada pelo grupo "autêntico" do MDB.
Em 1978, foi eleito senador por seu estado, e, com a reforma política empreendida pelo Presidente João Figueiredo, aglutinou os moderados do MDB e da ARENA em torno de si, inclusive Magalhães Pinto e fundou o PP – Partido Popular, em 1980, sendo eleito seu presidente.
No ano seguinte defendeu a incorporação do PP ao PMDB em face de dificuldades criadas pelas regras eleitorais a serem aplicadas nas eleições de 1982, e, com isso foi escolhido vice-presidente nacional do PMDB, em 1982, e, nesse mesmo ano, foi eleito Governador de Minas Gerais, após uma renhida disputa com o candidato Eliseu Rezende do PSD. Fundamental para sua eleição foi o apoio do seu vice-governador Hélio Garcia profundo conhecedor dos pequenos municípios mineiros.
Na sua posse, pronunciou a frase célebre: “Mineiros, o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade!”
Renunciou ao mandato de senador poucos dias antes de assumir o Palácio da Liberdade sendo substituído por Alfredo Campos e nomeou o vice-governador Hélio Garcia para a Prefeitura da capital mineira. Mesmo à frente de um cargo executivo Tancredo não abandonou sua postura conciliatória, o que lhe garantia um bom trânsito junto ao Governo Federal. Renunciou ao governo do estado em 14 de agosto de 1984 para concorrer à Presidência da República.
Tancredo: "Diretas Já" e o Colégio Eleitoral.
Tão logo foram empossados os governadores eleitos em 1982, começaram os debates em torno da sucessão do Presidente Figueiredo. A ausência de um nome de consenso nas hostes do PDS denotava fissuras na agremiação governista, pois já em sua mensagem de fim de ano o Presidente da República abdicou de coordenar os debates em torno da sucessão presidencial e remeteu a questão ao partido e nisso surgiram nomes como do Ministro do Interior Mário David Andreazza, do senador Marco Maciel e do deputado federal Paulo Maluf, cada qual trazendo consigo uma porção considerável do PDS. O vice-presidente Aureliano Chaves logo entrou em atrito com o presidente Figueiredo, o que complicou o quadro sucessório.
A oposição por sua vez agiu de maneira diversa ao inserir em sua agenda o restabelecimento das eleições diretas para Presidente da República sendo que o primeiro ato dessa campanha ocorreu no município de Abreu Lima PE em 31 de março de 1983, dia em que o Regime Militar de 1964 completava dezenove anos. Convocada por políticos do PMDB a manifestação havida no Nordeste resultou em um manifesto divulgado em São Paulo em 26 de novembro do mesmo ano quando os dez governadores da oposição (nove do PMDB e um do PDT) exigindo o restabelecer das eleições diretas para Presidente da República.
No dia seguinte um comício pró-Diretas se realizou na capital paulista reunindo dez mil pessoas após uma convocação feita pelo Partido dos Trabalhadores - PT, fato que se repetiria entre janeiro e abril de 1984 num evento que passaria à história como o movimento das Diretas Já, frustrado pela rejeição da emenda Dante de Oliveira em 25 de abril de 1984 apesar de a proposta contar com um apoio significativo dentro do próprio PDS, contudo nem mesmo esse fato arrefeceu os debates em torno da questão sucessória.
Ciente dos riscos que se avizinhavam em razão de tamanha fragmentação, o senador José Sarney, presidente do PDS, propôs a realização de prévias para a escolha do candidato governista, proposta logo rechaçada pelos malufistas que a interpretaram como uma tentativa de inviabilizar a candidatura do líder, fato que levou Sarney a deixar a presidência do PDS e dias depois abandonar o partido, no que foi seguido pelo também senador Jorge Bornhausen.
Dez dias mais tarde, os governadores do PMDB, e mais Leonel Brizola do PDT, anunciaram seu apoio ao nome de Tancredo Neves como candidato oposicionista na eleições no Colégio Eleitoral, que havia sido eleito nas eleições de 1978 e que se compunha do Congresso Nacional e representantes das assembleias legislativas, ao passo que no PDS houve a retirada dos nomes de Aureliano Chaves e Marco Maciel da disputa, o que deixou Paulo Maluf e Mário Andreazza como postulantes à vaga de candidato, todavia a vitória de Maluf fez com que os adversários migrassem em peso para a cidadela oposicionista.
Após um acordo firmado entre o PMDB e a dissidência Frente Liberal do PDS ficou estabelecido que Tancredo Neves seria o candidato a presidente e José Sarney (ex-ARENA, deixa o PDS para se filiar ao PMDB) seria o candidato a vice-presidente. Sarney podia se filiar ao PMDB por ter sido eleito pela ARENA, em 1978, partido que havia sido extinto. Assim, sua troca de partido não era considerada, pela lei eleitora da época, uma infidelidade partidária, sujeita a perda de mandato eletivo. O que não era o caso de Marco Maciel que não podia trocar de partido. Aureliano Chaves não podia se candidatar, mesmo tendo sido eleito pela ARENA, em 1978, pois assumira a presidência da república várias vezes como substituto de João Figueiredo, tornando-se inelegível para a presidência.
Tancredo foi lançado candidato por ser aceito por grande parte dos militares e tido como moderado. Na área militar foi decisivo o apoio do ex-presidente Ernesto Geisel. Essa moderação, porém, era alvo de críticas do PT que não aceitava o colégio eleitoral. Sob sua moderação Tancredo dizia: “Se é mineiro não é radical, se é radical não é mineiro”!
Tancredo também ganhara prestígio dentro do PDS, nas reuniões com governadores do nordeste do Brasil, todos os 9 governadores nordestinos eram do PDS, e a maioria deles eram políticos jovens da nova geração e que admiravam Tancredo, nas reuniões da SUDENE, a qual Minas Gerais pertencia pelo fato do norte de Minas Gerais fazer parte da área da seca. Vários destes governadores passaram para a Frente Liberal, depois PFL. Entre estes governadores que aderiram a Tancredo, e cujo apoio foi decisivo, estava o governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães. Antônio Carlos reagiu às declarações do ministro da Aeronáutica Délio Jardim de Matos que disse que quem abandonava o candidato do PDS era traidor, e disse que traidor era ele, o ministro. Foi a primeira vez que um ministro militar era contestado durante o regime militar. A partir de então, a adesão a Tancredo cresceu.
Mesmo a eleição sendo indireta, Tancredo fez diversos comícios populares em praça pública. E, em um discurso, durante a campanha eleitoral, na cidade de Vitório, Tancredo disse: Eu vos ofereço uma "nova república". Essa expressão "nova república" se tornou a denominação da época política brasileira posterior ao período do regime militar que se encerrou, em 1985, com o fim do governo de João Figueiredo.
A chapa Tancredo-Sarney foi então oficializada e assim os oposicionistas foram às ruas para defender suas propostas em comícios tão concorridos quanto os da campanha pelas Diretas Já. Saudado como candidato da conciliação, Tancredo Neves foi eleito Presidente da República pelo Colégio Eleitoral, numa terça-feira, 15 de janeiro de 1985, recebendo 480 votos contra 180 dados a Paulo Maluf e 26 abstenções. A maioria destas abstenções foi de parlamentares do PT, partido este que expulsou de seus quadros os parlamentares que, desobedecendo à orientação do partido, votaram em Tancredo Neves: Foram expulsos do PT: a deputada federal Beth Mendes e os deputados federais Airton Soares e José Eudes.
Sua vitória foi entusiasticamente recebida pela população e é tida ainda hoje como uma das mais complexas e bem-sucedidas operações políticas na história política do Brasil.
Um exemplo dessas dificuldades e dessas manobras: No final de 1984, as pesquisas de intenção de votos, mostravam que Tancredo tinha a maioria do colégio eleitoral. Receoso de uma manobra de João Figueiredo tentando prorrogar seu mandato em dois anos, estabelecendo eleições diretas para seu sucessor, Tancredo foi à televisão e declarou que Paulo Maluf ia renunciar à sua candidatura. Maluf reagiu e garantiu que não renunciaria. Assim com Maluf firme na disputa, João Figueiredo e o PDS nada puderam fazer para mudarem as regras do jogo sucessório.
Assim que foi eleito, Tancredo fez um giro internacional encontrando se com vários chefes de estado para conquistar apoio à sua posse, considerada incerta, e só aceitou ser submetido à operação cirúrgica, depois que vários chefes de estado já haviam chegado à Brasília para a sua posse.
Conta-se que Tancredo vinha silenciosamente trabalhando sua candidatura, desde 1983, quando recebeu a visita de 15 senadores do PMDB, liderados por José Fragelli. Tão bem-sucedidas foram as suas articulações que fizeram com que até mesmo Ulysses Guimarães, o "Senhor Diretas", abdicasse da disputa para apoiá-lo. O acordo político teria incluído até mesmo um futuro apoio a Ulysses para sucedê-lo nas eleições seguintes que seriam diretas. Ulysses, na passagem do ano de 1984 para 1985, de férias em Nova Iorque, se lançou candidato à presidente para provocar Tancredo. Este afirmou, na televisão, que Ulysses sempre foi o candidato natural do PMDB, o que esvaziou a candidatura Ulysses, que não mais voltou ao assunto.
Tancredo: A doença e a morte.
Tancredo havia se submetido a uma agenda de campanha bastante extenuante, articulando apoios do Congresso Nacional e dos governadores estaduais e viajando ao exterior na qualidade de presidente eleito da República. Tancredo vinha sofrendo de fortes dores abdominais durante os dias que antecederam a posse. Aconselhado por médicos a procurar tratamento, teria dito: "Façam de mim o que quiserem depois da posse".
Tancredo temia que os militares da chamada linha-dura se recusassem a passar o poder ao vice-presidente. Tancredo decidiu só anunciar a doença no dia da posse, 15 de março, quando já estivessem em Brasília os chefes de estados esperados para a cerimônia de posse, com o que ficaria mais difícil uma ruptura política. Porém, a sua saúde não resistiu e, na véspera da posse, 14 de março de 1985, adoeceu com fortes e repetidas dores abdominais durante uma cerimônia religiosa no Santuário Dom Bosco, em Brasília. Foi, às pressas, internado no Hospital de Base de Brasília. Ao primo Francisco Dornelles, indicado à época para assumir o Ministério da Fazenda, Tancredo afirmara que só aceitaria se submeter à cirurgia se tivesse garantias que Figueiredo iria empossar o vice-presidente José Sarney.
José Sarney assumiu a Presidência em 15 de março, aguardando o restabelecimento de Tancredo. Existia grande tensão na época devido à possibilidade de uma interrupção na abertura democrática em andamento. Caso Sarney não assumisse, poderia ser empossado em seu lugar o então presidente da câmara, Ulysses Guimarães do PMDB. O grande risco era que ocorresse um retrocesso, já que na época os setores políticos mais conservadores tentavam desestabilizar a redemocratização e manter a ditadura.
Devido às complicações cirúrgicas ocorridas - para o que concorreram as péssimas condições ambientais do Hospital de Base do Distrito Federal, que estava com a Unidade de Tratamento Intensivo demolida, em obras -, o estado de saúde se agravou, e teve de ser transferido em 26 de março para o Hospital das Clínicas de São Paulo. Durante todo o período em que ficou internado, Tancredo sofreu sete cirurgias. No entanto, em 21 de abril, na mesma data da morte de Tiradentes, Tancredo faleceu vítima de infecção generalizada, aos 75 anos. A morte de Tancredo foi tristemente anunciada pelo então porta-voz oficial da presidência para a imprensa, Antônio Britto.
Na época, havia rumores que Tancredo já havia morrido há dias e sua morte não era anunciada a espera de se resolverem os problemas políticos resultantes da formação do novo governo presidido por José Sarney e para a data da morte coincidir com a data da morte de Tiradentes.
Houve grande comoção nacional, especialmente porque Tancredo Neves seria o primeiro presidente civil após o Golpe de 1964. O Brasil, que acompanhara tenso e comovido a agonia do político mineiro, promoveu um dos maiores funerais da história nacional. Calculou-se na época que, entre São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e São João del Rei, mais de dois milhões de pessoas viram passar o esquife. Coração de Estudante, uma canção do cantor mineiro Milton Nascimento, marcou o episódio na memória nacional.
O epitáfio que o presidente eleito previra certa vez numa roda de amigos, em conversa no Senado, não chegou a ser gravado na lápide, no cemitério, ao lado da Igreja de São Francisco, em São João del Rei: "Aqui jaz, muito a contragosto, Tancredo de Almeida Neves".
Seu enterro em São João del Rei foi transmitido em rede nacional de televisão, tendo discursado a beira do túmulo 85, que lembra o ano em que foi eleito presidente, o deputado federal Ulysses Guimarães, na época, presidente da Câmara dos Deputados.
No cemitério da Igreja de São Francisco há uma placa comemorativa da visita do presidente francês François Mitterrand que conhecera Tancredo, quando este viajara à Europa. Em Março de 2008 a sepultura de Tancredo foi violada e a peça de mármore da parte superior do túmulo foi quebrada.
Na cidade de São João del Rei, foi homenageado com a colocação de uma estátua sua ao lado da estátua de Tiradentes.
Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.
Julia do Nascimento de Souza, Brasília - DF, Maria do Socorro Guerra, Caruaru - PE, Paulino Moreira, São Joaquim da Barra - SP, Jorge Dias da Silva, Contagem - MG, Sonia Regina Damasceno, São Paulo - SP, Lúcia Galeano Santana, Rio de Janeiro RJ, Otivir Tadeu Bobato, Foz do Iguaçu – PR, Drª Silvia Maria Feltin, Rio de Janeiro – RJ, Dom Manoel José da Rocha Neto, Foz do Iguaçu – PR, Vanda Cansado, Planura - MG.
Rendei ao Senhor, filhos de Deus, rendei ao Senhor glória e poder!. (Salmos 28:1)
Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, realizados em Seul na Coréia do Sul de 17 de setembro a 02 de outubro de 1988, a esgrimista sueca Kerstin Palm se torna a primeira atleta a participar de sete Jogos Olímpicos consecutivos.
(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?
Panquecas Russa
Ingredientes:
Meia xícara de chá de água.
100gramas de creme de leite.
300 gramas de farinha de trigo.
15 gramas de fermento cubo.
Leite 1 xícara. de chá de leite.
100 gramas de manteiga.
3 ovos.
Sal a gosto.
Modo de Preparar:
Dilua o fermento em água morna e junte-o à metade da farinha de trigo, deixe crescer em lugar quente por 4 horas, junte o restante da farinha de trigo e as gemas, misture o leite e o creme de leite, mexa e acrescente o leite misturado aos poucos, adicione as claras batidas em neve e tempere com sal.
Frite as panquecas, dos dois lados, na manteiga.
Sirva com recheio de sua preferência
Abraços, até amanhã e fique com DEUS.
(LEI 8069 – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA)
Art. 58. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.
BR 277 É UMA NECESSIDADE, DUPLICAÇÃO JÁ, LUTE PELA SUA VIDA.
VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.
VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.
ATENÇÃO: SE VOCÊ FIZER 16 ANOS ATÉ 03/10/2010, FAÇA SEU TÍTULO DE ELEITOR ATÉ 05/05/2010, USE SEU DIREITO E NÃO DEIXEM DECIDIR POR VOCÊ.
Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com
Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net
sábado, 13 de março de 2010
“ PELO ANDAR DA CARRUAGEM VAI COMEÇAR TUDO DE NOVO, CBF E STJD, CRIEM VERGONHA EM SUAS CARAS ”
(1) A CBF E O STJD PRECISAM SER HONESTOS E IMPARCIAIS, SEMPRE É UMA BOA HORA PARA COMEÇAR , OS CLUBES E OS TORCEDORES AGRADECEM.
No dia 9 de dezembro do ano passado eu relatei aqui no meu Blog como a CBF e o STJD defendem e trabalham a favor dos clubes do Rio de Janeiro, quero dizer aqui que nada tenho contra as agremiações deste importantíssimo estado brasileiro, pelo contrário até as admiro, veja o que eu disse naquela ocasião: Não fosse as “obras” da CBF – Confederação em defender os clubes do Rio de Janeiro em comum acordo com STJD – Superior Tribunal de Justiça Desportiva o brilho do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2009 seria um brilho de uma estrela de primeira grandeza, brilho este a altura do Futebol Brasileiro, ou seja, futebol de primeira de melhor do mundo. Acabamos de sair do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2009 e nem bem iniciamos a Copa do Brasil de 2010 a entidade máxima do futebol brasileiro já se mostra super interessada em manter o trabalho e favorecimento aos clubes fluminenses em especial aos grandes clubes cariocas.
Não quero aqui achar ou dizer que a CBF e o STJD tem que fazer vistas grossas ou perdoar o São Raimundo AM por ter jogado a partida de ida com três jogadores irregulares, o clube amazonense venceu por 1 a 0, mas como três dos seus jogadores estava irregulares perdeu seis pontos, o três que ganhou pela vitória sobre o clube carioca e mais três baseado no Art. 214 do CBJD - Código Brasileiro de Justiça Desportiva, desta forma classificou o Botafogo que venceu o jogo de volta por 4 a 3.
Como já disse não quero perdoar o São Raimundo AM por qualquer motivo, pois se os jogadores estavam realmente irregulares tem que ser punido, mas o que sempre me espanta é que eu nunca vi um clube do Rio de Janeiro ser punido por qualquer motivo que seja interessantes no futebol brasileiro os clubes deste estado nunca foram punidos pela CBF e STJD por qualquer tipo de transgressão ao CBJD, já vi clubes de todos os outros estado serem punidos, inclusive o próprio Botafogo em 4 de agosto de 1999 perdeu pelo “modesto” placar de 6 a 1 para o São Paulo, o resultado foi alterado para 1 a 0 para o Botafogo, devido ao escândalo do registro do jogador tricolor Sandro Hiroshi, isso sempre acontecesse a favor dos ex guanabarinos, será que não dá pra desconfiar? Claro que dá, pois somos sabedores que tanto a CBF quanto o STJD não são sérios, pior que isso são mal intencionados e fabricadores de resultados é só pesquisar as arbitrariedades que estes dois órgãos vem cometendo há muito tempo no futebol brasileiro, não vou repetir aqui mais uma vez, pois, já escrevi em outras ocasiões, leiam novamente meu Blog de 09/12/2009.
Olha se o São Raimundo mereceu perder os pontos não temos alternativas a não ser puni-lo, mas é bom que a sociedade e a imprensa brasileira preste atenção para que não aconteça como em 1987 que a CBF ainda não teve a coragem de acabar com a polemica entre o Sport Recife e o Flamengo referente ao titulo nacional daquele ano, a CBF tem que ter personalidade, seriedade, coragem e vergonha na cara de ir para a mídia e dizer que o Sport Recife é o legitimo campeão brasileiro de 1987, ou será que tem medo do Flamengo? No anos de 2000 aconteceu aquela barbaridade no estádio São Januário e o São Caetano foi prejudicado em favor do Vasco da Gama, inclusive naquele ano não houve Campeonato Brasileiro, e sim Copa João Havelange, os motivos todos sabem por que, portanto o Vasco da Gama não é campeão brasileiro de 2000 e sim campeão da Copa João Havelange, já em 2009 todos viram o que a CBF e o STJD fizeram pra da RO campeonato ao Flamengo e tirar o Botafogo e o Fluminense da zona de rebaixamento na ultima rodada, prejudicou diretamente e de forma tendenciosa o Coritiba, inclusive penalizou este clube em 30 mandos de jogos por invasão e falta de segurança do estádio Couto Pereira, e ai eu pergunto? Quantos mandos de campo perdeu o Vasco da Gama naquele jogo contra o São Caetano?. A propósito e o doping do jogador Jóbson do Botafogo campeonato brasileiro de 2009 não é uma irregularidade?.
Olha meu claros leitores e amigos, não estou aqui para denegrir a CBF e o STJD e muito menos desvalorizar os queridos clubes do Rio de Janeiro, mas não sou bobo e a sociedade brasileira também não é, mas tudo isso que vem acontecendo não acredito que é uma mera coincidência, e sim, má intenção, favorecimento, canalhice e safadeza pura, é bom ficarmos de olho vivo e bem aberto, se não tudo isso se repetira inúmeras vezes e sempre favorecendo os clubes do Estado do Rio de Janeiro e prejudicando os dos outros Estados.
Em tempo: Vasco perde seis pontos no Campeonato Carioca por jogador irregular. A Quarta Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) retirou seis pontos do Vasco na Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca, pela escalação irregular do meia Jefferson em sua estreia na competição, contra o Americano, no dia 24 de janeiro, essa não vale, pois não é uma competição nacional e sim regional onde só participam clubes do Estado do Rio de Janeiro.
Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.
Gisele Junkerfeuerborn – Foz do Iguaçu PR, João Alves de Lima – Araraquara SP, Samira Haddad Hadam – São Paulo SP, Hellen Rosa de Oliveira – São José do Rio Preto SP, Adriana dos Santos – Campos RJ, José Carlos Carvalho – Foz do Iguaçu PR, Eugenia Maria Lazzarin – Bonito, MS, Paula Giovana Pereira da Silva – Ribeirão Preto, SP, Rosa Eleonora de Freitas – Santa Maria, RS, Vaneza Cooper – Foz do Iguaçu, PR, Belchior Martins Gouveia – São Joaquim da Barra, SP, José Gilberto Alexandre Cascales – Palmital, SP, Marlei Flingner – Foz do Iguaçu, PR e Carlos Elias Tostes – Bandeirantes, PR.
(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.
“Salvai o vosso povo, e abençoai a vossa herança; Sede o seu pastor e conduza-o para sempre”. (Salmos 27:9)
(3) VOCÊ SABIA QUE?
Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972, realizados em Minique na Alemanha, na época Alemanha Ocidental de 26 de agosto a 10 de setembro de 1972, Munique também teve seu drama esportivo para os estadunidenses. Campeões consecutivos do basquetebol desde os Jogos de 1936, na mais absoluta supremacia que uma única nação teve sobre determinado esporte olímpico, viram a medalha de ouro escapar numa final tensa contra a União Soviética, em que tiveram uma derrota de 51 a 50 graças a um polêmico erro na contagem do tempo, que permitiu aos soviéticos uma cesta no último segundo. Revoltados com o acontecido se recusaram a receber as medalhas de prata, que até hoje se encontram guardadas num cofre na sede do COI na Suíça.
(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?
Farofa Crocante de Aveia
Ingredientes:
1 embalagem de aveia em flocos regulares.
1 ½ xícara (chá) de açúcar.
½ xícara (chá) de óleo de milho.
1 ovo.
1 xícara (chá) de castanha de caju bem picada.
½ xícara (chá) de coco seco ralado.
Modo de Preparar:
Misture bem a Aveia, com o óleo de milho, o açúcar, o ovo, a castanha de caju e o coco seco.
Divida a massa em 3 partes iguais e disponha-as em 2 assadeiras grandes. Leve ao forno, preaquecido, a 180º C por cerca de 15 minutos até dourar, mexendo na metade do tempo. Quando esfriar, quebre-a com as mãos para obter uma farofa grossa. Guarde em recipiente bem vedado.
Sirva sobre creme de frutas, sorvete, iogurte ou salada de frutas.
Rendimento: 14 porções, Tempo de preparo: 15 minutos
Abraços, até amanhã e fique com DEUS.
(5) LEI 8069 – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA.
Art. 57. O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório.
BR 277 É UMA NECESSIDADE, DUPLICAÇÃO JÁ, LUTE PELA SUA VIDA.
VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.
VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.
ATENÇÃO: SE VOCÊ FIZER 16 ANOS ATÉ 03/10/2010, FAÇA SEU TÍTULO DE ELEITOR ATÉ 05/05/2010, USE SEU DIREITO E NÃO DEIXEM DECIDIR POR VOCÊ.
Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com
Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net
segunda-feira, 8 de março de 2010
"PARA MIM, A MULHER NÃO É PARA EXIBIR, É PARA DAR ATENÇÃO E PARA AMAR." (AYRTON SENNA)
(1) O CORAÇÃO DE UMA MULHER MANTÉM ESTE MUNDO A ANDAR, ELAS TRAZEM ALEGRIA, ESPERANÇA E AMOR, DÃO APOIO MORAL À SUA FAMÍLIA E AMIGOS, AS MULHERES TÊM COISAS VITAIS A DIZER E TUDO PRA DAR.
O dia Internacional da Mulher foi instituído em 1911, no ocidente, foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 8 de março de 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a ONU – Organizações das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher.
Nada mais justo em designar um dia de forma festiva e internacionalizado para a Mulher, muito bonito mesmo, mas seria muito mais inda justo e bonito se realmente a Mulher desfrutasse destas comemorações com saúde, alegria, carinho, felicidade e com muita segurança, mas será que isso é possível?, acredito que não.
O dia Internacional da Mulher até que poderia ser mais da Mulher, mas infelizmente os homens e os “HOMENS” não dão valor necessário e o que ela merece, esse valor só será realmente dado quando as mulheres de todo o Brasil, tiverem e usufruírem fato e não só de direito os mesmo diretos dos homens, como por exemplo salário, quando a Mulher deixar de ser discriminada por querer ter sua liberdade, há homens que as discriminam porque acham que a liberdade resume somente, unicamente e exclusivamente na liberdade sexual, como são tolos, a mulher que queremos é muito mais que isso.
Mas no dia de hoje a Mulher seria muito mais feliz e alegre se não nos deparássemos com noticias deste porte: Menina de 9 anos estuprada e grávida de gêmeos pelo padrasto; No Pará adolescente de 15 anos fica presa na mesma cela com 20 homens por um mês; Garota Eloá de 15 anos, é assassinada pelo ex-namorado em Sato André; Doca Street matou com quatro tiros a chamada "Pantera de Minas" - Ângela Diniz; Lindomar Castilho recordista de vendagens de disco, mata Eliane Aparecida de Grammont, sua ex-esposa em 30 de março de 1981; Ex-parceiro agressor não é enquadrado pela Lei Maria da Penha; O Jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves, assassino sua ex-namorada Sandra Gomide, teve sua pena reduzida para 15 anos que cumprirá em liberdade, se quiséssemos ficaríamos aqui escrevendo e escrevendo noticia de violência contra a Mulher, algo horrível, abominável, mas a mulher é tudo na vida da humanidade, seja ela rica, pobre, branca, negra, alfabetizada, analfabeta, brasileira, estrangeira, etc., mas quero aqui mostrar como a mulher é importante, inteligente, dócil e cheia de muitas outras qualidades, com isso quero lembrar aqui de algumas mulheres como a médica Zilda Arns, a escritora Carolina Maria de Jesus, Hebe Camargo e Maria Emma Hulga Lenk Zigler, aqui um pouquinho do que a mulher é capaz, prestem atenção, rendendo minhas homenagens a elas homenageio todas a Mulheres do Brasil.
ZILDA ARNS NEUMANN (* 25/08/1934, Forquilhinha SC - † 12/01/2010 Porto Príncipe Haiti) médica pediatra e sanitarista brasileira, especialista em Pediatria Social e Saúde Pública, é a criadora da bem-sucedida metodologia aplicada no trabalho da Pastoral da Criança, organismo da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – que ela coordena desde 1983. Com sede em Curitiba PR, a Pastoral presta atendimento básico a crianças nas áreas de saúde pública, nutrição e educação.
Aos 73 anos, ela já foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz três vezes seguidas e recebeu 19 prêmios entre 1988 e 2002. Por exemplo, uma menção especial pela UNICEF – Brasil como personalidade brasileira de destaque no trabalho em prol da saúde da criança; o Prêmio Internacional OPAS – Organização Pan-americana de Saúde, em Administração Sanitária, em 1994, e o título de Heroína da Saúde Pública das Américas, em 2002.
Todo esse reconhecimento não é por acaso. O trabalho que Dona Zilda lidera envolve mais de 83 mil voluntários e acompanha mais de 2 milhões de famílias e 3 milhões de crianças menores de 6 anos de idade em 22 mil comunidades pobres de todo o país.
Antes de começar a coordenar a Pastoral, Dona Zilda atuou em diversas outras frentes. Trabalhou como pediatra no Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba, onde lidava com bebês menores de um ano, como diretora técnica da associação filantrópica Sara Lattes e como chefe da divisão de Proteção Social do departamento da Criança da Secretaria de Saúde Pública do Paraná. Em 1980, durante a primeira epidemia de poliomielite no Estado, coordenou a campanha de vacinação Sabin. Dois anos depois, em 1982, uma comunidade de bóias-frias localizada no município de Florestópolis, no Paraná, foi escolhida para a experiência piloto da implantação do projeto de Dona Zilda, por apresentar índices alarmantes de mortalidade infantil – 127 por mil nascidos vivos. Depois de fazer um treinamento na John Hopkins University, nos EUA, ela foi convidada em 1983 pela CNBB e pela UNICEF para fazer, com a Igreja, um trabalho pela sobrevivência infantil, tornando-se coordenadora nacional da Pastoral da Criança.
O grande diferencial do trabalho de Dona Zilda Arns surge a partir da noção da importância da prevenção. A metodologia empregada para tornar eficiente o trabalho dos voluntários é a sua transformação em agentes sanitários, que atuam nas próprias comunidades onde moram – prática recomendada pelos organismos internacionais voltados à saúde pública. Treinados, eles se tornam líderes comunitários aptos a pôr em prática ações básicas de saúde e a acompanhar constantemente as famílias que estão sob sua responsabilidade. O aumento da qualidade de vida evita que surjam doenças e problemas de saúde.
Pelo seu trabalho na área social, Dona Zilda Arns recebeu condecorações tais como: Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation, em 2007; o Opus Prize, da Opus Prize Foundation EUA, pelo inovador programa de saúde pública que ajuda a milhares de famílias carentes, em 2006; Heroína da Saúde Pública das Américas - OPAS/2002; 1º Prêmio Direitos Humanos - USP/2000; Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança - UNICEF/1988; Prêmio Humanitário - Lions Club Internacional/1997; Prêmio Internacional em Administração Sanitária - OPAS/1994; títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade do Extremo-Sul Catarinente de Criciúma, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Sul de Santa Catarina. Dra. Zilda é Cidadã Honorária de 10 estados e 35 municípios; e foi homenageada por diversas outras Instituições, Universidades, Governos e Empresas.
Dona Zilda Arns morreu em 12 de janeiro de 2010 em um terremoto no Haiti, onde iria ministrar uma palestra na conferência Nacional dos Religiosos do Caribe.
Como os pássaros que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe dos predadores, das ameaças e do perigo e junto de DEUS, devemos cuidar dos nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito, seus direitos e protegê-los. (parte final do discurso de Dona Zilda Arns em Porto Príncipe no dia 12 de janeiro de 2010, dia de sua morte)
CAROLINA MARIA DE JESUS, escritora brasileira nasceu em Sacramento - MG, em 14 de março de 1914 e morreu em São Paulo – SP em 13 de fevereiro de 1977. Estudou até o segundo ano primário.
HEBE MARIA CAMARGO (* Taubaté SP, 08/03/1929) cantora, atriz e apresentadora de televisão brasileira. No dia 8 de janeiro deste ano, foi internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde foi submetida a cirurgia para a retirada de um tumor no estômago. Um boletim emitido posteriormente pelo hospital divulgou que Hebe foi submetida a uma laparoscopia diagnóstica, que encontrou nódulos no peritônio. O resultado da análise confirmou a existência de um tumor primário na região, sabemos que atualmente passa por sessões de quimioterapia graças a DEUS passa bem e que hoje retorna a televisão exatamente no dia de seu aniversário comando brilhantemente seu programa, mulher de fibra como todas.
MARIA EMMA HULGA LENK ZIGLER (* São Paulo, 15 de janeiro de 1915 - † Rio de Janeiro, 16 de abril de 2007), aos dezessete anos, foi a primeira Mulher sul-americana a competir em Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (USA) em 1932. Nos Jogos seguintes, realizados em Berlim, em 1936, estava de volta, desta vez acompanhada por mais três nadadoras. No ano de 1939, durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, quebrou dois recordes mundiais individuais, nos 200m e 400m peito, a primeira e única brasileira a fazê-lo. Os planos para os Jogos de 1940 tiveram de ser interrompidos por ocasião da Segunda Guerra Mundial.
* Quero aqui parabenizar todas as quase 100.000.000 de mulheres brasileiras existentes no Brasil no dia de hoje e em especial JUSSARA minha esposa adorada e JULIETH minha filha amada.
Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.
Jussara Cooper da Silva - Foz do Iguaçu PR, Julieth C. S. Dalla Valle - Foz do Iguaçu PR, Magda C. S. Rafagnin – Foz do Iguaçu PR, Julia do Nascimento – Foz do Iguaçu PR, Maria Bruna Comarelli – São Paulo SP, Roseani de Almeida – Matelândia PR, Dra. Monica Maria C. Camargo – Guarujá SP, Vaneza Cooper – Foz do Iguaçu PR, Rosecler Obregon – Foz do Iguaçu PR, Maria Raquel Pereira da Silva – Ribeirão Preto, SP, Paula Giovana Araujo da Silva – Ribeirão Preto SP. Iracema Maria Hinterholz – Foz do Iguaçu PR, Uilza Constâncio - Foz do Iguaçu PR, Michellen Schiitt de Camargo - Foz do Iguaçu PR, Geralda P. S. Crawford – São Paulo SP, Melina Pereira da Silva – São Joaquim da Barra SP
(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.
“Senhor é a força do seu povo, O baluarte de salvação de seu ungido. (Salmos 27:8)
(3) VOCÊ SABIA QUE?
Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, realizados em Pequim na China de 6 de agosto a 24 de agosato de 2008, Maurren Higa Maggi (* São Carlos SP, 25/06/1976) é uma saltadora brasileira. Tornou-se o maior nome da história do atletismo feminino do Brasil ao ganhar a medalha de ouro na prova de salto em distância dos Jogos Olimpicos de Pequim, saltando 7,04 m. Ela é recordista brasileira e sul-americana do salto em distâcia (7,26 m) e bicampeã pan-americana em Winnipeg, Canadá 1999 e Rio de Janeiro 2007 na mesma prova. É também recordista sul-americana da prova dos 100 metros com barreiras, com a marca de 12s71, obtida em 2001, e já foi recordista sul-americana do salto triplo, com 14m53, marca obtida em 2003.
Maurren terminou 2 vezes o ano como nº1 do mundo no salto em distância: em 1999 (7,26m) e em 2003 (7,06m). Em 17 de maio de 2009 Maurren venceu a prova de salto em distância do GP do Rio de Janeiro de Atletismo com a marca de 6,85 metros
(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?
Receita de Bacalhau com Ovos
Ingredientes:
1/2kg de bacalhau, deixado de molho de véspera, trocando a águapor várias vezes
3 ovos
1 colher (sopa) de farinha de trigo
3 tomates
1 cebola
Temperos verdes, alho e sal
Modo de Preparar:
Faça um refogado com óleo, pimenta, tempero verde e tomates (sem as peles e sementes).
Junte 1 xícara de água e algumas postas de bacalhau já aferventado.
Deixe tudo cozinhar até que o molho fique quase seco.
Bata os ovos, claras e gemas separadas e misture-lhes farinha de trigo e sal.
Tome cada posta de bacalhau e, depois de passá-la por esta mistura, frite-a em gordura quente.
Retirando-a, coloque-a em papel absorvente, para que não se encharque.
Arrume as frituras em um prato, enfeitando-as com galhinhos de salsa.
Abraços, até amanhã e fique com DEUS.
(LEI 8069 – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA)
Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:
I - maus-tratos envolvendo seus alunos;
II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;
III - elevados níveis de repetência.
BR 277 É UMA NECESSIDADE, DUPLICAÇÃO JÁ, LUTE PELA SUA VIDA.
VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.
VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.
ATENÇÃO: SE VOCÊ FIZER 16 ANOS ATÉ 03/10/2010, FAÇA SEU TÍTULO DE ELEITOR ATÉ 05/05/2020, USE SEU DIREITO E NÃO DEIXEM DECIDIR POR VOCÊ.
Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com
Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net