quarta-feira, 25 de novembro de 2009

“DIGA-ME COM QUEM TÚ ANDAS, QUE EU DIREI QUEM TÚ ÉS”.




(1)
Senhor Presidente “Lula” não podemos aviltar nossos parceiros comerciais de tanto tempo e trocá-los por um mal intencionado chamado Mahmoud Ahmadinejad.

Mais uma vez o Presidente José Inácio “Lula” da Silva mostra como se reprova no exame de relações diplomáticas e conseqüentemente não zela e nem liga para a diplomacia brasileira. Primeiramente ele mostra amor por Fidel Castro, depois se mostra benevolente a Evo Morales, em seguida enaltece e apóia Hugo Chaves e finalmente recebe mais uma carniça chamada Mahmoud Ahmadinejad, todo poderoso, truculento e prepotente Presidente do Irã, não sou contra ele ter suas desavenças com os Estados Unidos da América do Norte, acho que isso é um problema dele como os Estados Unidos, mas o nosso presidente parece que não conhece a história brasi9leira dos anos 60, o que aconteceu com o Presidente Jânio da Silva Quadros? O que aconteceu com o Presidente João Belchior Marques Goulart, é claro que os tempos são outros, mas acho que o “Lula” esta pisando em areia movediça em escancarar um namoro com essa pessoa que afronta não só os Estados Unidos como toda a comunidade mundial com seu programa nuclear, com seu apóio ao terrorismo internacional e com suas ameaças ao Estado de Israel, ele acha que pode tudo, mas na realidade é um insano coberto de maldade, quero esclarecer aqui que não tenho nada contra os muçulmanos e nada contra a religião islâmica, pois não acredito que através dos princípios religiosos mais este líder inconseqüente venha com aquela filosofia de que os Estados Unidos são o demônio e que Israel tem que desaparecer como disse há pouco tempo esse medíocre.

O Brasil não tem que se envolver na briga dele com os outros, o Brasil não tem que apoiar nenhuma idéia dele, principalmente quando essa idéia se refere ao seu programa nuclear, não somos escravos e subserviente dos Estados Unidos, da Comunidade Econômica Européia e do Japão, apenas os respeitamos como lideres econômicos mundiais, somos independentes deles e temos enorme intercambio econômico e em outros seguimentos nos campos de cooperação e desenvolvimento, temos um comércio que movimenta centenas de bilhões de dólares com estes países enquanto com o Irã chegamos a dois bilhões, segundo o “Lula” poderemos aumentar para perto de dez bilhões, mas é muito perigoso, porque com isso poderemos sofrer uma grande perca nestes mercados por causa da aproximação de Brasília com Teerã.

Outra coisa que vem em meus pensamente é a filosofia e a personalidade do “Lula”, não entendo seus procedimentos se são de uma democrata ou um admirador do fracassado comunismo ou mesmo do socialismo defendido por inúmeros políticos brasileiros que é só teoria, mas nunca saiu do papel para beneficiar o sofrido povo brasileiro, ou ainda ele é um populista demagogo de carteirinha? É uma pena que “Lula” foi eleito da forma mais democrática possível, pelo voto, e não esta respeitando a vontade democrática do povo brasileiro, pois quem tem como amigos os irmãos Castro, Evo Morales, Hugo Chaves e agora o Presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad não pode dizer que é democrático, pois eles detestam a democracia, Presidente “Lula”, atente bem por este ditado: Diga-me com quem andas, que eu direi que tu és.

Olha essa história de apoiar certos regimes e certos lideres como esse ai não dá certo é só perguntar para Fidel Castro e muitos outros da antiga Cortina de Ferro se é bom ou não, veja em que situação chegou Cuba nossa irmã aqui do continente americanos, é claro que não vamos chegar a tanto, mas temos que desenvolver e para que isso aconteça temos que nos intercambiar com países desenvolvidos democráticos e aceitos em toda a comunidade internacional, não com países que são liderados e administrados por déspotas como Ahmadinejad , Morales, Chaves e irmãos Fidel Alejandro Castro Ruz e Raúl Modesto Castro Ruz, ditadores de Cuba, Senhor Presidente “Lula” o Brasil é nosso e não seu, nos brasileiros menos eu elegemos Vossa Excelência, mas isso é um voto de confiança a Vossa pessoa, mas não se esqueça que como o tempo conserta tudo a história também conta e contará tudo, seja sensato, consciente e humilde, nada de prepotência, pense e analise seja brasileiro e não envergonhe os brasileiros, pois com certeza Morales, Chaves, os Castros e Ahmadinejad envergonham bolivianos, venezuelanos, cubanos e iranianos respectivamente perante a sociedade mundial, preste bem atenção as próximas visitas de Mahmoud Ahmadinejad são Bolívia e Venezuela, precisa dizer mais? Olha eu sou democrata desde pequenininho, isso é um direito meu e como eu tenho esse direito eu respeito da mesma forma aquelas pessoas que não são, mas quero a liberdade de toso independentemente da sua ideologia política, mas quero lembrar a todos, é impossível viver em liberdade fora da democracia.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog todos os dias, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.

Flávio Eisele – Foz do Iguaçu PR, Hamilton Luiz Serighelli - Foz do Iguaçu PR, Drª Mônica Maria Colombi - Foz do Iguaçu, PR, Paulo Ricardo Rocha - Foz do Iguaçu, PR, Eugenio Schettini – São Paulo, SP, Maria Aparecida Ferreira dos Santos - São Paulo, SP, Gervasio Modesto – São Paulo, SP, Joana Pilatti – Rio de Janeiro,RJ.


(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

“Só uma coisa peço ao Senhor; Esta ardentemente solicito: Morar na casa de DEUS, Todos os dias da minha vida, Para fruir as delicias do Senhor, E contemplar o seu Templo” (Salmos 26:4)


(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2000, realizados em Sydney na Austrália de 15 de setembro a 01 de outubro, Maria Mutola, de Moçambique, ganha a primeira medalha de ouro de seu país, nos 800m. Foi a segunda medalha de Moçambique. A primeira, de bronze, também foi ganha por Mutola, em Atlanta 1996 e na mesma prova.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Arroz ao forno

Ingredientes:

2 xícaras de arroz cru

2 ovos batidos

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

2 cubos de caldo de galinha

4 xícaras de água fervente

2 tomates

Sal a gosto.

Modo de Preparar:

Bata os ovos, misture ao arroz com queijo e a manteiga. Dissolva os cubos de caldo de galinha na água fervente e junte ao resto, mexendo bem, até derreter amanteiga. Coloque em fôrma untada, enfeite com fatias de tomate e asse em forno moderado, durante 1 hora. Sirva quente.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com


Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

(Lei 8069 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA)

Art. 34. O poder público estimulará, através de assistência jurídica, incentivos fiscais e subsídios, o acolhimento, sob a forma de guarda, de criança ou adolescente órfão ou abandonado.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

“POLONÊS DE NASCIMENTO E BRASILEIRISSIMO DE CORAÇÃO”.




(1)
Ziembinski revolucionou o teatro brasileiro com a montagem de "Vestido de Noiva", em 1943.

Zbigniew Marian Ziembinski (* 07/03/1908, Wielisczka, Polônia - † 18/10/1978, Rio de Janeiro RJ) Ator e diretor polaco brasileiro formou-se em arte dramática na Universidade de Cracóvia. Aos 23 anos já tinha sido diretor do Teatro Nacional de Varsóvia e do Teatro Lodz, onde dirigiu cinco peças. Chegou no Brasil em 1941, sem falar uma palavra de português e com a intenção de continuar a viagem para os Estados Unidos, onde tencionava dirigir um grupo polonês de teatro. Ao fazer uma escala no Rio de Janeiro, porém, apaixonou-se pela cidade e ficou no Brasil.

Logo foi convidado para dirigir "Assim é se lhe Parece", de Pirandello, e várias outras. A primeira grande montagem que realizou, em 1943, foi "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues. Experimentou criar um efeito de luz usando muitos refletores, ao contrário do que era costume no teatro nacional. Outra inovação foi ter dividido a cena em três planos distintos - a realidade, o passado e o delírio da personagem - criando novas possibilidades cênicas para o texto.

Era um diretor polêmico e enérgico e ensaiava à exaustão, exigindo o máximo dos atores. Passou pelo Teatro Brasileiro de Comédia e pelo Teatro Cacilda Becker. Ziembinski, ou Zimba, como logo o apelidaram, além de ator e diretor, era pintor e fotógrafo. Em 1950, já possuía sua própria companhia. Como ator, seu porte físico avantajado, conquistava os papéis de reis e tiranos. Fez um bicheiro em "Boca de Ouro", um pai de família em "Jornada de Longo Dia para Dentro da Noite", e uma velha alcoviteira em "A Celestina". Fez também "Dorotéia" e "Pega-fogo", além de "O Santo e a Porca", ao longo da década de 1950.

Foi professor da Escola de Arte Dramática de São Paulo e esteve na Polônia em 1964, onde encenou duas peças brasileiras. Ganhou grande popularidade na década de 1970, por suas atuações na Rede Globo, com destaque para "Em Família", ao lado de Zilka Salaberry. Participou da telenovela "O Bofe", como tia Stanislava, em 1972.

Ao tornar-se Diretor do Núcleo de Casos Especiais da emissora, Ziembinski impôs uma severa disciplina artística aos atores. Trabalhou com Jardel Filho, Maria Della Costa, Sergio Cardoso, Walmor Chagas, Raul Cortez, Cacilda Becker, Cleide Yáconis, Tônia Carrero e Cecil Thiré.

Nas telas, Ziembinski atuou em vários filmes na Companhia Vera Cruz, de 1953 a 1975. Zbigniew Marian Ziembinski recebeu a Ordem do Mérito Cultural polonesa, pelas mãos do embaixador Edward Wychowanice, como reconhecimento de seu país de origem pelo seu trabalho a favor das artes brasileiras.

Em 1976, o ator encomendou a Antonio Bivar uma peça para comemorar seus 50 anos de teatro e 35 de Brasil. Bivar escreveu "O Quarteto", que foi seu último trabalho nos palcos. Ziembinski morreu aos 70 anos.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog todos os dias, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.

Julia Nascimento(Katia) – Foz do Iguaçu PR, Diego Gamper - Foz do Iguaçu PR, Miguel Angelo Dalla Valle - Foz do Iguaçu, PR, Bispo Manoel José da Rocha Neto - Foz do Iguaçu, PR, Paulo Henrique Soares – Londrina, PR, Roseli da Rocha Mattos - São Paulo, SP, Marcio Pereira da Silva – São Paulo, SP, Ofélia Britez Morales – Hernandarias, Paraguai.


(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.


“Contra mim acampe um exercito, Não temerá o meu coração. Trave-se contra mim uma guerra, Terei ainda confiança” (Salmos 26:3)


(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2000, realizados em Sydney na Austrália de 15 de setembro a 01 de outubro, Eric Moussambani, nadador da Guiné Equatorial, tinha aprendido a nadar apenas seis meses antes do início dos Jogos e durante as competições de Sydney foi a primeira vez que nadava em piscinas com distância oficial (na Guiné Equatorial não existiam piscinas olímpicas). O nadador competiu nos 100 metros livres sozinho, já que os dois competidores da sua série haviam sido desclassificados por terem feito falsas partidas. Ele demorou mais que o dobro do tempo dos primeiros colocados das outras eliminatórias e quase se afogou, mas por sua simpatia e pelo espírito olímpico se tornou um dos destaques da competição.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?


Fígado Acebolado


Ingredientes:

1 kg de cebolas grandes

90 ml de azeite de oliva

Sal e pimenta do reino moída na hora

750g de fígado

Modo de Preparar:

Fatie as cebolas. Aqueça dois terços do azeite na frigideira. Junte as cebolas com um pouco de sal e pimenta e cubra com papel alumínio.

Refogue as cebolas em fogo brando, por 25 a 30 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem bastante macias.

Tire a pele do fígado e limpe-o bem. Corte o fígado em fatias de aproximadamente 0,5cm de espessura. Se os bifes estiverem com mais de 7cm de comprimento, corte-os ao meio. Remova qualquer nervura e tempere o fígado com sal e pimenta acabada de moer.

Adicione o azeite restante na frigideira e aqueça em fogo alto. Junte metado do fígado e passe-o no azeite por 40-60 segundos, só até dourar. Vire o fígado e doure o outro lado por mais 40-60 segundos.

O fígado deve cozinhar muito rapidamente em uma só camada, a fim de que fique dourado por fora, mas rosado por dentro.

Passe o fígado para uma travessa e mantenha-o aquecido. Cozinhe as demais fatias do mesmo modo.

Volte às cebolas à frigideira com todas as fatias de fígado e mexa rapidamente em fogo alto por 30-60 segundos, até ficarem bem quentes. Tempere com sal e pimenta do reino.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com


Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

(Lei 8069 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA)

Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais.

§ 1º A guarda destina-se a regularizar a posse de fato, podendo ser deferida, liminar ou incidentalmente, nos procedimentos de tutela e adoção, exceto no de adoção por estrangeiros.

§ 2º Excepcionalmente, deferir-se-á a guarda, fora dos casos de tutela e adoção, para atender a situações peculiares ou suprir a falta eventual dos pais ou responsável, podendo ser deferido o direito de representação para a prática de atos determinados.

§ 3º A guarda confere à criança ou adolescente a condição de dependente, para todos os fins e efeitos de direito, inclusive previdenciários.

domingo, 22 de novembro de 2009

“VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA, LÁ SOU AMIGO DO REI...”.




(1)
Manuel Bandeira foi um precursor do Modernismo, além de um dos maiores poetas brasileiros

MANUEL CARNEIRO DE SOUZA BANDEIRA FILHO (* Recife PE, 19/04/1886 - † Rio de Janeiro RJ, 13/10/1968) poeta brasileiro, mudou-se ainda jovem para o Rio de Janeiro. Em 1903, transferiu-se para São Paulo, onde iniciou o curso de engenharia na Escola Politécnica. No ano seguinte, abandonou os estudos por causa da tuberculose e retornou para o Rio, onde escreveu poesia e prosa, fez crítica literária e deu aulas na Faculdade Nacional de Filosofia. Por causa da doença, passou longos períodos em estações climáticas no Brasil e na Europa. Entre 1916 e 1920, perdeu a mãe, a irmã e o pai.

Em 1917, publicou "A Cinza das Horas", de nítida influência parnasiana e simbolista. Dois anos depois, lançou "Carnaval", fazendo uso do verso livre. Já se mostrava um dos precursores da linha modernista, e Mário de Andrade o chamaria de "São João Batista do modernismo brasileiro". Apesar disso, em 1922, por não concordar com a intensidade dos ataques feitos aos parnasianos e simbolistas, não participou diretamente da Semana da Arte Moderna, nem sequer viajou para São Paulo.

No entanto, seu poema "Os Sapos", lido por Ronald de Carvalho na segunda noite do acontecimento, provocou muitas reações. Nele, Bandeira se vale mais uma vez do verso livre, principal característica de sua obra:

"Enfunando os papos, Saem da penumbra, Aos pulos, os sapos. A luz os deslumbra. Em ronco que aterra, Berra o sapo-boi: 'Meu pai foi à guerra! ' 'Não foi!' - 'Foi!' - 'Não foi!'"

Com "O Ritmo Dissoluto" 1924 e "Libertinagem" 1930, temos um poeta totalmente integrado no espírito modernista. "Libertinagem" apresenta alguns poemas fundamentais para entender a poesia de Bandeira: "Vou-me embora pra Pasárgada", "Poética", "Evocação do Recife" e outros. Aparecem ali seus grandes temas: a família, a morte, a infância no Recife, os indivíduos que compõem as camadas mais baixas da sociedade.

Apesar dos amigos e das reuniões na Academia Brasileira de Letras, para a qual foi eleito em 1940, Bandeira viveu solitariamente. Mesmo sendo um apaixonado pelas mulheres, nunca casou: dizia que "perdeu a vez".

Morreu aos 82 anos, de parada cardíaca -e não de tuberculose, a doença que o acompanhara durante parte tão grande de sua vida.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog todos os dias, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.

Carlos Juliano Budel – Foz do Iguaçu PR, Antonio Osmar Machado - Foz do Iguaçu PR, Andréia Mlaker - Foz do Iguaçu, PR, Bispo Manoel José da Rocha Neto - Foz do Iguaçu, PR, Maria Helena Sepikes – Curitiba, PR, José Carlos de Almeida - Contagem, MG, Jorge Antonio Capaz – São Paulo, SP, Rosana Rodrigues Chemon – Foz do Iguaçu, PR.


(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.


“Quando contra mim se precipitam os malvados, Para devorar as minhas carnes, São eles, os meus adversários e meus inimigos, que vacilam e baqueiam” (Salmos 26:2)


(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1976, realizados em Montreal no Canadá de 17 de julho a 01 de agosto, A ginasta soviética de ascendência mongol Nellie Kim também conquistou três medalhas de ouro, também nestes Jogos foram introduzidos nesses Jogos as modalidades femininas do basquetebol, handebol e remo.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?


Torta de Sardinha Com Purê de Batatas


Ingredientes:

3 ovos

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sobremesa) de fermento

1 lata de sardinha em molho de tomate

1 tomate picado

Cebola a gosto

Cheiro-verde a gosto

1/2 lata de ervilhas em conserva

1 xícara (chá) de azeitonas picadas

Orégano a gosto

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

1/2 xícara (chá) de óleo

4 batatas grandes cozidas

Leite o suficiente

Sal e pimenta a gosto

1 envelope de tempero

Modo de Preparar:

Junte todos os ingredientes numa vasilha, exceto a batata, o leite e o tempero. Misture bem. Vá acrescentando o leite até que se forme uma massa homogênea e reserve. Para o purê, amasse as batatas cozidas e acrescente o leite até que chegue a consistência de um purê cremoso. Tempere. Unte a forma com manteiga e despejar a mistura homogênea. Em seguida, cubra com o purê de batatas. Se desejar, espalhe um pouco de queijo parmesão ralado por cima. Em seguida, leve ao forno alto por cerca de 20 a 30 minutos. Para finalizar, decore com rodelas de tomate.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com


Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

(Lei 8069 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA)

Art. 32. Ao assumir a guarda ou a tutela, o responsável prestará compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo, mediante termo nos autos.

sábado, 21 de novembro de 2009

“ZUMBI, LIDER, GUERREIRO, IDEALISTA QUE SEMPRE ACREDITOU NA LIBERDADE E PARA DAR ELA SEU POVO ENTREGOU A SUA VIDA”.



(1) A sociedade civil tem por base primeira a justiça, e por fim principal a felicidade dos homens; mas que justiça tem um homem para roubar a liberdade de outro homem, e o que é pior, dos filhos deste homem, e dos filhos destes filhos? (José Bonifácio)

Obs.: Texto publicado no meu blog em 13 de maio de 2009, (* até **)


* No período que compreende o século XVI, mais ou menos 1530 até o final do século XIX, exatamente no dia 13 de maio de 1888 o Brasil escreveu a sua pagina mais “negra” da sua história dos seus 509 anos de existência.

O inicio desse período coincidiu com o descobrimento do Brasil e o inicio da sua colonização por Portugal, os portugueses que para cá vieram tiveram a idéia em escravizar o povo que aqui residam, os índios, mas estes não aceitaram tal perversidade, então os portugueses começaram a importar os africanos da África, lá eles eram comprados e para cá eram trazidos para trabalharem de modo cativos sem nada receberem dos colonizadores (exploradores).

Acredito que essa história todos os brasileiros sabem, ou quase todos sabem, mas o que temos que saber realmente é que essa história não foi simplesmente uma historia como aquelas historiazinhas que contamos para fazerem nossos filhos dormirem, esta história é “negra”, suja, melancólica, maldita, funesta, lutuosa e qualquer outro adjetivo que podemos pensar não reflete a covardia que alguém passa a fazer com outra pessoa, não reflete a covardia que um governo correto, humano possa usar contra pessoas inocentes e indefesas para trabalhar produzindo riqueza para uma sociedade e consequentemente para um país perverso como nunca visto.

Não tem nenhuma explicação para fazer isso, escravizar uma povo tão somente pela sua cor não é coisa de gente, não podemos fazer isso nem com uma animal racional, mas podem ter certeza que naquela em que no nosso país a escravidão era legal, os escravos eram muito mesmos valorizados do que um animal irracional.

Eu não consigo imaginar tanta perversidade, tanta covardia tanta ignorância em detrimento do sofrimento daquele povo trazido de tão longe para serem aqui explorado, judiado, humilhado, sofrido e martirizado por uma elite soberba, ignorante que se dizia ser civilizada e bem formada no sentido intelectual e cultural.

Nestes quase 400 anos, de escravidão, que com certeza é maior vergonha da nossa vida brasileira foram trazidos 3.600.000 pessoas negras da África, juntando aos nascidos aqui no Brasil filhos destes chegou quantidade astronômica de 10.000.000 de escravos e no dia da assinatura da Lei Áurea tínhamos no nosso país segundos dados da época 723.719 escravos.

Fico pensando o que aqueles pobres fizeram? O que eles deviam? O que eles tinham que passar por tudo aquilo? Não podiam, mas a ganância dos endinheirados era tanta que chegou a cometer esse grande erro da nossa história, manchando a para sempre, mas mesmo sobre ferro chicotes, trabalhos forçados sempre tinham aqueles que se rebelavam, muitos morreram, mas todos que isso faziam eram torturados no mínimo e felizes aquelas que não pagaram com a vida a sua rebeldia, mas em qualquer tempo e em qualquer situação existem homens que enfrentam todas as adversidades e para essa cruel adversidades tiveram muitos, muitos como ZUMBI.

ZUMBI DOS PALMARES (* Palmares AL, 1655 - † Visosa AL, 20/11/1695), líder, escravo alagoano, símbolo da resistência negra contra a escravidão, é o último chefe do Quilombo dos Palmares, foi levado ainda criança para Pernambuco, por uma das primeiras expedições enviadas a Palmares com o intuito de destruir o quilombo, pelo então governador de Pernambuco Francisco Barreto. O padre português Antônio Melo foi o responsável pela guarda e educação do jovem e o batizou com o nome de Francisco, que aos 15 anos fugiu do distrito de Porto Calvo e foi para Palmares. Algumas dúvidas sobre a naturalidade de Zumbi constantemente surgem, seja de Alagoas ou Pernambuco, mas não podemos esquecer que no século XVII a Capitania de Pernambuco abrangia o que hoje se conhece como Rio Grande do Norte até Alagoas.

O nome Zumbi suscita várias interpretações. Alguns historiadores acreditam que o nome signifique Deus da Guerra, que se remete as palavras de origem quibundo - língua angolana - N´Zambiapongo, N´Zambi e N´Zumbi - todas significando Deus, o que pode estar relacionado ao sentido de Zumbi como uma variação ortográfica destas palavras. Outras correntes interpretativas apontam o nome Zumbi como um posto dentro da hierarquia Palmarina.

A ausência de dados históricos mais consistentes sobre Palmares é uma prática já conhecida nacionalmente, como forma de diluir politicamente o episódio na memória dos brasileiros em geral e, especialmente, os negros. Mas segundo o historiador Décio Freitas, o Quilombo dos Palmares resistiu a 120 anos de luta contra várias incursões sem sucesso promovidas pelo governo de Pernambuco. Sua destruição foi comandada pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, que como outras tantas expedições fracassou na primeira tentativa em 1692. A guerra continuou por mais 2 anos, até que em 1694 um exército de 9 mil homens - comparado somente ao episódio da Invasão Holandesa, em termos de relevância para a Cora Portuguesa. Este exército era composto de soldados, penitenciários, índios, negros e voluntários de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba. Todos muito determinados a destruir Palmares, matar Zumbi e ganhar lotes em terras Palmarinas.

Apesar da destruição do Quilombo e sua comemoração pelas autoridades locais, Zumbi fugiu, se escondeu no mato e iniciou uma guerrilha contra Domingos Jorge Velho. Traído por um de seus homens de confiança, Antônio Soares, que depois de capturado e torturado conduziu Domingos Jorge Velho ao esconderijo de Zumbi, que morreu supostamente aos 40 anos, com tiros e inúmeros ferimentos de arma branca.

Como o 21 de abril se propõe a celebrar as idéias de um suposto libertário, o 20 de novembro deve, cada vez mais, deixar de ser o dia da Consciência Negra, em homenagem a memória do líder negro Zumbi dos Palmares, para se fortalecer no imaginário nacional como uma data de comemoração e reivindicação para todos os brasileiros. Muitos deles, ainda precisam ter sua existência e direitos reconhecidos.

Segue aqui o texto da lei 3353 de 13 de maio de 1888, assinada pela Princesa Isabel.**

Diante disso tudo entendo que nossos governantes e nossa sociedade tem uma divida impagável com as pessoas de cor de pele negra, e o pior de tudo é que essa divida aumenta a cada dia, acho que não seria necessário ter um dia “especial” para comemorar o DIA NACIONAL DA CONCIÊCIA NEGRA, também acho que não seria necessário uma Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e acho que não seria necessário quotas especiais para que as pessoas negras entrem nas Universidades Públicas, eu particularmente acho tudo isso desnecessário, e porque acho? Porque acho que tudo isso aumenta ainda mais o racismo e o preconceito, acho, porque não posso aceitar e não aceito que uma pessoa seja mais ou menos que outra simplesmente pela cor da sua pele, não posso aceitar que as pessoas de pele brancas são superiores as de pele negra, eu detesto a pratica do racismo, para mim não existe diferença nenhuma entre as pessoas só por causa da cor da pele, e me dedico e sempre me dedicarei para que o racismo e o preconceito ao negro sejam abolidos e que os homens e mulheres que exercem esta prática sejam punidos severamente, não punição como prestação de serviços ou pagamento de cesta básicas e sim com cadeia, prisão independentemente da condição financeira e intelectual de quem comete esse crime que tanto mutila a pessoa de cor negra.

Continuando eu não posso concordar e aceitar que uma pessoa só por questão de cor de pele possa ser desvalorizada, ridicularizada e diminuída, esquecem as pessoas racistas e preconceituosa a importância no negro no desenvolvimento do Brasil, será que estes racistas e preconceituosos já imaginaram a agricultura, a indústria, a construção civil, a arte, a musica, o cinema, a televisão e literatura brasileira sem o negro? Será que estes racistas e preconceituosos já imaginaram o futebol, o basquetebol, o boxe, o voleibol e outros esportes brasileiros sem o negro? É fica muito difícil imaginar mesmo, ou será que estes racistas e preconceituosos acham que se o Pelé fosse branco ele seria melhor que foi? Será que a nossa literatura seria mais rica sem Machado de Assis, sem Lima Barreto, sem Cruz e Souza, sem Carolina Maria de Jesus e outros? Afinal não eram todos negros?.

Por isso e com tudo isso eu não sou muito favorável que tenha um dia “especial” para a consciência negra, acho que o negro é tão importante quanto às outras raças que é muito pouco uma só dia e sim todos o dias são dedicados a consciência negra, afinal de contas acho que alguns brancos que ainda não tem a devida consciência de que o negro merece respeito, dignidade e igualdade e que acima de tudo são humanos e filhos de DEUS como qualquer outra pessoa sobre a face da terra independentemente de onde nasceu ou de onde morreu. Quero deixar bem claro aqui que eu não vejo nas pessoas qualidade, competência, capacidade, caráter e outros adjetivos somente pela cor da pele, sei que isso independe de raça, de cor e posição financeira, a raça humana é igual em qualquer parte, em qualquer continente, eu acho que todo esse racismo e preconceito acabarão quando todas as raças tiverem consciência que todos somos iguais, filhos do mesmo pai e do mesmo DEUS, não aprovo um dia nacional para a comemoração da consciência negra e sim todos os dias para a comemoração da consciência da raça humana, abaixo o racismo e o preconceito conta negros e contra todos, ah! Só para me lembrar, eu tive uma professora e um professor negros, com certeza os dois eram tão competentes, capacitados e dignos quanto aos professores brancos que eu tive.

Obs.: Fiz questão de publicar esse meu blog hoje dia 21 de novembro porque não quero cooperar com a idéia de que o negro tenha um dia para comemorar, sou a favor que a comemoração deverá ser todos os dias, pois o negro é muito importante para ter um só dia, ainda mais quando este dia foi instituído de forma demagógica no meu entender, causando mais separação, segregação, racismo e preconceito.


Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog todos os dias, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.

Rosiani Almeida - Matelândia PR, José Carlos de Carvalho - Foz do Iguaçu PR, Djalma Pastorello - Foz do Iguaçu, PR, Bispo Manoel José da Rocha Neto - Foz do Iguaçu, PR, Cesar Berger – Medianeira, PR, Maria Rosilda de Almeida - Contagem, MG, Jorge Antonio Capaz – São Paulo, SP, Humaitá Paulo Witte – Foz do Iguaçu, PR.


(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.


“DEUS é minha luz e minha salvação; A quem temerei? DEUS é o baluarte da minha vida; De quem terei medo?” (Salmos 26:1)


(3) VOCÊ SABIA QUE?


Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1964, realizados em Tóquio no Japão de 10 a 24 de outubro, a nadadora australiana Dawn Frazer conquistou a terceira medalha de ouro consecutiva nos 100m livres emMelbourne 1956, Roma 1960 e Tóquio 1964, enquanto que o grande nome da natação foi o do estadunidense Don Schollander, com quatro medalhas de ouro.


(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?


Arroz à Brasileira


Ingredientes:

1 kg de arroz

4 colheres (de sopa) bem cheias de cebola picada

Sal ao paladar

8 colheres (de sopa) bem cheias de azeite

1 colher (de sopa) de massa de tomate


Modo de Preparar:

Põe-se num tacho o azeite e a cebola a refogar, mas sem tostar. Junta-se o arroz, sem água, que se deve deixar fritar bastante na gordura se quiser o arroz bem solto, mexendo sempre para não pegar até os grãos ficarem transparentes, e adiciona-se a massa de tomate. Deita-se água quente até cobrir o arroz todo, tempera-se de sal e leva-se a ferver. Logo que ferva um pouco, põe-se em lume brando, verifica-se a quantidade de calda e tapa-se o tacho; quando estiver quase pronto, mete-se no forno para acabar de cozinhar.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com


Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

(Lei 8069 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA)

Art. 31. A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.

domingo, 15 de novembro de 2009

“OSVALDO ARANHA SEMPRE FIEL A GETÚLIO VARGAS, AJUDOU ARTICULAR A REVOLUÇÃO DE 1930.”


(1) "QUEREMOS QUE OS GOVERNOS TENHAM O PROGRAMA DO POVO, E NÃO QUE O POVO TENHA O PROGRAMA DOS GOVERNOS..."

OSVALDO Euclides de Sousa ARANHA (* Alegrete RS, 15 de fevereiro de 1894 – † Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 1960) foi um político e diplomata brasileiro. Era um dos 11 filhos do coronel Euclides de Souza Aranha e de Luiza de Freitas Valle Aranha, proprietários da estância Alto Uruguai, no município gaúcho de Itaquí.

Freqüentou a faculdade de direito, aproximando-se dos colegas que se ligavam às oposições, embora o pai fosse do partido situacionista. Manteve também intensa atividade política contra o então presidente da República, marechal Hermes da Fonseca.

Em princípios de 1917, instalou banca em Uruguaiana. Até 1923, dedicou-se quase exclusivamente à advocacia, obtendo alto conceito profissional. Getúlio Vargas, também advogado, formado em 1907, costumava consultá-lo, e os dois chegaram a ter clientes em comum.

Pouco depois de haver fixado residência em Uruguaiana, Aranha casou com Delminda Benvinda Gudolle, com quem teria quatro filhos.

Cursou, no Rio de Janeiro, o Colégio Militar e a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais. Também estudou em Paris antes de advogar em seu estado natal e de ingressar na política.

Em 1923, quando explodiu a luta fratricida entre "chimangos" (aliados de Borges de Medeiros, presidente da província) e "maragatos" (opositores à sua quinta reeleição), chegou a pegar em armas e lutou a favor do sistema republicano de Borges de Medeiros.

Em 1925, foi Intendente de Alegrete. Então, introduziu muitas modernizações, como, por exemplo, a excelente rede de esgotos da cidade. Com sua peculiar diplomacia, conseguiu a paz entre as famílias separadas pelos conflitos políticos de 1923.

Dois anos mais tarde era eleito deputado federal. Em 1928, tornou-se secretário do Interior, onde dedicou grande esforço para obras educacionais.

Projeção nacional

Amigo e aliado de Getúlio Vargas foi o grande articulador da campanha da Aliança Liberal nas eleições, agindo nos bastidores para organizar o levante armado que depôs Washington Luiz e tornou realidade a Revolução de 1930.

Em vista da vitória do movimento, Osvaldo Aranha negocia com a junta Militar, no Rio de Janeiro, a entrega do governo a Vargas. Posteriormente, foi nomeado ministro da Justiça e, em 1931, ministro da Fazenda. Neste cargo, promoveu o levantamento de empréstimos que os estados e municípios haviam contraído no estrangeiro, no período anterior a 1930, tendo em vista a consolidação global da dívida externa brasileira.

Alijado do processo político para a escolha do interventor em Minas Gerais, Osvaldo Aranha pediu demissão do cargo em 1934. No mesmo ano, aceitou o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos da América do Norte.

Nesse período como embaixador, se impressionou com a democracia estadunidense. Atuou sempre em defesa das relações brasileiras com os Estados Unidos e se tornou amigo pessoal do presidente Franklin Delano Roosevelt. Prestigiado no cargo, foi convidado para palestras em todo o país.

Demitiu-se do cargo de embaixador por não aceitar os caminhos que o Brasil traçara com a declaração do Estado Novo, em 1937. Em março de 1938, é convencido por seu amigo Vargas a assumir o ministério das Relações Exteriores e, no cargo, lutou contra elementos germanófilos dentro do Estado Novo, em busca de maior aproximação com os EUA, no conturbado período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial. Sob sua direção, o Itamaraty sofreu grandes reformas administrativas.

Projeção internacional

No processo de envolvimento brasileiro à Segunda Guerra Mundial, Aranha teve papel fundamental, representando no governo a ala pan-americanista, defendendo uma aliança com os EUA sempre em oposição aos chefes militares, capitaneados, principalmente pelo ministro da Guerra Eurico Gaspar Dutra, que eram partidários de uma aproximação com a Alemanha.

Na Conferência do Rio, em janeiro do 1942, presidida por Osvaldo Aranha, o Brasil, e todos os países americanos decidem por romper as relações com os países do Eixo menos Argentina e Chile, que o fariam posteriormente. A decisão foi uma vitórias das convicções pan-americanas de Aranha.

Em 1944, Aranha se demite do cargo de chanceler, após ser enfraquecido dentro do governo e pelo fechamento da Sociedade dos Amigos da América, do qual era vice-presidente. Para muitos observadores da época, Aranha era o candidato natural nas eleições de 1945, mas a parca base política e a fidelidade a Vargas o impediram de disputar as eleições.

Voltou à cena política em 1947, como chefe da delegação brasileira na recém-criada ONU – Organização das Nações Unidas. Presidiu a II Assembléia Geral da ONU que votou pela partilha da Palestina, fato que rendeu a Aranha eternas gratidões dos judeus e sionistas por sua atuação.

Em 1953, no segundo governo Vargas, voltou a ocupar a pasta da Fazenda e introduziu reformas com o objetivo de estabilizar a situação caótica econômica que o país enfrentava. Com a morte do amigo Vargas, Osvaldo Aranha se retira do governo e passa a dar atenção aos seus negócios pessoais e à advocacia. No governo Juscelino Kubitschek de Oliveira, retorna à ONU, à frente da delegação brasileira, para fechar com êxito sua carreira política.

Na noite do dia 27 de janeiro de 1960, Osvaldo Aranha faleceu em sua residência. Sua morte causou grande comoção tanto no Brasil como no mundo. Seu enterro, acompanhado por milhares de pessoas, reuniu os maiores nomes da política brasileira, entre eles o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (que, inclusive, foi um dos que carregaram o caixão de Aranha), Tancredo de Almeida Neves e Horácio Lafer.

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog todos os dias, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.

Joel Marcelino da Silva - Foz do Iguaçu PR, Rosa Maria de Almeida Santos - Maceió, AL, Cleverson Abate - Foz do Iguaçu, PR, Paulo César Queiroz – Foz do Iguaçu, PR, Ricardo Vieira do Amaral - Porto Alegre, RS, Dr. Rene Miguel Hinterhoz – Foz do Iguaçu, PR, Humaitá Paulo Witte – Foz do Iguaçu, PR.

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

“No caminho plano conservam-se meus pés; Na assembléia bendirei o Senhor” (Salmos 25:12)

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1896, realizados em Atenas na Grécia de 6 a 15 de abril, berço dos josgos da Antiguidade, com a participação de 241 atletas, todos homens representando catorze países. O evento realizou-se graças ao empenho visionário do francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, idealizador do renascimento dos jogos existentes na Grécia Antiga, mentor do movimento olímpico e fundador do Comitê Olímpico Internacional.

(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?

Arroz Temperado

Ingredientes:

04 xícaras (chá) de arroz;

02 cenouras;

02 tomates;

01 lata de milho verde;

1/2 abobrinha;

Sal a gosto;

02 colheres (sopa) de óleo;

01 dente de alho;

Cebola a gosto;

1/2 pimentão.

Modo de Preparar:

Prepare o arroz como de comum.

Molho

Em uma panela coloque o óleo e o alho deixe fritar até dourar, coloque a cebola, mexa e coloque o sal; coloque todos os outros ingredientes e deixe no fogo alto por alguns minutos após baixe o fogo e deixe cozinhar.

Se precisar acrescente um pouquinho de água.

Após o molho pronto coloque um pouco em uma tigela e misture bem com o arroz e o restante acrescente aos poucos até tudo ficar temperado

Rende 5 porções.

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com


Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

(Lei 8069 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA)

Art. 31. A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.