domingo, 22 de fevereiro de 2009

NASCEU POBRE, MAS POUCOS ENRIQUECERAM O CARNAVAL BRASILEIRO COMO ELE.




(1) O MAIOR PUXADOR DE SAMBA ENREDO DO CARNAVAL BRASILEIRO, MAS ELE NÃO GOSTAVA DE SER CHAMADO DE PUXADOR E SIM DE CANTOR.



JAMELÃO, nome artístico de José Bispo Clementino dos Santos, (*Rio de Janeiro, 12 de maio de 1913 – †Rio de Janeiro 14 de junho de foi um canto brasileiro, tradicional interprete dos sambas enredo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira Nasceu no bairro de São Cristovão e passou a maior parte da juventude no Engenho Novo, para onde se mudou com seus pais. Lá, começou a trabalhar, para ajudar no sustento da família - seu pai havia se separado de sua mãe. Levado por um amigo músico, conheceu a Escola de Samba de Mangueira e se apaixonou pela escola de samba.

Ganhou o apelido de Jamelão na época em que se apresentava em gafieiras da capital Fluminense. Começou ainda jovem, tocando tamborim na bateria da Mangueira e depois se tornou um dos principais intérpretes da escola.

Passou para o cavaquinho e depois conseguiu trabalhos no rádio e em boates. Foi "corista" do cantor Francisco Alves e, numa noite, assumiu o lugar dele para cantar uma música de Herivelto Martins.

A consagração veio como cantor de samba. Sua primeira gravadora foi a Odeon. Depois, trabalhou para a Companhia Brasileira de Discos. Entre seus sucessos, estão "Fechei a Porta" (Sebastião Motta/ Ferreira dos Santos), "Leviana" (Zé Kéti), "Folha Morta" (Ary Barroso), "Não Põe a Mão" (P.S. Mutt/ A. Canegal/ B. Moreira), "Matriz ou Filial" (Lúcio Cardim), "Exaltação à Mangueira" (Enéas Brites/ Aluisio da Costa), "Eu Agora Sou Feliz" (com Mestre Gato), "O Samba É Bom Assim" (Norival Reis/ Helio Nascimento) e "Quem Samba Fica" (com Tião Motorista).

De 1949 até 2006, Jamelão foi intérprete de samba-enredo na Mangueira, sendo voz principal a partir de 1952, quando sucedeu Xangô da Mangueira. Em janeiro de 2001, recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, entregue pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Diabético e hipertenso, Jamelão teve problemas pulmonares e, desde 2006, sofreu dois derrames. Afastado da Mangueira, declarou em entrevista: "Não sei quando volto, mas não estou triste."

Morreu às 4 hs do dia 14 de junho de 2008, aos 95 anos, na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em sua cidade natal, por falência múltipla dos órgãos. O enterro foi no Cemitério São Francisco Xavier, no bairro do Caju, no Rio de Janeiro.


(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.


"E agora foi manifestada pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual na verdade destruiu a morte, tirou á luz da vida, e a imortalidade pelo Evangelho" (2 Timóteo 1, 10)


(3) VOCÊ SABIA QUE?


44 países participaram dos Jogos Olímpicos de Paris em 1924, a seguir - África do Sul, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, Cuba, Dinamarca, Equador, Egito, Estados Unidos, Estônia, Espanha, Filipinas, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Haiti, Hungria, Índia, Itália, Irlanda, Iugoslávia, Japão, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, México, Mônaco, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Suécia, Suíça, Tchecoslováquia, Turquia e Uruguai, este ultimo foi campeão no futebol recebendo a Medalha de Ouro?


(4) SERÁ QUE VOCÊ GOSTA?


Rosca de polvilho azedo


Ingredientes:

02 copos de polvilho azedo

01 gema

1/2 copo de azeite

1/2 copo de leite

Sal a gosto

1/2 copo de água quente


Modo de Preparar:


Misture todos os ingredientes em uma tigela e por ultimo acrescente a água quente bata ate formar uma massa homogenia, coloque a massa dentro de um saco plástico fazendo um pequeno furo em uma das pontas.

Em uma forma modele a rosca na sua preferência não precisa untar.

Coloque em forno pre-aquecida 250 graus.

Deixe assar ate dourar.

Sirva a seguir.


Abraços, até amanhã e fique com DEUS.


Contatos: jpsfi@hotmail.com ou jpsfisp@gmail.com

Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com


VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRÁ O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU

Um comentário:

  1. Olá
    Que blog legal...assuntos interessantes e as receitas...tudo de bom!!! Já estou copiando TODAS e com certeza passarei por aqui SEMPRE.
    Um abraço!
    Amábilis

    ResponderExcluir